Que tal reciclar óleo lubrificante de motor ?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Bloqueado
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Que tal reciclar óleo lubrificante de motor ?

Mensagem por Josenir »

que tal reciclar óleo lubrificante de motor ?

aqui na minha cidade se consegue óleo lubrificante de motor com muita facilidade e em quantidades muito maiores do que se pode achar óleo de frituras e por um preço aproximado a 10% do óleo diesel, talvez até de graça.

uma vez eu estava longe da cidade e não tinha onde abastecer e o diesel só dava para alguns poucos quilômetros em uma estrada quase deserta. então parei em uma borracharia e contei meu drama para o borracheiro. ele me arrumou 4 litros de óleo de motor que tinha trocado do carro de um cliente há alguns dias e me disse que não tinha problema nenhum em abastecer com ele. o óleo era muito preto e grosso, mas como não tinha outro jeito, abasteci. o meu carro anda aproximadamente 23 km com um litro, e isso me resolveu um grande problema. cheguei tranquilamente em casa. tive apenas um problema dois dias depois quando o carro começou a falhar. levei em um mecânico e ele trocou apenas o filtro de combustível, que já tinha passado do tempo de trocar e entupiu com o óleo grosso. depois falei com o autorizado da bosch para ver se não seria necessário fazer uam revisão na bomba injetora do carro e ele me disse que não precisava, pois o óleo lubrificante faz muito bem à bomba, pois lubrifica melhor que o diesel. e me disse que é muito comum algumas empresas de terraplanagem usarem óleo lubrificante para abstecer tratores, sem nenhum tratamento, e isso não causa danos ao motor.

então eu pensei, porque não fazer um reator desses que usam em ovd para limpar o óleo lubrificante e usá-lo a 50% com diesel, seria mais seguro que o ovd, pois é um óleo mais apropriado para o motor. eu tenho lá minhas dúvidas sobre se o ovd não causa acúmulo de depósitos sólidos dentro do motor, já o óleo lubrificante é um derivado do petróleo mais nobre que o diesel. tudo o que se precisa fazer é lavar, secar e filtrar.

eu faria melhor ainda, usaria o reator de plástico e no fundo, pelo lado de fora, colocaria alguns ímãs para reter qualquer limália de material ferroso para facilitar a filtragem depois.

alguém concorda que isso é viável ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Que tal reciclar óleo lubrificante de motor ?

Mensagem por Josenir »

mais um detalhe: tenho dois carros a diesel e gasto aproximadamente 180 litros de diesel por mês. é uma tentação muito grande uma economia dessas. e tem mais: o meio ambiente agradece, pois aqui existem muita postos que descartam óleo lubificante próximo aos rios. temos vários córregos que atravessam a cidade e estão poluídos. se este óleo for queimado, acredito que o dano será bem menor e indireto.

o preço do diesel aqui está quase igual ao da gasolina. no ano de 2000 o diesel custava r$ 0,60 e a gasolina r$ 1,20. hoje o diesel custa r$ 2,50 e a gasolina 2,70. a petrobras vem aumentanto o preço do diesel sucessivamente mais do que o da gasolina. a previsão é que no ano que vem estejam ao mesmo preço.

e em portugal qual é a diferença de preço de um para o outro ? alguém poderia informar ?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Que tal reciclar óleo lubrificante de motor ?

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro josenir

o assunto já está sendo tratado em tópico aberto anteriormente.
afim de manter as informações no mesmo local, a administração do forum solicita aos moderadores o bloqueio do tópico mais recente.
sugiro que copie e cole sua mensagem no outro local, afim de acender o debate acerca desse assunto.

o debate continua em viewtopic.php?f=18&t=7173&start=0&st=0&sk=t&sd=a
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Bloqueado

Voltar para “BioDiesel”