Recolha de Águas da chuva

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Recolha de Águas da chuva

Mensagem por miguelanjosousa »

carissimos,

acabei de adquirir uma deposito para a recolha de águas da chuva 2500l e uma fossa biológica de capacidade 1500l e já tenho tudo montado.

todas as águas que chegam à fossa, saem para uma floreira. rega-me as plantas e sem cheiros!!!!

agora quando chegar uma carga de água, espero recolher bastante água.

porreiro depois é regar á "pala", porque já instalei uma bomba solar para tirar a água do deposito.

braços

miguel

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por jmal »

muito bom, já agora poderia descrever um pouco mais o sistema incluindo fotos.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por tiago_eco »

ideia fantástica...deve gostar da natureza (calculo que tenha muita fauna em casa para regar )

queremos fotos

cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por crazyscientist »

olá amigo, se puder colocar as especificações e preço da sua bomba solar, agredecia. eu tenho um depósito de águas pluviais de 60.000 litros e se pudesse ter rega por energia solar era bom, mas como tenho o tempo contado ao segundo ainda não tive tempo de procurar uma solução nesse sentido.

obrigado.
Imagem


Skee
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 17, 2009 6:28 am

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por Skee »

espetáculo.

ando com a mesma ideia aos anos.

só não percebo a ideia da fossa biológica .. a descarga iria acabar por contaminar o solo com nitratos e coliformes fecais ??

não teria também de ter um sistema de filtração, gradamento e secagem para a lama na fossa .. podia ser mais específico?

a ideia parece ser bastante interessante

cumprimentos


Skee
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 17, 2009 6:28 am

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por Skee »

outra coisa isso será legal?
ainda não tive tempo para me informar sobre isso mas por aquilo que sei todas as habitações são obrigadas a estar conectadas à rede pública de saneamento.

cumps

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por Melobanha »

e quando não há rede publica de saneamento?
parece que não vivem em portugal, o que falta por aí são localidades sem rede publica de saneamento, para não falar nos outros locais que não chegam a ter essa categoria.
curiosamente acontece como no meu caso, haver rede de distribuição de água potável mas não rede de esgotos. assim a alternativa é ter uma fossa, mas é preciso ter atenção que é necessário que esteja registada assim como os poços. a situação chega ao cumulo de junto com a factura da água se pagar a taxa de saneamento quando este não existe.
também tenho um sistema de recolha de água das chuvas que utilizo para regas, sanitários, leia-se sanitas, máquina de lavagem de roupa e até para recarga da piscina.
NovaEnergia Sócio Nº 14


Skee
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 17, 2009 6:28 am

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por Skee »

amigo mas esse problema tem a ver com casas antigas para as quais nao foram projectadas redes de esgotos.


actualmente (e penso que esta em linha com as directivas da ue) as novas construções são obrigadas a conectarem-se à rede.

isso vem em linha com os objectivos da europa em proporcionar a todos os cidadaos acesso a saneamento.

logicamente que se eles têm esse objectivo não vão deixar que se façam novas construções sem cumprir esse requesito, senão nunca vão para a frente.

à semelhança do que acontece aos automoveis antigos que sao poluidores e não têm legislação punitiva, mas os novos ja sao obrigados a cumprir certos requisitos.

mas eu não quero estar a falar de cor, baseio-me apenas naquilo que ouço de colegas meus.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por Melobanha »

desculpa amigo mas está mesmo a falar de cor, pois continua-se a construir habitações em locais sem redes de saneamento básico e não foi porque alguem me disse é por observação directa.
pois se até os seviços municipais dispõem de veículos apropriados para efectuarem a aspiração e transporte dos residuos das fossas e a lei que recentemente deu que falar relativa a poços, fossas e outros recursos hidricos, comtempla a obrigatoridade de registar fossas.
não se pode negar as evidências!
NovaEnergia Sócio Nº 14


Skee
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta jul 17, 2009 6:28 am

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por Skee »

bem, aquilo que sei é de colegas eng. civis que urbanizam em grande escala, dizem-me que agora de acordo com as directivas da ue só podem construir se ligarem a rede de saneamento. aliás dizem-me ser essa uma das grandes dificuldades em urbanizar. mas isso pode-se verificar apenas para grandes empreendimentos.
agora habitações individuais ou do tipo bifamiliar isso é que talvez poderá ser diferente, tambem conheço construçoes recentes de fossa estanque.
mas como eu digo nao tenho conhecimento da lei, guio-me apenas por conversas de café.
cumps

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por crazyscientist »

é difícil ligar à rede de saneamento quando esta não existe. no meu caso quando comecei a construir a casa não existia rede de saneamento, mas deixei todas as ligações para quando isso acontecesse, felizmente nunca tive de usar a fossa por só ter começado a viver na casa 2 anos depois de concluída e entretanto num ano de eleições fizeram com que a rede de saneamento aparecesse.
Imagem


Autor do tópico
miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por miguelanjosousa »

caros amigos, quem me forneceu isto e instalou foi um sugeito da biofuturehouse, o arq. nuno moreira que se preocupa com estas coisas da sustentabilidade nas casas. no blog deles tem lá vária informação.

como estive de férias so agora vou tirar as fotos.

braços

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Recolha de Águas da chuva

Mensagem por gryphus »

quando postares as fotos se não for pedir muito diz também quanto te ficou isso tudo
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”