Casa Passiva

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
coopers
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 31, 2010 10:58 pm

Casa Passiva

Mensagem por coopers »

gostaria de dar uma hipotese para a construção de um aquecimento mais ecologico em casas novas, para que possam criticar.


Autor do tópico
coopers
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 31, 2010 10:58 pm

Re: Casa Passiva

Mensagem por coopers »

boas.
a ideia é a seguinte:
criar um labirinto na casa onde o ar que vem do exterior passa por esse labirinto por debaixo da casa, antes de entrar na casa é feita uma caixa bem isolada onde possa levar uma especie de radiador, nesse radiador vai correr agua quente proveniente de um sistema solar com reservatorio de aguas quentes, faz aquecer o ar, ar esse que dpois passa por um filtro de particulas, e que tem uma ventoinha para forçar o ar a entrar nas condutas espalhadas na casa para que esta aqueça.
caso a parte do radiador não chegue para o efeito, sei lá tentar por la uma resistência de baixo consumo tipo dos aquecimentos de pedra ou assim.

vantagem a meu ver no verão caso esse labirinto seja extenso e rugoso obriga a que o ar quente vindo da rua fricionando as paredes do labirinto, tenha uma temperatura boa para que possa arrefecer a casa.

aspectos importantes que não sei calcular, que temperatura tem de estar essa caixa para aquecer o ar o suficiente para xegar as divisoes a 20 ou 21 graus?
o que mais pode falhar nisto?
que teem a dizer sobre isto?
Anexos
casapassiva.jpg
casapassiva.jpg (48.8 KiB) Visto 5766 vezes
100_6009_640x480.jpg
100_6009_640x480.jpg (59.98 KiB) Visto 5766 vezes
100_5981_640x480.jpg
100_5981_640x480.jpg (50.99 KiB) Visto 5766 vezes


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Casa Passiva

Mensagem por Mónica »

boa tarde,

embora este assunto interesse e tenha feito algumas pesquisas nesta área, não o seu ajudar directamente, mas posso dar-lhe um conselho: quem fizer os seus projectos de especialidade (neste caso da parte técnica), deve ter conhecimentos para o ajudar. afinal é para estas coisas que lhes pagamos

já agora, se conseguir chegar a alguma conclusão, poste, é sempre interessante, e há muito pouca informação real sobre este tema, sobretudo para o nosso clima.

boa sorte,

mónica


Autor do tópico
coopers
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 31, 2010 10:58 pm

Re: Casa Passiva

Mensagem por coopers »

boas,

os engenheiros da especialidade não, axo que so não se riram á minha frente por respeito e porque sou eu que pago, pois com isto quer dizer que são pessoas que nunca trabalharam assim não se pôem a pesquisar sobre isso, não disseram directamente mas foi quase.
na minha opiniao sei que tem de dar agora e so presiso limar arestas fara facilitar.
uma coisa é certa vou fazer isto na casa, se tiver de correr mal, so corre mal na caixa antes da entrada para as condutas, por isso tenho sempre solução.
vou aguardar por mais opinioes, espero que apareçam.
obrigado


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Casa Passiva

Mensagem por Mónica »

eu não tenho este tipo de solução na minha casa, mas tenho uma parede de trombe... e alguns conceitos de ventilação que "vêm" do conceito de casa passiva... e eles calcularam. mas suponho que depende muito das mentalidades... esse deve ser mesmo o maior problema para implementação destes princípios...
boa sorte.


tiago campos
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sexta jan 23, 2009 5:20 pm
Localização: Braga

Re: Casa Passiva

Mensagem por tiago campos »

boa tarde, se procurar no google com a palavra "puit canadien" e ver em imagens iram aparecer muitos artigos sobre sistemas semelhantes e talvez mais fáceis de executar e com provas dadas de eficiência.
abraços
Não assim tão difícil poupar energia mantendo o conforto térmico!


Autor do tópico
coopers
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 31, 2010 10:58 pm

Re: Casa Passiva

Mensagem por coopers »

obriagado pela dica.
tem muita informação agora é trabalhar nela a ver se consigo fazer algo.

a casa tem de sair mais natural que o normal, farei um sistema deste genero e dpois posto os resultados para quem quiser ver.


obrigado

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”