Isolamento de Auto-Caravana

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Isolamento de Auto-Caravana

Mensagem por zegalote »

boas,

vou adquirir uma carrinha brevemente para ir transformando em casa móvel. e já que vou fazer a coisa de raiz, quero fazer isto como deve de ser.

gostava de a construir de forma mais ecológica possível.

o 1º passo vai ser mesmo o isolamento, tanto acústico como térmico.

precisava dumas ideias acerca dos materiais que irei utilizar, quero ir já planificando a coisa.

os materiais não podem absorver humidade e têm de ser o mais leves possíveis.

sei que há uma tela própria para o efeito, mas gosto sempre de ver materiais alternativos que me possam sair mais baratos e façam um efeito semelhante.

tinha pensado em placas de roof mate ou wall mate, e depois forra-las em cortiça ou madeira.

mas entre a chapa e o roof mate queria por algo tipo lã de rocha mas que não fosse tóxico nem absorvesse humidade, porque senão ferrugem para a chapa.

vocês utilizariam que materiais e por que ordem?

obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolamento de Auto-Caravana

Mensagem por itisix »

boas,

os meus pais têm uma caravana comprada nova e o isolamento é do melhor.
começa, na minha opinião, por não ser chapa do lado de fora. é um plástico qualquer ou fibra. depois tem paredes grossas onde, obviamente, é praticamente tudo isolamento.

o roofmate / wall mate não será boa ideia por não ser flexivel. a lã de rocha é melhor, mas convém levar barreira antivapor entre o exterior e a lã. depois forrado por dentro com o que se quiser. penso que no geral será suficiente desde que a lã de rocha seja grossa. ou então levar um isolante que agora se me escapa o nome. é parecido com a lã de rocha, mas mais denso. parece tipo bocados de tecido prensados.

ter atenção também aos gastos energéticos. ter 2 baterias (para não ficar a pé se gastares muita corrente na parte de dormir). ter iluminação à base de led a 12v (lâmpadas de carro mesmo é bom). água + água quente, aquecimento ambiente e fogão (botija de gás).

o que eu acho mais brilhante nas autocaravanas (e já é a segunda dos meus pais) é o aproveitamente de tudo o que é buraco para guardar coisas.
armários com portas de fecho "click" para não abrir em andamento, televisão lcd 12v. tem muitas soluções inteligentes.

as paredes são muito parecidas com as paredes dos frigorificos


Autor do tópico
zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Isolamento de Auto-Caravana

Mensagem por zegalote »

itisix Escreveu:boas,ou então levar um isolante que agora se me escapa o nome. é parecido com a lã de rocha, mas mais denso. parece tipo bocados de tecido prensados.
|
será felcot?

para barreira anti-vapor, forrando a camada de felcot\la de rocha com plástico, vedado com silicone? o importante é a humidade não chegar a camada.

sim em relação ao resto irá levar baterias secundárias, e até painel solar para as recarregar e talvez outro de aquecimento de agua... mas cada coisa a seu tempo.

obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolamento de Auto-Caravana

Mensagem por itisix »

isso agora não sei o nome. eu acho que normalmente as caravanas são isoladas com poliuretano (espuma) entre as "paredes".


marrambi
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 20, 2009 9:01 pm
Localização: cacem

Re: Isolamento de Auto-Caravana

Mensagem por marrambi »

boa noite, esta é a segunda vez que entro e estou a gostar, só que chego atrasado, e por isso só deixo algumas dicas para alguém que passe por cá, mas é melhor do que nada.
bem cá vai, tenho uma auto-vivenda transformada por mim em 1988, e comecei por isolá-la entre as longarinas?? não sei se é assim que se chama, colando corticite há parede e depois com roofmate (ainda era desconhecida por cá) moldada com uma grossa (era só serradura) fui adaptando ao espaço, e isto foi indo, encontro um antigo colega na antiga fil da junqueira deu-me uma dica, que era de utilizar poliuretano em liquido ( são dois liquidos que se juntam e que depois começam a reagir entres si enchendo o espaço onde são despejados) , e isto fui fazendo aos poucos, com bocados de contraplacado colocados entre as longarinas e forrados com folha de alumínio interiormente,isto para que o poliuretano ficasse agarrado ao aluminio e não ao contraplacado, que assim foi sendo reutilizado. depois das paredes preenchidas com poliuretano, coloquei contraplacado decorativo envernizado fixo com parafusos de aço e colado às longarinas com uma cola primeiro da wurth depois da sikaflex , e passados 24 horas tirava os parafusos e até hoje.
o chão é do mais importante no isolamento, já que da parte debaixo da carrinha que vem mais frio, isolei primeiro com tela de alumínio da usada no isolamento de paredes e depois comprei contraplacado marítimo que é inputrescível ou seja não apodrece com a humidade.
espero ter contribuído para alguém.mais dúvidas espero por elas

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”