Projecto de eco-construção: agradecia dicas

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
GoreTuzk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta set 21, 2011 8:33 pm

Projecto de eco-construção: agradecia dicas

Mensagem por GoreTuzk »

Boas, consegui recentemente acesso e permissão para trabalhar um terreno com boas condições de fertilidade, encostado ao rio e até com terra barrenta, alguma areia e madeiras e metais que posso reutilizar, de móveis antigos. O objectivo agora é construir lá uma casa usando recursos naturais e de forma sustentável, gastando o mínimo de energia e dinheiro possível.

Estive a fazer algumas pesquisas (e devo desde já avisar que a minha experiência no assunto é perto de nula) e até agora estou a pensar fazer da seguinte forma:

Superadobe (unido com arame-farpado) nas camadas mais baixas, fardos de palha a fazer de parede, possivelmente cobertas com camadas de barro por fora, troncos de madeira como vigas de sustentação e ainda não faço ideia de como hei-de fazer o telhado.

Objectivamente o que quero perguntar é se alguém sabe de uma alternativa aos fardos de palha (visto que, pelo que li, não lidam bem com a humidade), ou de alguma técnica de isolamento para que deixe de haver esse problema; se alguém tem dicas quanto aos materiais a utilizar para o telhado, e quaisquer outros comentários e alternativas quanto a técnicas e recursos. Mais uma vez admito que só agora estou a ter a oportunidade de explorar esta área e dava jeito um empurrãozinho de alguém que conheça.

Obrigado desde já.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Projecto de eco-construção: agradecia dicas

Mensagem por mauri »

Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Projecto de eco-construção: agradecia dicas

Mensagem por Edu_Rod »

boas

sou um curioso dessa área mas infelizmente nunca tive oportunidade de investigar muito, aconselho-te a investigares tudo o que estiver relacionado com permacultura, na Internet é fácil encontrar muita informação (mesmo em português) sobre este assunto que engloba a construção sustentável.

deixo um link já com muita informação : http://www.permies.com/

um vídeo sobre uma casa : http://www.youtube.com/watch?v=WH8xfhylXh0



cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”