Telhado Branco
-
najvs
Autor do tópico - Novo membro

- Mensagens: 2
- Registado: terça jan 24, 2017 2:59 pm
- Estado: Desligado
Telhado Branco
Boa tarde a todos,
Pesquisei o assunto em diversos tópicos e nao achei nada relacionado com este assunto, por isso criei este tópico. Se já existir outro queiram-me desculpar e reencaminhar (sou novo neste forum).
Procuro pintar o meu telhado de branco de modo a reduzir a temperatura da casa e sem uso por exemplo de AC. Alguem já fez o mesmo ou conhece material mais apropiado, valores m2 da tinta, tipo de tinta branca para este fim?
Sei que esta técnica já se encontra bastante difundida nos EUA, Brasil e outros países mas nao encontro muita "coisa" em Portugal. Por isso resolvi perguntar aqui porque será o sitio mais lógico e possivelmente com mais informação que conheço.
Pesquisei o assunto em diversos tópicos e nao achei nada relacionado com este assunto, por isso criei este tópico. Se já existir outro queiram-me desculpar e reencaminhar (sou novo neste forum).
Procuro pintar o meu telhado de branco de modo a reduzir a temperatura da casa e sem uso por exemplo de AC. Alguem já fez o mesmo ou conhece material mais apropiado, valores m2 da tinta, tipo de tinta branca para este fim?
Sei que esta técnica já se encontra bastante difundida nos EUA, Brasil e outros países mas nao encontro muita "coisa" em Portugal. Por isso resolvi perguntar aqui porque será o sitio mais lógico e possivelmente com mais informação que conheço.
-
serges
- Administrador

- Mensagens: 15611
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Boas, Realmente já tinha visto alguns projectos inclusive de alguem que forrou o telhado com o interior das embalagens de Leite de forma a teres o que pretendes...
Vamos aguardar por opiniões ou ideias de tal!
Vamos aguardar por opiniões ou ideias de tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Mensagens: 5626
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Muito interessante..
Boa ideia
Boa ideia

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Quintas2
- Colaborador

- Mensagens: 738
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Sugiro que pesquises na net tinta para telhados "X" termorefletora, em que X = material do telhado. Tens a Thermocin, para fibrocimento, betão e cerâmica, que existe em branco. Preços saberás telefonando para uma loja CIN.
Do ponto de vista legal, não sei se podes pintar um telhado de branco numa zona urbana residencial, deverás informar-te. Do ponto de vista paisagístico, também pode ser uma aberração, dependerá do local.
Normalmente todas as tintas que tenho visto para telhados são à base de resinas acrílicas. Idem para impermeabilizantes para telhados. Deduzo que tenham melhor aderência e resistência às intempéries. Atenção que algumas advertem para não usar em zonas de telhado plano, potencialmente sujeitas a estar "sempre" debaixo de água.
Eu pintei um telhado revestido a tela de EPDM com DIP Impermeabilizante Transitável, vendido pela Dyrup, €44-50%desconto+IVA por 4litros, preço de Maio/2017. Mas é um impermeabilizante mais ou menos espesso, não é tinta. Optei por este porque já tem anti-algas e anti-fungos e, mesmo assim, juntei-lhe mais anti-algas e anti-fungos da Dyrup, €25-50%desconto+IVA por 0,5l (junta-se à tinta na proporção de 3%). Lembra-te que é caraterística de qualquer telhado com fraca exposição solar ficar negro rapidamente. Mesmo os virados a sul enegrecem um pouco, pelo que pintar de branco e ficar negro pouco depois é deitar dinheiro à rua.
Eu tive uma má experiência com impermeabilizantes da Sika - Sikagard-570W Pele Elástica, não como impermeabilizante (é bom), mas porque na cor de telha enegreceu muito (não deve ter antifungos) e originou uma escorrência de cor de telha para paredes brancas subjacentes com o passar dos anos. Não sei se o branco originará escorrências esbranquiçadas.
Seja como for, este link (http://www.correiodoestado.com.br/varie ... co/113560/) diz que com o passar dos anos o antifungos desaparece e o telhado vai enegrecer.
Se for um telhado velho e com alguma desagregação poderá ser necessário um primário aglutinador e é sempre recomendável lavagem à pressão, eventual escovagem nalgumas zonas e lavagem com lixívia se já estiver com muitos fungos (penso não se justifica comprar produtos próprios para a lavagem, a lixívia é barata e faz o efeito). Mas a lixívia tem alguns problemas de toxicidade e parece que não é muito eficaz em materiais muito porosos. Alternativas: lixívia à base de oxigénio e não de cloro, vinagre ou bórax, mas mais caros.
Do ponto de vista legal, não sei se podes pintar um telhado de branco numa zona urbana residencial, deverás informar-te. Do ponto de vista paisagístico, também pode ser uma aberração, dependerá do local.
Normalmente todas as tintas que tenho visto para telhados são à base de resinas acrílicas. Idem para impermeabilizantes para telhados. Deduzo que tenham melhor aderência e resistência às intempéries. Atenção que algumas advertem para não usar em zonas de telhado plano, potencialmente sujeitas a estar "sempre" debaixo de água.
Eu pintei um telhado revestido a tela de EPDM com DIP Impermeabilizante Transitável, vendido pela Dyrup, €44-50%desconto+IVA por 4litros, preço de Maio/2017. Mas é um impermeabilizante mais ou menos espesso, não é tinta. Optei por este porque já tem anti-algas e anti-fungos e, mesmo assim, juntei-lhe mais anti-algas e anti-fungos da Dyrup, €25-50%desconto+IVA por 0,5l (junta-se à tinta na proporção de 3%). Lembra-te que é caraterística de qualquer telhado com fraca exposição solar ficar negro rapidamente. Mesmo os virados a sul enegrecem um pouco, pelo que pintar de branco e ficar negro pouco depois é deitar dinheiro à rua.
Eu tive uma má experiência com impermeabilizantes da Sika - Sikagard-570W Pele Elástica, não como impermeabilizante (é bom), mas porque na cor de telha enegreceu muito (não deve ter antifungos) e originou uma escorrência de cor de telha para paredes brancas subjacentes com o passar dos anos. Não sei se o branco originará escorrências esbranquiçadas.
Seja como for, este link (http://www.correiodoestado.com.br/varie ... co/113560/) diz que com o passar dos anos o antifungos desaparece e o telhado vai enegrecer.
Se for um telhado velho e com alguma desagregação poderá ser necessário um primário aglutinador e é sempre recomendável lavagem à pressão, eventual escovagem nalgumas zonas e lavagem com lixívia se já estiver com muitos fungos (penso não se justifica comprar produtos próprios para a lavagem, a lixívia é barata e faz o efeito). Mas a lixívia tem alguns problemas de toxicidade e parece que não é muito eficaz em materiais muito porosos. Alternativas: lixívia à base de oxigénio e não de cloro, vinagre ou bórax, mas mais caros.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
serges
- Administrador

- Mensagens: 15611
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Fantástico...
Obrigado Quintas2
Obrigado Quintas2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Mensagens: 1784
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Excelente Quintas2 :O
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Mensagens: 3151
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Para um bom isolamento numa garagem, pretendo colocar umas placas de isolamento poliestireno expandido e de seguida uma rede de fibra depois coberta com argamassa adequada, para no final poder levar o isolamento impermeabilizante que se desejar.
A argamassa até poderia ser evitada se não fosse necessário andar por cima.
O facto da cor final ser branca, não sei o que isso pode prejudicar o paisagismo, apenas imagino uma maior reflexão da luminosidade, por vezes muito procurada nos centros urbanos.
A argamassa até poderia ser evitada se não fosse necessário andar por cima.
O facto da cor final ser branca, não sei o que isso pode prejudicar o paisagismo, apenas imagino uma maior reflexão da luminosidade, por vezes muito procurada nos centros urbanos.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Quintas2
- Colaborador

- Mensagens: 738
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
- Estado: Desligado
Re: Telhado Branco
Para um bom isolamento, seria melhor considerar antes o poliestireno extrudido - XPS, em vez do EPS. Eu usei placas com 10cm de espessura, assentes sobre placas de OSB. Para poder colar a tela impermeabilizante de EPDM sobre o XPS tive que cobrir o XPS com nova camada de placas de OSB, apenas porque a cola derrete o XPS. Internamente, não passa calor nenhum, mas como o EPDM é preto e aquece muito, pintei-o de branco para lhe aumentar a longevidade e diminuiu imenso o aquecimento superficial da tela. Mas é uma cobertura plana a cota inferior à do beirado, pelo que só se vê de avião, satélite ou drone.Jorge Rocha Escreveu: ↑sexta jul 28, 2017 8:14 amPara um bom isolamento numa garagem, pretendo colocar umas placas de isolamento poliestireno expandido e de seguida uma rede de fibra depois coberta com argamassa adequada, para no final poder levar o isolamento impermeabilizante que se desejar.
A argamassa até poderia ser evitada se não fosse necessário andar por cima.
O facto da cor final ser branca, não sei o que isso pode prejudicar o paisagismo, apenas imagino uma maior reflexão da luminosidade, por vezes muito procurada nos centros urbanos.
Quanto à cor branca, vai com o gosto de cada um e com o que for permitido legalmente. Pessoalmente, não concebo a ideia de passar numa rua qualquer de uma cidade com casas com telha cerâmica tradicional e ver uma lã no meio com telha branca. Duvido até que seja permitido.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2

