Telhado Branco

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
najvs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jan 24, 2017 2:59 pm

Telhado Branco

Mensagem por najvs »

Boa tarde a todos,

Pesquisei o assunto em diversos tópicos e nao achei nada relacionado com este assunto, por isso criei este tópico. Se já existir outro queiram-me desculpar e reencaminhar (sou novo neste forum).

Procuro pintar o meu telhado de branco de modo a reduzir a temperatura da casa e sem uso por exemplo de AC. Alguem já fez o mesmo ou conhece material mais apropiado, valores m2 da tinta, tipo de tinta branca para este fim?

Sei que esta técnica já se encontra bastante difundida nos EUA, Brasil e outros países mas nao encontro muita "coisa" em Portugal. Por isso resolvi perguntar aqui porque será o sitio mais lógico e possivelmente com mais informação que conheço.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Telhado Branco

Mensagem por serges »

Boas, Realmente já tinha visto alguns projectos inclusive de alguem que forrou o telhado com o interior das embalagens de Leite de forma a teres o que pretendes...

Vamos aguardar por opiniões ou ideias de tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Telhado Branco

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante.. :)

Boa ideia (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Telhado Branco

Mensagem por Quintas2 »

Sugiro que pesquises na net tinta para telhados "X" termorefletora, em que X = material do telhado. Tens a Thermocin, para fibrocimento, betão e cerâmica, que existe em branco. Preços saberás telefonando para uma loja CIN.

Do ponto de vista legal, não sei se podes pintar um telhado de branco numa zona urbana residencial, deverás informar-te. Do ponto de vista paisagístico, também pode ser uma aberração, dependerá do local.

Normalmente todas as tintas que tenho visto para telhados são à base de resinas acrílicas. Idem para impermeabilizantes para telhados. Deduzo que tenham melhor aderência e resistência às intempéries. Atenção que algumas advertem para não usar em zonas de telhado plano, potencialmente sujeitas a estar "sempre" debaixo de água.

Eu pintei um telhado revestido a tela de EPDM com DIP Impermeabilizante Transitável, vendido pela Dyrup, €44-50%desconto+IVA por 4litros, preço de Maio/2017. Mas é um impermeabilizante mais ou menos espesso, não é tinta. Optei por este porque já tem anti-algas e anti-fungos e, mesmo assim, juntei-lhe mais anti-algas e anti-fungos da Dyrup, €25-50%desconto+IVA por 0,5l (junta-se à tinta na proporção de 3%). Lembra-te que é caraterística de qualquer telhado com fraca exposição solar ficar negro rapidamente. Mesmo os virados a sul enegrecem um pouco, pelo que pintar de branco e ficar negro pouco depois é deitar dinheiro à rua.
Eu tive uma má experiência com impermeabilizantes da Sika - Sikagard-570W Pele Elástica, não como impermeabilizante (é bom), mas porque na cor de telha enegreceu muito (não deve ter antifungos) e originou uma escorrência de cor de telha para paredes brancas subjacentes com o passar dos anos. Não sei se o branco originará escorrências esbranquiçadas.

Seja como for, este link (http://www.correiodoestado.com.br/varie ... co/113560/) diz que com o passar dos anos o antifungos desaparece e o telhado vai enegrecer.

Se for um telhado velho e com alguma desagregação poderá ser necessário um primário aglutinador e é sempre recomendável lavagem à pressão, eventual escovagem nalgumas zonas e lavagem com lixívia se já estiver com muitos fungos (penso não se justifica comprar produtos próprios para a lavagem, a lixívia é barata e faz o efeito). Mas a lixívia tem alguns problemas de toxicidade e parece que não é muito eficaz em materiais muito porosos. Alternativas: lixívia à base de oxigénio e não de cloro, vinagre ou bórax, mas mais caros.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Telhado Branco

Mensagem por serges »

Fantástico...

Obrigado Quintas2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Telhado Branco

Mensagem por jmlflorencio »

Excelente Quintas2 :O

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Telhado Branco

Mensagem por Jorge Rocha »

Para um bom isolamento numa garagem, pretendo colocar umas placas de isolamento poliestireno expandido e de seguida uma rede de fibra depois coberta com argamassa adequada, para no final poder levar o isolamento impermeabilizante que se desejar.
A argamassa até poderia ser evitada se não fosse necessário andar por cima.
O facto da cor final ser branca, não sei o que isso pode prejudicar o paisagismo, apenas imagino uma maior reflexão da luminosidade, por vezes muito procurada nos centros urbanos.
Tudo por um mundo mais limpo!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Telhado Branco

Mensagem por Quintas2 »

Jorge Rocha Escreveu: sexta jul 28, 2017 8:14 am Para um bom isolamento numa garagem, pretendo colocar umas placas de isolamento poliestireno expandido e de seguida uma rede de fibra depois coberta com argamassa adequada, para no final poder levar o isolamento impermeabilizante que se desejar.
A argamassa até poderia ser evitada se não fosse necessário andar por cima.
O facto da cor final ser branca, não sei o que isso pode prejudicar o paisagismo, apenas imagino uma maior reflexão da luminosidade, por vezes muito procurada nos centros urbanos.
Para um bom isolamento, seria melhor considerar antes o poliestireno extrudido - XPS, em vez do EPS. Eu usei placas com 10cm de espessura, assentes sobre placas de OSB. Para poder colar a tela impermeabilizante de EPDM sobre o XPS tive que cobrir o XPS com nova camada de placas de OSB, apenas porque a cola derrete o XPS. Internamente, não passa calor nenhum, mas como o EPDM é preto e aquece muito, pintei-o de branco para lhe aumentar a longevidade e diminuiu imenso o aquecimento superficial da tela. Mas é uma cobertura plana a cota inferior à do beirado, pelo que só se vê de avião, satélite ou drone.

Quanto à cor branca, vai com o gosto de cada um e com o que for permitido legalmente. Pessoalmente, não concebo a ideia de passar numa rua qualquer de uma cidade com casas com telha cerâmica tradicional e ver uma lã no meio com telha branca. Duvido até que seja permitido.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Telhado Branco

Mensagem por joaocunharamos »

Para quem ainda estiver interessado neste tema:

Sei que existem tintas próprias para rejeição de calor solar. Não basta ser preto já que importa rejeitar os infra-vermelhos e os ultra-violetas e não só o espectro visível. Mais, existe esta variedade de tinta em branco, cor de tijolo/telha e mesmo preto!! Estas cores são quase tão eficazes (porque refletem no espectro fora do visível) e podem ser usadas em telhados que não possam ser pintados de branco.

Fiz isso há uns anos e a diferença foi considerável. A tinta própria para este fim funcionou melhor e teve mais durabilidade que uma mera tinta branca mas também foi mais cara. Na altura foi comprada na CIN.

A tinta branca funciona particularmente bem em coberturas planas mas aviso já que em dias de muito sol encandeia estar na cobertura. Pelo menos mais do que quando é de tom betuminoso cinza ou preto. Mas é essa a ideia, afinal (refletir)! Para evitar isso considere a cor mais escura.

De qualquer maneira, se possível, eu considerava uma solução com isolamento. Pode na mesma considerar tinta refletora por cima. O ideal será pelo menos 10cm de isolamento por ser uma cobertura (é onde os ganhos e perdas são mais significativos).
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Telhado Branco

Mensagem por joaocunharamos »

Segundo aqui uma tinta conceituada é a ClimateCooler produzida pela empresa dinamarquesa Tikkurila. A CIN produzia a ThermoCIN que foi a que eu usei e que existia em cor de telha e em preto também. Dava em cada demão para 10m2/L a 10€/L sensivelmente (ou 1€/m2 de tinta por demão).

Olhem aqui o exemplo em cor de telha:
http://www.juvecor.pt/produto/thermocin-2/
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”