Página 1 de 1

aplicar roofmate

Enviado: sábado dez 29, 2018 5:20 pm
por OBRASEMCASA
Ora boas, sou nova neste forum e gostaria de obter a vossa ajuda porque pretendo isolar o sotao. Neste momento ele nao é habitado e as telhas encontram-se apoiadas em vigotas de betao pré esforçadas (penso que seja assim que diz) e a minha ideia era colocar esferovite entre as vigotas e de seguida aplicar roofmate mas desconheço o metodo a utilizar para fixar o roofmate às vigotas... Alguém por ai que me possa ensinar?

Desde já obrigado ;)

Re: aplicar roofmate

Enviado: segunda dez 31, 2018 9:54 pm
por jmlflorencio
Roofmate é esferovite, ou parecido... Creio que uma das duas será suficiente ;-)

Re: aplicar roofmate

Enviado: quarta jan 02, 2019 10:18 am
por serges
Roofmate tem varias densidades, é possivel fazer esse serviço com as placas da densidade ou espessura que quer colocar entre as vigas, cortanto a medida agora conselho que dou é por ou uma placa de madeira ou aquela prensada ou ainda pladure assim pode fixar e fechar em definitivo o isolamento.

Tenha atenção se vai fazer sozinha ou com alguem que saiba um pouco do que faz pois pode ser interessante ter um apoio profissional!

Já agora passe na area das apresnetações e fale nos um pouco sobre si!

Re: aplicar roofmate

Enviado: quinta jan 03, 2019 2:58 pm
por Quintas2
Penso que roofmate e wallmate são a designação patenteada da Dow Chemical e referem-se especificamente a poliestireno extrudido (XPS), que é um pouco mais denso e isolante do que o poliestrireno expandido (EPS), o vulgar esferovite. Foi das marcas mais divulgadas inicialmente, daí ter ficado o nome. É como dizer Pladur para gesso cartonado, quando Pladur é uma marca específica.

Essa deve ser uma situação muito comum, já procurou na net?
https://forumdacasa.com/discussion/4564 ... -roofmate/
https://forumdacasa.com/discussion/8195 ... -de-sotao/
https://forumdacasa.com/discussion/2623 ... -de-placas
https://forumdacasa.com/discussion/2831 ... -do-vento/
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 3&start=80
https://ecocasa3.blogspot.com/2010/01/o ... sotao.html

Pessoalmente, eu não aplicaria isolamento apenas no espaço entre vigotas. As vigotas vão certamente dar origem a pontes térmicas importantes, em prejuízo do resultado final. Mas há quem aplique entre vigotas e depois sob vigotas, ou seja, um duplo isolamento.

Tudo depende do que já lá está. Há casos de vigotas em betão com ripas em madeira. Aqui, é fácil aparafusar perfis metálicos ligeiros às ripas, com perfis semelhantes aos usados para aplicar gesso cartonado, e depois fixar as placas de isolamento aos perfis, com sistema tipo http://www.majodir.com/index.php?id=006 ... l=registos.

Como não convém furar as vigotas, penso que a opção seria colar as placas de isolamento às vigotas. Penso que a espuma de poliuretano e o mastique de poliuretano (cola e veda) são compatíveis com o XPS e talvez com o EPS, e tem a vantagem de colar bem a quase todos os suportes, mas nada como confirmar.

Também seria possível construir um sistema de perfis metálicos para suporte das placas de isolamento, sob as vigotas, por grampos metálicos que passem por cima das vigotas, trabalho mais elaborado. Se for para forrar depois o sótão com gesso cartonado, há placas que já vêm com gesso cartonado colado ao isolamento. Outra opção seria o poliuretano projetado, aplicado por uma empresa, que fica logo colado a tudo, mas isso deve exigir forrar entre vigotas primeiro, para que as telhas não fiquem todas coladas.

Re: aplicar roofmate

Enviado: quinta jan 03, 2019 3:01 pm
por serges
Obrigado Quintas sempre a completar e rectificar!

Re: aplicar roofmate

Enviado: domingo jan 06, 2019 2:19 pm
por OBRASEMCASA
obrigado a todos desde já pela resposta.

É exatamente isto que pretendo fazer em relaçao ao teto.
https://forumdacasa.com/discussion/8195 ... -de-sotao/

Sei que não é muito comum uma mulher fazer este tipo de projetos em casa mas acham que seria assim tão dificil eu fazer? tenho noção que o trabalho tem que ser bem feito, tenho remodelado a minha casa sozinha e quando pedi orçamento pediram-me desde 750 a 1300 euros... vi que os materias se tanto 200 euros chegam e poupava muito...

Re: aplicar roofmate

Enviado: segunda jan 07, 2019 8:27 am
por Quintas2
Não é por ser mulher que não se consegue fazer. Desde que se seja persistente ou teimoso, se quiserem, tudo se faz. No meu caso, tenho feito muita coisa melhor do que ditos "profissionais". Há poucas coisas que, chegado ao fim, me deixaram insatisfeito com os resultados e a dizer que um profissional teria feito melhor. E então com a possibilidade dos dias de hoje em obter ajuda na net...

Re: aplicar roofmate

Enviado: domingo jan 13, 2019 9:47 pm
por OBRASEMCASA
Tem toda a razão, obrigado pelo incentivo e vou pôr mãos à obra!

Re: aplicar roofmate

Enviado: segunda jan 14, 2019 9:26 am
por serges
Muito bem, depois partilhe com a malta para ajudar os próximos(as) a fazer destes sonhos projectos...

Obrigado