Bomba calor saunier duval

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
fernandojsdias
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça dez 29, 2020 1:33 pm

Bomba calor saunier duval

Mensagem por fernandojsdias »

Boa tarde,

recentemente comprei uma casa e nessa casa tenho instalada uma bomba de calor, (Saunier Duval Sdhv 19) e no seu interior tem 6 ventiloconvectores para uma área aproximadamente de 220 m2. Neste momento e quando a ligo vejo que o consumo de energia é extremamente elevado, ligamos durante o mês de Dezembro uns 8 dias (a funcionar 8 a 10 horas por dia) e em electricidade foram mais 100€ do que o costume, é normal? outro coisa que me intriga um pouco é a regulação da bomba que é no exterior estar com uma regulação para 45ºC mas se formos ver a temperatura dos ventiloconvectores estão reguladas em todos para 22ºC, quando tento descer a temperatura na bomba para 35ºC os ventiloconvectores nem sequer arrancam, é normal?

http://www.sdclima.com/documentos/ES/do ... SDHV-I.pdf

Grato pela ajuda


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba calor saunier duval

Mensagem por jmlflorencio »

O consumo é sempre relativo. Morei em tempos numa casa na Guarda, com aquecimento central a gás natural. Se quisesse aquecer a casa convenientemente gastaria entre 10 e 15 eur por dia. E estava tudo a funcionar bem. Mas claro, era um apartamento mal isolado com 140 m², e na cidade mais fria do país...

Nesse caso em particular, eu não mexeria na temperatura da bomba de calor. Os 45° são em princípio a temperatura óptima de funcionamento (abaixo disso não aproveita o sistema na sua plenitude, e acima disso começa a perder eficiência), e os 20° nos convectores também (se não fossem ventilados é que precisariam de 40° pelo menos).

O teste que fez nesses dias, foi em dias seguidos ou intercalados? Se o depósito de inércia for muito grande (de quanto é, já agora?) e a potência da bomba de calor for baixa (qual é?), uma boa parte desse funcionamento é só para meter o sistema na "temperatura de operação"...


Autor do tópico
fernandojsdias
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça dez 29, 2020 1:33 pm

Re: Bomba calor saunier duval

Mensagem por fernandojsdias »

sou completamente leigo nesta questão, quando diz deposito de inercia é um deposito que está mesmo ao lado da bomba? foram em dias intercalados e a potencia salvo erro é de 19kwh.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba calor saunier duval

Mensagem por jmlflorencio »

O depósito de inércia poderá ser esse sim. Ou poderá ser um cilindro que fique separado da bomba em si, a configuração pode variar.

19 kW para 220m² é um pouco "à conta" (fica um pouco abaixo dos 100W/m², até há quem aconselhe 150-200 W/m²), mas a minha opinião é a de que chegará (claro que depende do resto dos factores: temperatura, isolamento, etc). Mas ter a potência tão "à conta" vai fazer com que a bomba de calor esteja a funcionar durante mais tempo...

Se tivesse uma bomba com potência "de sobra" e um depósito de inércia maior (centenas de litros) poderia pensar em meter a bomba a trabalhar apenas de noite, em tarifa bi-horária, gastando durante o dia a água quente acumulada. Assim teria uma boa poupança.

Claro que isto tudo é para um funcionamento constante do sistema. Se tiver sempre a ligar e desligar acaba por gastar a mais no primeiro dia (ou primeiras horas), enquanto o sistema está a trabalhar initerruptamente para aumentar a temperatura de todo o circuito e da casa em si.

De qualquer modo, mesmo com todos os truques, aquecer 220m² não ficará barato...

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”