Página 1 de 1

Ventilação descentralizada

Enviado: segunda fev 15, 2021 10:52 pm
por fireblade
Estou no início da construção de uma moradia e por desconhecimento e falta de aconselhamento, não contemplei ventilação na casa (no projeto térmico foram consideradas apenas grelhas de ventilação nos WCs e na sala).
Depois de me alertarem que devia considerar uma ventilação mais eficiente, e depois de algumas pesquisas verifiquei que a VMC é a mais utilizada. Como não tenho sótão e não estou a pensar em meter teto falso, acho que a solução por VMC não é muito viável para se passar toda a tubagem.
Pesquisei também sobre alternativas e outras soluções e vi também algumas informações sobre ventilação descentralizada.
Para este tipo de ventilação ainda vou a tempo de implementação na obra, pois é só contemplar os buracos nas paredes e a passassem dos cabos elétricos para os ventiladores, tendo já uma proposta da Lunos.

Gostaria então de saber a vossa opinião sobre a ventilação descentralizada, e se é uma opção viável e igualmente eficiente ou se é melhor ficar quieto. Gostaria também de saber se alguém tem alguma experiência com o sistema da Lunos ou se existem melhores sistemas/marcas.

Obrigado.

Re: Ventilação descentralizada

Enviado: terça fev 16, 2021 2:30 am
por jmlflorencio
Desconhecia estes sistemas. Não posso ajudar nas questões colocadas, mas acho que será boa opção acautelar a ventilação.

Re: Ventilação descentralizada

Enviado: terça fev 16, 2021 5:52 pm
por fireblade
Fica um vídeo com a explicação da solução.

https://www.youtube.com/watch?v=U56MpNE ... e=emb_logo

Re: Ventilação descentralizada

Enviado: terça fev 16, 2021 8:14 pm
por Quintas2
Se calhar, ainda vais a tempo de uma ventilação permanente, sem consumos de eletricidade nem avarias de motores, podendo colocar em pontos estratégicos ou em todas as portas e janelas para o exterior:
Ventilação Permanente.PNG
Ventilação Permanente.PNG (156.25 KiB) Visto 4205 vezes

Re: Ventilação descentralizada

Enviado: segunda fev 22, 2021 9:59 am
por serges
Uma boa solução…

Aqui funciona o oscilo batente…