climatização de uma moradia a renovar

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

climatização de uma moradia a renovar

Mensagem por jalmeida »

encontrei este fórum nas pesquisas que fiz para tentar inserir um sistema de climatização numa moradia antiga que comprei e vou remodelar.
seja do ponto de vista ecológico, seja na perspectiva económica, não acredito no futuro de sistemas dependentes de combustíveis fósseis.
gostaria de tentar a aplicação de um sistema que me permitisse não apenas o aquecimento central, mas também o aquecimento de águas e, eventualmente, o arrefecimento no verão.
como a casa já está construída - é de 1972 - creio que dificilmente se aplicarão sistemas de pisos, paredes ou tectos radiantes.
pensei inicialmente em painéis solares e posteriormente soube da existência de bombas de calor que poderão ser utilizadas não apenas para o aquecimento mas também para o arrefecimento no verão.
alguém tem ideias/sugestões sobre o aasunto que possa partilhar comigo?
obrigado


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

existe muita discussão riquíssima neste forum, sobre o assunto, embora seja apologista de um bom investimento no isolamento. as paredes interiores terão de estar completamente isoladas das exteriores, uma espessura considerável de isolante. esse é um dos ganhos mais rentáveis, não mencionando as portas e janelas, apropriadas para o efeito. o tecto, onde se acumula o calor, é onde se deve ter mais atenção.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

ora boas, creio que o toni64 era quem estava a vontade nesse tema!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

obrigado pelas vossas respostas.
caro fry: existem realmente diversas discussões sobre este tema, mas receio não ter visto alguma que aborde a renovação de uma casa.
por exemplo, falas da necessidade de melhorar o isolamento. a casa em questão tem parede dupla e pensa-se em aplicar um produto - não faço ideia do que será, pois nada percebo sobre construção civil - sobre o qual será posteriomente aplicada a tinta exterior. mas, tanto quanto julgo saber, dificilmente - ou pelo menos de forma económica - poderá ser aplicado o isolante no interior das paredes.
já nos tectos irá ser aplicado isolante (lã de rocha?).
caro orbis: li as discussões e as referências que lá constam e fiquei simultaneamente mais esclarecido e mais confuso. aprendi, de facto,bastante sobre estas questões, mas tenho dificuldade em tirar conclusões.
por exemplo, o aquecimento/arrefecimento por piso/paredes/tectos será uma alternativa económica numa casa a remodelar? ou será algo a aplicar numa casa a construir?
a vivenda é uma moradia urbana, de gaveto a oeste e geminada a nascente, com pouco terreno à volta. será aconselhável a aplicação de uma bomba de calor?
a energia fotovoltaica poderá ser uma alternativa - ainda que apoiada em dias mais sombrios - para alimentar o aquecimento/arrefecimento e aqs?
caro serges: como se pode contactar o toni64?
obrigado a todos, uma vez mais

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

depende tudo da remodelação que vais fazer. se não vais mexer muito nas paredes, faz como eu e mete ar condicionado inverter.


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

caro orbis:
mexer muito nas paredes, como? que devo ou não fazer?
o problema do ar condicionada tem a ver com as alergias que provoca.
por outro lado não resolve a questão da aqs.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o ar condicionado não provoca problemas nenhuns. as pessoas só têm de limpar os filtros periodicamente. entendo por mexer nas paredes, abrir roços para meter tubos e coisas do género.


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

como vou mudar a canalização e instalação eléctrica julgo que haverão sempre roços que terão de ser feitos, pelo que, sim, as paredes poderão ser mexidas.


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Mensagem por Aldeia »

caro jalmeida;

o produto a aplicar pelo exterior é conhecido por "capoto" e não são mais do que placas em poliuretano ou poliestileno exturdido, aplicadas directamente nas paredes e sob as quais é aplicado um novo reboco e pintura.

é dificil dizer qual a melhor forma de resolver os seus problemas sem conhecer a obra mas no seu caso eu apostaria em isolamento pelo interior. isto porque o senhor diz que vai remodelar a habitação, então eu presuponho que vai derrubar as paredes interiores e construir umas novas. se é assim pense que tem a oportunidade de melhorar a sua habitação não só a nivel térmico mas também a nivel acústico, facto este que é muitas vezes minimizado ou desprezado.

assim eu recomendo-le o seguinte. aplique uma parede em gesso cartonado (dupla prancha) ou em "viroc" (não sei o verdadeiro nome técnico mas por este depressa descobre) com isolamento em "wallmate" ou lã de rocha. perde cerca de 6 centimetros de espaço por parede (na face interior da parede exterior) mas vai ver que vale a pena. pode aproveitar para passar as novas tubagens sem ter de andar a partir, economizando em mão de obra.

para o tecto, eu colocaria tecto falso (1 prancha) mas com duas camadas de isolamento em lã de rocha (fazendo um total entre 7 a 8 cm de altura). perde 10 cm de pé-direito mas se o seu tiver actualmente 2,6metros não tem qualquer problema.

para o chão é mais chato, dado que é uma obra existente e dever-se-á manter a cota de soleira. assim terá de levantar o chão existente até uma profundidade de 8 a 10 cm (normanmente corresponde á camada de regularização). após esse procedimento pode pensar em colocar piso radiante, mas atenção: se o sr ou alguém da sua familia tem problemas de varizes ou similares esse sistema não é aconselhado. caso não queira colocar o pavimento radiante, cubra todo o chão com placas de poliestireno exturdido (o mais coumum é o "floormate") e com uma nova camada de regularização onde vão crescer as novas paredes divisórias.
estas também podem ser em gesso cartonado ou "viroc". a sua expessura varia conforme o perfil aplicado (o mais comum tem 4 cm, mas pode aplicar o de 7 cm, isto porque no de 4 cm só leva uma camada de lã de rocha ao passo que o outro pode com duas). evite os buracos nas placas para as tomadas de luz ou interruptores ou outra coisa qualquer com afastamentos inferiores a 50cm (entre as duas faces das paredes), isto é se tem uma abertura no quarto para uma tomada de luz, procure que do outro lado da parede não tenha aberturas identicas a menos de 50 cm. isto claro está, não se aplica a portas ou janelas.
para finalizar que o texto vai grande é muito importante que nos encontros entre as paredes e tectos ou pisos seja aplicado uma ou duas camadas de neopreno com 6/8 mm cada, que deve ficar entre as calhas e o piso ou tecto respectivamente (isto apenas importa em termos acústicos).

o conceito do que lhe acabei de explicar é simples: uma caixa dentro de outra, perfeitamente isoladas. basta pensar na forma de resolver os problemas á medida que forem surgindo por forma a manter sempre o conceito. outra coisa, a aplicação de tecto falso, não deve presupor a não colocação de isolamento na parte superior da lage, no piso (isto se a habitação tiver dois ou mais andares).

o uso do capoto é eficaz, contudo ficam laqunas por resolver como por exemplo os pisos. além disso lembre-se também que terá que isolar termicamente a cobertura. ao nivél acustico, apenas vai absorver os ruídos provenientes do exterior, não minimizando nada no interior.

abuse do isolamento, sai mais caro em obra mas com o tempo recompensa. fica sempre a ganhar.

qualquer dúvida, disponha.
Cumprimentos, j.aldeia


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

caro j.aldeia: muito obrigado! o seu texto foi uma lição de construção civil para mim, que não percebo nada dessa matéria.


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Mensagem por Aldeia »

não tem de que, estamos cá para nos ajudar uns aos outros. abraço e disponha.
Cumprimentos, j.aldeia

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

esse é um optimo sistema ou mesmo o melhor nao esqueca de nao criar um ponto termico entre o interior e o esterior via portas e janelas acabando de fazer obras ao menos nas paredes do esterior esse sistema é a nao abandonar! boa coragem
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

alguma sugestão para uma solução conjunta de aqs e aquecimento/arrefecimento?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

bomba de calor.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

tenho a ceteza que voces compreenderam o que eu vos queria dizer mas tem voces a certeza que o que eu disse corresponde verdadeiramente ao que eu queria dizer?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

alguma sugestão para uma solução conjunta de aqs e aquecimento/arrefecimento?
conjunta porquê?
se investires metade do dinheiro que custa uma bomba de calor, em isolamentos, a metade restante chega para um sistema aqs + aquecimento central com colectores planos convencionais. no verão basta ensombrar durante o dia e arejar durante a noite.


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

caro manuelcar:

na primeira mensagem tenho muitas dúvidas que tenha verdadeiramente entendido o que quereria dizer...

na segunda: bom, acho que o isolamente será o melhor possível dentro das circunstâncias de ser uma casa já construída, já falei com o arquitecto sobre o assunto e ter-se-à esse cuidado. agora no verão, tenho algumas dificuldades em concretizar o ensombramento - e nem estou a pensar nas dificuldades/ignorância em idealizá-lo... - porque a minha casa é uma moradia urbana, com apenas uma pequena faixa de terreno à volta da casa. por outro lado, como está virada a sul e poente, receio que venha a ser muito quente no verão, que no estoril é forte.

caro orbis: bomba de calor parece-me algo muito interessante, mas depois de andar a veguear pela net, fiquei completamente à nora... ar-ar? ar-água? terra-água? que escolher, para além de não fazer a mínima ideia do que é que essas combinações significam na prática...
contactei uma empresa que me deu este orçamento, que acho muito caro e de amortizaçao excessivamente longa. que vos parece? alterei a marca e modelo para não fazer publicidade, ainda que negativa...

1 grupo aerotérmico exterior wwwww, modelo xxxxx, de 15.4 kw (a7-w35), 400v e acessórios 10,108.95 €
1 conjunto de componentes pertences para a montagem do grupo supra 1,432.47 €
1 depósito de inércia (balão tampão) de 200 litros, com protecção vitrificada 733.33 €
tubag. de cobre ou multicamadas isolada c/ manga tipo armaflex, caixa metálica, colectores para ventiloconvectores. 1,303.35 €
9 ventiloconvecores com termostatos incorporados, sondas e acessórios. 4,383.22 €
1 termoacumulador de 300 litros com protecção vitrificada e ânodo de magnésio 2,876.78 €
1 módulo hidráulico de águas sanitárias, bomba circuladora e equipamento para recirculação das águas sanitárias. 377.51 €
material diverso, para a montagem, interligações hidráulicas e eléctricas, transportes e montagem dos equipamentos. 5,197.83 €
soma 26,413.45 €
desconto / arredondamento 15.0% 3,182.34 €
valor total do orçamento sem iva 23,231.11 €

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

parece-me muito. a permutação de calor mais eficaz deve ser feita no solo ou por sonda geotérmica, ou por água ou ainda por circuitos enterrados na horizontal, caso haja espaço. falou-se aqui em 15000 euros. a permutação ar-ar só deve ser feita em quem não pode quer mexer muito na casa como o é o meu caso. esta solução é mais vantajosa em termos de eficiência energética.


Autor do tópico
jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

ouvi falar na bomba de calor da dimplex, que para além da aqs permitiria o aquecimento e a ventilação.
alguém que a tenha comprado dá boas referências?

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”