Estores - Prestações

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
LMPC
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda jul 16, 2007 2:20 pm
Localização: Alverca

Estores - Prestações

Mensagem por LMPC »

qual a vossa opinião sobre qual o tipo de estore que oferece melhor prestação térmica.

estore com réguas de alumínio perfilado e injectadas no seu interior com poliuretano, com uma densidade de 75 kg/m3, com um peso de 3,9kg/m2 e com uma espessura da chapa de 0,33.

estore com réguas em alumínio extrudido, com um peso de 11kg/m2 e com uma espessura de 1,25. este tipo de régua não leva nada no seu interior, actuando como uma caixa de ar.

obrigada
lmpc


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

penso que o que tem poliuretano injectado é muito mais isolante que o outro.
mas porque não evitar os estores (as caixas de estores perdem muita energia) e usar cortinas interiores e janelas duplas?

ps: estou a falar sem pensar nos custos...

deve de aparecer por aqui alguém com mais conhecimentos nesta área que eu


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

eu optava pelo que tem poliuretano. mesmo sendo este mais susceptivel de ficar danificado com pancadas e\ou golpes. tem também a vantagem de ser mais leve quando os vãos são grandes.
atenção que para um mesmo perfil existem varias concentrações de poliuretano alterando a resistencia e isolamento termico acustico do mesmo...


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

poliuretano.

as perdas térmicas são muitíssimo inferiores.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

sera verdade que os estores sao bem praticos e esteticos mas atencao que no inverno sao uma boa pasagem de frio para a rua e vice versa ou seja quando estao abertos existe frequentemente perdas energeticas .
se voltar a construir vou reflectir em ^por nao sei como se chama as portas em madeira que substituem os estores modernos pois estes bem tratados periodicamente sao igualmente bem esteticos e em termos de estanquecidade e seguranca nao serao bem concorreenciais? , , ,??,,??
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

ventoinhas Escreveu:sera verdade que os estores sao bem praticos e esteticos mas atencao que no inverno sao uma boa pasagem de frio para a rua e vice versa ou seja quando estao abertos existe frequentemente perdas energeticas .
se voltar a construir vou reflectir em ^por nao sei como se chama as portas em madeira que substituem os estores modernos pois estes bem tratados periodicamente sao igualmente bem esteticos e em termos de estanquecidade e seguranca nao serao bem concorreenciais? , , ,??,,??
persianas. pessoalmente prefiro. em aluminio existem umas versões em que as laminas são articuladas.


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

ventoinhas Escreveu:sera verdade que os estores sao bem praticos e esteticos mas atencao que no inverno sao uma boa pasagem de frio para a rua e vice versa ou seja quando estao abertos existe frequentemente perdas energeticas .
se voltar a construir vou reflectir em ^por nao sei como se chama as portas em madeira que substituem os estores modernos pois estes bem tratados periodicamente sao igualmente bem esteticos e em termos de estanquecidade e seguranca nao serao bem concorreenciais? , , ,??,,??
estores pelo exterior, com caixa de estore igualmente montada no exterior. se usares lâminas preenchidas a poliuretano só tens a ganhar.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

junglas Escreveu:
ventoinhas Escreveu:sera verdade que os estores sao bem praticos e esteticos mas atencao que no inverno sao uma boa pasagem de frio para a rua e vice versa ou seja quando estao abertos existe frequentemente perdas energeticas .
se voltar a construir vou reflectir em ^por nao sei como se chama as portas em madeira que substituem os estores modernos pois estes bem tratados periodicamente sao igualmente bem esteticos e em termos de estanquecidade e seguranca nao serao bem concorreenciais? , , ,??,,??
estores pelo exterior, com caixa de estore igualmente montada no exterior. se usares lâminas preenchidas a poliuretano só tens a ganhar.
se for com motor eléctrico consegue-se um bom nível de isolação mas, se o comando for por correia isso é mais difícil de atingir...

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

a nivel de isolamento:

- os estores com interior de poliuretano ajudam bem.

- portadas com lamelas moveis, mas com aro em baixo tambem, em que ha hipotese de fechar totalmente, mas sendo que as lamelas sao ocas, mas tb se injecta pra la o poliuretano lol.

a nivel de proteger o calor no verao tens varias hipoteses:

- elemento com lâminas para-sol em aluminio, fixo ou de abrir (correr ou abrir mesmo)

- portadas de abrir com lamelas ficas ou articuladas (mais segurança)

- um simples elemento de correr no exterior com lamelas fixas ou moveis tb.
Mãe! Não deites fora o óleo frito!

Avatar do Utilizador

d_A_n_G
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 126
Registado: segunda ago 27, 2007 11:11 pm
Localização: Pombal

Mensagem por d_A_n_G »

ah..

em relaçao à madeira, penso que nc foi grande opçao, tudo bem que pode ser tratada, mas a maior parte acaba sempre por abrir toda com o calor...

os estores electricos apenas sao melhor pk evitam a correia no interior da casa..

no caso dos estores tens a hipotese de por a calha embutida na pedra, tens que abrir o rasgo e tal.. ter em atençao na ultima regua na vez de por uma escova, por uma borracha mesmo propria ke há. e depois no espaço entre o aro em cima da janela e a esteira (estor mesmo) por aí isolamento tb, uma chapa ou ke...mas acaba por ter sempre fresta pk nunca da pa encostar totalmente à esteira.. se nao raspa e risca td lol.

neste campo as portadas evitam isto tudo..
Mãe! Não deites fora o óleo frito!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

por isso a minha preferência por portadas (persianas). consegue-se um isolamento muito bom.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Estores - Prestações

Mensagem por Oinq »

porque não o estore em pvc ou plastico daquele que sempre se viu oco... isso penso ser o melhor isolamento termico... o aluminio, apesar de ter poliuretano dentro, é bom condutor termico... esses estores de aluminio têm corte termico?
Cumprimentos
Nuno Leitão


toolbar
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Re: Estores - Prestações

Mensagem por toolbar »

oinq Escreveu:porque não o estore em pvc ou plastico daquele que sempre se viu oco... isso penso ser o melhor isolamento termico... o aluminio, apesar de ter poliuretano dentro, é bom condutor termico... esses estores de aluminio têm corte termico?
tem ruptura termica sim senhor.estou muito satisfeito com os meus.
constatei isso no pico do verao.por volta das 13horas ja estavam 36cº e eu tenho algumas portadas viradas a sul que sao as dos quartos.se encostar a mao no aluminio pela parte de dentro ta frio mas por fora nao consegues ter la a mao por mais de tres segundos.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Estores - Prestações

Mensagem por Oinq »

ok, assim sendo ja me desperta a atenção de lá ir ver-los
Cumprimentos
Nuno Leitão


toolbar
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Re: Estores - Prestações

Mensagem por toolbar »

oinq Escreveu:ok, assim sendo ja me desperta a atenção de lá ir ver-los
fazes bem...nao te assustes é com os preços
outro conselho que te dou, é que nao vas só a uma serralharia,quando fui pedir orçamentos para mim havia uma disparidade de preços que nunca pensei ser possível.o mais curioso é que nem eram muito longe uns dos outros.


pedro azevedo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda jun 16, 2008 11:06 pm

Re:

Mensagem por pedro azevedo »

luimio Escreveu:...mas porque não evitar os estores (as caixas de estores perdem muita energia) e usar cortinas interiores e janelas duplas?
bem esta solução é muito má!
um vidro exposto ao sol, aquece que é uma coisa tremenda! as cortinas são óptimas mas é no inverno, para evitar perdas... de preferência daquelas grossas e pesadas.
para o verão, estores pelo exterior, para impedir ao máximo a incidencia solar directa.
claro que as caixas de estores têm de ter o tratamento adequado.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Estores - Prestações

Mensagem por MacSousa »

dentro de alguns meses também terei de comprar portas/janelas/estores para a moradia.
tenho feito algumas pesquisas que já me fizeram mudar de opinião.
primeiro achava que teria de colocar janelas em aluminio com portadas exteriores para evitar as perdas de isolamento (térmico e acustico) motivadas pelas caixas de estores.
neste momento penso em colocar janelas de pvc porque ganham imenso ás de aluminio em termos de isolamento. os estores serão integrados na janela (sistema monobloco). dessa maneira não quebram o isolamento. as portadas exteriores estão definitivamente fora de questão por serem pouco práticas e o sistema monobloco ser uma alternativa viável.


pedro azevedo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda jun 16, 2008 11:06 pm

Re: Estores - Prestações

Mensagem por pedro azevedo »

boas,
macsousa Escreveu:os estores serão integrados na janela (sistema monobloco). dessa maneira não quebram o isolamento
podia deixar aí algum link desse sistema?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Estores - Prestações

Mensagem por MacSousa »

pedro azevedo Escreveu:boas,
macsousa Escreveu:os estores serão integrados na janela (sistema monobloco). dessa maneira não quebram o isolamento
podia deixar aí algum link desse sistema?

cumprimentos
por exemplo:
http://www.veka.es/archivos/publicacion ... ugues2.pdf


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Estores - Prestações

Mensagem por Tó Miguel »

caixilharia de pvc

caracteristicas principais das janelas e portas de pvc

perfis (aro e folha) com 5 câmaras, que permitem uma melhoria substancial dos isolamentos térmico e acústico.
sistema de dupla junta (1 vedante interior e 1 vedante exterior, ambos na cor cinzenta). perfis, reforçados interiormente com aço galvanizado.
cor base: branco.
cores: possível a lacagem em várias cores, conforme paleta de cores wymar ou qualquer cor ral. películas, de imitação madeira, em várias cores, conforme paleta de cores wymar.
ferragem com superfície visível na cor prata, com ajuste tridimensional e múltiplos pontos de fecho

vidro duplo, composto por

vidro exterior de 6mm
câmara de 14mm
vidro interior de 4mm.

vantagens

total ausência de manutenção e conservação.
melhor isolamento térmico e acústico e estanquidade perfeita, comparativamente com as caixilharias tradicionais do mercado.
grande longevidade e resistência total às agressões climáticas mais extremas.

http://www.ogivaglobal.pt/pvc.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”