Escola secundária é exemplo de poupança de energia

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Escola secundária é exemplo de poupança de energia

Mensagem por orbis »

pombal
escola secundária é exemplo de poupança de energia
a escola secundária de pombal recebeu o terceiro prémio do concurso nacional da edp sobre eficiência energética. na escola funciona sempre a máxima "o último a sair apaga a luz".

o trabalho que tem vindo a ser implementado na escola de pombal ao longo dos últimos três anos, sob coordenação directa do presidente do conselho executivo, fernando mota, deu os seus frutos na edição deste ano do concurso "o ambiente é para todos – vamos usar bem a energia", promovido pela edp. a escola de pombal recebeu o terceiro prémio, a que corresponde um valor de 20 mil euros, a aplicar num projecto de eficiência energética.
sem hesitar, fernando mota adiantou ao diário as beiras que, "com o valor do prémio, queria que a edp viesse cá colocar painéis solares", o que permitiria, segundo as suas contas, uma poupança directa de 70 por cento no actual consumo de gás, relativo ao aquecimento da água para banhos e cozinha do refeitório. o docente sabe bem do que fala porque é autor de uma tese de mestrado defendida há cerca de cinco anos, no âmbito do curso de engenharia electrotécnica e de computadores, sobre "eficiência energética em edifícios escolares".
o presidente do conselho executivo da secundária de pombal tem conhecimento de mais duas ou três teses de mestrado nesta área, apresentadas por investigadores saídos da universidade de coimbra e politécnico de leiria, mas "tudo o resto é um deserto, mesmo a nível nacional". esta sensibilidade própria permitiu que o estabelecimento escolar que dirige tivesse vindo a reduzir a factura energética nos últimos três anos, num total de três por cento, mesmo com o aumento de actividades lectivas na escola, nomeadamente em regime nocturno.

"o último a sair
apaga a luz"
em todas as salas de aula, junto ao interruptor, foi afixada uma placa que alerta: "acenda-me apenas quando precisar. apague-me se for o último a sair da sala". com acções de sensibilização deste tipo, foi possível ganhar o corpo docente, discente e funcionários para esta causa. neste ano lectivo, tal como nos anteriores – agora que vai começar o frio – já está destacado um funcionário que fará um ronda ao fim do dia para apagar todos os aquecedores.
entretanto, anualmente, a escola reserva uma parcela do seu orçamento para instalar luminárias com balastro electrónico, equipamento de consumo reduzido. assim, já existem cerca de 70 luminárias deste tipo, e só não existem mais porque estão dependentes da renovação dos condutores eléctricos existentes, muitos deles com mais de quatro décadas.
o prémio da edp foi entregue na passada semana, cumprindo uma medida no âmbito do plano de promoção de eficiência no consumo, aprovado pela entidade reguladora dos serviços energéticos. os dois primeiros prémios foram entregues à escola eb 2,3 e secundária de monte da ola, do distrito de viana do castelo e à escola eb 2,3 de celeirós, braga, seguidas da escola secundária/3.º ciclo de pombal.

Avatar do Utilizador

henriques513
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta out 07, 2011 11:07 pm

Re: Escola secundária é exemplo de poupança de energia

Mensagem por henriques513 »

Boas,

Sou professor num Agrupamento de Escolas e estou ligado à equipa que o dirige. Gostaria de saber se é possível ter acesso às informações que levaram à implementação deste "sistema" de poupança, nomeadamente a tese de mestrado ou o contacto com o seu autor.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Escola secundária é exemplo de poupança de energia

Mensagem por mauri »

Isso é que é reviver um tópico de 2007!
Será que haverá alguém que possa responder?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Escola secundária é exemplo de poupança de energia

Mensagem por serges »

Melhor mesmo procurar no google o contacto da escola e identificar o responsável do projecto!!!

Boa sorte... Bons exemplos fazem falta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”