ventoinhas Escreveu:a energia tem de vir de algum lado, nesse caso vem da bateria da viatura, que é carregada pelo alternador do carro, que por sua vez é rodado pela força do motor que é alimentado a gasolina ou gasóleo ou a biocombustíveis.
pois quando ha carga na bateria e que o motor esta parado nao se pode gastar indeterminadamente energia
com o motor a trabalhar podesse gastar indeterminadamente
o alternador esta sempre em rotaçao esforçara significativamente mais ao carregar uma bateria que foi previamente descarregada a 50%?
vamos la ver se nao comparamos o inconparavel . imaginemos que temos um piso perfeitamente liso ao empurrarmos um veiculo de 500kg ou um de 1000kg a diferenca esta ao arrancar, uma vez em andamento, mesmo 3000kg se deslocam practicamente com o mesmo esforço dos 500.
ja ao arrancar o mesmo nao se paça para principiar o arranque dos 3000é dificil .
sou de acordo que um carro carregado consome mais que vazio, isto porque nas subidas o gasto em combustivel é enorme nao consigo é imaginar por exemplo o metro carregado de gente ou vazio e uma vez sempre em andamento se a diferença entre os dois sera assim tao significa
jmal obrigado pela observaçao esforçarei-me por aprender até a-os ultimos dias
ventoinhas não compliques o óbvio, se a bateria estiver descarregada o alternador vai carrega-la com a força motriz que o motor do carro lhe dá, se a bateria estiver carregada o alternador está a rodar mas não está a fazer qualquer esforço ao motor do carro. podes fazer um simples teste no teu carro, metes-o a trabalhar ao relanti e esperas 5 minutos, depois ligas os máximos e vais reparar que o motor a gasolina ou gasóleo entrou em esforço, essa força está a ser dada ao alternador para que possa alimentar os faróis. se desligares os máximos vais notar que o motor ficou mais livre.