Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

estas lâmpadas de led são engraçadas: 12 horas depois de desligadas, ainda emitem alguma claridade.
nos últimos dias, mais um consumo que foi reduzido: o receptor de satélite da tvcabo foi trocado por um da concorrência. este tem potência de 20w, o outro de 35w. parece irrisório mas é um equipamento que passa muitas horas ligado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

bem verdade, quando tive a dita box de oferta para a tv cabo, notei diferença de alguns kwh...

bem e este mes vou bater o record de consumo, primeiro pelos 15 dias de férias e por fim o pc desligado!...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

mas isso é uma redução um bocado aparente. não consomes em casa, mas vais consumir noutro lado....lol.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

finalmente, hoje desliguei o telefone sem fios.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

a partir de agora, vou reduzir a periodicidade de actualização da informação neste tópico. quando me propus fazer a redução do consumo eléctrico, tinha em mente os objectivos de 20% da ue. já atingi e ultrapassei esse valor, chegando aos 26%. penso que a redução do consumo mais importante já foi feita, não querendo dizer que ela não vá continuar a aumentar. de facto, algumas das medidas que tomei nas últimas semanas ou dias vão demorar alguns meses a fazer sentir o seu efeito.
contudo, as eventuais reduções que venha a obter a partir de agora parecem-me lentas e/ou marginais pelo que não se justifica a actualização de dados mensal. assim, vou mudar para uma actualização trimestral ou se surgir algum facto novo importante. o que considero importante é que com o meu exemplo mostrei que é possível haver poupanças importantes no consumo de energia eléctrica, sem perda da qualidade de vida e nalguns casos até com ganhos de conforto e financeiros também. e vocês...de que estão à espera?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

sai da casa dos meus pais, há coisa de mais de 2 anos, e o meu pai não notou redução alguma do consumo!!!

há coisa de 1 mês fui com ele e compramos lâmpadas económicas para toda a casa e incandescentes para a cozinha e wc resultado, ultrapassou os 20% de economia! pois na mudança verificou se que não precisava de tantas lâmpadas numa assoalhada e claro a economia das mesmas surgiu onde estavam mais tempo acesas!!!

nós por cá, sempre gastamos os 160-180kwh e creio ser muito bom para uma casa de 2 pessoas, mudei para led's algumas lâmpadas e notou alguma redução está mais na ordem dos 160kwh mês!

não costumo dizer economia mas sim eficiência, não se usa desliga se, não se precisa apaga se... fácil não!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

vi hoje na dica da semana que o lidl vai ter lâmpadas de led à venda na próxima semana.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

considero este tópico como muito importante uma vez que um dos maiores problemas do nosso país diz respeito ao péssimo aproveitamento que fazemos da energia, que ainda por cima é quase na totalidade importada (energia global, não especificamente a eléctrica em que o panorama é melhor).
ou seja, a nossa eficiência energética é baixíssima. uma das piores da europa!
o esforço para a melhorar tem de ser de todos, não apenas do paizinho estado, que aliás somos todos nós!
por isso este tópico deveria ter, em minha opinião, um maior contributo de dados concretos que documentassem o resultado do nosso esforço individual na melhoria da situação. é o que me proponho fazer dando o meu contributo.

coloco a seguir o gráfico de variação do consumo de energia eléctrica nos últimos 7 anos (incluindo o actual) onde os dados deste ano são estimados com base nos consumos médios diários até hoje.



como facilmente se verifica, nos primeiros 3 anos os consumos foram semelhantes e situaram-se no valor 6500 kwh/ano.

em 2005 o consumo anual subiu para mais de 8500 kwh, por razões que não consigo explicar.

em 2006 empenhei-me no inicio da redução dos consumos tendo tomado algumas medidas que considero importantes para a análise, a saber:
• substituição da placa de cozinha a gás por uma vitrocerâmica com o consequente aumento do consumo de electricidade e redução do gás;
• montagem de um painel solar de aquecimento de água (em julho) o que me permitiu reduzir quase a zero o consumo de gás embora, em alguns dias, tenha aumentado o de energia eléctrica;
• substituição das janelas simples por outras de vidro duplo e maior isolamento térmico.

apesar das acções tomadas apontarem para algum aumento do consumo de ee o seu valor anual foi reduzido em cerca de 400 kwh correspondendo a uma redução ao ano anterior (maior consumo) de 4,35%.

em 2007 continuei as acções de racionalização com as seguintes medidas:
• ligação das máquinas de lavar (mll e mlr) ao sistema de água quente (solar)
• substituição de lâmpadas de vários tipos por outras economizadoras;
o consumo situou-se em cerca de 8000 kwh com uma redução em relação ao ano referência de 2005 em 9,32%.

em 2008 tenho continuado com as medidas de redução:
• concluí a 1ª fase de isolamento do sótão;
• substituí lâmpadas de iluminação indirecta em halogéneo (300 w) por outras economizadoras (em candeeiros de pé) 2x23 w;
• continuo com a auditoria energética aos vários electrodomésticos para determinar as acções futuras e,
• estou em vias de adjudicar o isolamento exterior do lado norte da minha casa.
• outras se seguirão nomeadamente no que respeita ao processo de secagem de roupa e melhor aproveitamento da energia solar.

haverá mais novidades!

a projecção do consumo de ee para este ano aponta para um consumo próximo dos 7000 kwh com uma percentagem de redução em relação ao ano referência de 17,30%.

posso portanto concluir que a minha acção neste domínio atingirá a curto prazo o objectivo que tracei e que é idêntico ao do orbis. redução dos consumos de ee em 20% sem contar com a efectuada ao reduzir quase a zero a de gás.
Anexos
Nova imagem.jpg
Nova imagem.jpg (20 KiB) Visto 9249 vezes
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por DJGH »

excelente, caro ajosemor. você está no caminho certo. a redução do seu consumo de energia é global, apesar de aumentar pontualmente o consumo da energia eléctrica, caso da vitrocerâmica e do painel solar, baixou o consumo de outras formas de energia e aumentou a sua eficiencia.
continue a postar aqui as suas medidas de racionalização do consumo de energia e apresente números.
DJGH

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

venham mais casos exemplificativos....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

ui mais uma dica que uso e peguei a muita gente, tenho pilhas recarregáveis para tudo, normalmente utilizamos pilhas ou para comandos, escovas de dentes eléctricas, relógios de parede etc, o que uso em casa são pilhas recarregáveis que usei na maquina fotografica e que agora não tem o desempenho que gostava e servem bem para esses fins!

gasta se 4x mais que as pilhas normais mas em 4 utilizações já estão mais que pagas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

eu não tenho uma opinião muito bem formada sobre as pilhas recarregáveis mas tenho dúvidas. uso-as na máquina fotográfica como quase toda a gente mas usá-las num relógio ou em comandos não me parece prático. a maior parte perde a carga em poucos dias, mesmo sem serem usadas e isso levanta outra questão: o desperdício de electricidade aumenta na carga desta pilhas devido à fraca eficiência dos carregadores. a maior parte da energia perde-se pelo efeito de joule. portanto, acho que talvez seja vantajoso face às pilhas tradicionais mas em muitos casos, o uso intensivo de pilas recarregáveis, como tu fazes, é capaz de levar a um aumento do consumo eléctrico que é essencialmente desperdiçado sob a forma de calor. que achas?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

hum, vamos a ver! as pilhas no comando de tv duram perto de 2 meses, no caso do dvd já o tenho a 3 meses e ainda não mudei, no caso do relógio de cozinha dura perto de 6 semanas e por fim a escova de dentes eléctrica dura 3 semanas máximo, claro que as tradicionais duram muito mais mas o gasto de energia que tenho na carga das mesmas é muito pouco! não chega a 1kwh para carregar 8 pilhas!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por marcopns »

serges Escreveu:hum, vamos a ver! as pilhas no comando de tv duram perto de 2 meses, no caso do dvd já o tenho a 3 meses e ainda não mudei, no caso do relógio de cozinha dura perto de 6 semanas e por fim a escova de dentes eléctrica dura 3 semanas máximo, claro que as tradicionais duram muito mais mas o gasto de energia que tenho na carga das mesmas é muito pouco! não chega a 1kwh para carregar 8 pilhas!!!!
parece-me pouco tempo... para esse tipo de aplicaçoes comprei pilhas de 600mah quase ao mesmo preço das normais. num relogio duram uns 10 meses, nos comandos mais de 1 ano.


ja uso recarregaveis desde 1998, incrivel que so nos ultimos 3-4 anos é que esse mercado cresceu, talvez devido as maquinas fotograficas digitais.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por jmal »

o problema das pilhas recarregáveis são elas serem acumuladores de nimh, ou seja são baterias ou pilhas ou acumuladores, como lhe queiram chamar, mas têm uma grande auto-descarga, é mesmo das maiores de todo o tipo de baterias,
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

daí as minhas dúvidas....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:o problema das pilhas recarregáveis são elas serem acumuladores de nimh, ou seja são baterias ou pilhas ou acumuladores, como lhe queiram chamar, mas têm uma grande auto-descarga, é mesmo das maiores de todo o tipo de baterias,

pois as pilhas que tenho já tem perto de 8 anos por isso durarem pouco...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ventoinhas »

e entao se as pilhas forem carregadas a partir da bateria da viatura ?
o facto de debitar energia da bateria aomenta o consumo do motor ? (comm o motor parado)
ao menos é bastante practico usar ferramentas com baterias e mais agora que a mesma bateria trocasse para todos os utencilios .se bem que as mesmas duram pouco (utilizandosse ou nao )
outro dia fez-me rir, que um magano tinha um grande radio a tocar e a segurar com fita cola
(tipo infermaria )estava uma bateria de ferramenta portatil agora uma ideia à ventoinhas seria interessante saber mensualmente a percentagem onde se gasta a inergia electrica( a pesar de nao ser a que mais nos vazia a carteira )ou seja ;
iluminaçao ,lampadas ,halogenos leds etc
aquecimento ,radiadores ,serpentinas radiantes, termo acomulador (micro ondas?)
cozinha ,fogao arca congeladora, frigo etc
informaçao e devertimento computador relogio televisao aparelhgem etc
jardinagem corta relvas ,bomba etc
luxos seca cabelo ,torradeira ar condicionado( seca roupa nalmguns casos)
e para terminar qual os dois aparelhos electricos mais indespensaveis,nos dias de hoje?

ventoinhas diz -maquina de lavar roupa e compotador
outras oipinioes?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por jmal »

a energia tem de vir de algum lado, nesse caso vem da bateria da viatura, que é carregada pelo alternador do carro, que por sua vez é rodado pela força do motor que é alimentado a gasolina ou gasóleo ou a biocombustíveis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ventoinhas »

a energia tem de vir de algum lado, nesse caso vem da bateria da viatura, que é carregada pelo alternador do carro, que por sua vez é rodado pela força do motor que é alimentado a gasolina ou gasóleo ou a biocombustíveis.

pois quando ha carga na bateria e que o motor esta parado nao se pode gastar indeterminadamente energia

com o motor a trabalhar podesse gastar indeterminadamente

o alternador esta sempre em rotaçao esforçara significativamente mais ao carregar uma bateria que foi previamente descarregada a 50%?

vamos la ver se nao comparamos o inconparavel . imaginemos que temos um piso perfeitamente liso ao empurrarmos um veiculo de 500kg ou um de 1000kg a diferenca esta ao arrancar, uma vez em andamento, mesmo 3000kg se deslocam practicamente com o mesmo esforço dos 500.
ja ao arrancar o mesmo nao se paça para principiar o arranque dos 3000é dificil .

sou de acordo que um carro carregado consome mais que vazio, isto porque nas subidas o gasto em combustivel é enorme nao consigo é imaginar por exemplo o metro carregado de gente ou vazio e uma vez sempre em andamento se a diferença entre os dois sera assim tao significa

jmal obrigado pela observaçao esforçarei-me por aprender até a-os ultimos dias
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”