Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

pois, também ando a pensar em colocar um painel de aquecimento. a vitrocerâmica não é nenhuma asneira. a electricidade ainda é barata, é verdade, mas para além disso e embora não se deva em teoria usar a electricidade para produzir calor, considero isto uma honrosa excepção. claro que parte da electricidade é de origem fóssil, mas também uma parte é renovável.
além disso, nas vitrocerâmicas não se deve usar material de alumínio, pelo que as tachos e panelas de inox com fundo térmico possibilitam um grande aproveitamento do calor. estas placas têm termostato que desliga as resistências ou os focos de halogéneo quando a temperatura programada é atingida. num fogão a gás normal, a maior parte da energia é usada para aquecer o ar, através das correntes de convecção que se formam, não sendo aproveitada de forma útil. assim, segundo já li, nalguns estudos feitos por ecologistas alemães, a vitrocerâmica é no mínimo tão eficiente como os vulgares fogões a gás.
e eu ainda acrescento outra coisa. na maior parte das cozinhas, mal se liga o fogão a gás é necessário ligar o extractor/exaustor para extrair os gases da queima. na vitrocerâmica, isso só é necessário, quando os tachos começam a fumegar para evacuar o cheiro da comida.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por itisix »

ajosemor Escreveu:...mudei a placa de cozinha de gás para vitrocerâmica.
aparentemente uma grande asneira.
não diria que tenha sido uma asneira assim tão grande, mas melhor que vitrocerâmica é placa de indução magnética. isso sim. gasta muito menos electricidade, é mais rápida e muito melhor de limpar. além disso é muito seguro. não quero outra coisa.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por itisix »

ficam aqui algumas informações sobre placas de indução:

http://www.fagor.com/pt/_bin/port/manua ... ift-22.pdf

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

mas tem de ter panelas especiais?


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por itisix »

orbis Escreveu:mas tem de ter panelas especiais?
sim, a louça tem de ser preparada para indução magnética. neste momento, praticamente todos os tachos vendidos têm indução.
um dia destes comprei 1 tacho e 2 caçarolas na ikea por 8 euros. logo vê-se que não é pelo preço da louça.

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70082337

eu nunca mais quero outra coisa. tenho 1 placa na cozinha e tenho outra lá em casa para a outra cozinha (quando a arranjar) que foi um bom negócio e já fiquei com ela.

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

itisix Escreveu: sim, a louça tem de ser preparada para indução magnética. neste momento, praticamente todos os tachos vendidos têm indução.
um dia destes comprei 1 tacho e 2 caçarolas na ikea por 8 euros. logo vê-se que não é pelo preço da louça.

também comprei um conjunto desses, o problema é que tudo o que é plásticos está a partir. tenho de andar a inventar coisas para poder continuar a usar.
quando comprei a minha placa fiz a escolha de mista, 2 bicos resistência eléctrica e 2 bicos de indução, tive medo de ter alguns tachos que não tivesses fundo ferroso.
ainda bem que o fiz, porque pensava que os meus tachos tinham fundo ferroso e aquela altura que eles têm não é.
comprei esse conjunto no ikea e mais 2 frigideiras 1 tacho maior e uma pela no pingo doce. estes últimos ainda estão piores, estão-se a desfazer a protecção.
relativamente à eficiência aquilo é fabuloso, num fim-de-semana destes fui fazer gelatina com o meu filho.
então enchi um púcaro pequeno com a medida certa de água, meti aquilo no “p” que é o máximo, virei-me fui ao armário buscar a gelatina quando cheguei estava a água a começar a ferver. deve de ter levado uns 30 ou 40 segundos.
a minha mulher quando tem de cozinhar na parte de resistência diz que aquilo não presta para nada, e no entanto é ligeiramente mais rápido que o gás.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

boas notícias sobre as placas de indução. se as tivesse antes da compra talvez a opção fôsse outra. na altura o custo quase duplo em relação á de resistências, alguma dúvida sobre a eficiência do sistema, e a necessidade do trem de loiça ferro-magnético, levou-me a não a adquirir. mas se o sistema é tão bom ainda sou capaz de comprar uma simples para experimentar.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por itisix »

ajosemor Escreveu:boas notícias sobre as placas de indução. se as tivesse antes da compra talvez a opção fôsse outra. na altura o custo quase duplo em relação á de resistências, alguma dúvida sobre a eficiência do sistema, e a necessidade do trem de loiça ferro-magnético, levou-me a não a adquirir. mas se o sistema é tão bom ainda sou capaz de comprar uma simples para experimentar.
há umas "portáteis" de 1 só "bico". já vi à venda por menos de 50 euros.
eu recomendo e sou fã. a mulher tb porque não dá trabalho a limpar. é só passar um pano húmido, enquanto que as vitro muitas vezes é preciso raspar e usar um produto próprio.

outra coisa que tenho porreira é um forno com limpeza pirolitica. reconheço que se gasta um bom bocado de energia para limpar (chega aos 700 ou 800 graus), mas por outro lado não uso químicos. além disso, com o uso normal gasta menos energia porque tem muito mais isolamento que um forno "normal".

filipeoliv: a loiça que tenho da ikea é só essa, e até agora não tive problemas, mas tenho há menos de meio ano.
de toda a louça que tenho, só posso recomendar silampos. é caro, é verdade, mas a qualidade é fantástica. tenho tachos e panelas com anos e anos e estão como novos. tenho de outra marca e enfim... não valem nada. além disso, a silampos tem design bonito e as panelas de pressão são as melhores. cuidado é que anda aí muita louça silampos falsificada (eu compro na fábrica, logo não tenho esse problema).

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

e... é portuguesa o que não é de somenos importância!!!

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

orbis disse:
pois, também ando a pensar em colocar um painel de aquecimento.
sem qualquer interesse económico da minha parte se quiséres ter melhor conhecimento sobre o assunto diz-me quando chegar a altura. é que comprei um sistema que julgo ser de confiança numa casa em que um dos sócios é colega na especialidade maquinista naval e que fez um preço que me parece jeitoso + ou - 2150 € montado (4 m2 de painéis e 300 l de depósito). não estás muito longe...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

coloco aqui hoje um gráfico ilustrativo do meu consumo eléctrico em horas de vazio e fora de vazio, já que, como sabem tenho contador bi-horário.
0-1.jpg
0-1.jpg (48.53 KiB) Visto 11568 vezes
a azul está representado o consumo em vazio e a vermelho em fora de vazio. era suposto o gráfico ter uma legenda, mas não consegui editar o paleio idiota que lá estava, por isso resolvi tirá-la (office 2007 no seu melhor ).
pode-se verificar a grande importância que o consumo em vazio tem, especialmente nos meses de inverno, em que normalmente a maior parte do consumo é efectuado nessas horas. no verão, embora seja importante, o consumo fora de vazio é preponderante.
comparando, agora janeiro e fevereiro de 2007 com os mesmos meses de 2008, para além da redução do consumo já anteriormente verificada, nota-se que essa redução incidiu muito mais sobre o consumo em vazio ou seja nocturno. os responsáveis serão então, a lâmpadas economizadoras (quase desprezável) e o ar condicionado na função inverter.

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

orbis Escreveu:e o ar condicionado na função inverter.
o ar condicionado inverter pode funcinar sem estar em inverter

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

claro, quando está a arrefecer.

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

não sabia, pensei que um ac inverter quando trabalhava ele estava era sempre inverter.
eu tive um panasonic inverter e ele tinha uns led´s que correspondia ao consumo, e tanto a fazer frio como calor esses led´s iam apagando à medida que a temperatura ia chegando à pretendida, e ele, acho que não dava para trabalhar de outra maneira.
ou pelo menos nunca descubri.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

não se nota nada no funcionamento, excepto a temperatura do ar. na situação de arrefecimento, a unidade interior funciona como evaporador e a exterior como condensador. a aquecer esta situação inverte-se (inverter em inglês).

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

boas, não sei se eu percebi mal…
quando comprei o meu panasonic, foi me explicado de outra forma.
fiz uma procura no google e apareceu isto que é o que me explicaram.
http://www.daikin.pt/faq/items/inverter-technology.jsp

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

pois, isso que eles dizem é verdade e posso confirmar isso na prática. contudo, o sentido da palavra "inverter" não é esse, mas sim aquele que eu disse. antigamente o ar condicionado só arrefecia.

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

por acaso já tinha tentado relacionar inverter ao conceito, mas não consegui

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

verifiquei hoje que o consumo anual baixou para 5896 kw/h (-24%).
comparando o período 15 fev/15 mar 2007 com o mesmo período deste ano (que não é exactamente igual porque este ano houve mais um dia), verifico que o consumo passou de 705 kw/h para 518 kw/h ou seja uma redução de 187 kw/h ou seja uma redução média diária superior a 6 kw/h. acho que os números dizem tudo...vou-me calar.
CAMjpg.jpg
CAMjpg.jpg (55.66 KiB) Visto 11328 vezes
VM.jpg
VM.jpg (62.56 KiB) Visto 11326 vezes


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por Laranjeiro »

deixem-me adicionar um pouco mais ao que foi dito sobre a palavra inverter.
de seu nome de baptismo “dc inverter” é uma tecnologia cada vez mais democratizada, existe normalmente nas fontes de alimentação também conhecidas por “comutadas”, exemplos disso seria os “transformadores” dos pc's portáteis ou ainda os soldadores de eléctrodos modernos...
consiste na conversão da corrente alterna em continua e o seu fornecimento á carga em regime de “tudo ou nada” em que se modula o “duty cycle” ou seja a relação entre a parte ligada e a parte desligada em cima de uma frequência constante...
vantagens, aumento da eficiência no sistema de controlo. adicionando esta tecnologia ás bombas de calor implica trocar o motor ac por um dc, permite assim variar o regime de funcionamento com vantagens no conforto, e redução do pico de corrente no arranque.
Chernobyl corria Windows

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”