Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

tenho tarifa bi-horária há 10 anos e verifico o mesmo: cerca de 50% do consumo é feito nas horas de vazio. o único cuidado especial que há é atrasar o arranque da máquina de lavar louça ao jantar para depois das 22 ou 23, consoante inverno ou verão e colocar o máximo de lavagens de roupa durante a noite.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

eu tento ao máximo ligar o que posso na hora de vazio. as únicas coisas que me gasta mais energia e que tem mesmo de ser são a placa (inducção magnética), o forno e a iluminação. o resto das máquinas fica mesmo para a noite e/ou fim de semana.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

actualização intermédia de ano novo

contador em 1 de janeiro de 2007-----------50 000 kw/h
contador em 1 de janeiro de 2008-----------56 720 kw/h
consumo anual (year over year)-------------6720 kw/h

redução de consumo = 13,46 %

fiquei aquém dos 20% que era o meu objectivo, mas estão-se a verificar progressos. estou convicto que ao longo dos próximos meses ainda se vão verificar melhorias significativas.

Avatar do Utilizador

aninhax
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 03, 2008 12:43 pm
Localização: vila franca xira

;)

Mensagem por aninhax »

tou completamente de acordo..grandes contas por aki*


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

oh orbis akela da impressora partiu-me todo
acho q o resto q falaste sim notar-se-á nos consumos finais, agora a impressora penso q será marginal mas tou só a brincar com a situação pq achei piada:d
de resto acho q tens toda a razão, eu fiz o mesmo q tu das lampadas há algum tempo também, troquei também (por avaria) os antigos discos do fogão por uma placa de indução, e o antigo frigorifico de 1950 (é mesmo de 1950 general electric!) por um liebherr a+ só frigo (sem congelador, pois gasta mt menos e eu já tinha uma arca horizontal). e de facto nota-se bastante a diferença de consumo.
já agora como é q akeces/arrefeces a casa toda com um a/c?qts radiadores a oleo é q substituiste com o a/c?
a redução q notei era de 14.1€/mês em média, pago tarifa certa da edp de 105€/mês e nos meses após ter feito todas as modificações, o meu consumo é +/- o mesmo durante o ano pois n aqueço a casa electricamente.
arranjei temporizadores digitais para desligar os aparelhos todos em stand-by durante a noite, desde dvds, pcs, impressoras, tvs, routers, videos, etc, no entanto devo dizer q esta medida revelou-se apenas marginal ao contrário do q mt gente diz q dá grande resultado talvez os meus aparelhos em stand-by já sejam mt económicos!...ou não!
outro factor menos na situação é q as lampadas económicas sejam da osram ou da philips duram-me pouco tempo (algumas nem 1 ano duraram), e apesar de serem de arranque rápido, ao fim de alguns meses de uso começam a demorar tp a arrancar. há q melhorar este factor nas lampadas para estas compensarem mais penso eu, pois o tempo de duração das incandescentes ainda é melhor na minha opinião e sobretudo mantêm as caracteristicas durante grande parte do seu tp de vida.
entre as próximas reduções de factura o q vou fazer será reduzir à potencia instalada substancialmente(pois n aqueço nem águas nem a casa electricamente), vou colocar uns temporizadores também para desligar de noite as lampadas com sensor de movimento cá fora, pois de noite o cão trata de as disparar a todas e como são 5 projectores de 300w nem q estejam ligados 5min de cada vez q o cão lá passa já se nota na conta!
de resto tenho coisas q gastam bastante mas q n posso desligar durante a noite, tipo motor do poço, frigorifico e arca congeladora, etc.

cumps!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois, a maior parte das poupanças são marginais, mas todas somadas, notam-se ao fim do ano. se partirmos do princípio que não vale a pena, aí é que não resultam.
não consigo aquecer a casa toda com ar condicionado, mas quase (tenho um recuperador). como consigo é simples, ligo os aparelhos.
permite-me discordar quanto a essa história da impressora. estava a mamar 15 w durante 24 h por dia.
as lâmpadas compactas só duram se não forem ligadas e desligadas com frequência. foi por isso, que nas escadas continuo a ter de incandescência.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

evitem usar luzes "programadas" tipo no jardim ou por aí. a maior parte das vezes não fazem falta
usem sensores e nao programação.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

a tecnologia led, ainda não me satisfaz.
se quer dizer que nao obtem boa iluminaçao com lampadas de led espere só pela proxima geração. o unico problema será o preço, mas com a sua progressiva popularizaçao... nunca se sabe.
outro factor menos na situação é q as lampadas económicas sejam da osram ou da philips duram-me pouco tempo (algumas nem 1 ano duraram), e apesar de serem de arranque rápido, ao fim de alguns meses de uso começam a demorar tp a arrancar. há q melhorar este factor nas lampadas para estas compensarem mais penso eu, pois o tempo de duração das incandescentes ainda é melhor na minha opinião e sobretudo mantêm as caracteristicas durante grande parte do seu tp de vida
só lhe acontece a si, meu amigo, convem consultar um tecnico. se calhar o problema estará noutro factor que nao as lampadas.

bem ajam #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

agora uma deixa no poupar: separem as redes electricas, evitem os transformadores. tipo uma de 12/24 volts (baixa) e outra de 220v (media). em geral a media seria usada na cozinha e casa das maquinas e a outra para o resto da casa, incluindo iluminaçao. se for construir uma casa nova...

#
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

actualização periódica mensal (desta vez ilustrada):

contador em 15 de janeiro de 2007:50477 kw/h
contador em 15 de janeiro de 2008:57044 kw/h
consumo anual:6567 kw/h

redução de consumo face ao valor máximo: 15,43%

parece que estou no bom caminho.
reparem na diferença de consumo mensal entre o mês de janeiro do ano passado e o deste ano. todos os valores se reportam sempre ao dia 15 de cada mês.
consumo.jpg
consumo.jpg (34.21 KiB) Visto 5362 vezes
ps: luimio acho que deve ser permitido anexar outros ficheiros que não imagens, dentro de certo limite de tamanho.
neste caso, o ficheiro excel original, que é bastante leve, substituiria com vantagem as imagens.
Anexos
consumo2.jpg
consumo2.jpg (48.25 KiB) Visto 5364 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

mais uma melhoria: tenho um portátil novo que sem ser dos mais económicos, permite uma economia significativa face ao desktop. espero que desta vez ninguém se parta a rir.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

orbis Escreveu:mais uma melhoria: tenho um portátil novo que sem ser dos mais económicos, permite uma economia significativa face ao desktop. espero que desta vez ninguém se parta a rir.

é a pura das verdades!

já utilizei o aparelhinho do lidl e a diferença é abismal!!!

já separei a impressora, scanner e discos externos com outra tomada que se pode desligar só para não estar a consumirem electricidade mesmo em standby!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

orbis. estás com bons indicadores sem dúvida. o dezembro subiu um pouco tal como a mim. é um mês de muito consumo com cozinha e iluminação.
não percebi é para que serve o 1º gráfico que até tem o título errado.
o muito menor consumo nos meses mais quentes indicía a existência de aquecimento de água por painel solar?
bom esfôrço e bons resultados sem dúvida!!! parabéns. assim é que se vai lá, com este tipo de contribuições.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

o primeiro gráfico tem o título errado? (não me parece). serve para mostrar o consumo anual (ano móvel) ou seja no período de 12 meses anteriormente à leitura. para mim é mesmo o gráfico mais importante, porque em qualquer altura considera sempre um ano completo incluindo o inverno e o verão.
a água quente não entra nestas contas dado que é feita por gás natural. mas falando nisso, em agosto o consumo de gás chega a ser 1/6 do de janeiro.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

repara ográfico tem o título consumo anual (yoy) e depois visualizam-se os meses de nov dez e jan, por isso é que me pareceu o que disse. mas, é um pormenor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

claro. novembro quer dizer, de novembro de 2006 a novembro de 2007 e assim sucessivamente. é o que quer dizer (yoy) year over year em inglês, mas isso realmente é linguagem financeira que nem todos conhecem. as minhas desculpas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

e eis mais um dia 15....altura de actualizar dados. no gráfico 1, ao compararmos os meses de janeiro e fevereiro de 2007 com os actuais, verificamos uma redução extraordinária do consumo que se traduz em cerca de 900 kw/h. como estes meses não estão a ser notoriamente mais quentes que os anteriores meses homónimos, tem de se concluir que o ar condicionado está a fazer maravilhas em termos de consumo.
mensal.jpg
mensal.jpg (59.68 KiB) Visto 5112 vezes
no consumo relativo aos últimos doze meses, a quebra foi tremenda. estou com pouco mais de 6 mw/h anuais, o que se traduz numa redução de consumo de 21,67%. neste momento já ultrapassei as metas da ue que é uma redução de 20%. estou convencido que vou ainda melhorar um bocado e mais importante é tornar esse consumo sustentável a longo prazo.
anual.jpg
anual.jpg (48.35 KiB) Visto 5109 vezes

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

orbi
- os meus parabens pela evolução positiva que legitimamente te entusiasma.
- referes a certa altura que o ar condicionado está a fazer maravilhas, porquê? por estar desligado? ou por teres sistema "inverter" ou bomba de calor?
- esta redução na electricidade não corresponde a maiores consumos noutras formas de energia? não tinhas referido que o aquecimento era feito salvo erro com gás? o balanço de todas as energias é igualmente risonho?
- atenção ás unidades de energia!

saudações

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

o ar condicionado está a funcionar em substituição dos aquecedores a óleo.
o gás é só usado no aquecimento de águas e isso nunca foi eléctrico.
as maravilhas que o ar condicionado consegue têm a ver com os cop das bombas de calor.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

ok, obrigado. conheço as vantagens das bombas de calor mas tenho conseguido manter a minha casa sem a sua necessidade tanto de inverno como de verão. até um dia...
ao montar um painel solar para aqs praticamente acabei com a utilização de gás em casa pois tb mudei a placa de cozinha de gás para vitrocerâmica.
aparentemente uma grande asneira. mas infelizmente nem sempre somos muito coerentes neste país. a electricidade é mais barata que o gás e muito mais cómoda e segura.
a alimentação das máquinas de lavar com água quente por aquecimento solar proporcionou-me a poupança em electricidade que compensa, por vezes largamente, o consumo da placa.um dia destes coloco uns gráficos mas não são ainda detalhados pois só há uns meses começei a fazer as minhas leituras mensais.

saudações

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”