Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

obrigado pela informação ferra.
era precisamente essas a dúvida que tinha. parecem-me materiais muito parecidos mas com uma diferença de preço maluca, o que acha (e acho) estranho se de facto são assim tão parecidos.

a minha parede do sótão tem caixa de ar, logo por aí não há grande crise. o telhado é aberto (telha à vista) que vou forrar com madeira (e isolamento, claro). estava a pensar instalar eps 60 de 30mm. demasiado nunca é, mas será pouco?


ajosemor

essa técnica segundo sei é muito usada em países mais frios que o nosso (tipo suíça onde um amigo meu trabalhou nisso) e dizem que é mesmo muito boa. construiram 2 casas perto da minha que usaram essa técnica, e se eu não as visse a ser construídas nunca diria, mas penso que usaram eps (esferovite) e não epx (wallmate).

abraço


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

para quem precisar, o izi está com uma promoção de lambrim mdf forrado a carvalho (papel) que até é bem bonito, a menos de 5 euros o m2.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

e no aki está soalho a 9 €/m2...
mas pq é que eu tinha de estar sem tuste agora??


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

itisix,
já sei como vou isolar o meu sótão. roofmate preso às vigotas, seguído de uma bela trama de madeira, aparafusado às vigotas através do roofmate e lambi pregado à tal trama de madeira.
acho é que vou instalar umas velux ou parecido, como já tinha dito. vou ter que fazer uma ou duas alterações às vigotas, mas acho que vale a pena. entra luz natural e potencia o arejamento da área, que de outra forma é inexistente...
entre a trama de madeira vão passar os tubos para a instalação eléctrica. vou embutir focos de luzes economizadoras (gastam pouco e não aquecem). no leroy há uns bonitos e relativamente baratos...


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

ah!
no leroy tb têm um aluface com outro nome, vendido em rolos. fica sensivelmente ao dobro do preço do isolamento com roofmate.
na brochura do produto dizem que equivale a 20cm de isolamento tradicional.... mas não dizem o que entendem por isolamento tradicional, se caixa de ar, se lã, se.........


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:itisix,
já sei como vou isolar o meu sótão. roofmate preso às vigotas, seguído de uma bela trama de madeira, aparafusado às vigotas através do roofmate e lambi pregado à tal trama de madeira.
acho é que vou instalar umas velux ou parecido, como já tinha dito. vou ter que fazer uma ou duas alterações às vigotas, mas acho que vale a pena. entra luz natural e potencia o arejamento da área, que de outra forma é inexistente...
entre a trama de madeira vão passar os tubos para a instalação eléctrica. vou embutir focos de luzes economizadoras (gastam pouco e não aquecem). no leroy há uns bonitos e relativamente baratos...
andamos +/- na mesma linha de pensamento, mas neste momento não posso pensar nisso (€€€). talvez mais tarde.

não te esqueças de ter também ventilação junto ao chão (2 grelhas em paredes opostas) para não ficares dependente de abrir janelas.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

ontem lembrei-me de outra coisa...
fazer duas varandas, no recorte do telhado, de modo a ficarem 'encaixadas' nele.... não sei se me estou a fazer explicar.
com o preço das velux compro duas portas de vidro de cima a baixo e resolvo o problema da iluminação natural, para além de criar duas varandas de uns 3/4 metros por 2.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:ontem lembrei-me de outra coisa...
fazer duas varandas, no recorte do telhado, de modo a ficarem 'encaixadas' nele.... não sei se me estou a fazer explicar.
com o preço das velux compro duas portas de vidro de cima a baixo e resolvo o problema da iluminação natural, para além de criar duas varandas de uns 3/4 metros por 2.
eu sei o que estás a falar, mas...
não são só as janelas. tens de isolar o piso, fazer escoamento de águas, fazer muretes dos lados e em frente (que também devem ser bem isolados)... e as varandas são mesmo muito lixadas. têm de estar 100% vedadas senão é tramado. além disso, tens o problema de provavelmente precisares de projecto e licença da câmara para o fazer.

àparte dos problemas e custos, o piso e os muretes isolas com borracha liquida que dás ao rolo (é caro) e depois aplicas ceramica no chão e nos muretes pode ficar em cimento, mas convém isolar me bem (por dentro e por fora dos mesmos e especialmente por cima). depois precisas de fazer (ou mandar fazer) umas peças de ligação entre o murete e as telhas (normalemente uma chapa que fica chumbada na parede e por baixo das telhas de lado).
um ou mais ralos para escoar a água (de preferência grandes, senão vem uma folha e lixou..).

e por aí fora...

e que tal umas coisas assim? o pior deve ser o preço...

http://www.rbroofing.info/24.jpg

http://img.alibaba.com/photo/10983676/roof_balcony.jpg

a velux tem soluções destas.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

eu vi isso no catálogo da velux.
mas a minha ideia era que a varanda ficasse mesmo no volume do telhado, assim discreta...
sei que dá trabalho, por isso vou ter que ponderar muito bem as coisas...
teria que fazer ainda uma soleira mais alta na porta, para impedir retornos de água e dar uma inclinação ligeira ao chão para potenciar o escoamento...
tive este fds a fazer o desenho do que tenho actualmente no sótão e o que pretendo que fique. ficava com um quarto para as visitas pequenino, aí com uns 9m2, que chega perfeitamente, uma sala com cerca de 30m2 e um arrumo com uma divisória a meio com cerca de 16m2, para arrumar lenha, ferramentas, caixas e a tralha que um gajo anda sempre a juntar em vez de deitar logo no lixo.
ficava ainda com uns 30m2 de arrumação com pé direito de 1,2m, assim tipo armário, com portas disfarçadas, que dá sempre jeito para arrumar coisas e, passado uma ou duas semanas, perder horas infinitas à procura delas.
a minha ideia para as varandas era mesmo isolar tudo a borracha, paredes e chão. o problema é mesmo a junção das telhas com os muretes...
o que tenho visto são umas caleiras em latão, chumbadas em altura superior à telha à parede e que se prolongam por baixo das telhas, fazendo uma concavidade entre os muretes e elas, de modo a permitir o escoamento.
tenho que ver, porque as velux também não são nada baratas.... e as que tenho visto mais em conta parecem uma bela bodega.... nem vidro duplo têm.... só se for mesmo para fazer estufas....


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:ficava com um quarto para as visitas pequenino, aí com uns 9m2, que chega perfeitamente
isso é o quarto da sogra

atenção à lenha no sótão. se tiveres outro sítio para a ter não a coloques lá. além do acrescido risco de incêndio (e ainda por cima sótão forrado a madeira), é um meio ideal para bichos.
quanto às caleiras, podes mandar fazer numa serralharia ou, e espero não estar a dizer grande asneira, dos lados podes fazer uma ligeira cana em cimento e isolar muito bem com membrana de borracha ou com tela de asfalto. o remate na parte de baixo é que precisará de qq coisa (chapa?) para ficar por cima da telha.


loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

boas,
o meu nome é luis, estou a começar uma obra de isolamento do sotão em madeira,
com telha directamente por cima...
é frio no inverno e quente no verão..
o chao é a placa de cimento do andar de baixo, quero depois aplicar tb ai um isolamento..
e por soalho flutuante, e ampliar area em altura..
já comprei roofmate para aplicar por dentro do telhado....
mas tenho umas vigas de madeira a suportar o telhado em ambos os lados...
a meio de cada lado...
estou a pensar comprar tambem,
poliextireno (acho eu, que é este o nome... é akela coisa que se expande, tipo spray.... )...
para preencher espaços de dificil prenchimento..
como junto á parede...
e na viga central para ter menos pontos de fuga termica...
sei que tenho de comprar tambem umas "buchas de nylon" para aplicar o roofmate... (umas azuis)

tenho pouco dinheiro e tenho feito as coisas devagarinho...
gostaria de saber o que me recomendam fazer... ?
e como fazer ?
posso por aki fotografias se quiserem, do telhado se for melhor ajuda...

a intenção é usar esta area para já como meu quarto, possivelmente como estudio de musica /sala de estar etc....
desde já obrigado pela ajuda..


loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

boas,
o meu nome é luis, estou a começar uma obra de isolamento do sotão em madeira,
com telha directamente por cima...
é frio no inverno e quente no verão..
o chao é a placa de cimento do andar de baixo, quero depois aplicar tb ai um isolamento..
e por soalho flutuante, e ampliar area em altura..
já comprei roofmate para aplicar por dentro do telhado....
mas tenho umas vigas de madeira a suportar o telhado em ambos os lados...
a meio de cada lado...
estou a pensar comprar tambem,
poliextireno (acho eu, que é este o nome... é akela coisa que se expande, tipo spray.... )...
para preencher espaços de dificil prenchimento..
como junto á parede...
e na viga central para ter menos pontos de fuga termica...
sei que tenho de comprar tambem umas "buchas de nylon" para aplicar o roofmate... (umas azuis)

tenho pouco dinheiro e tenho feito as coisas devagarinho...
gostaria de saber o que me recomendam fazer... ?
e como fazer ?
posso por aki fotografias se quiserem, do telhado se for melhor ajuda...

a intenção é usar esta area para já como meu quarto, possivelmente como estudio de musica /sala de estar etc....
desde já obrigado pela ajuda..




loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

aqui fica uma pequena ideia do sotao... e onde vou aplicar o roofmate...
imagem do sotao...
imagem do sotao...
07052008366sotao2.JPG (21.95 KiB) Visto 11893 vezes
[img]
imagem do sotao...
imagem do sotao...
07052008366sotao2.JPG (21.95 KiB) Visto 11893 vezes
[/img]


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,

tens telhado em madeira, logo é mais fácil de fazer. acho que podes fazer de 2 maneiras:

1 - aplicas placas de pe (roofmate) entre as vigas e isolas à volta com poliuretano (de lata), aplicando o revestimento directamente na madeira existente. gastas muito menos madeira na estrutura, mas tens o problema de colar as placas à madeira, o que torna mais dificil remover mais tarde.

2 - fazes uma estrutura em madeira, de modo que leve placas inteiras por dentro das vigas existentes, fazendo depois um ripado novo para aplicação do revestimento. termicamente melhor, mais limpinho, etc... acrescenta algum peso ao telhado além do revestimento, mas aparentemente até está em bom estado.

a parede, como é algo torta, fazes uma estrutura a uns centimetros da parede (tipo estrutura para aplicar pladur / parede falsa. leva o isolamento entre a parede e a estrutura e depois a forra por cima daquilo. estou a ver um tubo pelo rodapé da foto, fazes a estrutura de modo a esconder aquilo.

o soalho flutuante é dose. o chão tem de estar impecavelmente nivelado. a mínima imperfeição dá cabo de tudo. podes fazer uma estrutura em madeira como nas paredes e aplicar soalho de madeira.

para as paredes, bastam umas ripas de uns 20 ou 25 mm.

para o chão, o mesmo deve dar, mas se quiseres passar tubos eléctricos e afins, podes por mais qq coisa (eu em minha casa estou a pensar por de 40 mm, por causa disso).

o material, pelo que tenho visto, compras o lambrim nos bricos (o izi está com um a menos de 5 euros o m2). os ripados, compras numa serralharia, porque nos bricos são 3 vezes mais !!!

depois ainda tens o tapa poros, verniz ou velatura, vitrificador para o chão, etc. e não te esqueças da instalação eléctrica, telefone / internet, tv, etc....

não te esqueças da ventilação. poe pelo menos 2 respiros nao isolados e com passagem de ar, em locais opostos. estuda o espaço bem, e se possível, instala uma (ou mais) janelas de abrir.

e para já n me lembro de mais nada, mas qq coisa manda que se for possível ajudamos.

p.s. o meu sótão ainda n saiu do projecto... falta €€€

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Isolar sótão.

Mensagem por MacSousa »

viva luís

a preparação do seu sótão vai dar algum trabalho mas pode ficar ok.
lembre-se de que se quer colocar aí o seu quarto de dormir vai ter de ser meticuloso em termos de isolamento.
como refere que o dinheiro não abunda aconselho a usar o vulgar esferovite que é muito mais barato e consegue bons resultados. o esferovite e o wallmate são o mesmo material. apenas o primeiro é expandido e outro extrudido.
no seu caso pode fazer do seguinte modo:

1- comece por entalar placas de esferovite de 2 cm espessura entre os barrotes. deixe-as sensivelmente a 1 cm da face inferior dos barrotes. corte-as um pouco fortes para entrarem bem entaladas. faça isso em toda a área, mesmo nas partes mais baixas do telhado.
2- agora calafete as falhas com a tal espuma que compra em spray.
3- faça agora um novo isolamento por baixo com placas de esferovite de 3 ou 4 cm de espessura colocadas transversalmente. corte umas ripas de madeira idênticas àquelas onde as telhas estão assentes e de comprimento igual à largura das placas de esferovite. cada placa de esferovite que coloca fixa-a pregando a ripa ao barrote. corte as placas de esferovite para que as juntas coincidam com o barrote. assim a ripa de fixação faz o arremate.
4- tem agora o seu telhado protegido com duas camadas de isolante.
5- o passo seguinte será acertar as paredes laterais com placas de gesso cartonado. é fácil de aplicar. encontra manuais de instalação de pladur na net. se não encontrar envio-lhe por mail. pode montar também umas divisórias sob o telhado para esconder a parte mais baixa e que por isso não vai utilizar. se tiver de refazer o chão faça-o antes de colocar o pladur.
6- depois de acertadas as paredes com pladur (pode, se achar conveniente, colocar lã de rocha entre as paredes de alvenaria e o pladur) faça o acabamento do tecto revestindo com lambrim (o tal de 5 € o metro) pregando nas ripas que fixam o esferovite. aplique uma moldura à volta junto às paredes.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

apenas umas achegas...
ao pregar o esferovite não o comprima, diminui a resistencia termica.
pelo que me parece, comparando com a mesa, algumas parede são baixas. como se vão tornar sitios onde não vai haver circulação eu aproveitava e nesses sitios aplicava umas gavetas. deste modo aproveitava o espaço para arrumação...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

boas....
desde já obrigado pelo tempo dispendido a responderem ás minhas questões....

tenho ainda algumas duvidas....
e espero não estar a ser um azelha... ou mais ainda do que sou...
o roofmate já chegou hoje yeeeeiiiiiii
bem aki vai....
o macsousa fala que devia por esferovite entre os barrotes...
mas ouvi dizer que o esferovite é cancerisno... é verdade?
ou posso usar qq tipo de esferovite para por entre os barrotes de madeira.?
já comprei o roofmate sl30.. para aplicar, mas,
e depois das vossas dicas, estou a pensar em comprar, esferovite para por antes de aplicar o roofmate....
gostava de saber, (se alguem souber) o preço do esferovite, e onde é que posso comprar...

mac já agora, gostava que se podesses, me enviasses, "manuais de instalação de pladur na net"...
[email protected]

acho que a ideia seria isto...
ideia que o mac tentou transmitir... acho q é isto...
ideia que o mac tentou transmitir... acho q é isto...
sotaoexpjpg.jpg (20.09 KiB) Visto 11840 vezes
vou tirar mais umas fotos ao sotao.. para terem uma ideia... da area globalmente...
um dos barrotes de reforço da estrutura a cada meio do telhado
um dos barrotes de reforço da estrutura a cada meio do telhado
sotaoexpjpgw.jpg (16.06 KiB) Visto 11795 vezes
obrigadao itisix tb pela ajuda..e ao ferra pela dica... se mais alguem tiver opiniões... por favor... mandem...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

o esferovite não é cancerisno! é exatamente o mesmo material que o roofmate! poliestireno! só que um é espandido e o outro é extrudido! este material (poliestireno) é utilizado até para embalagens alimentares!!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,

o esferovite é barato. tem é cuidado onde compras. nos bricos é normalmente bem mais caro. podes comprar umas placas de eps 60 (a densidade) com uns 20 ou 30 cm de espessura. isso e o roofmate já é grande avanço.
depois tb podes usar esferovite para isolar as paredes.

quanto a manuais, vê aqui

http://www.doityourself.com/scat/installingdrywall

e aqui q tb tem

http://www.izi.pt/common/comofazer.aspx

cumps


loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

bem a sério.... 5 estrelas.... voçes tem sido 5 estrelas... já sei como fazer..... queria agradecer a todos, e em especia,
ao macsousa publicamente pela ajuda prestada.. e pelo tempo dispendido.. assim que reunir o material todo para isolar... que deve demorar ainda mais umas semaninhas por causa do €€.... estou a pensar em ir pondo fotos..
eu vou tirando fotos e pondo.. pode ser até que de para fazer uma especie de tuturial... para mais tarde ajudar outras pessoas...com as mesmas duvidas...


Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”