Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

sugestão:
usa um desumificador que funciona lindamente. tenho dois em casa (um em cada casa de banho) e vou por outro na do sotão (não tem respiração para o exterior).

boa sorte, depois conta como funcionou a solução que adoptaste


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por jackslater »

eu também tenho um desumidificador e nem uma ponta de bolor, ao paço que noutras divisões que não tinham desumidificador apareceram umas pintas.

agora tenho um no wc e outro a rodar pelas outras divisões


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

eu tenho um na cozinha e nem assim, mas acho que tenho alguma coisa mal isolada no aro da porta exterior (e ainda por cima virado a norte). também, vindo de um carpinteiro que diz que a porta (que é em vidro duplo fosco) "tem 1 vidro transparente"... pois tem, mas o outro é fosco e tal...

mas um desumidificador faz muita diferença. eu tenho o meu ligado só de noite (no período mais barato e ainda assim 2 / 3 dias está cheio).


pedro oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta mai 28, 2008 7:39 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por pedro oliveira »

muito obrigado

podem explicar-me como funciona o tecto falso hidrófugo, e qual o isolamento que de ter entre esse e o tecto.
e já agora o preço que ronda um tecto desse género.
vou experimentar um deshumificador!!

melhores cumprimentos

pedro oliveira


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

o tecto falso é o normal. mas tendo em conta os problemas de humidade, aconselho a levar tudo hidrófugo. é fixado ao tecto com perfis tipo suspenso. por cima do tecto falso leva isolamento (lã de rocha, etc...).

o preço do tecto falso ronda os 20 a 30 euros o m2. em minha casa custou 17
o isolamento, entre 5 a 10 euros.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

a casa de banho está quase (este trabalho adjudiquei pois requer outro tipo de conhecimentos, ferramentas e tempo que não tenho), deixo umas fotos para verem.
Anexos
Image1.jpg
Image1.jpg (145.03 KiB) Visto 7274 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (126.34 KiB) Visto 7274 vezes
Image3.jpg
Image3.jpg (113.22 KiB) Visto 7274 vezes


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

outras
Anexos
Image4.jpg
Image4.jpg (109.54 KiB) Visto 7274 vezes
Image5.jpg
Image5.jpg (107.86 KiB) Visto 7274 vezes
Image6.jpg
Image6.jpg (114.04 KiB) Visto 7274 vezes


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

e por fim
Anexos
Image7.jpg
Image7.jpg (93.77 KiB) Visto 7272 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por serges »

muito bonita!

ficou muito bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

está muito bom mesmo.
os meus parabéns.


agora vou eu começar... quer dizer, assim que o tempo o permita.
decidi que para já não vou fazer obras no sótão. ao fim de contas, nunca será parte habitável da casa, apenas arrumos e a minha tralha ainda cabe cá por casa. vou começar é a juntar dinheiro para fazer uma geral no isolamento da casa.

mas vou isolar o sótão. apenas isolar.
como é vão de telhado ventilado, com placa por baixo, vou aplicar lã de rocha em manta. talvez não seja a melhor solução, mas como de futuro posso quere mudar alguma coisa, não me comprometo com soluções definitivas.
para aplicar placas rígidas, tem algumas irregularidades e muitos cabos / tubos. daí a lã de rocha.

a minha dúvida é qual aplicar. simples, com papel ou com alumínio. não tenho problemas nenhuns de humidade nem de infiltrações, mas a zona é húmida. e o alumínio ajuda a não aquecer tanto, mas é muito mais caro. estou a pensar aplicar de 60 ou 80 mm.

alguma sugestão?


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

realmente a lã de rocha parece-me a melhor opção. a minha escolha talvez fosse com papel, e para aumentar a segurança (por causa da humidade) punha um género de manta plástica por cima.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

tenho duas paredes laterais sem isolamento, resolvi isolá-las aplicando como acabamento pladur e posteriormente pintura.

recebi o material do max mat, o que vale é que o pessoal que foi entregar até foi porreiro e pôs-me o material lá em cima no sotão, o problema é que deram cabo de alguns cantos, dado que o buraco para o sotão era mesmo à justa. foram 6 placas de 3m2 (1,25m x 2,5m).

claro que sozinho vi-me grego para movimentar as placas, já que aquilo pesa imenso, no entanto o que ainda me safou foi o skate do meu sobrinho , lol!ajudou-me a pôr as placas em posição para as cortar (teve que ser senão não as conseguia trabalhar sozinho).comecei a cortá-las com a serra tico tico, mas rapidamente passei para o x-acto.

pelas fotos dá para ter uma ideia do que pretendo, como estas paredes apenas foram estucadas directamente ao tijolo, não tendo levado qualquer reboco (cimento), vou optar por assentar as placas directamente no chão (com calços), para que o peso não esteja todo concentrado na parede, mas também distribuído pelo pavimento.


vou deixar o blá blá e vou postar as fotos...
Anexos
Image1.jpg
Image1.jpg (125.41 KiB) Visto 6949 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (142.46 KiB) Visto 6949 vezes
Image3.jpg
Image3.jpg (122.69 KiB) Visto 6949 vezes


marrambi
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 20, 2009 9:01 pm
Localização: cacem

Re: Isolar sótão.

Mensagem por marrambi »

boa noite, é a primeira vez que entro num fórum e descobri este por mero acaso, li a maioria das mensagens, e dado que não há nenhuma questão em causa, gostava de deixar aqui algumas dicas que talvez possam ajudar quem futuramente pretenda fazer aproveitamento de um sótão, não sou profissional mas já gastei algum dinheiro em recuperação de sótãos para isolamento térmico.
- para tratamento de madeira, os produtos existentes não protegem do bicho e quando utilizados não resolvem nada e saem muito caros. o melhor seria a madeira tratada com cuprinol em caldeira á pressão (como os postes que vemos nas vedações existentes no campo) mas dado que isso não é possível por ser muito caro e não haver ainda muito ainda há venda, é possível quase de borla e se não houver contacto posteriormente com a a madeira, que é pintar os barrotes com óleo de automóvel usado.
- para quem vai forrar sótãos, em que o vigamento é de madeira, em que colocam roofmate ou algo parecido,está correcto mas atenção que as telhas deixam entrar água por causa do lixo acumulado entre elas e que deixam passar muito lixo para o interior do telhado, e que não é muito pouco, a solução para este problema ainda que encareça o projecto (a falta de dinheiro é crónico) mas vale a pena por vezes fazer um pouco de sacríficio orçamental do que sermos levado pelo entusiasmo dequerer fazer as coisas ràpidamente e mais tarde arrependermo-nos não só pelo dinheiro gasto mas também por aquilo que podiamos ter feito bem e não fizemos, e a solução é levantar o telhado colocar onduline subtelha, nunca mais entra água pelo telhado e é bastante isolante. se houver questões ajudarei no possível. espero ter ajudado algo


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

à espera do pladur e de tempo...
Anexos
Image1.jpg
Image1.jpg (143.54 KiB) Visto 6750 vezes


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

finalmente acabei o isolamento das paredes

vou avançar agora para o pladur.

1º limpeza das paredes/placas isolamento
2º aplicação das placas pladur
3º fechar juntas e lixar
4º pintar

estou a lutar contra o tempo pois está a caminho o 4º elemento mais novo da família e mais semana menos semana estará cá fora se agora o tempo é escasso daqui a 2 ou 3 semanas será praticamente nulo, pelo que gostava de pelo menos deixar estas paredes já com o pladur. a ver vamos...
Anexos
Image3.jpg
Image3.jpg (111.98 KiB) Visto 6639 vezes
Image2.jpg
Image2.jpg (121.49 KiB) Visto 6639 vezes
Image1.jpg
Image1.jpg (117.98 KiB) Visto 6639 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por serges »

cada vez com melhor aspecto, vais ganhar muito com estas obras... acredito que até vais ter a casa muito mais isolada que antes! pelo menos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

estou com um pequeno problema

um erro de projecto que me está a dar cabo da cabeça e não tenho mais ideias para resolvê-lo, depois de aplicar as placas e as ripas, verifico que quando fora altura de colocar os candeeiros e apliques de tecto, não tenho base resistente para recebe-los

não sei se me fiz entender, mas se houver por aí ideias, sou todo de ouvidos anexo foto para verem melhor.

isto tudo porque o lambrim que vou pôr é de pvc
Anexos
Image1.jpg
Image1.jpg (112.32 KiB) Visto 6600 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por serges »

hum, pode parecer parvo mas e aqueles suportes que são para colocar no pladur não serveria???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

serges Escreveu:hum, pode parecer parvo mas e aqueles suportes que são para colocar no pladur não serveria???
quais ? os perfis ?

o que quer que seja tem que ter no máximo 1,5cm de espessura (espessura das ripas)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por serges »

ah... já percebi!

não serve!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”