Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

itisix, é precisamente a minha situação, onde cada centímetro é uma cabeçada evitada.
antes de ver esta ideia do laranjeiro estava a pensar em por lã entre as vigotas. como ela é relativamente rígida consegui-a prender no espaço entre elas, sem roubar altura ao sótão.
a ideia do barrote é boa. e fica uma base para assentar o lambri. estou cada vez mais perto de uma solução, sinto-o!!!
assim, com o barrote, até dá para embutir uns focos no tecto...


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:itisix, é precisamente a minha situação, onde cada centímetro é uma cabeçada evitada.
antes de ver esta ideia do laranjeiro estava a pensar em por lã entre as vigotas. como ela é relativamente rígida consegui-a prender no espaço entre elas, sem roubar altura ao sótão.
a ideia do barrote é boa. e fica uma base para assentar o lambri. estou cada vez mais perto de uma solução, sinto-o!!!
assim, com o barrote, até dá para embutir uns focos no tecto...
então podemos trabalhar juntos na solução .
eu claro que quero aplicar focos. aliás, já disse à mulher que ali não há candeeiros nenhuns, só foscos (no tecto, nas paredes e tb no chão devo por pq vai ser soalho).
a lá de rocha é um bom isolante, mas não para este caso. se acontecer alguma infiltração, a lã de rocha empapa e espalha-se pelo peça toda onde tiver contacto. é preferivel algo tipo aluface ou roofmate, que não empapa. a água escorre e cai só num sítio e o dano é muito menor.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

pois, isso da lã é bem verdade. eu já tinha andado a engenhocar revesti-la a papel de alumínio, aquele de embrulhar sandes e coisa parecida, mas ia ficar uma porcaria das grandes.
o meu chão tem tijoleira, não lhe devo mexer. tenho é umas tomadas numas paredes que vou demolir e que não passar também para o tecto, para a zona mais baixa, enfiadas dentro de uma caixa de derivação para evitar ao máximo problemas de humidades, pós ou aranhões electrocutados.
os focos que penso pôr são com lâmpadas economizadoras. tenho receio que os de halogéneo, que aquecem muito, danifiquem o revestimento a, com o tempo, queimem a madeira.
mas a obra ainda deve ficar carita... aluface, barrotes e lambris... no meu caso, mais de 1000 euros, de certezinha... e ainda queria substituir umas telhas de vidro por um genérico qualquer da velux.
sou um gajo cheio de ideias!!!!
o teu caso é num prédio ou numa moradia?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas.

no meu caso é moradia, e o sótão estão em tijolo / cimento.

as minhas contas andam mais perto dos 3.000 mil euros.

tem +/- 60m2 de chão (já estou a apontar por cima para o desperdício de material 10%)

leva 60m2 de soalho a 10€/m2
leva 250 metros lineares de madeira para fazer o ripado, com 4cm de espessura, a 1€/m2


paredes (baixas e a "descer")

35 m2 de lambrim a 5€ o metro
100 metros lineares de ripado a 0,40€ o metro

tecto

70 m2 de lambrim a 5€ o metro
250 metros lineares a 0,4€ o metro

com isto tudo dá cerca de 600 euros em material isolante (a 5€/m2) já que no chão não vou aplicar pq é a casa. talvez mais tarde encha os espaços entre o ripado debaixo do soalho com leca ou aparas de cortiça ou qq coisa assim.

300 euros para infusão (verniz), frisos e rodapés diversos e pregos, grampos e parafusos.

200 euros para a instalação eléctrica (sem incluir focos).

para o telhado, velux (ou sucedânio) não devo por pq são caros e tinha de mexer na estrutura das vigas. há umas da argibetão que são de assentar nas telhas sem mexer nada, mas como nunca vi disso nem sei se ainda se vende, estou a pensar colocar telhas de vidro (que são cerca de 10 a 15 euros cada!) e colocar um vidro em baixo (como está no boneco que tenho umas mensagens atrás).

a mão de obra é aqui do je (e a maria ajuda que remédio).

o meu orçamento por alto e incompleto vai em 2.710 euros, por isso acho que chegará bem aos 3000.


as ripas devem ser compradas numa serralharia ou carpintaria que nos bricos são 3 vezes mais caras.
o lambrim / soalho, dificilmente se arranja mais barato que nos bricos (aos preços que disse não se arranja sempre, mas é estar atento a promoções). fica ao dobro ou triplo do preço nas carpintarias, serralharias ou distribuidores de madeiras (já consultei vários, alguns grandes grupos).

e pronto, agora é só ter dinheiro para fazer alguma coisa.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

bem, isso vai muito mais avançado que o meu projecto.
eu tenho a facilidade de já ter o chão e as paredes prontas, é só mesmo o telhado que precisa de atenção.
não fazia ideia que os lambris eram mais caros nas serrações... ainda bem que o assunto vem à baila. mas nos bricos convém ter cuidado coma espessura e com os nós da madeira, ou ainda empena tudo com a humidade do inverno...
os 200€ para a instalação eléctrica são para electricista ou só para material? eu tenciono fazer as coisas sem electricista. é só esticar os cabos e mudar a posição das lâmpadas... mas tenho a sorte de ter a instalação feita.
a mão de obra tb vai ser a minha e da mulher, claro está!
isolar por baixo do chão é uma excelente ideia! mas é melhor deixares tudo feito desde o início, senão levantar chão, voltar a afagar, etc etc vai ser uma trabalheira...
vai ser este o meu projecto para acompanhar a substituição das caixilharias, para preparar a casa para o inverno que aí vem....


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

a parte eléctrica é toda minha, mas vou fazer muita coisa. instalar 1 quadro eléctrico para o sótão todo, tomadas, iluminação, etc... também passa lá e tenho de acautelar os cabos de tv satélite, telefone, rede informática, alarmes e já não sei que mais
mas cabos tenho lá tudo e tb tenho mt tubo. é só 2 ou 3 caixas, uns dijuntores e a aparelhagem eléctrica. não deve ser mt mais que isso.

o lambrim, tem nós, claro. se for com muito poucos nós aí já é bem mais caro. eu estou a pensar pintar parte com um verniz semi opaco colorido (ainda não me decidi).
um primo meu comprou muitos metros de lambrim (uns 200 ou 300) no maxmat e diz que é tão bom como os outros. e ele foi mesmo a várias firmas, uma delas fui com ele a aveiro e já não me lembro do preço, mas lembro-me que era mesmo mt caro.

e ainda tenho de deixar uma parte do chão fácil de mexer para quando instalar o a/c nos quartos (que pode ser que seja antes do sótão).


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

nas alturas das promoções há preços muito bons nos lambris. é questão de estar atento...
eu tenho três opções de revestimento: verniz mate incolor, branco ou teka. mas estou mais inclinado para os dois primeiros. o branco tem a vantagem de ocultar os nós, mas tb gosto muito da cor da madeira.
convém é dar umas duas ou três camadas de tratamento. a bondex tem um muito bom, mas não me lembro do nome. e dar dos dois lados, de modo a prevenir eventuais humidades e apodrecimentos.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:nas alturas das promoções há preços muito bons nos lambris. é questão de estar atento...
eu tenho três opções de revestimento: verniz mate incolor, branco ou teka. mas estou mais inclinado para os dois primeiros. o branco tem a vantagem de ocultar os nós, mas tb gosto muito da cor da madeira.
convém é dar umas duas ou três camadas de tratamento. a bondex tem um muito bom, mas não me lembro do nome. e dar dos dois lados, de modo a prevenir eventuais humidades e apodrecimentos.
podes dar verniz branco semi opaco que fica com cor e com o veio da madeira. há ainda uma técnica que é pintar, deixar secar ligeiramente e passar um pano por cima. fica a parecer que a madeira é de cor com os veios. é engraçado.
eu se fosse a ti não dava verniz. eu vou dar velatura (bondex, mas de outra marca que até é melhor e arranjo a metade do preço). além de preferir o aspecto e o toque, a madeira assim respira enquanto que com o verniz nem por isso. e tens montes de tonalidades e cores à escolha. e não compres nos bricos. compra numa loja de tintas que normalmente é mais barato (e eu que tenho um descontão...)
não esquecer de dar tratamento também no ripado que fica escondido. dura mais.

edit: tb podes instalar lambrins em pvc (brancos os revestidos a "imitação de madeira" ou em mdf folheados). não é preciso acabar. é só pregar ou colar no sítio e pronto. vi uma vez uns mt bonitos em pvc imitação de madeira, mas cada régua tinha uns 60 cm de largura. era impecável e estava cá a um preço... mas eu ainda andava a escolher casa lol


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

isolamento feito com lã de ovelha! nunca vi no nosso mercado mas achei interessante, é natural e não irritanta a pele ou as vias respiratórias, deve ter um isolamento acústico perfeito mas deve arder bem !!
http://www.secondnatureuk.com/natural_i ... index.html
Chernobyl corria Windows


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

no leroy geralmente têm muita variedade destes materiais. desses, de pvc tresmalhados a pinho nunca vi, mas se disfarçarem bem até podem ser uma opção. não gosto é dos lambris muito largos... 60 cm já é uma prancha de andaime!
pá, e dia a tal marca do bondex melhorado, que para poupar a malta está cá sempre!
essa da lã de ovelha é nova...
mas os gajos aplicam aquilo entre os barrotes e tudo, como eu cheguei a pensar com a lã de rocha.
pelo que eles dizem no site deve ser muito bom. e é um produto natural. mas o preço deve ser upa, upa...


irinachaves
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por irinachaves »

cuidado com a aplicação de isolamentos que libertem particulas em sótãos e espaços pequenos mal ventilados, são causas de alergias e doenças respiratórias.


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Laranjeiro »

pois é irina, risquei do meu mapa as lãs minerais precisamente por causa das partículas que soltam, no entanto é muito difícil encontrar materiais bons em quase todos os aspectos...mesmo a minha escolha provavelmente terá algum tipo de tóxico como o formaldeído ou qq outro da longa lista de ameaças á nossa saúde...está aqui um área bem complicada...
Chernobyl corria Windows


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

irinachaves Escreveu:cuidado com a aplicação de isolamentos que libertem particulas em sótãos e espaços pequenos mal ventilados, são causas de alergias e doenças respiratórias.
sem dúvida. ainda que, se ficar devidamente isolada, a lã é um excelente isolamento térmico e acústico, para além de não propagar chama.
mas cuidado, sem dúvida.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:no leroy geralmente têm muita variedade destes materiais. desses, de pvc tresmalhados a pinho nunca vi, mas se disfarçarem bem até podem ser uma opção. não gosto é dos lambris muito largos... 60 cm já é uma prancha de andaime!
pá, e dia a tal marca do bondex melhorado, que para poupar a malta está cá sempre!
essa da lã de ovelha é nova...
mas os gajos aplicam aquilo entre os barrotes e tudo, como eu cheguei a pensar com a lã de rocha.
pelo que eles dizem no site deve ser muito bom. e é um produto natural. mas o preço deve ser upa, upa...
os que eu vi não eram efeito pinho. era outra madeira qq que não me lembra, mas eram bem bonitos, mas há mt variedade e costuma ver-se em branco liso e branco com veios no maxmat mas eram só de uns 30 ou 40 cms de largura e eram algo caros.

o "bondex" que comprei foi da marca reo. como eu tenho acesso a preços de fábrica, aquilo fica-me com uns 40% de desconto. mas mesmo a preço normal é mais barato.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

nice!
obrigado!
vou se posto imagens do meu sótão, para veres se é semelhante ao teu na parte do telhado...

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Isolar sótão.

Mensagem por ventoinhas »

as isolaçoes devem ficar fora da presenca do ar em todos os pontos .porem deve haver arejamento soficiente e bem controlado.[color=#40bf40][/color]
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por JACINTO »

ventoinhas Escreveu:as isolaçoes devem ficar fora da presenca do ar em todos os pontos .porem deve haver arejamento soficiente e bem controlado.
boas!
então, no meu caso onde telho vigotas e telha à vista, deverei isolar parte das telhas, de modo a reduzir a entrada de ar? mesmo com o aluface isso é necessário?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

há uma coisa que não percebo. estive a verificar as fichas técnicas, e o wallmate tem valores de condutibilidade térmica muito similar ao eps 60 ou 100 que é bem mais barato. quais são as grandes diferenças entre os 2 ou que dados devo ter em atenção para escolher o material?

obrigado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu:há uma coisa que não percebo. estive a verificar as fichas técnicas, e o wallmate tem valores de condutibilidade térmica muito similar ao eps 60 ou 100 que é bem mais barato. quais são as grandes diferenças entre os 2 ou que dados devo ter em atenção para escolher o material?

obrigado
essa posso respoder na boa! há uns tempos passei por aqui a pedir informações e links para isso pois estava a fazer um trabalho exatamente sobre isso!!
então é assim: eps e epx são exatamente o mesmo material (poliestireno), a diferença é na forma como foi produzido!
eps é poliestireno espandido (vulgo esferovite) em que é utilizado vapor para a expansão e aglomeração das pequenas bolas produzidas.
epx é poliestireno extrudido (vulgo walmate, roofmate...) a expansão é feita com um gaz através de extrusão! de referir que a cor azul, amarela e ou verde nada tem a ver com as caracteristicas ou comportamento mas sim, com a cor adoptada pela fabrica que o produziu!
efectivamente o comportamento termico é diferente (melhor para o epx) mas é do estilo para 30mm de epx, 32mm de eps tem o mesmo coeficiente de condutibilidade térmica! (desculpe o chavão mas é o nome do bicho ) as diferenças de preço só você mesmo para julgar, eu abstenho-me embora já me tenha questionado... atenção que tambem existem diferenças na permeabilidade ao vapor mas tambem pouco assinalaveis. penso que jcnunes é um dos users que o poderá ajudar porque já se encontra formado, enquanto eu, ainda me faltam uns anitos...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Isolar sótão.

Mensagem por ajosemor »

caro katzila, pelo que me apercebo estás bem dentro do que respeita ao polietileno extrudido ou xxxmate. é muito meritória toda a informação já aqui colocada sobre o assunto que, pela minha parte, agradeço.

também ando á volta com o isolamento da minha casa e nomeadamente do sótão. o que já realizei e tenciono realizar será objecto de "post" pormenorizado. mas, depois de algum isolamento já efectuado no mesmo, virei-me agora tb para o exterior, parede, pois este inverno verifiquei que na zona do sótão junto ás paredes a temperatura estava substancialmente mais baixa do que na parte mais interna. ou seja, as vigas, as paredes simples, os corta-fogo, etc, proporcionam pontes térmicas que devem ser isoladas. e aí coloca-se uma grande questão como isolar pelo exterior?
vi na web que pode ser feito com placas wallmate (ou semelhante) fixadas por parafusos de plástico e alguma cola e posteriormente rebocadas com uma rede de fibra de vidro a funcionar como armadura. conheces o sistema? ele é bom? como posso contactar com alguém que me explique, ou execute este tipo de trabalho e de preferência me indique uma obra já feita?
peço-te um comentário sobre o assunto.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”