Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas cimento (belo nome)

eu acho que a melhor solução (que é a que estou a pensar para minha casa quando for possível) é colocar o roofmate colado às vigotas de betão e imediatamente abaixo criar um ripado para assentar o lambrim. o ripado (no meu caso) será fixado nos topos com peças de fixação (daquelas perfuradas que se usam em madeira) ou com espigões a pendurar a madeira nas vigotas (espigões a prender por cima da vigota, tipo os espigões do pladur). por baixo disso tudo leva o lambrim. mas o meu sótão é relativamente curto e talvez consiga vigas em madeira que dê para fazer o ripado todo sem tocar nas vigotas de cimento, até porque tenho umas colunas a segurar umas vigas e já é bom suporte. e tem uma viga bem gorda no meio que serve de suporte também.
na prática o roofmate só é colado para se conseguir trabalhar, porque é mais fácil assim que estar a enfiá-lo pelo ripado e, por outro lado, isola a madeira do exterior.
barreira anti-vapor acho que não precisas. se isolares as juntas do roofmate fica impremeável na mesma. mas também não é por meia dúzia de tustes do plástico. isolamento nunca é demais.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:boas cimento (belo nome)

eu acho que a melhor solução (que é a que estou a pensar para minha casa quando for possível) é colocar o roofmate colado às vigotas de betão e imediatamente abaixo criar um ripado para assentar o lambrim. o ripado (no meu caso) será fixado nos topos com peças de fixação (daquelas perfuradas que se usam em madeira) ou com espigões a pendurar a madeira nas vigotas (espigões a prender por cima da vigota, tipo os espigões do pladur). por baixo disso tudo leva o lambrim. mas o meu sótão é relativamente curto e talvez consiga vigas em madeira que dê para fazer o ripado todo sem tocar nas vigotas de cimento, até porque tenho umas colunas a segurar umas vigas e já é bom suporte. e tem uma viga bem gorda no meio que serve de suporte também.
na prática o roofmate só é colado para se conseguir trabalhar, porque é mais fácil assim que estar a enfiá-lo pelo ripado e, por outro lado, isola a madeira do exterior.
barreira anti-vapor acho que não precisas. se isolares as juntas do roofmate fica impremeável na mesma. mas também não é por meia dúzia de tustes do plástico. isolamento nunca é demais.
olá itsix
agora fiquei um pouco confuso!

colar o roofmate e depois aplicar o lambrim ? e aguenta com o peso ?

então e se eu fizer ao contrário ? um ripado preso às vigotas e de seguida aparafusar as placas ao dito ripado, sendo que logo de seguida levaria o lambrim aparafusado ou colado ao roofmate (no seguimento do ripado)?

não seria mais fiável ?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

é uma ideia. é mais simples e mais "leve" porque acabas por precisar de menos madeira. mas por outro lado ficas com a madeira do lado de fora do isolamento, o que pode causar problemas de conservaçao com os anos. mas também a podes tratar e pronto.
aparafusar o lambrim não é má ideia, mas cuidado com o custo. se com pregos gastas um bocado, com parafusos ainda mais. e estéticamente é menos apelativo.

a minha ideia era o isolamento ficar por cima e o lambrim por baixo de uma estrutura independente em madeira. essa estrutura teria de ser suficiente para aguentar o peso do lambrim e do roofmate, mas não se segurava no roofmate. o roofmate é que assentava por cima. apenas era colado para não ter de estar a meter as placas de isolamento depois dessa estrutura feita.
ficava tipo um ripado em madeira igual às vigas em cimento, uns cm mais abaixo. como as estruturas de tecto falso em pladur.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:é uma ideia. é mais simples e mais "leve" porque acabas por precisar de menos madeira. mas por outro lado ficas com a madeira do lado de fora do isolamento, o que pode causar problemas de conservaçao com os anos. mas também a podes tratar e pronto.
aparafusar o lambrim não é má ideia, mas cuidado com o custo. se com pregos gastas um bocado, com parafusos ainda mais. e estéticamente é menos apelativo.

a minha ideia era o isolamento ficar por cima e o lambrim por baixo de uma estrutura independente em madeira. essa estrutura teria de ser suficiente para aguentar o peso do lambrim e do roofmate, mas não se segurava no roofmate. o roofmate é que assentava por cima. apenas era colado para não ter de estar a meter as placas de isolamento depois dessa estrutura feita.
ficava tipo um ripado em madeira igual às vigas em cimento, uns cm mais abaixo. como as estruturas de tecto falso em pladur.
pois, se calhar vou seguir esta minha última ideia, só não sei ainda como prender o ripado às vigotas. ideias ? com abraçadeiras ?

ah lembrei-me agora que isto levanta um problema, onde passam os fios para a luz ??? se encostar o lambrim logo ao roofmate fico sem espaço para os fios

vou ter que ver bem!


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:pois, se calhar vou seguir esta minha última ideia, só não sei ainda como prender o ripado às vigotas. ideias ? com abraçadeiras ?
com isto, por exemplo

Imagem
cimento Escreveu:ah lembrei-me agora que isto levanta um problema, onde passam os fios para a luz ??? se encostar o lambrim logo ao roofmate fico sem espaço para os fios


podes escavar sulcos no roofmate. tubo de 12 mm deve chegar bem. encaixas o tubo no roofmate. se vais usar placas de 40mm dá bem e não vai ser nenhuma perda de rendimento maluca. agora se vais encher tudo de focos talvez seja melhor pensar outra solução. nesse caso a minha solução é melhor

e não te esqueças que se queres focos de embutir tens de ter espaço para eles


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
cimento Escreveu:pois, se calhar vou seguir esta minha última ideia, só não sei ainda como prender o ripado às vigotas. ideias ? com abraçadeiras ?
com isto, por exemplo

Imagem
cimento Escreveu:ah lembrei-me agora que isto levanta um problema, onde passam os fios para a luz ??? se encostar o lambrim logo ao roofmate fico sem espaço para os fios


podes escavar sulcos no roofmate. tubo de 12 mm deve chegar bem. encaixas o tubo no roofmate. se vais usar placas de 40mm dá bem e não vai ser nenhuma perda de rendimento maluca. agora se vais encher tudo de focos talvez seja melhor pensar outra solução. nesse caso a minha solução é melhor

e não te esqueças que se queres focos de embutir tens de ter espaço para eles
não consigo perceber que peças são essas. podes por o link pf? e preços tens ideia ?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

fica aqui

http://www.onduline.pt/trs.htm

são grampos que normalmente são usados (o grampo em "l") como está na imagem para prender telhados de fibrocimento a uma estrutura por baixo. no teu caso será invertido, mas o princípio é o mesmo.

Avatar do Utilizador

funchal
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por funchal »

olá itisix,
algumas dúvidas, para variar...
agora ou aplicam ripado e soalho rigido por cima ou sobem o piso para nivelar e levar o flutuante.
o que é o soalho rígido? normalmente só vejo os flutuantes... o rígido é o parquet ou os tacos de madeira?
encontrei o roofmate e o floormate por bastante mais barato na izi, por isso na mata só mesmo as janelas de sotão.
acho que pelo menos um respiro deveriam ter, mas o ideal era junto ao chão ou o mais abaixo possível , porque assim perdem menos ar quente.
quando falam em ganhar ar quente, os meus olhos até brilham!!
actualmente temos o tubo de gases do esquentador da cozinha a ventilar para o sotão e temos de desviar esse tubo para fora de casa e tapar esse buraco do sotão. deixo então esse buraco aberto, isto é, com um respiro? fica no chão do sotão, na parte onde vão existir os armários, por isso terá de ser feito um recorte no floormate... será uma alternativa viável para um dos pontos de ventilação?
p.s. desculpem a minha resposta "breve" anteriormente, mas tive de sair à pressa e o fim de semana correu mau... estive 2 horas à chuva no telhado porque começou a pingar na sala. foi a caleira em redor da chaminé que entupiu e lá fui eu resolver.
boa sorte!
eu estou a pensar no meu sótão fazer uma coisa maluca. a solução ideal para o meu caso é pavimento elevado.
achei a ideia hiper-fantástica!! o preço é que não deve ser tão fantástico... vou pesquisar numa loja do funchal que vi no site.

obrigadinhos!
cumps,
cláudia & élvio - funchal, madeira
Cumps,
Cláudia & Élvio - Funchal, Madeira


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:fica aqui

http://www.onduline.pt/trs.htm

são grampos que normalmente são usados (o grampo em "l") como está na imagem para prender telhados de fibrocimento a uma estrutura por baixo. no teu caso será invertido, mas o princípio é o mesmo.
mas isso deve ser caro, devo gastar muitos €€ só nessas peças

e será que aguenta, tendo em conta o desnível do telhado, será que não escorrega pelas vigotas abaixo ?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:
itisix Escreveu:fica aqui

http://www.onduline.pt/trs.htm

são grampos que normalmente são usados (o grampo em "l") como está na imagem para prender telhados de fibrocimento a uma estrutura por baixo. no teu caso será invertido, mas o princípio é o mesmo.
mas isso deve ser caro, devo gastar muitos €€ só nessas peças

e será que aguenta, tendo em conta o desnível do telhado, será que não escorrega pelas vigotas abaixo ?
acho que não parte. aquilo é bem resistente. quanto a deslizar, penso que não, mas podem sempre ser fixadas com um bocadinho de cimento. o preço é que não sei mesmo.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

funchal Escreveu: actualmente temos o tubo de gases do esquentador da cozinha a ventilar para o sotão e temos de desviar esse tubo para fora de casa e tapar esse buraco do sotão. deixo então esse buraco aberto, isto é, com um respiro? fica no chão do sotão, na parte onde vão existir os armários, por isso terá de ser feito um recorte no floormate... será uma alternativa viável para um dos pontos de ventilação?
o buraco é da cozinha para o sótão? e porque não deixa-lo ficar aí, mas com saída pelo telhado? esconde-se num "armário" e tá feito. eu pessoalmente não acho boa ideia ventilar seja o que for para a cozinha. há sempre o risco de cheiros e gorduras.

quanto ao resto da ventilação, até diria que não valia a pena fazerem respiro nenhum... mas aí vocês têm de portar-se bem e abrir as janelas sempre que possível . aliás, não sei que janelas compraram, mas os meus sogros têm uma janela velux e a própria janela tem uns mini respiros que dão para fechar, e mesmo abertos não chove (se for torrencial talvez, não sei). ficam no lado de dentro do aro.

o soalho de madeira, é madeira maciça. na prática é muito parecido com o lambrim, mas muito mais espesso e resistente. nos bricos tb tem disso. acho que o izi tem uma promoção disso. para o fim que é, tentem comprar a rondar os € 10 o metro o menos. claro que isso implica ripado por baixo.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
cimento Escreveu:
itisix Escreveu:fica aqui

http://www.onduline.pt/trs.htm

são grampos que normalmente são usados (o grampo em "l") como está na imagem para prender telhados de fibrocimento a uma estrutura por baixo. no teu caso será invertido, mas o princípio é o mesmo.
mas isso deve ser caro, devo gastar muitos €€ só nessas peças

e será que aguenta, tendo em conta o desnível do telhado, será que não escorrega pelas vigotas abaixo ?
acho que não parte. aquilo é bem resistente. quanto a deslizar, penso que não, mas podem sempre ser fixadas com um bocadinho de cimento. o preço é que não sei mesmo.
estava aqui a pensar e que tal se eu prender o ripado às vigotas com abraçadeiras de plástico ou outras mais resistentes que não conheço, efectuando uma espécie de cruz e bem apertado, e na vigota como o itisix sugeriu aplicar um pouco de cimento de forma a efectuar um calço de travamento. pelo menos acho que poupava nas abraçadeiras.

acho que resultava, o que pensam ?

depois aplicava o roofmate ao ripado, aparafusado com um tipo de parafuso especial de corrida (convém que seja barato) e logo de seguida o lambrim colado ao roofmate acho que colado aguenta ou não ?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

cimento Escreveu:estava aqui a pensar e que tal se eu prender o ripado às vigotas com abraçadeiras de plástico ou outras mais resistentes que não conheço, efectuando uma espécie de cruz e bem apertado, e na vigota como o itisix sugeriu aplicar um pouco de cimento de forma a efectuar um calço de travamento. pelo menos acho que poupava nas abraçadeiras.

acho que resultava, o que pensam ?
e que tal um bocado de arame? na prática dá e é barato... convém é ser encamisado (com plástico por fora) para não enferrujar.


cimento Escreveu:depois aplicava o roofmate ao ripado, aparafusado com um tipo de parafuso especial de corrida (convém que seja barato) e logo de seguida o lambrim colado ao roofmate acho que colado aguenta ou não ?
o lambrim colado ao roofmate? acho que o roofmate não aguentaria

e que tal (lá vou eu esticar-me)... aplicar o roofmate por entre as peças do ripado, bem apertadinho, e aplicar o lambrim por baixo. assim bastaria-te uma pistola de pregar e metias daqueles pregos fininhos.
não perderias isolamento térmico desde que ficasse o roofmate bem isolado à madeira. a madeira é tão bom ou melhor isolante que o roofmate. e sempre terás de usar peças de uns 40 ou 50 mm de espessura para o ripado. dava bem.
vejo 2 senãos.
primeiro um eventual aumento do desperdício do roofmate (por causa dos cortes).
segundo, mais trabalho. mas por outro lado poupas em cola e os pregos para as máquinas não são muito caros.
e já agora, eu comprei uma pregadora eléctrica que dá para pregos de 32mm de comprimento (chega) no bricomarché por 26 euros


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:
cimento Escreveu:estava aqui a pensar e que tal se eu prender o ripado às vigotas com abraçadeiras de plástico ou outras mais resistentes que não conheço, efectuando uma espécie de cruz e bem apertado, e na vigota como o itisix sugeriu aplicar um pouco de cimento de forma a efectuar um calço de travamento. pelo menos acho que poupava nas abraçadeiras.

acho que resultava, o que pensam ?
e que tal um bocado de arame? na prática dá e é barato... convém é ser encamisado (com plástico por fora) para não enferrujar.


cimento Escreveu:depois aplicava o roofmate ao ripado, aparafusado com um tipo de parafuso especial de corrida (convém que seja barato) e logo de seguida o lambrim colado ao roofmate acho que colado aguenta ou não ?
o lambrim colado ao roofmate? acho que o roofmate não aguentaria

e que tal (lá vou eu esticar-me)... aplicar o roofmate por entre as peças do ripado, bem apertadinho, e aplicar o lambrim por baixo. assim bastaria-te uma pistola de pregar e metias daqueles pregos fininhos.
não perderias isolamento térmico desde que ficasse o roofmate bem isolado à madeira. a madeira é tão bom ou melhor isolante que o roofmate. e sempre terás de usar peças de uns 40 ou 50 mm de espessura para o ripado. dava bem.
vejo 2 senãos.
primeiro um eventual aumento do desperdício do roofmate (por causa dos cortes).
segundo, mais trabalho. mas por outro lado poupas em cola e os pregos para as máquinas não são muito caros.
e já agora, eu comprei uma pregadora eléctrica que dá para pregos de 32mm de comprimento (chega) no bricomarché por 26 euros
itisix

estás a baralhar isto tudo (estou a brincar)

a tua ideia até nem é má e pode ser considerada, ne entanto tenho que estudar bem o assunto e ver as medidas etc. agora vendo bem talvez seja inviável pois o ripado irá ser disposto na horizontal e vai dificultar em muito a colocação do lambrim, uma vez que teria de ter as ripas com muito pouco espaço entre elas de forma a poder pregar o lambrim. (mais dinheiro em ripas e mais trabalho) a não ser que disponha o lambrim na vertical, mas não sei se é possível e se o efeito será razoável

ainda voltando à minha ideia inicial, será que utilizando esses pregos no lambrim aplicado ao roofmate o memso aguentaria, aquilo até parece ser resistente e tentaria coincidir o sitio onde o roofmate está preso ao ripado.


maria.delgado
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo fev 08, 2009 1:10 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por maria.delgado »

não sei se é o sitio indicado para colocar as minhas dúvidas, mas como sou novata nestas coisas, aqui vai.

estou a fazer obras de remodelação da minha casa.
tratava-se de uma casa muito fria (no inverno) e muito quente (no verão), para além de que era muito húmida.
a preocupação com o isolamento térmico e a ventilação tem sido uma constante.
o sotão é uma das preocupações.
aconselharam-me a colocar por baixo das telhas um isolamento tipo reflex (duas tiras de alumínio com polietileno (creio que é assim que se chama) no meio.
depois de ter lido alguns foruns, fiquei convencida que se tratava de um bom isolamento para o verão mas mau para o inverno (protege a entrada do calor mas não evita o frio no inverno).
como o reflex já estava colocado resolvi mandar colocar por baixo (entre as vigotas) um isolamento de roofmate (entre o reflex e o acabamento que vai ser de pladur).
espero que isto já isole do frio e do calor.
agora para o chão não sei o que fazer. o sotão é baixo e vai servir sobretudo para arrumações (são cerca de 100 m2 de área). está em cimento bruto e preciso de o revestir com algo que seja barato, fácil de aplicar, que isole e que se possa pisar.
alguém me pode dar uma ideia?


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

olá a todos!

finalmente iniciei o meu projecto de aproveitamento do sotão. comecei por abrir a passagem pelo tecto falso e depois andei a medir e efectuar estimativas de quantidades de material que irei necessitar. deixo algumas fotos para vocês verem.
tive uma agradável surpresa quando constatei que afinal a lage já estava regularizada e penso pronta a levar chão.

ficam em falta as fotos de mais 2 quartos e uma casa de banho, que mais tarde mostro.
Anexos
Abertura da Passagem para o Sotão
Abertura da Passagem para o Sotão
Abertura.jpg (20.42 KiB) Visto 8893 vezes
Quadro para efectuar ligações eléctricas, é só passar fio etc (Tem que ser feito por alguém que saiba)
Quadro para efectuar ligações eléctricas, é só passar fio etc (Tem que ser feito por alguém que saiba)
Quadro.jpg (23.09 KiB) Visto 8894 vezes
Open com o pormenor da disposição das vigotas na horizontal
Open com o pormenor da disposição das vigotas na horizontal
Open.jpg (19.97 KiB) Visto 8892 vezes


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

epa, isso sim é um sótão, bem melhor que o meu que é baixinho.

o piso para aplicar flutuante, tem de estar religiosamente nivelado. se precisares, compras massa autonivelante que é quase liquida e escorre. só tens de tapar os cantinhos e o tio newton (leia-se "a gravidade") faz o resto.

a parte eléctrica é muito simples de fazer, mas requer conhecimentos mínimos.
pela foto isso será o quadro parcial para o sótão, tendo de ser feito tudo o resto a partir desse ponto. vai escolhendo onde colocar os interruptores, tomadas, pontos de luz e marca-os todos para ser mais simples de trabalhares. faz mesmo uns riscos na parede que ajuda muito.
usa tubo anelado azul que é flexivel e mais simples de trabalhar. iluminação fio de 1,5 mm, tomadas 2,5mm. agora ou passas dentro do tijolo (esburacas) ou passas por fora e forras por cima. ou fica à vista, para quem gostar. esta última não aconselho se tiveres miúdos. não é perigoso, mas os putos arrancam tudo

podes forrar essas paredes a cimento, posteriormente pintado, fica bem mais em conta. em cimento fica-te por uns tustes. podes ainda revestir com pladur, que se a parede estiver +/- certa pode ser colado directamente ao tijolo. aconselho-te é a usar pladur hidrofogo. é mais caro, mas é preferivel. ou se gostares, usa cortiça colada

já pensaste como vais aplicar a forra no tecto? ao correr com o telhado ou atravessado? eu iria para ao correr, mas depende do efeito que pretenderes.

podes fazer um esboço com o layout e as medidas (do chão)? tive aqui uma ideia mas precisava das medidas. podias fixar umas vigotas em madeira dos lados e atravessar com o ripado para assentar o lambrim. pelo menos na foto de baixo parece-me ter menos de 3 metros (tamanho normal de ripas/barrotes é 2,5 a 3 metros).

p.s. não compres madeira nos bricos. procura uma serração que é bem mais em conta.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

itisix Escreveu:epa, isso sim é um sótão, bem melhor que o meu que é baixinho.

o piso para aplicar flutuante, tem de estar religiosamente nivelado. se precisares, compras massa autonivelante que é quase liquida e escorre. só tens de tapar os cantinhos e o tio newton (leia-se "a gravidade") faz o resto.

a parte eléctrica é muito simples de fazer, mas requer conhecimentos mínimos.
pela foto isso será o quadro parcial para o sótão, tendo de ser feito tudo o resto a partir desse ponto. vai escolhendo onde colocar os interruptores, tomadas, pontos de luz e marca-os todos para ser mais simples de trabalhares. faz mesmo uns riscos na parede que ajuda muito.
usa tubo anelado azul que é flexivel e mais simples de trabalhar. iluminação fio de 1,5 mm, tomadas 2,5mm. agora ou passas dentro do tijolo (esburacas) ou passas por fora e forras por cima. ou fica à vista, para quem gostar. esta última não aconselho se tiveres miúdos. não é perigoso, mas os putos arrancam tudo

podes forrar essas paredes a cimento, posteriormente pintado, fica bem mais em conta. em cimento fica-te por uns tustes. podes ainda revestir com pladur, que se a parede estiver +/- certa pode ser colado directamente ao tijolo. aconselho-te é a usar pladur hidrofogo. é mais caro, mas é preferivel. ou se gostares, usa cortiça colada

já pensaste como vais aplicar a forra no tecto? ao correr com o telhado ou atravessado? eu iria para ao correr, mas depende do efeito que pretenderes.

podes fazer um esboço com o layout e as medidas (do chão)? tive aqui uma ideia mas precisava das medidas. podias fixar umas vigotas em madeira dos lados e atravessar com o ripado para assentar o lambrim. pelo menos na foto de baixo parece-me ter menos de 3 metros (tamanho normal de ripas/barrotes é 2,5 a 3 metros).

p.s. não compres madeira nos bricos. procura uma serração que é bem mais em conta.
olá itisix, andavas desaparecido

isto é um projecto para ir fazendo, até porque o tempo é muito pouco, só posso ir avançando aos poucos e no fim de semana.
das medições que efectuei, a soma das divisões totaliza +-137m2. não tenho comigo os valores deste open, mas depois informo.

a minha ideia para a ordem de trabalhos é a seguinte:
1º - (ainda estou a pensar se vou fazer esta parte ou não) isolar a parte interna das vigotas com esferovite 30mm pressionado nas laterais internas das vigotas e colado/isoladas as juntas com silicone, a medida da parte interna das vigotas é +- 34/34,5 cm.
depois do esferovite, e agora é que são elas aplicar o roofmate 40mm sob as vigotas (na face plana, parte de dentro do sotão). a forma como o vou fazer é que é mais difícil, mas tudo aponta para o seguinte:

as vigotas por norma, distan +- 30/31cm entre elas, pelo que a ideia é aplicar o roofmate e prender este às vigostas com parafusos próprios (claro que o furo não pode nem deve ser muito profundo para não comprometer a estabilidade estrutural da vigota. aproveitando este suporte e antes de introduzir o parafuso, aplico ripas de +-2cm ou menos(espessura), entre o parafuso e o roofmate, corridas e perpendiculares às vigotas, da parte mais alta do telhado até à mais baixa, de forma a obter um suporte que me permita mais tarde aplicar o lambrim e ainda ganho uns cm para passar o cabo de electricidade

2º - tratar da parte eléctrica, estava a pensar ser eu a abrir os roços e passar os cabos, e mais tarde apenas precisaria do electricista para efectuar as respectivas ligações ao quadro. mas já vi que teria de passar por uma ou outra viga e não sei como nem se posso abrir roço nas vigas, assim ainda vou ver como fazer.

3º - pedir orçamentos e contratar um pedreiro para me rebocar/alisar as paredes internas do sotão, visto ser um trabalho que requer alguma técnica e não deve ser muito dispendioso.

4º - pintar, posso ser eu e a maria

5º - tecto, também serei eu

6º - chão, eu claro, quem mais ?

7º - escada de acesso, empresa que perceba do assunto.

à medida que vá avançando faço o update, no entanto conto com a vossa ajuda


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

olá itisix, andavas desaparecido
fim de semana a renovar a cozinha
1º - (ainda estou a pensar se vou fazer esta parte ou não) isolar a parte interna das vigotas com esferovite 30mm pressionado nas laterais internas das vigotas e colado/isoladas as juntas com silicone, a medida da parte interna das vigotas é +- 34/34,5 cm.
e que tal em vez de silicone colares com espuma de poliuretano? cola, expande e isola bem melhor. é mais "sujo" de trabalhar. poes um "fio" à volta e colocas a peça no sítio.
em todo o caso, com 40 cm de roofmate diria não fazer grande diferença o esferovite. mas isolamento a mais nunca é demais.
depois do esferovite, e agora é que são elas aplicar o roofmate 40mm sob as vigotas (na face plana, parte de dentro do sotão). a forma como o vou fazer é que é mais difícil, mas tudo aponta para o seguinte:

as vigotas por norma, distan +- 30/31cm entre elas, pelo que a ideia é aplicar o roofmate e prender este às vigostas com parafusos próprios (claro que o furo não pode nem deve ser muito profundo para não comprometer a estabilidade estrutural da vigota. aproveitando este suporte e antes de introduzir o parafuso, aplico ripas de +-2cm ou menos(espessura), entre o parafuso e o roofmate, corridas e perpendiculares às vigotas, da parte mais alta do telhado até à mais baixa, de forma a obter um suporte que me permita mais tarde aplicar o lambrim e ainda ganho uns cm para passar o cabo de electricidade
acho muito boa ideia, mas furar as vigotas? aquilo é duro como o raio. cá em casa foi 1 dia para "tosquiar" uma para caber a escada do sótão.
2º - tratar da parte eléctrica, estava a pensar ser eu a abrir os roços e passar os cabos, e mais tarde apenas precisaria do electricista para efectuar as respectivas ligações ao quadro. mas já vi que teria de passar por uma ou outra viga e não sei como nem se posso abrir roço nas vigas, assim ainda vou ver como fazer.
trabalhas com tudo pelo tecto que no teu caso é o melhor. nem que tenhas de fazer uma mini-calha junto à viga grande no tecto. disfarças com o lambrim do tecto.
3º - pedir orçamentos e contratar um pedreiro para me rebocar/alisar as paredes internas do sotão, visto ser um trabalho que requer alguma técnica e não deve ser muito dispendioso.
nem sei o preço disso, mas pede mesmo orçamentos... vários.
4º - pintar, posso ser eu e a maria

5º - tecto, também serei eu

6º - chão, eu claro, quem mais ?
fazes bem que a vida tá cara. não te esqueças da barreira anti vapor no chão. usa daquela almofadada que ajuda a esconder as imperfeições do piso. não te esqueças que tens de aplicar rodapé (ou um friso muito pequenino à volta.
7º - escada de acesso, empresa que perceba do assunto.
faz como os nossos colegas "funchal" cláudia & élvio e vê nos bricos uma escada que gostes. são super fáceis de aplicar e o preço dá que pensar. a minha é de "abrir", tipo alçapão e custou 100 euros. numa loja da especialidade pediram-me mais de 600 euros, sem instalação!
mesmo as que não são de alçapão são simples de aplicar.
Última edição por itisix em segunda fev 09, 2009 3:42 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

maria.delgado Escreveu:não sei se é o sitio indicado para colocar as minhas dúvidas, mas como sou novata nestas coisas, aqui vai.

estou a fazer obras de remodelação da minha casa.
tratava-se de uma casa muito fria (no inverno) e muito quente (no verão), para além de que era muito húmida.
a preocupação com o isolamento térmico e a ventilação tem sido uma constante.
o sotão é uma das preocupações.
aconselharam-me a colocar por baixo das telhas um isolamento tipo reflex (duas tiras de alumínio com polietileno (creio que é assim que se chama) no meio.
depois de ter lido alguns foruns, fiquei convencida que se tratava de um bom isolamento para o verão mas mau para o inverno (protege a entrada do calor mas não evita o frio no inverno).
como o reflex já estava colocado resolvi mandar colocar por baixo (entre as vigotas) um isolamento de roofmate (entre o reflex e o acabamento que vai ser de pladur).
espero que isto já isole do frio e do calor.
agora para o chão não sei o que fazer. o sotão é baixo e vai servir sobretudo para arrumações (são cerca de 100 m2 de área). está em cimento bruto e preciso de o revestir com algo que seja barato, fácil de aplicar, que isole e que se possa pisar.
alguém me pode dar uma ideia?
olá maria.delgado,

peço desculpa pela demora, mas tive de pensar um pouco no assunto.

esse isolamento reflex é tão bom como a espessura que tem. o problema é que normalmente é muito fino.

acho boa ideia ter isolado tudo muito bem. o chão do sótão não precisará de ser necessariamente isolado. se o telhado e paredes do sótão estiverem bem isoladas, isolar o chão já não será problema, porque menos frio entrará no sótão, mas demasiado isolamento nunca é demais.

se é para arrumos, penso que o melhor será aplicar tijoleira. arranja-se bem barata e bonita e mais resistente que isso não há. pode ou não ser isolada por baixo com floormate.
o floormate aplica-se no chão, levando uma leve capa de cimento por cima ao qual é colada a tijoleira.
não sei se a cola da tijoleira pode ser aplicada directamente sobre o floormate.

não esquecer a ventilação, porque senão é só bolores e humidades.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”