Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Isolar sótão.

Mensagem por ventoinhas »

que tal usar cola própria que tenha aderência ao esferovite e ao betão e fazer uma colagem cuidadosa.
assim vai manter o problema. e depois como segura o revestimento final?em regra geral a utilizaçao de colas para fixar é interdita ao tecto
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Filipe24
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 18, 2010 4:42 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Filipe24 »

macsousa Escreveu: que tal usar cola própria que tenha aderência ao esferovite e ao betão e fazer uma colagem cuidadosa.
cumps

boas a todos, novamente. já não preciso de fazer as coisas eu mesmo.
como tenho a casa em garantia (5 anos) falei com o empreiteiro, há cerca dois dias, e exigi que fizesse alguma coisa porque não podia admitir que a casa fosse tão fria e húmida. ele veio cá a casa e verificou que de facto não era uma situação normal e ficou de isolar o sótão exactamente como eu queria.

agora é só esperar e depois vou colocar aqui a solução adoptada pelo construtor. pode ser que ajude alguém.

obrigado a todos pelas opiniões.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por mauri »

filipe24 Escreveu:
macsousa Escreveu: que tal usar cola própria que tenha aderência ao esferovite e ao betão e fazer uma colagem cuidadosa.
cumps

boas a todos, novamente. já não preciso de fazer as coisas eu mesmo.
como tenho a casa em garantia (5 anos) falei com o empreiteiro, há cerca dois dias, e exigi que fizesse alguma coisa porque não podia admitir que a casa fosse tão fria e húmida. ele veio cá a casa e verificou que de facto não era uma situação normal e ficou de isolar o sótão exactamente como eu queria.

agora é só esperar e depois vou colocar aqui a solução adoptada pelo construtor. pode ser que ajude alguém.

obrigado a todos pelas opiniões.
uma maneira de resolver a maioria dos problemas!
ainda bem que conseguiu o que pretendia.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

olá

tenho praticamente concluídas (chão posto) duas divisões, um quarto e respectivo closet, os cortes com pormenores é que levam muito tempo
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,

depois de ter criado este tópico, ainda não fiz nada :p

tenho andado a fazer outras alterações, e o dinheiro também não é muito, e por isso vou deixar o sótão para mais tarde, até porque o potencial habitável do mesmo é reduzido devido à altura máxima.

mas queria isolar termicamente.

que me dizem que forrar a placa por cima com floormate? posso depois caminhar em cima do mesmo (não por norma, mas como tenho muita cablagem por lá posso precisar)... e são 90 kg de gente

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Hugo »

porque não metes antes por baixo do telhado?

eu entalei placas cortadas à medida nas vigas por baixo das telhas, não está bonito mas térmicamente é outro mundo e deixei de ter quilos de pó a entrar por entre as telhas.


cimento Escreveu:olá

tenho praticamente concluídas (chão posto) duas divisões, um quarto e respectivo closet, os cortes com pormenores é que levam muito tempo
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

porque assim também tenho de forrar as paredes.
eu sei que deveria fazer tudo, mas não há guito, simplesmente.

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Leinad1 »

se o sótão não for para ser habitado, onde é que se aplica o isolamento?
é directamente por baixo das telhas, ou é no "chão do sótão"?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:se o sótão não for para ser habitado, onde é que se aplica o isolamento?
é directamente por baixo das telhas, ou é no "chão do sótão"?
penso que o melhor é ser no chão pois se o fizer nas telhas vão ser necessarios mais metros quadrados de isolamento devido á inclinação do telhado além de existirem perdas pelas paredes do sotão...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Leinad1 »

estava a pensar em poliuretano aplicado. o chão não é totalmente plano, logo não dá muito jeito para as placas de xps. e os rolos de lã de rocha não me agradam (boatos de cancerígeno, alergias, etc...), alem de que parece não ser muito bom para isolamento térmico, é mais acústico.

e já agora, sabendo que as paredes exteriores são em tijolo simples de 20 cm, e as janelas em alumínio e vidro simples, faz sentido isolar assim a laje do tecto para poupar na energia? a energia não vai acabar por se perder toda pelas paredes?

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Leinad1 »

alguém?

já agora, há alguma secção no fórum sobre ar condicionado? eu sei que não é uma "nova energia", mas é uma maneira económica de aquecer a casa, quer em €€ quer em energia.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:estava a pensar em poliuretano aplicado. o chão não é totalmente plano, logo não dá muito jeito para as placas de xps. e os rolos de lã de rocha não me agradam (boatos de cancerígeno, alergias, etc...), alem de que parece não ser muito bom para isolamento térmico, é mais acústico.

e já agora, sabendo que as paredes exteriores são em tijolo simples de 20 cm, e as janelas em alumínio e vidro simples, faz sentido isolar assim a laje do tecto para poupar na energia? a energia não vai acabar por se perder toda pelas paredes?
a nivel de isolamento tanto um como o outro é bom, tudo depende da grossura. por uma questão pessoal eu optava pelo poliuretano. quanto à energia se perder, pense que a superficie por onde se vai perder é menor... mais vale pouco que nenhum!
leinad1 Escreveu:alguém?

já agora, há alguma secção no fórum sobre ar condicionado? eu sei que não é uma "nova energia", mas é uma maneira económica de aquecer a casa, quer em €€ quer em energia.
pode sempre criar um tópico...
mas realmente até nem era mal pensado pois é um assunto muito debatido por aqui! se fizer uma pesquisa vai encontrar muito por onde ler.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Leinad1 »

com quanta espessura deve ser o poliuretano?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:com quanta espessura deve ser o poliuretano?
é uma pergunta pertinente mas que depende da amplitude térmica que pretende isolar, isto é:
a diferença entre a temperatura mínima (no inverno) e a temperatura máxima (no verão). depois entra o coeficiente térmico do isolamento que vai utilizar, neste caso poliuretano, e consegue-se chegar a uma grossura... mas em portugal até nem é muita! se for a uma casa especializada eles informam-no de qual é o mais vendido.
como vai aplicar o projectado não sei até que ponto será possível assegurar uma camada uniforme. a empresa que o vai aplicar também deve ter uma ideia das suas necessidades!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Leinad1 »

pois, é que isto é daquelas coisas que quanto mais melhor. mas claro que não se vai pôr 15cm de poliuretano. tem de haver um compromisso entre preço/rendimento.

pelo que vejo por aí, costuma ser 4 ou 5 cm. alguém sabe de uma empresa que aplique isso no porto? podem responder por pm, talvez seja melhor. não estou a conseguir encontrar facilmente no google isso.

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Leinad1 »

recebi um 1º orçamento para o poliuretano projectado:
para 4cm de espessura, 8€/mt2 + iva.

parece-me caro...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:pois, é que isto é daquelas coisas que quanto mais melhor. mas claro que não se vai pôr 15cm de poliuretano. tem de haver um compromisso entre preço/rendimento.

pelo que vejo por aí, costuma ser 4 ou 5 cm. alguém sabe de uma empresa que aplique isso no porto? podem responder por pm, talvez seja melhor. não estou a conseguir encontrar facilmente no google isso.
o meu sogro da maia aplicou a uns anos isso em casa e foi uma empresa de famalicão. não se lembra do preço mas que deve estar a rondar esse pois já foi a uns anos.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

olá a todos, peço desculpa pelo tempo de inactividade, mas realmente não consegui vir cá mais cedo...

entretanto deixo algumas fotos do avanço efectuado e que foi, resumindo :

* acabei de colocar o chão no outro quarto e respectivo closet
* tentei (sim porque correu muito mal e ainda não resolvi o problema) arranjar a janela problemática e que pingava pelo rufo (já comprei outro mas ainda não coloquei)
* no open mais pequeno já fechei a zona da janela(esta nunca pingou) e reiniciei a colocação do lambrim e que será a continuação dos trabalhos, para posteriormente ir para o chão, sendo que o outro open e janela problemática ficam para o final.

ficam as fotos
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

mais
Anexos
Image5.jpg
Image4.jpg
Última edição por CIMENTO em segunda mar 14, 2011 12:07 pm, editado 1 vez no total.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

e
Anexos
Image8.jpg
Image7.jpg
Image6.jpg

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”