Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Steelman »

caros amigos:

gostaria de elogiar os responsáveis e participantes deste fórum visto que prestam um excelente serviço público ao reunirem tanta informação relacionada com as energias renováveis e alternativas. é também bastante oportuna a existência deste subtópico dedicado à arquitectura e construção, especialmente numa vertente ecológica e sustentável. visto que já existia um tópico onde se comentava a construção em aço neste fórum, mas cujo conteúdo era dedicado à construção em madeira, pensei abrir este novo tópico para quem pretenda trocar impressões sobre o light steel framing, ou seja, as estruturas em aço galvanizado.

este tipo de sistema construtivo, já com várias centenas de obras no nosso país, pode também ser classificado como construção sustentável devido aos processos e materiais utilizados. visto que a minha profissão envolve esclarecer e formar profissionais, apresentando alguns seminários em universidades e outras instituições de ensino, manifesto a minha disponibilidade para responder a eventuais questões dos utilizadores deste fórum, tal como tenho feito em outros.

cumprimentos,

carlos pereira


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por NunoNeiva75 »

steelman Escreveu:caros amigos:

gostaria de elogiar os responsáveis e participantes deste fórum visto que prestam um excelente serviço público ao reunirem tanta informação relacionada com as energias renováveis e alternativas. é também bastante oportuna a existência deste subtópico dedicado à arquitectura e construção, especialmente numa vertente ecológica e sustentável. visto que já existia um tópico onde se comentava a construção em aço neste fórum, mas cujo conteúdo era dedicado à construção em madeira, pensei abrir este novo tópico para quem pretenda trocar impressões sobre o light steel framing, ou seja, as estruturas em aço galvanizado.

este tipo de sistema construtivo, já com várias centenas de obras no nosso país, pode também ser classificado como construção sustentável devido aos processos e materiais utilizados. visto que a minha profissão envolve esclarecer e formar profissionais, apresentando alguns seminários em universidades e outras instituições de ensino, manifesto a minha disponibilidade para responder a eventuais questões dos utilizadores deste fórum, tal como tenho feito em outros.

cumprimentos,

carlos pereira
bom dia carlos pereira, assim sendo vou aproveitar:

infelizmente ainda não visitei nenhuma construção residencial que tenha sido construída por lsf, mas do que já pesquisei na net, estou agradavelmente surpreendido com este conceito de construção.

visto que é um entendido na matéria, gostaria de lhe fazer as seguintes questões:

1. ainda não entendi bem como são construídos e constituídos os soalhos nas suas várias? camadas. todos conhecemos a boa resistência ao impacto de objectos pesados e pontiagudos numa placa de betão e ferro... e quanto ao soalho dum 1º/2º andar duma construção em lsf?

2. quanto à durabilidade da estrutura de aço galvanizado e dos respectivos parafusos de aperto já estou convencido, mas como sabemos, no caso de estruturas compósitas, a durabilidade da estrutura é igual à durabilidade do seu elemento mais fraco... quais as respectivas durabilidades expectáveis dos elementos constituintes (dos pontos de vista acústico e térmico), numa parede exterior deste tipo?

3. a escolha de materiais "de topo" para o isolamento acústico e térmico não vai tornar este tipo de construção muito cara quando comparada com uma construção "semelhante" em alvenaria?

obrigado.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por NunoNeiva75 »

mas este interessante tópico morreu?

será que o lsf só tem vantagens relativamente à alvenaria?

srs. construtores, comecem a enumerar os inconvenientes deste tipo de construção em lsf pf...
A pensar em juntar-me ao clube das predator...


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

construir uma qualquer casa em lsf sai um pouco mais caro que construir uma casa feita plo empreiteiro local ( qualquer ele )

tou para iniciar a construção da minha casa e estou deveras inclinado para o lsf... vamos é ver se tenho dinheiro que chegue...
Cumprimentos
Nuno Leitão


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

hoje tive uma agradavel surpresa...
de clg <[email protected]>

assunto re: projecto autocad orçamento lsf

buenos días sr. nuno leitao
+ llaves en mano le puede salir la casa por unos 1000 ? / m2 construido , enviando una empresa española a construir la casa.
+ la estructura montada con todos los tableros exteriores + tableros interiroes y divisorias ( en yeso cartonado ) le puede salir por unos 250 ? / m2.
reciba un cordial saludo,
víctor r. parés

250€/ metro quadrado para estrutura, podendo eu depois fazer a administração directa. agrada-me!
Cumprimentos
Nuno Leitão


manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am
Localização: Oeiras

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por manguela »

por acaso o fim de semana passado fui visitar uma casa na ericeira com este tipo de construção, mas como ja estava em acabamentos nao deu para ver como era montada.. ainda tenho que perder algum tempo a investigar esta solução.
XANGO Elite - www.eumudei.com


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

não sei de onde és, mas se contactares a engiaço, eles disponibilizam-se a acompanhar-te numa das obras deles ( plo menos assim comigo foi, e foi dos poucos orçamentos que ja recebi... )
Última edição por Oinq em terça jun 03, 2008 11:58 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos
Nuno Leitão


Autor do tópico
Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Steelman »

os construtores nacionais de light steel framing, especialmente os confiáveis, estão à disposição para apresentar algumas das suas obras já realizadas ou ainda em fase de construção. caso pretenda mais ajuda ou esclarecimento técnico, o gabinete que represento, a futureng, está também disponível para isso. não somos construtores mas temos por função dar apoio técnico e de engenharia para este tipo de estruturas. podemos assim indicar-lhe um construtor na zona mais próxima da área onde mora.

estamos também empenhados em esclarecer o público e dar formação profissional. inclusivamente, realizamos esporadicamente alguns seminários, de entrada livre e gratuita, em diversas instituições de ensino. esperamos em breve realizar um destes seminários num hotel da capital. poderá ainda tirar muitas dúvidas por consultar o web site que dedicamos a este tipo de construção.

cumprimentos,
carlos pereira
Última edição por Steelman em terça jun 03, 2008 11:59 pm, editado 1 vez no total.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

curiosamente, da malta da futureng, recebi apenas uns 3 ou 4 orçamentos, de todos os constantes na pagina...
Cumprimentos
Nuno Leitão


Autor do tópico
Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Steelman »

oinq Escreveu:curiosamente, da malta da futureng, recebi apenas uns 3 ou 4 orçamentos, de todos os constantes na pagina...
é provável, sr. nuno leitão. infelizmente alguns construtores, especialmente os mais atarefados, negligenciam um pouco o trabalho de orçamentação. ainda assim, se necessitar de algum apoio nessa área, estamos à sua disposição, inclusive para lhe dar a nossa opinião sobre os orçamentos que lhe foram apresentados.

disponha...

carlos pereira


Autor do tópico
Steelman
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta fev 08, 2008 4:20 pm

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Steelman »



Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

excelente ideia, contem comigo, ja me inscrevi.

um reparo
no local, poderia assistir em lisboa e coimbra, mas so têm a opção de 1 local ou todos... assinalei todos...


cumprimentos
nuno leitão
Cumprimentos
Nuno Leitão


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

espero que o carlos ainda ande cá pelo forum... diga-me uma coisa...

atendendo ao nosso excelentemente moderado clima, qual é a real necessidade do isolamento termico pelo exterior?
Cumprimentos
Nuno Leitão


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Nuno Oliveira »

oinq Escreveu:espero que o carlos ainda ande cá pelo forum... diga-me uma coisa...

atendendo ao nosso excelentemente moderado clima, qual é a real necessidade do isolamento termico pelo exterior?

a necessidade de um bom comportamento térmico é total em qualquer clima.

o facto do nosso clima ser moderado significa que com uma boa solução construtiva aliada a um bom planeamento do edifício seguindo os princípios básicos da arq. solar passiva seja possível ter edifícios com necessidades muito reduzidas ou nulas de sistemas de climatização (depende da região em que se viva mas vale para grandes extensões actualmente habitadas).

o sistema de isolamento pelo exterior, ou etics, é apenas um dos muitos sistemas possíveis para atingir esse comportamento e é aquele que se adapta melhor ao tipo de construção mais convencional que é praticada em portugal, com estrutura de betão armado e paredes de alvenaria.

é uma solução eficaz e económica e pessoalmente não vejo que problemas possam ser levantados com a sua utilização.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Filho da Natureza »

não tinha conhecimento sobre este tipo de estrutura, estou sempre aprender neste fórum.
só há coisas que gostaria de entender,existindo este tipo de construção e vários materiais para um bom isolamento, porque é que ao ver novas construções por onde passo reparo que constroem as moradias e edifícios com base no cimento e tijolo. que diga eu, pois moro num prédio e já percebi que o único isolamento é o cimento. em dias de muito vento e frio tenho de me agasalhar e bem para não tremer. e claro, ouvir o que os vizinhos fazem é perfeitamente audível.


Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Mónica »

essa é muito fácil de responder é porque é mas barato construir só com tijolo.
claro que se pode construir com tijolo, e com isolamento, mas também é mais caro... provavelmente a um preço semelhante (ou ligeiramente mais barato) do que este tipo de construção (lsf)...
há montes de coisas melhores que existem, e nós continuamos a usar as antigas e piores... normalmente é sempre uma questão de dinheiro... as conversas que aqui se têm reflectem isso: as energias renováveis não têm ainda muita adesão, porque em muitas vertentes, são ainda mais caras que as soluções tradicionais... (com algumas excepções, como os sistemas solares termicos...)


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Nuno Oliveira »

a situação que descreve, antes lugar comum, é agora absolutamente impossível com a legislação em vigor.

apesar de estar a ser feito um trabalho importante em reabilitação, portugal ainda é um país onde se sofre de frio e de calor(até se morre por causas relacionadas). uma casa "saudável" é tão importante como os hábitos pessoais para a saúde pública.

se estiver ainda nesta situação ou conhecer alguém que esteja contacte (ou através do condomínio ou senhorio) uma empresa de reabilitação e veja que hipóteses e orçamentos existem. mais uma vez o etics é a solução mais provável.

o betão e o "cimento e tijolo" são soluções construtivas viáveis e com utilidade mas infelizmente absorvem uma parcela demasiado grande do mercado, deixando pouco espaço para que construtores e projectistas se familiarizem com outras soluções com maior economia de tempo e de projecto, como esta das estruturas em aço galvanizado, que permitem também comportamentos térmicos comprovados e maior previsibilidade e precisão do seu comportamento em geral.

acredito que existe cada vez maior abertura do público face a estas soluções que são comuns em muitos países mas ainda vistas com alguma desconfiança em portugal.

como a mónica, também a mim me apetece desabafar em relação ás renováveis e determinados tipos de construção sustentável: estou á espera dos led com a mesma luminosidade; dos fotovoltaicos a preço acessível com eficiência +20%;
dos moinhos eólicos para micro-geração mais eficientes; da legislação que apoia quem aposta em renováveis em pequena escala; de uma solução de sanita compostora que satisfaça; de baterias não poluentes e com grande capacidade (vai ser o invento mais importante do início do século xxi), etc, etc

mas estou optimista!

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por hmgp »

boa tarde.

eu sou proprietário de uma vivenda construída em lsf (lgf - light gauge steel em inglês).

estou muito contente com ela. moro em sintra (numa aldeia das redondezas a 5 minutos de carro do centro da vila), e como devem saber humidades é um problema daquela zona. na minha casa nem se tem noção de quando a noite foi húmida se não se abrir as janelas e ver o jardim todo molhado !

alguns pormenores da minha aposta:

- janelas de alumínio com corte térmico, duplas com caixa de ar do maior que existia na altura (penso ser de 6cm) com vidro térmico.
- aqs com bomba de calor e painel solar de apoio.
- totalidade de electrodomésticos eléctricos (não há gás lá em casa)
- lareira "à antiga" (aberta sem recuperador)

algumas considerações de quem já lá vive desde o verão de 2007:

- não tenho necessidade nenhuma de ac no verão! literalmente, fecho as portadas nas janelas que estão expostas ao sol na altura de maior calor e a temperatura na casa mantém-se pelos 23º / 24º.
- o ar dentro da casa é sempre de uma qualidade excelente, muito "respirável" e sem humidade excessiva ou "secura" excessiva. isto por experiência própria pois não tenho nenhum aparelho que me dê dados para comprovar. basta dizer que tanto eu como a minha mulher como a minha filha mais velha tínhamos muitas alergias e desde que para lá nos mudámos simplesmente foram-se! literalmente!
- agora no inverno ou acendo a lareira na sala e essa parte fica "climatizada" e ligo uns convectores simples no resto da casa (hall com 1000w de potência, e nos quartos 500w bastam) ou sem lareira ligo un convector com ventilador de 1500w e "et voilá". basta meter uns programadores e quando chego tenho a casa em temperatura amena até me deitar e quando me levanto de manhã. custo, novamente pouco cientifico mas por "olho" na factura da edp, cerca de +35€ quando faz mesmo muito frio.


quanto a uma pergunta sobre o soalho, eu na minha casa do primeiro para o segundo piso tenho cimento misturado com "leca" (não sei se é assim que se escreve...) logo não vejo a duvida nisto. tirando a estrutura, o resto é material igual a uma casa normal, depois de construída ninguém nota a diferença...

se eu puder ajudar em mais alguma coisa, basta perguntarem. como venho aqui ao fórum, mas normalmente é á parte de veículos eléctricos poderá ser melhor perguntarem também por pm ou alertarem-me por pm se tiverem urgência na resposta.

espero ter ajudado.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Filho da Natureza »

a dúvida é em relação a preços, sempre é mais caro que outro tipo de construções?


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Light Steel Framing - Estruturas em Aço Galvanizado

Mensagem por Oinq »

se colocares isolamento térmico pelo exterior ( etics ), dividires a casa com pladur e lã de rocha nas paredes e tectos falsos, tens em media, diferenças menores de 2 %. eu cheguei mesmo a ter orçamentos de alvenaria sem estas coisas, maiores em 20 ou 30 %. como em tudo, na construção civil há valores maiores e menores.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”