tratamento de piscinas - ionização ou electrólise do sal?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

tratamento de piscinas - ionização ou electrólise do sal?

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas,

como alternativa ao clássico sistema de filtragem à base do cloro qual o sistema que escolheriam?

o de ionização (do cobre e prata) parece-me um pouco mais caro que o da electrolise do sal e a célula também parece durar menos tempo.

pedem-se opiniões/comentários acerca das vantagens/desvantagens destes 2 sistemas de filtração de piscinas.

obrigado.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: tratamento de piscinas - ionização ou electrólise do sal?

Mensagem por RED BARON »

caro nunoneiva75, não sou a pessoa mais indicada para lhe aconselhar visto que não possuo piscina nem tenho experiência nesse tipo de equipamentos.
penso que esses aparelhos servem para desinfectar a agua e não para filtrar, corrijam-me se estou errado.
no caso dos clorinadores é gerado hipoclorito de sódio e algum cloro livre por electrolise do sal comum (cloreto de sódio) que é dissolvido na agua.


Autor do tópico
NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: tratamento de piscinas - ionização ou electrólise do sal?

Mensagem por NunoNeiva75 »

red baron Escreveu:caro nunoneiva75, não sou a pessoa mais indicada para lhe aconselhar visto que não possuo piscina nem tenho experiência nesse tipo de equipamentos.
penso que esses aparelhos servem para desinfectar a agua e não para filtrar
claro que sim. foi engano meu. obrigado pela rectificação.

mas entre as 2 opções qual escolheriam e porquê?
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: tratamento de piscinas - ionização ou electrólise do sal?

Mensagem por RED BARON »

caro nuno, no link que apresento a seguir tem informação que considero importante sobre o sistema de ionização.
está em inglês.
na minha opinião o sistema de ionização , para ser eficaz, obriga a que se disponha de equipamentos adequados para fazer a monitorização da concentração de iões e analizes da qualidade da agua, por estas razões acho que pode ficar um pouco dispendioso se for para piscinas particulares, tambem não é eficaz contra todos os microorganismos como lá diz.

parece que funciona bem se for complementado com outro sistema.


http://www.lenntech.com/water-disinfect ... zation.htm


Joanna Ribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda set 12, 2011 9:09 pm

Re: tratamento de piscinas - ionização ou electrólise do sal

Mensagem por Joanna Ribeiro »

Caro Nuno,
Antes de escolher o melhor tratamento para sua piscina é melhor pensar no custo benefício. Na minha opinião o melhor tratamento é por ionização. Antes de escolher o meu eu também pesquisei muito. A eletrólise do sal também produz cloro na água, o que não é nada agradável para nossa pele, cabelos e pulmão. O gosto e o cheiro da água também são muito fortes. Já com o tratamento por ionização não tem este problema. Sem contar que o sal é muito corrosivo para os equipamentos da piscina.
Espero ter te ajudado um pouco.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”