Quando me registei em 2018 anunciava a intenção de criar um tópico sobre fotovoltaico e o autoconsumo. Pois não aconteceu, mas também nada está consumado quanto ao tema.
Outro tema que já na época me despertava muito interesse e que sempre que posso tento acompanhar, é o dos veículos elétricos.
Pois bem, neste momento estou comprador de um VE, que chegará em breve, e começam a surgir as primeiras dúvidas.
1. O condomínio está a consultar o mercado com vista à instalação de um sistema para carregamento de VE’s. Mas como isso ainda poderá demorar 2 ou 3 meses, correndo tudo bem, necessito de uma solução provisória.
Não tendo eu nenhuma tomada na minha zona de estacionamento, pensei fazer uma “puxada” de uma outra tomada, desativando-a, e colocar na minha zona de estacionamento, montando antes um contador e um disjuntor para ativar e desativar a tomada e contabilizar o meu consumo.
Nesta fase, não havendo melhor, terei de me contentar com o carregador doméstico que vem com o VE que no caso é de 12A.
Da vossa experiência há algum inconveniente com esta solução/ utilização (usar principalmente o carregador de 12A)?
2. Outra questão para a qual agradeço a vossa preciosa ajuda é o que instalar na casa dos meus sogros, fora de Lisboa, onde vou regularmente. Então é assim:
i) Há uma forte probabilidade de poder vir a ter contratados os 6,90 kVA ou pelo menos os 5,75 kVA monofásicos;
ii) Para usufruir destas potências terei de ir para a montagem de uma tomada CEE de 32A;
iii) Pensei em comprar um EVSE, pela versatilidade de poder usar em qualquer lugar, podendo depois ajustar a potência de carga;
iv) Mas se o EVSE for de 6-32A será que fica difícil a sua utilização noutras circunstâncias, por exemplo quando em férias uma vez que tem uma ficha CEE de 32A?
v) É possível e fácil conseguir adaptadores para poder usar o mesmo EVSE de 32A, por exemplo na casa de um familiar, numa tomada schuko de 16A? Já vi à venda adaptadores de Schuko para CEE de 16A e o contrário, mas não são compatíveis com as CEE de 32A. Como costumam fazer?
Por fim, quais as marcas com qualidade de EVSE que recomendam? E empresas para comprar estes materiais?
Muito obrigado a todos e desculpem o texto longo.
Cumprimentos e saúde da boa.