hihihi, shame on me!serges Escreveu: bolas nuno antecipaste novamente!
ATENÇÂO :: Veículos Electricos Produzem Mais CO2 em Portugal
-
- Membro Silver
- Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm
Re: ATENÇÂO :: Veículos Electricos Produzem Mais CO2 em Portugal
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm
não estou a ser tendencioso, muito pelo contrário, estou a tentar ser o menos tendencioso possível para os 2 lados e a pensar tb no número de veículos por pessoa. sou contra a sustentabilidade cega. acabamos a fazer pior do que faziamos.
não interessa ter mais do que um veículo se o 2º veículo não tiver realmente um grande uso e vantagem. senão os custos em co2 na produção e resíduos no final de vida não vão compensar. a ultima coisa que queremos é familias com 4 veículos.
exemplo dos candeeiros:
a ideia de candeeiro solar é excelente, mas se o candeeiro apenas dura 6 meses, prefiro não fazer o lixo electrónico e poupar o co2 produzido para o construir, já para não pensar no custo do candeeiro (60 euros). dificilmente consigo convencer mais alguem a utilizar um candeeiro solar com estes exemplos. nem quero.
uma das grandes leis da sustentabilidade são os produtos de longa duração. acabar com o descartavel e consumo desnecessário. este candeeiro roça a lógica do candeeiro descartavel. e se o mesmo acontecer com uma scooter electrica é maior o problema que a vantagem. um produto sustentavel não é apenas baseado em tecnologias renovaveis, tem que garantir a longevidade.
prefiro sugerir o veículo de combustão menos poluente do mercado que um electrico, de marca nova, sem provas dadas de robustez e longevidade.
candeeiro: tentei substituir as pilhas, foi tb logo no que pensei mas não resolveu. mandei arranjar mas o problem disseram-me estar no painel. já não produz energia. bestial! pouco mais posso fazer que guarda-lo para peças para o outro candeeiro que tenho igual.
ps. seria optimo se conseguissemos chegar à poluição zero, e é a isso que devemos ambicionar, mas na realidade se conseguissemos fazer desaparecer os veículos grandes e de alta cilindrada de portugal e as pessoas usarem só quando necessitam estava o problema praticamente resolvido.
andam uns de scooter electrica e andam milhares com carros de 2000cc e motas de 1000cc... jipes... desportivos... vale tudo. mas nunca têm dinheiro para lampadas económicas nem paineis solares.
não interessa ter mais do que um veículo se o 2º veículo não tiver realmente um grande uso e vantagem. senão os custos em co2 na produção e resíduos no final de vida não vão compensar. a ultima coisa que queremos é familias com 4 veículos.
exemplo dos candeeiros:
a ideia de candeeiro solar é excelente, mas se o candeeiro apenas dura 6 meses, prefiro não fazer o lixo electrónico e poupar o co2 produzido para o construir, já para não pensar no custo do candeeiro (60 euros). dificilmente consigo convencer mais alguem a utilizar um candeeiro solar com estes exemplos. nem quero.
uma das grandes leis da sustentabilidade são os produtos de longa duração. acabar com o descartavel e consumo desnecessário. este candeeiro roça a lógica do candeeiro descartavel. e se o mesmo acontecer com uma scooter electrica é maior o problema que a vantagem. um produto sustentavel não é apenas baseado em tecnologias renovaveis, tem que garantir a longevidade.
prefiro sugerir o veículo de combustão menos poluente do mercado que um electrico, de marca nova, sem provas dadas de robustez e longevidade.
candeeiro: tentei substituir as pilhas, foi tb logo no que pensei mas não resolveu. mandei arranjar mas o problem disseram-me estar no painel. já não produz energia. bestial! pouco mais posso fazer que guarda-lo para peças para o outro candeeiro que tenho igual.
ps. seria optimo se conseguissemos chegar à poluição zero, e é a isso que devemos ambicionar, mas na realidade se conseguissemos fazer desaparecer os veículos grandes e de alta cilindrada de portugal e as pessoas usarem só quando necessitam estava o problema praticamente resolvido.
andam uns de scooter electrica e andam milhares com carros de 2000cc e motas de 1000cc... jipes... desportivos... vale tudo. mas nunca têm dinheiro para lampadas económicas nem paineis solares.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
eu (pelo menos) acusei o artigo de ser tendencioso. quanto a si, se o defende e não reconhece os erros que lhe foram apontados, fá-lo também ser. cabe-lhe a si decidir.brunojsn Escreveu:não estou a ser tendencioso, muito pelo contrário, estou a tentar ser o menos tendencioso possível para os 2 lados e a pensar tb no número de veículos por pessoa. sou contra a sustentabilidade cega. acabamos a fazer pior do que faziamos.
eu também gostava pois acho que ninguém sem intuitos coleccionistas quer ter tantos veículos a seu cargo. o problema é que a tecnologia está em transição e o melhor dos dois mundos ainda não foi concentrado. no entanto se não se incentivar o comércio para o lado certo, ele nunca irá para lá.brunojsn Escreveu:não interessa ter mais do que um veículo se o 2º veículo não tiver realmente um grande uso e vantagem. senão os custos em co2 na produção e resíduos no final de vida não vão compensar. a ultima coisa que queremos é familias com 4 veículos.
trata-se de um problema não da tecnologia mas da qualidade, como aliás já foi referido anteriormente, portanto é irrelevante a sua tentativa de comparação, embora o princípio seja correcto pois o habito que a nossa sociedade tem com o descartável é de todo lamentável.brunojsn Escreveu: exemplo dos candeeiros:
se todos pensassem como você não havia nem marcas nem tecnologias novas e estaríamos enterrados nos produtos conservadores que as grandes fábricas (tipo ge) nos impunham. por vezes é preciso arriscar, principalmente quando a direcção é a certa. ficar quieto à espera que os outros arrisquem por si é cómodo não espere ser admirado por isso.brunojsn Escreveu: prefiro sugerir o veículo de combustão menos poluente do mercado que um electrico, de marca nova, sem provas dadas de robustez e longevidade.
e como é que podemos ambicionar isso se a maior parte do pessoal for como você? ou seja, espera que os outros avancem e arrisquem por si… ah sim, e espero que não justifique o seu interesse e investimento nas novas tecnologias por ter comprado um candeeiro de 60 euros…brunojsn Escreveu: ps. seria optimo se conseguissemos chegar à poluição zero, e é a isso que devemos ambicionar, mas na realidade se conseguissemos fazer desaparecer os veículos grandes e de alta cilindrada de portugal e as pessoas usarem só quando necessitam estava o problema praticamente resolvido.
não seja tão pessimista… alguns desses até fazem esforços… até compram candeeiros de solares de 60 euros!brunojsn Escreveu: andam uns de scooter electrica e andam milhares com carros de 2000cc e motas de 1000cc... jipes... desportivos... vale tudo. mas nunca têm dinheiro para lampadas económicas nem paineis solares.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
portanto chegamos à conclusão que esses candeeiros não têm qualquer qualidade, acho que sim, deves desaconselhar qualquer pessoa a utilizar essa marca e modelo de candeeiro, sim porque realmente não valem nada, eu próprio tenho paineis solares que comprei a baixo preço já com alguns anos de utilização e estão em perfeito estado de funcionamento, os painéis solares duram décadas.brunojsn Escreveu:não estou a ser tendencioso, muito pelo contrário, estou a tentar ser o menos tendencioso possível para os 2 lados e a pensar tb no número de veículos por pessoa. sou contra a sustentabilidade cega. acabamos a fazer pior do que faziamos.
exemplo dos candeeiros:
nunca vamos conseguir a chegar à poluição zero, mas podemos reduzir em muito.
o último parágrafo é realmente o cerne da questão, temos de apostar na eficiência energética seja onde for, e isso só vai acontecer quando nos meterem a mão ao bolso, ou seja; a sociedade do "poluidor pagador" e não o que acontece agora que é basicamente o contrário, quem tenta adquirir equipamentos mais eficientes e de produção de energia limpa tem de desembolsar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
já acontece em alguns países..alemanha e grã-bretanha por exemplo..e não resulta..quem tem dinheiro paga sempre..só que o pagar não resolve o "pecado"..ou resolve ?..
confesso ter alguns remorsos por ter á disposição (aqui) tanta informação e ajuda possivel para ser praticamente auto-suficiente para locomoção e não poder aproveitar..tanto que eu e a minha mulher já pensamos em comprar uma vivenda para nos livrarmos de condominios retrógrados que acham que paineis solares no topo do prédio (que alguns utilizam para estender roupa) seria inestético..ainda contrapuz que até se poderiam colocar de forma elevada proporcionando assim alguma sombra (que seria muito conveniente para os dois apartamentos do ultimo andar..um é o meu..já que o que nos separa é apenas uma placa)..
eóquê ???!!! (eólica)..o engenheiro deve ser é doido..meter ventoinhas no topo do prédio..onde é que já se viu isso ?..
existem cabeças que nem a martelo pneumatico se lhes consegue enfiar uma ideia..vá lá que já consegui que estacionem os carros sem ocuparem quase metade do passeio..aqui estaciona-se perpendicularmente aos prédios (vim com um saco de compras com enlatados de fruta em calda e propositadamente não desviei o saco..foi um festival de tlim-tlim-tlim..farois..grelhas..para-choques..tudo a "ganir")..
mas isto com calma vai lá..até a humanidade se convencer que a terra é esferica..foi o que foi..mas isto vai ser mais facil..
abraços
[***************]
ou seja..equipara-se isso á bula né ?..jmal Escreveu:o último parágrafo é realmente o cerne da questão, temos de apostar na eficiência energética seja onde for, e isso só vai acontecer quando nos meterem a mão ao bolso, ou seja; a sociedade do "poluidor pagador" e não o que acontece agora que é basicamente o contrário, quem tenta adquirir equipamentos mais eficientes e de produção de energia limpa tem de desembolsar.
já acontece em alguns países..alemanha e grã-bretanha por exemplo..e não resulta..quem tem dinheiro paga sempre..só que o pagar não resolve o "pecado"..ou resolve ?..
confesso ter alguns remorsos por ter á disposição (aqui) tanta informação e ajuda possivel para ser praticamente auto-suficiente para locomoção e não poder aproveitar..tanto que eu e a minha mulher já pensamos em comprar uma vivenda para nos livrarmos de condominios retrógrados que acham que paineis solares no topo do prédio (que alguns utilizam para estender roupa) seria inestético..ainda contrapuz que até se poderiam colocar de forma elevada proporcionando assim alguma sombra (que seria muito conveniente para os dois apartamentos do ultimo andar..um é o meu..já que o que nos separa é apenas uma placa)..
eóquê ???!!! (eólica)..o engenheiro deve ser é doido..meter ventoinhas no topo do prédio..onde é que já se viu isso ?..
existem cabeças que nem a martelo pneumatico se lhes consegue enfiar uma ideia..vá lá que já consegui que estacionem os carros sem ocuparem quase metade do passeio..aqui estaciona-se perpendicularmente aos prédios (vim com um saco de compras com enlatados de fruta em calda e propositadamente não desviei o saco..foi um festival de tlim-tlim-tlim..farois..grelhas..para-choques..tudo a "ganir")..
mas isto com calma vai lá..até a humanidade se convencer que a terra é esferica..foi o que foi..mas isto vai ser mais facil..
abraços
[***************]
-
- Membro Platinium
resolve, basta ver o que acontece com as taxas de congestionamento em londres.[***************] Escreveu:vivam ...
ou seja..equipara-se isso á bula né ?..jmal Escreveu:o último parágrafo é realmente o cerne da questão, temos de apostar na eficiência energética seja onde for, e isso só vai acontecer quando nos meterem a mão ao bolso, ou seja; a sociedade do "poluidor pagador" e não o que acontece agora que é basicamente o contrário, quem tenta adquirir equipamentos mais eficientes e de produção de energia limpa tem de desembolsar.
abraços
[***************]
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
ora bem, por onde começar a comentar...brunojsn Escreveu:obrigado a todos pela participação em esclarecer o artigo do site www.energiasrenovaveis.pt.
isto de informações na net está mais que visto que valem o que valem.
mas façamos os acertos finais. gostei muito de lêr especialmente o nosso amigo easy no entanto sejamos rigorosos para os dois lados de modo a se perceber exactamente como podemos defender melhor o ambiente que é o objectivo de todos nós aqui.
quando se parte de premissas erradas o mais normal chegar a conclusões erradas.honda - cbf 125 - cbf 125m jc40se formos ver quanto gastam as scooters ci equivalentes, dificilmente encontramos alguma que gaste menos de 3 litros aos 100km.
força: 8.3 kw
consumo: 2.09 l/100km
http://www.spritmonitor.de/de/detailansicht/329958.html
esta mota saiu agora em 2009 se não estou em erro, e vem aprovada com o tal programa euro3 de emissões.
honda cbf 125 :: emissões: 49g/km contra as 19 gco2/km apresentadas pela bereco 5kw sengundo o nosso amigo.
mas a cbf 125 tem 8.3 kw de força e não apenas 5 kw, o que torna o veiculo mais seguro para circular em estradas de elevada velocidade como ic19 e outras.
uma electrica de 8.3 kw produziria 32 gco2/km. logo a relação entre uma moto de combustao actual não é de 3,5 vezes mais poluidora mas assim apenas 1.5. com a grande vantagem que a de combustao tem uma autonomia de 600 km e velocidade max de 110 km/h, sendo um veículo para qualquer ocasião.
no entanto, para quem faz percursos pequenos, em estradas de baixa velocidade, e não tem acesso a transportes públicos, concordo que as electricas parecem ser interessantes. isto se tiverem uma boa robustez e qualidade. que do que há mais para aí é equipamentos ditos ecológicos que nao duram "2 dias".
ps. comprei 2 candeeiros solares de 3.5 w no leroy merlin que me devem ter durado 8 meses cada um... para isso mais vale um candeeiro normal.
primeiro, a unidade si para força é o newton(n) no teu comentário falas várias vezes em força quando deverias estar a falar de potência cuja unidade si é o watt(w).
segundo, nunca falei em marcas de scooter no meu post por isso agradecia que para a próxima lesses com mais atenção e que não colocasses aí palavras que eu não escrevi. falei apenas em ciclomotores eléctricos com consumos de 5kwh aos 100km. este valor de 5kwh de energia consumida pelos ciclomotores eléctricos que referi é na verdade um valor por excesso. foi calculado com base no que os utilizadores do fórum possuidores destes veículos reportaram em condições de trânsito reais. também podia vir para cá com os valores anunciados pelas marcas que também nas eléctricas pecam por defeito.
por exemplo aqui:http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 33&p=57881 podes ver que o serges com 32,09kwh fez 780km o que dá uma média de 4,11kwh por cada 100km
ou aqui:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=10524 o o_volt faz com 17.9kwh uns modestos 368km o que perfaz 4.86kwh aos 100km
aqui temos os consumos de um motociclo eléctrico:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=10603 470kwh para 5100km. 9.22kwh aos 100km
terceiro, a questão da eficiência. um motor a gasolina tem uma eficiência a rondar os 20%, quer isto dizer que se a mota que referes tem uma potência de 8.3kw, provavelmente apenas 20% desta potência servirá para movimentar o veículo, o restante é dissipado principalmente em forma de grandes quantidades de calor e ruído. é por isto que há quem diga e a meu ver com razão que os veículos ci são grandes aquecedores e subwoofers com o efeito secundário que é a locomoção.
as scooter eléctricas não sofrem tanto com este problema, mesmo contando com perdas no carregador, baterias e motor conseguem ter uma grande eficiência. penso que ronda os 69% segundo o documento da wwf que citei num dos posts anteriores. é portanto simples de concluir que se tivermos uma scooter eléctrica com um motor capaz de debitar uma potência dos tais 5kw com uma eficiência de 69% temos uma potência útil de 3.45kw enquanto que no motor a gasolina apenas chegamos a uns míseros 1.66kw de potência útil (20% de 8.3kw).
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
eh soh mais um a mostrar o obvio...andre nunes Escreveu:um novo estudo da universidade de berkeley
http://cet.berkeley.edu/dl/cet_technica ... onomic.pdf
ainda assim, ha gente que escreve artigos a dizer que os electricos nao sao soluçao e que poluem o mesmo e mais nao sei o que... enfim.
toca a acordar!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm
eu comprei uns no lidl e sim dos 5 que comprei, um deu problemas ao fim de uns tempos, mas tinha a factura e fui levar o mesmo onde comprei tem de dar 2 anos de garantia e eles como já não os arranjavam, devolveram-me o dinheiro, os outros 4 continuam a servir os propósitos para o que os comprei.brunojsn Escreveu: exemplo dos candeeiros:
todo o equipamento tem garantia, convém ter é os talões de compra para reclamar.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Re: ATENÇÂO :: Veículos Electricos Produzem Mais CO2 em Port
desculpem o desenterro de tópico, mas como ainda encontro ppl a dizer que os ve's são mais poluentes aqui ficam alguns dados.
para refinar um galão(3.78litros) de gasolina são necessário 2.73 kwh da mesma electricidade, com os mesmos poluentes, que se utiliza nos ve's.
para extrair esse galão de gasolina são útilizados 9.66 kwh.
que dá um total de 12.39 kwh
com esses 12.39 kwh faço na minha scooter eléctrica 400km e nesta altura ainda a gasolina não chegou ao carro de ci pois a estes valores ainda se tem que somar os poluentes do transporte e finalmente os poluentes do consumo dessa gasolina...
não sei onde a nissan foi buscar estes valores, mas dizem que para refinar um galão de gasolina são necessários 7.5kwh. os mesmos que o leaf utiliza para percorrer 30milhas (quase 50km) podem confirmar os valores aqui
[[]]
para refinar um galão(3.78litros) de gasolina são necessário 2.73 kwh da mesma electricidade, com os mesmos poluentes, que se utiliza nos ve's.
com esses 12.39 kwh faço na minha scooter eléctrica 400km e nesta altura ainda a gasolina não chegou ao carro de ci pois a estes valores ainda se tem que somar os poluentes do transporte e finalmente os poluentes do consumo dessa gasolina...
não sei onde a nissan foi buscar estes valores, mas dizem que para refinar um galão de gasolina são necessários 7.5kwh. os mesmos que o leaf utiliza para percorrer 30milhas (quase 50km) podem confirmar os valores aqui
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Membro Platinium
ainda são valores piores do que pensava...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
mix Escreveu:desculpem o desenterro de tópico, mas como ainda encontro ppl a dizer que os ve's são mais poluentes aqui ficam alguns dados.
[[]]
obrigadão! sempre procuro estes dados em conversas que tenho com outras pessoas que se põe com esse argumento da poluição da produção da electricidade...
isto mais a factura da edp que me diz quanta percentagem de poluentes tem a minha electricidade, já calo imensas bocas
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
a minha melhor factura da edp de este ano!
se fizermos as contas ultrapassamos os 70% de poluição zero.
- Anexos
-
- Origem de electricidade.jpg (74.66 KiB) Visto 4254 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
muito bom mix, andava à procura dessa informação, quer dizer que os a gasolina ainda gastam mais electricidade que os eléctricos.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
exactamente. essa é uma óptima conclusão e uma boa frase para ter em mente quando surge a duvida de qual o veiculo mais poluente.jmal Escreveu:muito bom mix, andava à procura dessa informação, quer dizer que os a gasolina ainda gastam mais electricidade que os eléctricos.
o teu carro a gasolina gasta mais electricidade que o meu carro eléctrico!
ps:e com o passar do tempo vai sendo pior pois a extracção de petróleo é cada vez mais difícil, logo gasta mais energia.
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Membro Silver
eheh ganhei-te tive 80%serges Escreveu:a minha melhor factura da edp de este ano!
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
no próximo mês, eu e quem morar na minha rua, devemos ter uma factura a bater os vossos valores! .
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
- Membro Platinium
corrijam-me se estiver errado mas essas aproximações são regionais/nacionais e não independentes para o consumo de cada um. o que eles sabem é que determinada casa consumiu em determinado período x kw no vazio e y kw no fora do vazio. depois com base nas estatísticas gerais, fazem uma aproximação. na realidade que carrega a mota no período do vazio, tem grandes probabilidades de praticamene só usar energia provinda da fontes não poluentes.volt Escreveu:no próximo mês, eu e quem morar na minha rua, devemos ter uma factura a bater os vossos valores! .
-
- Membro Silver
- Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm
viva,
a energia nuclear tambem aumentou 3,8 para 4,7????
a energia nuclear tambem aumentou 3,8 para 4,7????