Aumentar autonomia da Vectrix
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Re: Aumentar autonomia da Vectrix
caríssimo
antes de mais deixa-me dizer-te que se comprares uma vectrix, não te deverás arrepender. não a esperes perfeita porque não o é mas é definitivamente a melhor scooter (maxi) eléctrica de produção em todo o mundo e dá-te um gozo tremendo se apreciares uma ou mais das 3 coisas: ecologia; poupança e qualidade.
quanto às tuas dúvidas e angústias mercantis, tens toda a razão... é tudo um horror e o projecto dela visa ganhar dinheiro também. o ideal seria o hardware ser aberto (open source) a modificações mas poucos se atreveram a fazê-lo. na realidade o mais bem sucedido, o muito simpático mik, um "ganda cromo" australiano que merece todo o meu respeito, iniciou o projecto vectux e começou a abrir e estudar a mota ao mesmo tempo que partilhava o seu conhecimento num fórum. como consequência perdeu a garantia pois não há bocadinho que ele não tenha mexido. encontrou porém problemas em perceber a electrónica mais profunda e algumas modificações que operou não ficaram a 100%. actualmente há indícios de que algumas descobertas e recomendações dele estão a ser seguidas pela própria vectrix.
quanto à autonomia, esquece esse paradigma. os estudos feitos revelam que a mudança das baterias para lítio melhorariam a autonomia em cerca de 10%. as pessoas esquecem-se que embora tenham metade do peso das nimh, têm o mesmo volume e portanto apenas se assistiria a uma redução de 45kg no peso da mota assim como uma melhor assimilação da energia da travagem regenerativa. portanto não é por tão pouco que nos devamos preocupar. é verdade que o lítio não tem efeito de memória (que é evitável com uma utilização correcta das nimh) mas aumenta por outro lado o perigo em caso de violação das baterias num acidente. todos têm pensado na maravilha técnica e nem pensam duas vezes mas esquecem-se da segurança. assim sendo acho que a vectrix deverá evoluir no futuro mas para baterias muito mais evoluídas que as usuais de lítio, como as a123 por exemplo, que podem carregar muito rápido caso lhes dêem os amperes que elas pedem. tenho também a convicção de que a vectrix não é mota para "mexer" devido à sua electrónica complexa. a garantia voaria de imediato e ganharias uma série de dores de cabeça que até os muito entendidos têm dificuldades em resolver.
resumindo, vai em frente, o volt e eu cá estaremos para te esclarecer em termos práticos sobre algumas dúvidas que te possam surgir.
abraço.
antes de mais deixa-me dizer-te que se comprares uma vectrix, não te deverás arrepender. não a esperes perfeita porque não o é mas é definitivamente a melhor scooter (maxi) eléctrica de produção em todo o mundo e dá-te um gozo tremendo se apreciares uma ou mais das 3 coisas: ecologia; poupança e qualidade.
quanto às tuas dúvidas e angústias mercantis, tens toda a razão... é tudo um horror e o projecto dela visa ganhar dinheiro também. o ideal seria o hardware ser aberto (open source) a modificações mas poucos se atreveram a fazê-lo. na realidade o mais bem sucedido, o muito simpático mik, um "ganda cromo" australiano que merece todo o meu respeito, iniciou o projecto vectux e começou a abrir e estudar a mota ao mesmo tempo que partilhava o seu conhecimento num fórum. como consequência perdeu a garantia pois não há bocadinho que ele não tenha mexido. encontrou porém problemas em perceber a electrónica mais profunda e algumas modificações que operou não ficaram a 100%. actualmente há indícios de que algumas descobertas e recomendações dele estão a ser seguidas pela própria vectrix.
quanto à autonomia, esquece esse paradigma. os estudos feitos revelam que a mudança das baterias para lítio melhorariam a autonomia em cerca de 10%. as pessoas esquecem-se que embora tenham metade do peso das nimh, têm o mesmo volume e portanto apenas se assistiria a uma redução de 45kg no peso da mota assim como uma melhor assimilação da energia da travagem regenerativa. portanto não é por tão pouco que nos devamos preocupar. é verdade que o lítio não tem efeito de memória (que é evitável com uma utilização correcta das nimh) mas aumenta por outro lado o perigo em caso de violação das baterias num acidente. todos têm pensado na maravilha técnica e nem pensam duas vezes mas esquecem-se da segurança. assim sendo acho que a vectrix deverá evoluir no futuro mas para baterias muito mais evoluídas que as usuais de lítio, como as a123 por exemplo, que podem carregar muito rápido caso lhes dêem os amperes que elas pedem. tenho também a convicção de que a vectrix não é mota para "mexer" devido à sua electrónica complexa. a garantia voaria de imediato e ganharias uma série de dores de cabeça que até os muito entendidos têm dificuldades em resolver.
resumindo, vai em frente, o volt e eu cá estaremos para te esclarecer em termos práticos sobre algumas dúvidas que te possam surgir.
abraço.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
viva.
o jmap jah disse praticamente tudo. a autonomia... o projecto do mik... enfim. jah estah ai tudo.
as baterias da vectrix têm 125 (volts) * (vezes) 30 (amperes hora) = (igual a) 3750 watts (ou 3,75 kwh).
a vectrix consegue abastecer meia bateria em mais ou menos uma hora. consegues tambem ter 80% da bateria carregada em duas horas e meia.
se quiseres, podes consultar o meu diario de bordo ou o diario de bordo do jmap, onde encontras muitas respostas a essas questoes que colocas.
bem-vindo.
o jmap jah disse praticamente tudo. a autonomia... o projecto do mik... enfim. jah estah ai tudo.
as baterias da vectrix têm 125 (volts) * (vezes) 30 (amperes hora) = (igual a) 3750 watts (ou 3,75 kwh).
a vectrix consegue abastecer meia bateria em mais ou menos uma hora. consegues tambem ter 80% da bateria carregada em duas horas e meia.
se quiseres, podes consultar o meu diario de bordo ou o diario de bordo do jmap, onde encontras muitas respostas a essas questoes que colocas.
bem-vindo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
jah agora...
locais onde jah abasteci:
- em casa (duh! );
- na garagem do trabalho;
- em oficinas (ateh aqui tudo normal );
- em cafes;
- em restaurantes;
- em bombas de gasolina (yeah! teve direito a foto e tudo.);
- em quiosques;
- num casamento;
- em parques de estacionamento;
- centros comerciais.
terras onde jah fui com a zev:
- lisboa;
- quinta do conde;
- alverca;
- barreiro;
- sesimbra;
- almada;
- oeiras;
- etc.
e conheço um tipo que jah foi a faro na dele...
locais onde jah abasteci:
- em casa (duh! );
- na garagem do trabalho;
- em oficinas (ateh aqui tudo normal );
- em cafes;
- em restaurantes;
- em bombas de gasolina (yeah! teve direito a foto e tudo.);
- em quiosques;
- num casamento;
- em parques de estacionamento;
- centros comerciais.
terras onde jah fui com a zev:
- lisboa;
- quinta do conde;
- alverca;
- barreiro;
- sesimbra;
- almada;
- oeiras;
- etc.
e conheço um tipo que jah foi a faro na dele...
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
jah soh the faltah largar os hh, pah !
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
njay Escreveu:jah soh the faltah largar os hh, pah !
deixa lá o hôme...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta out 08, 2008 9:59 pm
obrigado amigos, vocês são fantásticos!..
certamente espero que não demorem nem anos (no plural) a "libertarem" as baterias e podermos ter ve's decentes (como qqr miserável ci). com um bocad(ão)inho de boa fé poderemos facilmente ter isso em poucos meses, já na rua. "it's up to the gods now!"
o grande problema de toda esta tecnologia é "não haver" desenvolvimento. se esta área já tivesse sido sériamente olhada pelos gigantes (os japoneses vão revolucionar tudo qdo começarem a comercializar..), já tinhamos técnologia fiavel e mais que satisfatória. como o desenvolvimento continua a conta-gotas.. ..nunca mais lá chegamos!..
eu vou comprar a minha vectrix na mesma! faltam apenas uns dias para q tb eu tenha uma, com sorte o mercado das baterias libertár-se-á e depois "os projectos" vectrux farão grande diferença. até a propria marca passará por querer manter-se na corrida! por agora compreendo que seria um tiro no escuro, e demasiado arriscado pôr-me a mexer nela. o tempo trará melhores dias aos nossos anseios!
certamente espero que não demorem nem anos (no plural) a "libertarem" as baterias e podermos ter ve's decentes (como qqr miserável ci). com um bocad(ão)inho de boa fé poderemos facilmente ter isso em poucos meses, já na rua. "it's up to the gods now!"
o grande problema de toda esta tecnologia é "não haver" desenvolvimento. se esta área já tivesse sido sériamente olhada pelos gigantes (os japoneses vão revolucionar tudo qdo começarem a comercializar..), já tinhamos técnologia fiavel e mais que satisfatória. como o desenvolvimento continua a conta-gotas.. ..nunca mais lá chegamos!..
eu vou comprar a minha vectrix na mesma! faltam apenas uns dias para q tb eu tenha uma, com sorte o mercado das baterias libertár-se-á e depois "os projectos" vectrux farão grande diferença. até a propria marca passará por querer manter-se na corrida! por agora compreendo que seria um tiro no escuro, e demasiado arriscado pôr-me a mexer nela. o tempo trará melhores dias aos nossos anseios!
Veritas filia temporis, non auctoritatis.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
penso que a tecnologia tá liberta, a vectrix é um exemplo disso, utiliza a melhor tecnologia que está ao alcance, boa escolha. mesmo assim considero que já existem baterias melhores que a da vectrix, no entanto são mais caras e a fiabilidade delas estão agora mesmo a serem postas à prova, dai os fabricantes escolherem as que já obteram fiabilidade.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
quem investe pretende ganhar dinheiro e meus amigos não esperem outra atitude de 99,9% dos investidores. vão passar muitos anos até o uso de baterias diversas ser contemplado na genese de uma mota de qualidade. penso que há um estreito paralelo com o software livre, reparem como o caminho percorrido é timido e lento.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Platinium
já agora vais comprar a que stand? só existem 2 por aqui, um na estefânia e outro em algés. eu (o primeiro) e o volt (o segundo) conhecemo-los bem...kappa Escreveu:obrigado amigos, vocês são fantásticos!..
-
- Membro Platinium
oh kappa... ainda cah andas? sempre foste as compras?
-
- Membro
- Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm
a titulo de curiosidade deixo aqui alguns preços de baterias para veículos verdes...
http://www.ev-battery.com/prices.html
http://www.progressiverc.com/lifepo4.html
cumprimentos,
to69
cumprimentos,
to69
-
- Membro Platinium
to69 Escreveu:a titulo de curiosidade deixo aqui alguns preços de baterias para veículos verdes...
cumprimentos,
to69
as baterias do ev-battery são da a123systems, estão a vende-las bem caras, a cerca de 5 vezes mais do preço que se vende por cá. no segundo site já está +- o preço de cá.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
jah o encontrei noutro forum. comprou uma vectrix usada.volt Escreveu:oh kappa... ainda cah andas? sempre foste as compras?
-
- Membro Platinium
por acaso fizes-te o que devias ter feito ?volt Escreveu:jah o encontrei noutro forum. comprou uma vectrix usada.volt Escreveu:oh kappa... ainda cah andas? sempre foste as compras?
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
dar-lhe na cabeça por nunca mais cah ter aparecido?jmal Escreveu: por acaso fizes-te o que devias ter feito ?
-
- Membro Platinium
nem mais....volt Escreveu:dar-lhe na cabeça por nunca mais cah ter aparecido?jmal Escreveu: por acaso fizes-te o que devias ter feito ?
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
e agora quer vende-la:volt Escreveu:jah o encontrei noutro forum. comprou uma vectrix usada.volt Escreveu:oh kappa... ainda cah andas? sempre foste as compras?
http://classificados.autohoje.com/detai ... teid=53497
-
- Membro Platinium
isto faz-me pensar que para comprar uma eléctrica usada, há que saber muito bem o que se compra pois basta as baterias estarem um bocado "maradas" para ela não valer o que pede.volt Escreveu:e agora quer vende-la:volt Escreveu:jah o encontrei noutro forum. comprou uma vectrix usada.volt Escreveu:oh kappa... ainda cah andas? sempre foste as compras?
http://classificados.autohoje.com/detai ... teid=53497
-
- Membro Platinium
ele quer vender porque eh o seu unico meio de transporte e precisa de fazer mais kms do que os que ela tem de autonomia, julgo eu... as baterias devem estar boas e ainda com os restantes 3 anos e meio de garantia...jmap Escreveu: isto faz-me pensar que para comprar uma eléctrica usada, há que saber muito bem o que se compra pois basta as baterias estarem um bocado "maradas" para ela não valer o que pede.