Noticias de Eléctricos!

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t3lmo
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por t3lmo »

Em suma, Zoe i a começar nos 30.000€ com bateria.
Para que valores baixará o aluger por cá?
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zeuz
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por zeuz »

t3lmo Escreveu:Em suma, Zoe i a começar nos 30.000€ com bateria.
Para que valores baixará o aluger por cá?
Pensei o mesmo e tentei fazer contas...

Sabendo que cá o aluguer mínimo é 79€ e lá era 45£ (~56€), então cá vai baixar para 79€ - 20£ (~24€) = 55€ ? ::roll::


De qualquer maneira, entre 30.000€ por um i Zoe ou um Leaf, prefiro o Leaf porque é da gama acima. Mas se o vendessem ao preço do e-up!, preferia o Zoe!
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BE-COOL
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

No forococheselectricos fazem uma estimativa:
La rebaja de 50 euros a 31 supone una reducción del 38%. Si aplicamos esta rebaja el resto de tramos de alquiler, la cosa quedaría más o menos así. Esto significa que aplicando una simple regla de tres:

El contrato de 12.500 kms y 79 euros, pasaría a ser de 48 euros

El contrato de 15.000 kms y 86 euros, pasaría a ser de 53 euros

El contrato de 17.500 kms y 94 euros, pasaría a ser de 58 euros…y así consecutivamente con el resto.

Código: Selecionar todos

http://forococheselectricos.com/2014/11/renault-zoe-con-bateria-incluida.html

A bateria no Zoe i terá garantia de 70% de capacidade aos 100.000km, o Kangoo i terá garantia de 66% por usar uma bateria mais frágil que não é LG, mas sim AESC igual ao Nissan Leaf.

Código: Selecionar todos

http://myrenaultzoe.com/index.php/2014/11/even-more-flexible-ev-ownership-packages-from-renault/
Acho que podemos prever uma descida entre 20€ e 30€ no aluguer mensal. Com a revisão do aluguer o preço por 100km já compensará em relação a um Clio a gasóleo.
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Autor do tópico
serges
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por serges »

Será que ja nao merece importar...
Pois os preços dos zoe usados em França com mensalidade rondam os 10k€...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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BE-COOL
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Aqui fica a resposta oficial sobre a possibilidade de compra da bateria a quem já a aluga:

Imagem

Quem não quiser pagar o aluguer terá que comprar o carro da gama "i".


Quanto ao preço em outros países em euros eu aponto para o preço actual mais 5.900€ da bateria como já acontece com o Nissan Leaf.

No Reino Unido o preço dos carros eléctricos está artificialmente inflacionado por causa do incentivo governamental que é de 25% no máximo de £5,000. Ou seja, o carro terá que custar £20,000 para receber o incentivo máximo.

Código: Selecionar todos

https://www.gov.uk/plug-in-car-van-grants/overview
A Renault UK confirmou ter posto o preço para o Zoe i em £18,443 de modo a ser mais barato que o Volkswagen e-Up, que considera ser o seu concorrente directo, que custa £19,270. Preços que incluem o desconto de £5,000.

Cá em Portugal o Volkswagen e-Up custa 25.700€, o Zoe mais barato sem bateria custa 21.275,60€ com mais 5.900€ ficaria em 27175,60€.

A grande vantagem da Renault é usar baterias LG que são provavelmente das mais fiáveis e baratas do mercado. A própria Nissan já considera deixar as baterias AESC pela LG.


O problema é que a Renault adapta-se muito lentamente. Foi preciso muita insistência de membros de vários fóruns do Reino Unido (principalmente do SpeakEV.com) para a Renault UK aceitar vender os carros com bateria incluída. Por isso quem estiver interessado nessa possibilidade, pode acelerar o processo contactando a Renault em Portugal. Eles parecem não ouvir mas ouvem, quando é o dinheiro (clientes) a falar.

---

Imagem

Um aparte, a GM que usa baterias LG no seu Chevrolet Volt, já confirmou que a segunda geração que vai ser lançada no próximo ano terá uma autonomia em modo eléctrico maior, conseguida com um aumento de 20% da densidade energética nas células de lítio LG. Este salto na densidade energética, não é único, pois a bateria do Volt foi lançada com 16KWh, passou para 16,5KWh em 2013 e agora em 2014 já vai em 17,1KWh.

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/next-gen-2016-chevy-volt-official-voltec-details-released/
A bateria do Zoe também deverá ter melhorias em breve.
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zeuz
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu:Será que ja nao merece importar...
Pois os preços dos zoe usados em França com mensalidade rondam os 10k€...
Antes pelo contrário!

Supondo que consegues por em PT um Zoe por -12.000€ e que o novo aluguer fique em ~50€... seria uma excelente escolha para segundo carro!

Dou-te o meu exemplo, que deverá assemelhar-se a muitas outras pessoas. A minha mulher gasta cerca de 60€/mês no carro a gasolina dela, para ir para o emprego e dar as voltas dela. Anualmente faz menos que os 12.500km, pelo que bastava o aluguer mais barato e assim o custo mensal ficaria igual. Com preços +20.000€ não se justifica a compra de um, mas com preços -12.000€, semelhante ao que pagaria por um Clio a gasolina, semi-novo, a conversa já é outra! :)
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BE-COOL
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Esqueci-me de referir que no Reino Unido está em vigor até ao final deste ano um desconto de £3.250 dado pela Renault à compra do Zoe. São cerca de 4.081€

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http://offers.renault.co.uk/cars/zoe/cash

Na modalidade de leasing a Renault dá um desconto de £5.000, cerca de 6.280€:

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http://offers.renault.co.uk/cars/zoe
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tiago_eco
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por tiago_eco »

Cientistas de Singapura desenvolveram novas baterias de iões de lítio que podem carregar até 70% em apenas dois minutos. Mas a grande novidade está na longevidade.

De acordo com a Universidade Nanyang de Tecnologia, estas baterias podem durar duas décadas (a bateria, não a carga, note-se).

O avanço, explica o site tecnológico Engadget, está na utilização de nanotubos de dióxido de titânio no polo negativo, em vez de grafite. Este material acelera as reacções químicas da bateria e permite até 10.000 ciclos de carregamento em vez dos habituais 500.

Esta inovação poderá ter enormes impactos não só na electrónica de consumo (laptops, smartphones, câmaras), como também na indústria dos automóveis eléctricos, que continua ‘acorrentada’ pelas limitações das actuais baterias.

De acordo com o Engadget, ainda não há previsões sobre a chegada destas novas baterias ao mercado. Mas a boa notícia é que o seu processo de fabrico é potencialmente simples e barato, pelo que o avanço tecnológico deverá estar disponível para todos a médio prazo.
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

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visitante1
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

Até esses e outros produtos de elevada qualidade saírem para o mercado muito refugo se vai vender... os agentes envolvidos tem que se financiar!!!
é a lei do mercado.
VE Nissan Leaf MKII
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Celestino
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por Celestino »

Celestino Escreveu:
sergiomms Escreveu:
BE-COOL Escreveu:Uma boa notícia para quem tem Nissan Leaf :)

A Nissan finalmente divulgou quanto custa substituir uma bateria completa.

Quem quiser uma bateria nova de 2015 (mais resistente ao calor) tem de dar 5.500$ mais a velha bateria em troca para reciclagem, que a Nissan avalia em 1.000$. Resumindo, a Nissan avalia a nova bateria de 2015 em 6.500$.

Quem já leu o que tenho vindo a escrever aqui no fórum sabe a minha opinião sobre o preço das baterias, pois acho que são muito mais baratas do que os fabricantes querem fazer pensar, e usam isso como desculpa para manter os carros eléctricos a preços elevados de modo a não competirem com os carros a combustão.

Acho que o preço real da bateria sai à Nissan à volta dos 4.000$, mas tendo em conta a margem de lucro, acho que 6.500$ é um preço justo para quem compra. Foi um erro a Nissan não divulgar logo no inicio quanto custava a bateria, isso assustou potenciais clientes. Agora é mais fácil calcular futuros encargos e decidir.


Considerando que cá em Portugal a diferença entre comprar o Leaf com ou sem bateria é de 5.900€ acredito que o preço para trocar por uma bateria nova de 2015 mais resistente ao calor rondará os 5.000€, resta saber em quando é que a Nissan avaliará a bateria velha dada em troca.


Fontes:

Código: Selecionar todos

http://green.autoblog.com/2014/06/27/nissan-leaf-replacement-battery-costs-5500/

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/breaking-nissan-prices-leaf-battery-replacement-5499-new-packs-heat-durable/
BE-COOL, o pai natal aparece todos os anos nos jornais e em vários sites de reconhecida credebilidade internacional, também acreditas?
Experimenta comprar directamente a um fabricante 24kwh de baterias desta tecnologia e eficiencia.

Aproveito para dizer a quem quiser trocar a bateria "velha" do LEAF eu ofereço mais 2000€ que a nissan! Ou seja, ofereço 3000€ por um pack de baterias usado de um LEAF!
interessados enviem pm.

Eles não divulgam o preço da bateria, dizem que na troca do pack antigo por um novo o cliente terá de pagar $4.500.
Ou seja, o cliente estará a pagar $4500 pelo desgaste efectuado ao pack antigo, livrando a nissan da garantia :)
Pelo menos é isto que eu entendo.

Um preço destas baterias custa à vontade, mas à vontade mais de $400/kwh, sendo que, x 24kwhs = 9600.... +-$10000 (e há 2 anos custavam o dobro).
Não acredito nisso sergiomms. Ou melhor, não quero acreditar.
Estou com o BE-COOL.
Aliás, a garantia do Nissan Leaf é claríssima. Não há forma da Nissan se livrar dela.
Ela abrange 100% da potência (80Kwh) e 70% da capacidade (46Ah) em 5 anos ou 100.000Km.
Ou a bateria cumpre estes requisitos ou eles têm que os repor.
Não há aqui tentativa nenhuma da Nissan se livrar de qualquer garantia fazendo o cliente pagar ainda por cima.
Não tem forma de o fazer simplesmente.
E depois dos 5 anos ou 100.000Km a Nissan já não tem que se livrar de nada...
Para quem tinha dúvidas, chegou a confirmação (afinal mais barata até):
https://transportevolved.com/2014/12/07 ... %27d+Think
sem nome.png
sem nome.png (351.6 KiB) Visto 8955 vezes
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Na primavera de 2015 os VEs Renault Zoe e Kangoo ZE terão novo motor.

Imagem

Apesar de manter a mesma potência de 65KW do motor anterior, este será mais leve, pequeno e mais eficiente. Isto permitirá um ligeiro aumento na autonomia. O tempo de carregamento também será reduzido e é resultado em melhorias no famoso carregador camaleão da Renault, que é actualmente muito ineficiente em cargas lentas.

O aumento de autonomia esperado entre 8% e 10% significa passar de 210km para 227km/231km no ciclo optimista NEDC.


Imagem


Este avanço é resultado da colaboração com a Nissan, que começará a partilhar componentes desde motores, controladores a inversores e já se fala em a Nissan passar a ter baterias LG, que já são usadas nos Zoe. Esta partilha de componentes permitirá através da sua sinergia um maior avanço tecnológico e redução de custos.



Fontes:

Código: Selecionar todos

https://ph.news.yahoo.com/renaults-electric-cars-little-further-170329989.html

Código: Selecionar todos

http://es.autoblog.com/2014/12/11/el-renault-zoe-recibira-mejoras-en-breve-227-km-de-autonomia

Código: Selecionar todos

https://speakev.com/threads/renault-reveals-new-air-cooled-compact-ev-motor.5403/

Código: Selecionar todos

http://www.media.renault.com/download/media/specialfile/64178_1_5.aspx

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http://foroev.com/index.php?topic=2206.0
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

A primavera de 2015 trará o renovado Renault Zoe com o novo motor, mais compacto, leve e eficiente.

O motor deixará de ser fabricado pela Continental e passará a ser construído directamente pela Renault, o que significa um menor custo e maior capacidade de produção.

Este novo motor será também usado na Kangoo ZE e por ser mais pequeno é ideal para o futuro Twingo ZE.

Nos últimos dias tem sido discutido em fóruns franceses e alemães o rumor de que a Renault com o novo motor deixará de permitir carregamentos AC a 43KW, passando o máximo a ser de 22KW.

Há quem diga que isto será um passo atrás, pois 1 hora de carregamento é demasiado em viagens longas, por outro lado os postos de carregamento de 43KW são raros e meia hora de diferença não é muito. A vantagem é que o motor por ser mais eficiente proporcionará um tempo de carregamento mais baixo a menores potências.

Com este rumor surge outro que diz que a Renault para carregamentos mais elevados que 22KW irá usar o CCS (Combined Charging System) que é o formato de carregamentos rápidos adoptado pela Comissão Europeia.


Normalmente tanto as empresas como os governos lançam rumores para haver uma discussão pública antes de tomarem as decisões.

O que acham? Para mim a opção ideal era dotar todos os carros eléctricos de carregamento trifásico a 22KW (facilmente encontrado) e para carregamentos rápidos usar corrente contínua, através do formato CCS e/ou do formato usado pela Tesla na Europa, o tipo 2 (mennekes). Porque a tomada mennekes já permite CA e CC nas suas especificações, mas só a Tesla usa CA e CC na mesma tomada.


Antigo motor:

Imagem


Novo motor:

Imagem


A renovada frota de eléctricos Renault de 2015 para além de novos motores, também terá baterias LG com maior densidade energética.

Estas novidades serão mostradas ao público na exposição automóvel de Geneva a realizar entre 5-15 de Março de 2015.




Fontes:

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https://transportevolved.com/2014/12/16/renault-zoe-lose-43-kw-rapid-charging-preference-improved-home-charging/

Código: Selecionar todos

http://renault-zoe.forumpro.fr/t5202-nouveau-moteur-pour-la-zoe

Código: Selecionar todos

http://www.goingelectric.de/forum/renault-zoe-allgemeines/neuer-motor-fuer-renault-zoe-t8173-40.html

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https://speakev.com/threads/is-this-the-end-for-the-zoe.5486/
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por t3lmo »

Por mim, mennekes com tipo 2 seria o ideal a adoptar em todos os modelos.
Uma única ficha e o veículo e carregador dialogam entre si para usar o melhor método de carga suportado.
Veículos com ficha tipo 1 e ficha chademo (como o meu e os Leafs por exemplo) é algo limitativo, obtuso... e em declínio.
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Também acho uma estupidez para não aproveitarmos as fichas tipo 2, para todos os carregamentos, sejam rápidos, lentos, em CA ou CC. Mas como a Comissão Europeia já se decidiu pelo CCS não há muita esperança, mesmo assim acho o CCS melhor que o CHAdeMO, sempre ocupa menos espaço na porta de carregamento do carro.


Agora vamos a notícias.

Imagem

O Citroen C-Zero baixa de preço na Alemanha de 30.190€ para 25.883€.

Esta descida de preço desilude, pois na Alemanha o Mitsubishi Miev que tem uma bateria de 16KWh em vez de 14,5KWh do C-Zero, é mais barato e custa 23.790€.


Veremos se em Portugal não falta muito para termos carros eléctricos abaixo dos 20.000€, cá o Miev é o que mais se aproxima desse valor e custa 23.000€.

Descidas de preço para o Smart ED e Renault Zoe também não devem demorar. O Nissan Leaf que perdeu o estatuto de VE mais vendido em vários países europeus, para o Volkswagen e-Golf e para o Renault Zoe, também necessita de uma descida de preço. Entretanto a BMW já oferece descontos para o BMW i3 em alguns países.


Fontes:

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http://forococheselectricos.com/2014/12/el-citroen-c-zero-y-la-berlingo-electrica-bajan-de-precio-de-momento-solo-en-alemania.html

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http://www.citroen.de/modelle/elektrofahrzeuge.html

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http://www.autozeitung.de/auto-news/citroen-c-zero-berlingo-electric-preise-elektroautos

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http://www.techfieber.de/motor/2014/12/11/citroen-senkt-die-preise-fuer-die-elektrofahrzeuge-c-zero-und-berlingo-electric/

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http://ecomento.tv/2014/12/11/citroen-senkt-die-preise-fuer-seine-elektroautos/
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Re: Noticias de Eléctricos!

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4ª edição da Veículos Elétricos - Revista
em
HTML http://goo.gl/8VoD8o
PDF http://goo.gl/OncqOW

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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Na Alemanha, onde não existem incentivos directos à compra de carros eléctricos, um concessionário Renault antecipa a baixa de preço do Zoe.


ZOE Life: 14.940€
ZOE Intens com pintura metalizada: 16.940€


Com esta baixa de preço, o Zoe começa a ter um custo mais aproximado a um Clio. Um ZOE Life i, com bateria incluída deverá rondar os 21.000€/22.000€.


No ano passado disse que a Renault vendia o Zoe com o aluguer das baterias ao preço que podia vender com elas já incluídas se tivesse interesse no sucesso dos eléctricos e ainda tinha lucro. O mito que as baterias são extremamente caras, que impossibilita ter um carro eléctrico a preços que permitam a sua massificação, está a cair aos poucos.


Relacionado com isto, a Toyota adiou o lançamento do novo Prius, quase um ano de atraso face ao prazo anterior. Este atraso foi justificado com a tentativa de tornar o novo Prius mais eficiente e barato, para competir com os eléctricos. Com o preço dos VEs a descer e autonomia a aumentar, isto será cada vez mais difícil... a meu ver é uma missão impossível.


Fontes:

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http://www.vorndran.com/go.to/modix/2/fahrzeuge.html?manufacturer=&model=&bauart=&farbe=&km_from=&km_to=&price_from=&price_to=&kw_from=&kw_to=&antrieb=&gas=3&ez=&sort=&sort=days_in_stock%3Adesc&search_vehicles=1&version=105

Código: Selecionar todos

http://www.goingelectric.de/forum/renault-zoe-allgemeines/2015er-zoe-neuwagen-fuer-14-940euro-t8285.html

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http://insideevs.com/next-generation-toyota-prius-plug-hybrid-enter-production-october-2016/
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por visitante1 »

A Renault bem se pode esforçar na Alemanha, o sucesso de vendas nunca vai longe mesmo baixando os preços, principalmente com o zoe!!!
Os alemães não tem como prioridade a compra deste veículo... mesmo que ele seja quase oferecido.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
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Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por BE-COOL »

Os alemães dão prioridade a carros nacionais. No entanto gostam muito mais do Zoe do que do Leaf por exemplo. O Zoe é o habitual carro eléctrico não alemão mais vendido na Alemanha. Tenho acompanhado com regularidade o fórum goingelectric.de e o que mais gostam no Zoe é do carregamento trifásico.

No mês passado foi o segundo carro plug-in mais vendido, ficando apenas atrás do Audi A3 e-Tron.

Pl Model Sales
1 Audi A3 e-Tron 157
2 Renault Zoe 146
3 Smart Fortwo ED 133
4 BMW i3 126
5 Mercedes B-Class ED 63

A Nissan vendeu apenas 38 unidades do Leaf... nem entrou no top 5.


Por outro lado no Reino Unido e na Noruega, a Renault tem uma péssima fama e o Zoe ainda não convenceu as pessoas. Curiosamente foi nestes dois países onde a Renault decidiu começar por oferecer a possibilidade de comprar o carro com a bateria incluída. Talvez para melhorar a imagem que tem nesses dois países.

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http://ev-sales.blogspot.pt/2014/12/germany-november-2014.html
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por sugarstorm »

Um i-ZOE a 22.000€ seria uma pedrada no charco.
Infelizmente não vai acontecer...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
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Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por Celestino »

Experts de baterias para VE's discutindo preços e outras cenas:


Link

http://cleantechnica.com/2014/12/21/ev- ... rts-video/
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=> Painel Solar AQS
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