Comparação scooter eléctrica vs gasolina

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Comparação scooter eléctrica vs gasolina

Mensagem por Ricardo_Santos »

ora então venho dar uma achega a esta conversa com umas contas minhas!

vamos supor algumas coisas:
manutenção da mota 1500€/100000km (baterias)
cargas 0,5€/100km (electricidade)
custo inicial da mota 4600€

manutenção do carro 300€/20.000km (revisões)
consumo-gasóleo 6l/100km 1€/litro

assim sendo:
custo por km

scooter 0,005(elect)+0,015(baterias)=0,02€/km
carro 0,06(comb)+0,015(manut)=0,075€/km

o que poupamos não são os 0,075€/km do carro. como também há despesa com a mota apenas poupamos a diferença logo:
0,075-0,02=0,055€/km

assim para pagarmos os 4600€ da mota precisamos de cerca 84000km

84000*0,055=4620€

só então tínhamos a mota paga! será que está correcto??
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por absent-minded »

acho irreal por a troca das baterias aos 100.000km como manutenção... tinhas de andar muito com a mota para lá chegar em menos de 8 ou 9 anos, e se a mota durar tanto nessa altura já há muito que a queres trocar.

e quererás mesmo gastar €1500 numa mota com quase 10 anos para lhe pôr baterias novas? sabe-se lá o que compramos com €1500 daqui a 10 anos...

mas é complicado fazer as contas de forma rigorosa. vou tentar fazer as minhas!

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

também é irreal comparar uma scooter eléctrica com um carro a gasolina, deve-se comparar um carro a gasolina com um carro eléctrico, e uma scooter a gasolina com uma scooter eléctrica. se queremos ser rigorosos e racionais, não podemos ser tendenciosos.

aquela moto que eu pus, que é idêntica à thunder (scott scooter city runner 125cc), mas a gasolina, custa 1700€ e gasta 2,3l/100km

arredondando o preço para 2000€ e fazendo as contas para 3l/100km

3000 litros fazem 100.000km e custam 3.600€ fazendo o preço por litro a 1,2€

total para 100.00km = 2000€ + 3600€ = 5600€

e nem vou contar com o preço da electricidade, mas 6500€ pela thunder 5000 de 100ah não compensa, ainda podia pensar em fazer 100.000km se fosse um carro, andar no inverno a chover e tal, agora 100.000km numa moto não é fácil.

abraços!
PushEVs.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

be-cool Escreveu:também é irreal comparar uma scooter eléctrica com um carro a gasolina, deve-se comparar um carro a gasolina com um carro eléctrico, e uma scooter a gasolina com uma scooter eléctrica. se queremos ser rigorosos e racionais, não podemos ser tendenciosos.

aquela moto que eu pus, que é idêntica à thunder (scott scooter city runner 125cc), mas a gasolina, custa 1700€ e gasta 2,3l/100km

arredondando o preço para 2000€ e fazendo as contas para 3l/100km

3000 litros fazem 100.000km e custam 3.600€ fazendo o preço por litro a 1,2€

total para 100.00km = 2000€ + 3600€ = 5600€

e nem vou contar com o preço da electricidade, mas 6500€ pela thunder 5000 de 100ah não compensa, ainda podia pensar em fazer 100.000km se fosse um carro, andar no inverno a chover e tal, agora 100.000km numa moto não é fácil.

abraços!
e manutenções, sempre é mais na a gasolina que na eléctrica, também era interessante contabiliza-los.

já agora acho melhor meter esta info num novo post, que titulo devemos escolher ?

comparação scooter eléctrica vs gasolina ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

sim, mas se reparares até fui bem generoso e arredondei sempre para cima na scooter a gasolina, e nem foi preciso incluir o preço da electricidade para chegar à conclusão que a thunder 5000 de 100ah saía muito mais cara. o preço se ficasse entre os 3000 e os 4000€, mesmo que não compensasse economicamente, eu adicionava o valor ecológico e optava pela eléctrica, agora 6500€ é mesmo para vender 1 ou 2 motos. acho que mais valia venderem muitas, com uma menor margem de lucro por unidade, e no final até acabavam por ter mais lucro, publicidade (feita pelas motos em circulação com o autocolante do importador) e prestigio.

também acho que este assunto devia continuar noutro tópico, esse nome que escolheste parece-me bem, pode ser que consigamos que as scooter eléctricas baixem de preço.
PushEVs.com

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Re: Comparação scooter eléctrica vs gasolina

Mensagem por BE-COOL »

aqui fica um motociclo onde as contas já ficavam do lado das eléctricas.

teycars cantabrio a 3.350,00€ com iva incluido, as baterias são de 40ah e só são 20, mas como a moto só pesa 115kg a autonomia até deve ser boa.

_http://www.baterycar.com/index_archivos/scoote ... assic.html

se metermos a devolução de irs de 796€ ficava em 2554€ porreiro hein? resta saber se há representante em portugal.

abraços!
PushEVs.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

be-cool Escreveu:aqui fica um motociclo onde as contas já ficavam do lado das eléctricas.

teycars cantabrio a 3.350,00€ com iva incluido, as baterias são de 40ah e só são 20, mas como a moto só pesa 115kg a autonomia até deve ser boa.

_http://www.baterycar.com/index_archivos/scoote ... assic.html

se metermos a devolução de irs de 796€ ficava em 2554€ porreiro hein? resta saber se há representante em portugal.

abraços!
o peso é 129 kg, os 115 kg é o peso ?????

nessa a diferença compensa com cerca de 40.000 kms feitos, ora neste ponto a scooter a gasolina vale pouco, e a eléctrica ainda vale metade, isto supondo que as baterias duram os tais 80.000 kms, também devemos considerar isso.

existe sim, a aerosolar.
Cumps Inovadores

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

pois é, vi o peso no sitio errado, mesmo assim é mais leve que as thunder. por este preço já não preciso de contas, mesmo que fique ao mesmo preço que uma scooter de gasolina ao fim de x kms, o prazer de conduzir um veiculo silencioso e não poluente compensa.

no site da aerosolar não encontro este modelo

abraços!
PushEVs.com

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

1. continuem a fazer contas, acho muito bem. mas nao se esqueçam de contabilizar a manutenção, oleo, velas, pastilhas de travao (reparem que nas electricas com travagem electrica regenerativa o desgaste é muito menor), sem falar nas reparaçoes devido ao maior desgaste mecanico dos motores a combustão devido à temperatura de funcionamento e elevado numero de peças em movimento.

2. o produto é diferençiado, um veiculo electrico é eficiente, rapido e silencioso. como é um produto superior em prestaçoes mereçe automaticamente outro preço - pelo menos num mercado justo funcionaria assim.

3. nao existe publicidade organizada porque o estabelecimento actual nao lhe interessa tal concorrençia, os veiculos sujos nao teriam hipotese com publicidade analoga para os electricos. o consumidor nao está bem informado, como é evidente.

4. além disso com a popularização (massificação) dos veiculos electricos o preço destes teriam tendençia a cair a pico, outro fenomeno pouco estudado (lei de moore para equipamentos electricos), aparecimento de novas tecnologias relacionadas com a electricidade (baterias, controladores, geradores, etc)

5. o custo da poluição nunca é incluido, pois os veiculos a combustão interna potencializam o aqueçimento global, as intemperies e exodos humanos, as despesas em saude nos paises industrializados, o desperdiçio energético, o imediatismo consumista e as compras por impulso, tudo aberraçoes do nosso seculo.

contabilizem tudo e ficariam pasmados com a brutal diferença que existe.

alem disso, como todos aqueles que já experimentaram a condução dos veiculos electricos bem sabem, o prazer da experiençia de um ve é unico e o gozo proporcionado pela sua condução (com a potençia adequada) nao tem preço nem comparação possivel.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

estas comparações de quando está pago o veiculo (até os famosos comparativos de gasóleo vs gasolina) sofrem sempre do mesmo mal na minha opinião que é não ser tido em conta o preço de venda. isto é, estas comparações é como se ficassemos com o veiculo para sempre o que, por ex. nos carros, é raro.
lembro-me de quando comprei o carro as comparações gasóleo vs gasolina davam estimativas de compensar para lá dos 100k km's e eu ter feito as contas incluindo revisões, preço de compra e preço de venda e sensivelmente aos 30k km's estava a poupar dinheiro porque um carro a gasóleo é mais caro na compra mas também vale mais dinheiro na venda, fora a procura que actualmente é superior.

neste caso concreto tens em conta o preço de aquisição da scooter electrica mas não do carro, é provavelmente uma situação muito comum mas algo injusto para a comparação directa!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

be-cool
a gasolina esta a 1,28€, e acredito que nao baixe. os 3 litros numa scooter 125 sao optimistas... epa, eu tenho pessoas na familia com scooters. numa scooter automática, o motor anda sempre em altas rotações, isso faz aumentar o consumo e reduz a duraçao dos componentes.

é justo comparar uma scooter electrica com um carro, nas situaçoes em que trocamos o carro pela mota. eu tenho 2 carros no meu agregado familiar, vou vender 1, ficando apenas com um carro e 1 mota, claro que tenho de fazer as contas a quanto vou poupar...

em relação a contas... cada caso é um caso... aqui vai a minha simulação tendo em conta o valor da thunder 40ah
espero ter a scooter 10 anos...e fazer em media 10 000km/ano

amortizaçao da scooter 4380€/ 10 anos= 438€ ano
electricidade bi-horario 0,25€ aos 100km, para fazer 10 000 sao necessarios 25€
pneus, travoes, gastos inesperados 100€ ano
seguro 70€
isv - insento

total 633€ por ano para percorrer 10 000km e tendo em conta que ao fim de 10 anos a nossa scooter tem um valor nulo.

se compararmos com scooters ci chinesas, vai ser renhido... mas penso que as eléctricas ganham devido aos gastos em avarias, manutençao, etc dos blocos ci. nem o professor chibanga consegue determinar quantas avarias teremos ao longo dos 100 000km.

se compararmos com scooters japonesas,
suzuki burgman 125 - 3850€ + legalizaçao

amortizaçao 385€ ano
gasolina a 1,28€ com consumo de 3l/100 = 384€
ja vamos em 769€ anuais e ainda faltam aqui muitas despasas... nem vou continuar

se compararmos com um carro de 15 000€ bem... só a amortização anual ja da um valor astronomico

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

eu já fiz as minhas contas, e vou ficar à espera de um motociclo com baterias de lítio, bms e travagem regenerativa progressiva, com valores a rondar os 3000€/3500€, apesar de ter feito os cálculos para 100.000km, sei que nunca na vida irei fazer isso com uma moto, quando falam de manutenção parece que as motos chinesas eléctricas são indestrutíveis e duram 10 anos sem um único risco e sem problemas, quando sabemos que os materiais de construção não são assim tão bons...

até lá uso o carro quando tiver mesmo que ser, normalmente ao fim de semana, durante a semana prefiro usar os transportes públicos, no meu caso o comboio eléctrico da fertagus que atravessa a ponte 25 de abril. vou seguir com muita atenção os diários de bordo dos motociclos que correspondem ao que eu quero, e para o ano, quando acabar o inverno, já devo ter a escolha tomada, e nessa altura, os preços já devem estar menos inflacionados, e com sorte já teremos veículos eléctricos construídos na europa.

abraços!
PushEVs.com

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

be-cool, qual é a autonomia de que precisas?

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por BE-COOL »

para deixar de usar o carro, precisava de pelo menos 80km para ir e vir de lisboa à quinta do conde, e não queria andar a pisar ovos na ponte 25 de abril.

abraços!
PushEVs.com

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

be-cool Escreveu:para deixar de usar o carro, precisava de pelo menos 80km para ir e vir de lisboa à quinta do conde, e não queria andar a pisar ovos na ponte 25 de abril.

abraços!
pois creio que o volt já faz isso...
mas carrega no serviço creio!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

para quem ainda ficou com duvidas sobre o peso das manutençoes nos blocos ci, aqui fica um copy/paste de algumas mensagens do site http://www.maxiscootersportugal.com referentes á suzuki burgman. fico sem perceber qual o intervalo das revisões.
...acabei de ir levantar a minha menina da revisão dos 24.000km
revisão feita na hm por 220,15 euros já com os desconto dos 15% e mota de cortesia...
revisão dos 1000km
suzuki burgman 125
48 euros
revisão dos 12.000km - burgman 400
1,480 litros de óleo (castrol 10w-40), 1,3 litros para o motor e 0,180 litros para a transmissão final - 13 €
1 filtro de ar - 45 €

total - 58 €

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

atenção, vai já aqui um "aviso" de que não estou aqui para julgar ou acusar, como sempre apenas quero partilhar.

eu já sei que me vão chamar de irrealista, diferente, maluco, louco (prefiro que me chamem as duas ultimas, ok?), mas as minhas contas são estas:

ficam já a saber que passei a ser feliz detentor de um ve (ou melhor, tá encomendado/sinalizado, mais sobre isto quando tiver tempo para abrir o post no diário de bordo e dar todos os detalhes, mas ficam a saber que ainda não o tenho, estou à espera que seja para o fim deste mês, por isso guardem as perguntas para daqui a mais uns dias ), e agora as contas.

como passei o meu contracto de electricidade para a "edp 5d verde" (aqui resta-me dizer a quem não sabe que é um contracto em que a edp é obrigada a "injectar" na rede uma quantidade de energia produzida por fontes renováveis e verdes, igual ao meu consumo) retirando as emissões que a minha mota provocou para ser fabricada, penso que não ando longe de poder afirmar que, vou passar a usar um veiculo com 0 (zero) emissões. e como sou louco, diferente, maluco, isto para mim é o fundamental! quando compram uma tv lcd compram porquê? também fazem contas à diferença de valor para uma de tubos de raios catódicos (ou lá como se escreve isto)? também fazem contas ás horas e dividem pela diferença de preço e somam o gasto energético para justificar a vossa compra? afinal, as duas dão para ver televisão... agora a parte que gosto mais, se emito 0 (zero) co2, ou para os puristas que aí vão aparecer a dizer-me que é mentira, "blá, blá, blá "wiskas", "wiskas", blá, blá, blá" ... que mesmo assim faço co2 porque os pneus se gastam e eu vou ter que comprar pneus novos e emitem co2 quando os fazem eu respondo, fiquem felizes assim mas tenham coragem de ver bem a diferença de emissões das duas situações e depois sim falem, mas para mim vou passar a emitir 0 (zero) co2 quando me deslocar no meu ve!
mas porquê a fixação em emissões, porque adoro o meu planeta, quero ajudar a salvá-lo dos estragos que continuamos a não admitir ter feito e porque quero deixar um planeta melhor para as minhas duas filhas que tenho lá em casa. e isso não se consegue mantendo a mentalidade de que um ve só se justifica se fazendo as contas para um ci equivalente e essas mesmas sejam vantajosas ao ve! ora para quem mantém esta mentalidade peço só um favor de ser honesto e que contabilize o dinheiro que paga ou pagará de impostos e que o nosso estado tem ou irá ter que pagar quando:

- exceder cotas de co2 impostas por tratados internacionais
- dar subsídios porque as alterações climatéricas destroem a agricultura
- custear a reconstrução de zonas afectadas por fenómenos que nem imaginávamos ser possíveis por cá mas que de repente começam a aparecer frequentemente (cheias, tornados, etc.)
- etc., etc., etc.

falta o meu segundo argumento, porque gosto de ser maluco, diferente, e saber que pelo menos respeito o planeta onde vivo (ou pelo menos tento) e assim respeito todos os que cá vivem nele, incluindo respeitar-me a mim mesmo e a vocês, companheiros de fórum.

se acham que 1000€ ou 2000€ de diferença na altura da aquisição justificam isto que temos hoje, então força, comprem ci's, se o que eu disse atrás fizer sentido, então junta-te ao grupo dos malucos, diferentes, loucos e compra um ve e mais nada! se por acaso gerou algum sentimento de dúvida, então tenta pensar um pouco fora da ideia de que tudo se justifica com €'s, relativiza um pouco as coisas... porque há coisas bem mais importantes do que os €'s e espero nunca tenham que saber isso pessoalmente por algum acontecimento menos bom.

fiquem bem!

editado:
p.s.: aos que já detêm um ve, espero que não se ofendam por eu os incluir no meu grupo de malucos, diferentes, loucos...
Última edição por hmgp em terça out 20, 2009 2:38 pm, editado 1 vez no total.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

muito bem hmgp, para mim sem contar se é rentabilizado ou não, esses 1000 ou 2000 euros valem bem o prazer de condução que um veículo destes nos proporciona, tanto que em 7-8 meses já fiz mais de metade dos kms que fazia com a minha ci em 2 anos. até me chamam de maluco quando ando com ela à chuva, isto porque com a outra não o fazia, simplesmente porque não nos dá tanto gozo na condução, e não estou a falar de uma ci normal, mas sim de um srºa ci, uma mota com alguns 70 cv.
Cumps Inovadores

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:muito bem hmgp, para mim sem contar se é rentabilizado ou não, esses 1000 ou 2000 euros valem bem o prazer de condução que um veículo destes nos proporciona, tanto que em 7-8 meses já fiz mais de metade dos kms que fazia com a minha ci em 2 anos. até me chamam de maluco quando ando com ela à chuva, isto porque com a outra não o fazia, simplesmente porque não nos dá tanto gozo na condução, e não estou a falar de uma ci normal, mas sim de um srºa ci, uma mota com alguns 70 cv.
esse prazer que referes ainda não o tive mas para o próximo mês já o poderei acrescentar como a terceira razão da minha escolha!

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

muito bem hmgp... foi um momento de inspiração.
como ja deves ter reparado na maior parte das mensagens do forum, as mentalidades mudam-se com €s... para estas pessoas que só querem o beneficio financeiro, os ves também sao a melhor solução. recomendo fortemente a leitura de diários de bordo de scooters ci em sites da especialidade para que nao restem duvidas

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”