conversão para veículo eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Conversão VW Golf 2 (1989)

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
Acho que primeiro devemos ter em conta o máximo que as baterias podem dar, e neste caso, com 45 winston de 100 ah não passará dos 38 kw, se o motor é de 30 kw contínuos, então o pack aguenta, agora basta ter um controlador com para esta potência.
O controlador pode (e deve) ser de mais potencia que o motor. Ao contrário é que se poderia danificar o controlador. Desde que não lhe seja aumentada a tensão ao motor, por mais Amperes que estejam disponiveis, ele só os utilizará até à sua potencia maxima.

Eu não conheço esse motor, mas normalmente um motor com uma determinada potencia nominal, nos picos (arranques e subidas muito inclinadas) essa potencia pode facilmente duplicar.
Serão os 100Ah de TS, ou winston, suficientes...?!?
Atendendo ao elevado investimento das baterias, seria pouco inteligente arriscar a andar quase sempre nos seus limites.
Estes controladores são profissionais, quando dizem que aguentam 300 amperes, estão feitos para aguentarem 1000 amperes, podemos e devemos seguir à risca o que vem lá escrito.

O motor só dá o que o controlador lhe fornecer, e também neste caso podemos "abusar" dessa potência, com um motor e controlador destes não tinha qualquer problema em lhe aplicar o dobro da potência, mas isto sou eu a falar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

Jmal,
Eu também tinha essa ideia, que tanto o motor como o controlador, podessem ser submetidos a potencias superiores ser grandes riscos.

Por acaso não os conheço, não sei se são compativeis, dando o controlador uma frequencia necessária para a rotação maxima do motor (onde este tem maior rendimento), mas imagino que sim, ou já o terias dito!

O que eu queria dizer era que por mais disponibilidade de corrente que haja num circuito, o que determina a potencia é a resistencia interna do aparelho sobre a tensão que lhe é submetida.

Com isto tudo, cada vez mais se clarifica que assim o elo mais fraco será mesmo as baterias (de apenas 100A nominais).

Para a boa saude das baterias winston, as viaturas devem ser dimencionadas com, no minimo, a capacidade de alimentar a viatura no seu maximo de velocidade durante, pelo menos, uma hora.

Podemos, das duas uma, ou aumentar a capacidade do pack de baterias ou diminuir a potencia do veiculo, para que se encontre esse equilibrio e termos um pack de baterias por muitos e bons anos.

Já agora, para a carga, o tempo minimo deverá andar pelas duas horas e meia para 95% da carga total, mas se for mais tempo ainda melhor!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Pessoal, obrigado pelas vossas opiniões!

Jmal, quando me dizes que com estas baterias consigo no máximo 40KW instantaneos, como chegas a este valor? Eu sei que com 45 x 3,2 x100 = 14,4KWh, mas não percebi como chegas a esse valor de potência instantanea.

Falou-se aqui que não conheciam o motor, mas segundo o que estive a pesquisar são os motores da Kostov e Netgain os mais aplicados em conversões de veículos.

Outra pergunta, que cabo utilizar entre o motor e controlador? 95mm2? e entre controlador e baterias 50mm2?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por jmal »

As baterias winston dão até 3C de descarga instantanea (C é um parâmetro utilizado pêlos fabricantes de baterias para informar o máximo de descarga instantânea de uma bateria, que corresponde à unidade de capacidade(ah) mas em amperes(A)), logo com esse pack podes ter uma potência instantânea de 3 x 45 * 2.8 v x 100 = 37800 watts, não wh neste caso.

2.8 v porque é a tensão a que cada bateria dá os 3C.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

mimozo Escreveu:Pessoal, obrigado pelas vossas opiniões!

Jmal, quando me dizes que com estas baterias consigo no máximo 40KW instantaneos, como chegas a este valor? Eu sei que com 45 x 3,2 x100 = 14,4KWh, mas não percebi como chegas a esse valor de potência instantanea.

Falou-se aqui que não conheciam o motor, mas segundo o que estive a pesquisar são os motores da Kostov e Netgain os mais aplicados em conversões de veículos.

Outra pergunta, que cabo utilizar entre o motor e controlador? 95mm2? e entre controlador e baterias 50mm2?

Eu disse que não conheço o motor, pessoalmente, mas seus comportamentos serão próximos uns dos outros, penso eu.

Se queremos garantir o máximo de vida às baterias, devemos aproximar, quanto mais melhor, os picos máximos do circuito à potência nominal das baterias, que nesse caso será de 1C (claro que se for até aos 3C, ainda estará dentro dos parâmetros máximos recomendados, mas não será muito benéfico para uma longa vida).

Assim como nos dias de maior calor do ano, a muitos carros CI lhes queima a junta, também poderá haver momentos em que as baterias estejam mais vulneráveis (dependendo de temperaturas ou de outros factores).

Claro que cada um tem uma forma de pensar...
Tudo por um mundo mais limpo!


srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por srecologico »

acho que o melhor carro para se converter para EV é um que pese muito pouco e que tenha um coeficiente de resistencia aerodinamica o mais baixo possivel.
Concordo que o Audi A2 é mesmo dos melhores para isso. Tem um excelente coeficiente e pesa cerca de 900kg. Além disso é relativamente recente para não ser muito antigo e relativamente antigo para se comprar hoje em dia muito barato.
http://www.autoscout24.eu/ListGN.aspx?a ... tate=N%2CU" onclick="window.open(this.href);return false;
https://en.wikipedia.org/wiki/Automobil ... efficients" onclick="window.open(this.href);return false;


srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por srecologico »

estava para aqui a navegar e pelos vistos já alguem teve a mesma ideia e até filmou o processo. Explica muita coisa para noobs como eu. Tá mto fx.
https://www.youtube.com/watch?v=tKwYMIIJP5E" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 128
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Axe »

Em termos de preço de compra, uma boa hipótese é pesquisar por carros em bom estado que tenham o motor fanado. Há milhares deles esquecidos em garagem de particulares. O único contra é que normalmente estes carros já têm uns anitos e é importante fazer-lhes um check-up geral antes, pelo que neste caso, e tal como já alguém referiu antes, podemos juntar o útil ao agradável e procurar um modelo antigo pelo qual tenhamos alguma paixão.


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Boas pessoal,

Estou com dificuldades para perceber o tempo de carregamento do meu pack de baterias!

Eu tenho 45 baterias de 100Ah, o meu carregador dá 40A, isto quer dizer que para carregar só uma bateria preciso de 100/40 =2,5horas!!!!! não pode ser... Se for assim, para o pack inteiro preciso de 2,5 horas x 45 baterias.... :shock:

As baterias tem nas suas caracteristicas que a corrente de carga máxima é 3C, isto quer dizer que devo comprar um carregador com capacidade para fornecer 300A?

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por sergio ferraz »

mimozo
qual o teu veiculo? o golf 2?
tambem tive 1,é um bom carro
tens 45 celulas de 3v 100ah - o pack tem 135v 100ah
tens um carregador de 135v 40a
se as baterias descarregadas tem por ex 10a deve carregar ate 90a em 2 horas
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

mimozo Escreveu:Boas pessoal,

Estou com dificuldades para perceber o tempo de carregamento do meu pack de baterias!

Eu tenho 45 baterias de 100Ah, o meu carregador dá 40A, isto quer dizer que para carregar só uma bateria preciso de 100/40 =2,5horas!!!!! não pode ser... Se for assim, para o pack inteiro preciso de 2,5 horas x 45 baterias.... :shock:

As baterias tem nas suas caracteristicas que a corrente de carga máxima é 3C, isto quer dizer que devo comprar um carregador com capacidade para fornecer 300A?
Se tens as 45 baterias em série é como se tivesses apenas uma unica celula da tensão da soma de todas as 45.
Quero dizer que, sendo o carregador de 40A, ao fimde 2,5 horas já terás carregado os 100Ah das baterias!
Não te terás confundido em relação aos C`s de carga? Que baterias é que são? De qualquer das formas, 2,5 horas é muito bom tempo para uma carga (até já considerada rapida), se fosse lenta seria umas 8 horas.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Boas,

Sérgio Ferraz, sim o meu carro é um Golf 2 de 1989, é um bom carro, o problema é que é a gasolina, e neste momento está a dar mais problemas que soluções, problemas com aquecimento e coisas assim, e acho que converter o carro é uma solução, isto porque também gosto de aventuras e isto é isso mesmo... :)

Bom, isto é assim as baterias são umas Winston de 100Ah/3,2V, como colocarei 45, tenho 45 x 3,2 x 100 = 14400 wh. Especificações: http://eu.winston-battery.com/index.php ... ory_id=176" onclick="window.open(this.href);return false;

O carregador: http://www.ev-power.cz/docs/GWL-Power-P ... W-Spec.pdf" onclick="window.open(this.href);return false; (é logo o primeiro da lista)

Pelas minhas contas, básicas, ao fim de 2,5 horas as baterias estão carregadas, que pelo o que ouço e vejo isto é um carregamento bastante rápido, daí eu achar que estou a cometer algum erro!!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Njay »

Com corrente máxima de 8A, isso dá é para cima de 100Ah/8A = 12,5 horas.
Para umas 2,5h tinhas que ir para o de 8KW (e ter uma potência a condizer contratada à EDP).
Última edição por Njay em sexta mai 25, 2012 1:17 am, editado 1 vez no total.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Estupidez minha!! Percebi.. Vi as caracteristicas deste carregador noutro sitio e confundi-me com a tensão máxima de saída!!


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Boas,

Alguém me sabe dizer que norma tenho que cumprir para o dimensionamento dos cabos e protecçoes, nomeadamente nas ligações entre baterias e controlador e controlador ao motor.

Já agora precisava de fornecedores de cabos de corrente contínua.

Cmpts,

Nuno Sampaio

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

mimozo Escreveu: Alguém me sabe dizer que norma tenho que cumprir para o dimensionamento dos cabos e protecçoes, nomeadamente nas ligações entre baterias e controlador e controlador ao motor.
Não sei de normas, mas de dimencionamentos posso dar uma ajudinha, bastando para isso saber quais as potencias e tensões dos circuitos.
mimozo Escreveu:Já agora precisava de fornecedores de cabos de corrente contínua.
Poderá haver alguns cabos /fios mais apropriados que outros, mas isso poderá ser apenas pelo tipo de isolamento (para aguentarem as vibrações, tempraturas, impactos mecanicos).
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Bom,

Todo o sistema é DC, e funciona a 144V. As baterias são de 100Ah, mas têm uma corrente máxima na descarga de 300Ah, o controlador é um soliton Jr que pode fornecer no máximo 600A. O motor é um Kostov k9'' de 24kW, e segundo a folha de caracteristicas nos picos pode chegar aos 500A de consumo.

Obrigado pela ajuda!!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por Jorge Rocha »

mimozo Escreveu:Bom,

Todo o sistema é DC, e funciona a 144V. As baterias são de 100Ah, mas têm uma corrente máxima na descarga de 300Ah, o controlador é um soliton Jr que pode fornecer no máximo 600A. O motor é um Kostov k9'' de 24kW, e segundo a folha de caracteristicas nos picos pode chegar aos 500A de consumo.

Obrigado pela ajuda!!
Penso que, no minimo, será necessário 50mm2 de secção (de Cobre) para as ligações entre bateria e controlador e 35mm2 para as ligações entre controlador e motor. (se for possivel ser mais generoso, um tanto melhor) ;)

Penso também que existe especificações especiais (como: resistencia a oleos, temperaturas impactos mecanicos), para intalações electricas em viaturas automoveis... mas quem vende os cabos deve saber!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
mimozo
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 03, 2012 2:21 am

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por mimozo »

Obrigado Jorge Rocha, andei a perquisar e o regulamento que define a instalação eléctrica num veículo eléctrico é o regulamento n.100 da UNECE..

Alguém me sabe dizer como sei o peso máximo admissivel por eixo do veículo, para saber como posso distribuir as baterias no veículo??


barbwier
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça ago 23, 2016 6:42 pm

Re: conversão para veículo eléctrico

Mensagem por barbwier »

Boa noite,
Tenho um Citroen AX TRD 1.5 Diesel o qual gostaria de converter a elétrico.

Seria possível informar empresas em Portugal que fação este trabalho ?

Numa conversão destas que espectativas devo ter em relação a velocidade máxima e duração das baterias em km ?

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”