Decreto lei em aprovação, vossa opinião!
-
Autor do tópico - Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Decreto lei em aprovação, vossa opinião!
Ora Boas
O que me leva este tópico é de extrema importância e gostaria de contar convosco, a vossa opinião é fundamental.
Peço um pouco de paciência pois vai ser necessário uma leitura atenta!
O que se passa é o seguinte o Governo elaborou um decreto lei sobre a mobilidade eléctrica apresentando aos órgãos sociais, Associação de Municípios Portugueses, a entidade reguladora dos serviços energéticos e a titulo facultativo, os agentes do sector APVE e outros, no dia 10 de Abril e pedindo a concordância do mesmo até dia 15 do mesmo mês...
É Claro que nenhum órgão social conseguiu apresentar tal... em tempo útil...
Então aparte de um par de gajos chatos lá no meio da Assembleia geral da APVE houve mais uns quantos que não são a favor desta proposta de decreto lei... ao que ao nosso espanto o governo portugues já se reuniu numa reunião extraordinario de ministros e aprovou... com o apoio dos orgão sociais...
Portanto a coisa muda de figura temos urgentemente de reunir ideias de como podemos diminuir estas "penalizações" que vamos ter para breve por isso peço a todos esta urgente analise ao mesmo e claro a vossa opinião pois é muito importante para apresentar na APVE até quarta feira as 12h, dia 2 de Abril, todas as vossas interpretações e ideias de alteração dos vários artigos e ou mudança e acréscimo dos mesmo, tenho as minhas ideias ao que vou as submeter nesse dia e nessa apresentação!
Por favor façam chegar as vossas ideias por aqui no forum pois podem ser semelhantes com as dos outros que depois vou apresentar todas elas!
É importante a vossa opinião mais que nunca!
O decreto lei está aqui disponível para download.
Obrigado a todos!
P.S.: Está neste fórum como no fórum dos Nissan leaf!
O que me leva este tópico é de extrema importância e gostaria de contar convosco, a vossa opinião é fundamental.
Peço um pouco de paciência pois vai ser necessário uma leitura atenta!
O que se passa é o seguinte o Governo elaborou um decreto lei sobre a mobilidade eléctrica apresentando aos órgãos sociais, Associação de Municípios Portugueses, a entidade reguladora dos serviços energéticos e a titulo facultativo, os agentes do sector APVE e outros, no dia 10 de Abril e pedindo a concordância do mesmo até dia 15 do mesmo mês...
É Claro que nenhum órgão social conseguiu apresentar tal... em tempo útil...
Então aparte de um par de gajos chatos lá no meio da Assembleia geral da APVE houve mais uns quantos que não são a favor desta proposta de decreto lei... ao que ao nosso espanto o governo portugues já se reuniu numa reunião extraordinario de ministros e aprovou... com o apoio dos orgão sociais...
Portanto a coisa muda de figura temos urgentemente de reunir ideias de como podemos diminuir estas "penalizações" que vamos ter para breve por isso peço a todos esta urgente analise ao mesmo e claro a vossa opinião pois é muito importante para apresentar na APVE até quarta feira as 12h, dia 2 de Abril, todas as vossas interpretações e ideias de alteração dos vários artigos e ou mudança e acréscimo dos mesmo, tenho as minhas ideias ao que vou as submeter nesse dia e nessa apresentação!
Por favor façam chegar as vossas ideias por aqui no forum pois podem ser semelhantes com as dos outros que depois vou apresentar todas elas!
É importante a vossa opinião mais que nunca!
O decreto lei está aqui disponível para download.
Obrigado a todos!
P.S.: Está neste fórum como no fórum dos Nissan leaf!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Re: Decreto lei em aprovação, vossa opinião!
Convém ter estes dois DL ao lado para ir comparando as diferenças:
Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril de 2010
http://www.dre.pt/pdf1s/2010/04/08000/0137101386.pdf
Decreto-Lei n.º 170/2012, de 1 de agosto de 2012
http://www.dre.pt/pdf1s/2012/08/14800/0400704025.pdf
Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril de 2010
http://www.dre.pt/pdf1s/2010/04/08000/0137101386.pdf
Decreto-Lei n.º 170/2012, de 1 de agosto de 2012
http://www.dre.pt/pdf1s/2012/08/14800/0400704025.pdf
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
Obrigado pafi...
É importante.
É importante.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm
Este fórum está muito inactivo nesta área... o forum NissanLeafpt está a "bombar" mais
...vamos lá pessoal todos a ajudar nesta causa comum com os vosso comentários.
Cumprimentos

Cumprimentos
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou 

-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
A componente publica de fornecimento de pontos de carregamento parece normal. O governo manda a mobi.e gere e os fornecedores de energia vendem.
Gostei das alterações nas novas construções preverem um especie de pré-instalação de postos de abastecimento.
Agora na instalação e exploração de postos de abastecimento privado não entendi nada, pareceu-me um bocado obscuro, escondido por detrás de um processo de licenciamento. nao sei muito bem quem pode requerer e que limites ou condições estao subjacentes à emissao da referida licença.
Gostei das alterações nas novas construções preverem um especie de pré-instalação de postos de abastecimento.
Agora na instalação e exploração de postos de abastecimento privado não entendi nada, pareceu-me um bocado obscuro, escondido por detrás de um processo de licenciamento. nao sei muito bem quem pode requerer e que limites ou condições estao subjacentes à emissao da referida licença.
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Bom como disse mes de Abril vai ser a bombar pros meus lados e lá se vao as noites todas....
Primaço vou sacar isso e ler e se consegui anotar opiniões.
Prometo esforço nestes dias...a ver se n me faltam horas ao dia
Ate já
Primaço vou sacar isso e ler e se consegui anotar opiniões.
Prometo esforço nestes dias...a ver se n me faltam horas ao dia

Ate já

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Correcto galt foi essa a informação de todos os que leram o decreto-leigalt Escreveu:Artigo 46 - Infrações Graves
"b) A disponibilização de pontos de carregamento por entidades que não estejam devidamente licenciadas para o efeito ou que não tenham assegurado a operação dos respetivos pontos de carregamento por entidade licenciada para o efeito;"
Será que isto proíbe a utilização de uma tomada eléctrica por exemplo num centro comercial que não tenha posto de carregamento oficial e legalizado
Atenção que uma empresa de certificação de instalação de energia electrica fez questao de dizer para que servem os seus serviços se fazem certificações a fornos nos restaurantes mais potentes que muitos carregadores de carros...
Atenção um unico operador mas com ddiversos fornecedores de energia para mim é um lobby...
Venham mais ideias que no fim faço uma compilação
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Nos que somos os mais prejudicados ninguém escreve...
Boa...
Boa...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Infrações graves
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:
a) O exercício não licenciado das atividades de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica e de operação de pontos de carregamento;
Os cafés podem ceder... mas nunca "vender" os electroes consumidos
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:
a) O exercício não licenciado das atividades de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica e de operação de pontos de carregamento;
Os cafés podem ceder... mas nunca "vender" os electroes consumidos
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Platinium
Artigo 3.º
"4- A conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos elétricos fica sujeita ao pagamento de taxa de conversão, cujo valor é fixado por portaria conjunta dos membros do Governos responsáveis pelas áreas das finanças e dos transportes."
Mais vale um incentivo fiscal.... já que os novos carros são caros.... sempre poderá haver a possibilidade de converter
"4- A conversão de veículos com motor de combustão interna em veículos elétricos fica sujeita ao pagamento de taxa de conversão, cujo valor é fixado por portaria conjunta dos membros do Governos responsáveis pelas áreas das finanças e dos transportes."
Mais vale um incentivo fiscal.... já que os novos carros são caros.... sempre poderá haver a possibilidade de converter

A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Platinium
Do mesmo artigo
"5- Com exceção dos veículos pesados, os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento."
Este parece mais um tipo GPL. na minha opiniao é desnecessário....
andar com um grande autocolante a dizer "electrico" ? lol
"5- Com exceção dos veículos pesados, os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento."
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Isto vem ao encontro com uma velha questão que já por cá se falou, ceder energia/vs vender energia por alguem cujo negocio não é esse.serges Escreveu:Correcto galt foi essa a informação de todos os que leram o decreto-leigalt Escreveu:Artigo 46 - Infrações Graves
"b) A disponibilização de pontos de carregamento por entidades que não estejam devidamente licenciadas para o efeito ou que não tenham assegurado a operação dos respetivos pontos de carregamento por entidade licenciada para o efeito;"
Será que isto proíbe a utilização de uma tomada eléctrica por exemplo num centro comercial que não tenha posto de carregamento oficial e legalizado
Atenção que uma empresa de certificação de instalação de energia electrica fez questao de dizer para que servem os seus serviços se fazem certificações a fornos nos restaurantes mais potentes que muitos carregadores de carros...
Atenção um unico operador mas com ddiversos fornecedores de energia para mim é um lobby...
Venham mais ideias que no fim faço uma compilação
Na minha opinião será uma falsa questão porque na pratica qq pessoa vai continuar a carregar a mota/carro neste ou naquele local sem ninguem chatear, desde que autorizado pelo dono da tomada.
Acho que aqui o problema estará na possivel construção de um ponto de carga assinalado para o efeito pelo autor e sem estar devidamente "certificado" para isso.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Sinceramente este Dec. Lei penso que vem reanimar o abandonado projeto Mobi.e, no entanto parece que está carregado de burocracia.
Há pouco tempo um membro deste Governo disse que a rede de carregamentos dos VE's passava essencialmente pelos pontos de carga privados (tipo escritórios, casas domésticas, ...) porque o modelo da atual rede Mobi.e requer muita manutenção tornado-se dispendiosa. Com este Dec. Lei verifico que tudo não passou de uma falácia, o que se está a implementar é um sistema de monopólio e altamente limitativo no abastecimento dos VE's.
Por exemplo o uso dos pontos do electromaps deixa de ser legal na sua maioria, dado pertencerem a particulares ou a "agentes não autorizados". Acho mesmo que haverá um policiamento sobre VE's que estejam a abastecer em tomadas convencionais. A minha moto é abastecida numa garagem comum (a tomada é minha), caso algum vizinho decida apresentar queixa posso vir a ter problemas porque este Dec. Lei assim o proíbe.
Isto foi a parca interpretação que fiz numa leitura enviesada ao Dec. Lei. Se por um lado concordo que tudo está estagnado e algo tinha de ser feito, por outro lado não devem limitar a liberdade de carregamento (pelo menos em casa) dos nossos VE's.
Há pouco tempo um membro deste Governo disse que a rede de carregamentos dos VE's passava essencialmente pelos pontos de carga privados (tipo escritórios, casas domésticas, ...) porque o modelo da atual rede Mobi.e requer muita manutenção tornado-se dispendiosa. Com este Dec. Lei verifico que tudo não passou de uma falácia, o que se está a implementar é um sistema de monopólio e altamente limitativo no abastecimento dos VE's.
Por exemplo o uso dos pontos do electromaps deixa de ser legal na sua maioria, dado pertencerem a particulares ou a "agentes não autorizados". Acho mesmo que haverá um policiamento sobre VE's que estejam a abastecer em tomadas convencionais. A minha moto é abastecida numa garagem comum (a tomada é minha), caso algum vizinho decida apresentar queixa posso vir a ter problemas porque este Dec. Lei assim o proíbe.
Isto foi a parca interpretação que fiz numa leitura enviesada ao Dec. Lei. Se por um lado concordo que tudo está estagnado e algo tinha de ser feito, por outro lado não devem limitar a liberdade de carregamento (pelo menos em casa) dos nossos VE's.
Última edição por urraisse em terça abr 01, 2014 11:50 pm, editado 2 vezes no total.
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
neste ponto estamos a regredir... quem pensou isto está a pensar á parolo!klinzter Escreveu:Do mesmo artigo
qq pessoa bem informada, e parto do principio que quem fiscalizará esse estacionamento deveria perceber que o veiculo é eletrico, é muito facil isso.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Moderador
Desculpa primo... mas o tempo escorre-me plos dedos agora...
Bom vamos la ao que li..

não consegui ler mais.... so da mm ate dia 2??????? :/
Sem duvida que o que li deste Dec Lei, está claramente a criar o Lobby das "entidades licenciadas para o efeito"!!! e NÃO o interesse dos utilizadores de VE's e a sua respectiva mobilidade electrica. Algo que seria de esperar qd "fossemos muitos"
Prometo tentar mais...
Bom vamos la ao que li..
Simplesmente R I D I C U L O!!!! vejam que até as motas vao ter de o ter afixado!!! parecemos os Avec's à uns anos com o "A" será isto assim tao necessário e essencial?!?!?!Artigo 3.º
5- Com exceção dos veículos pesados, os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.
Na minha interpretaçao aqui indicam claramente que NAO podemos usar tomadas electricas convencionais como "ponto de carregamento"!! Será isto importante ficar assim tao explicito?!?!?! Nao será o Lobby a falar??? tipo... sao "estas" e mais nenhuma.....Artigo 6.º
1-1- Para efeitos do presente decreto-lei, constituem pontos de carregamento as infraestruturas dedicadas exclusivamente ao carregamento de baterias de veículos elétricos e exploradas por um operador licenciado nos termos do artigo 15.º, às quais podem estar associados outros serviços relativos à mobilidade elétrica, excluindo as tomadas elétricas convencionais.
ou seja.... vai haver pontos onde as motas NAO vao poder carregar, eu diria que vao ser 99%, visto como todos sabemos os carros gastarem mts mais KW e o KW significa €€!!! ou seja SOU CONTRA esta discriminação escondida com o rabo de fora!!Artigo 6.º
7- 7- A utilização de pontos de carregamento e dos espaços de estacionamento associados pode ser afeta, em regime de exclusividade, ao carregamento de baterias de determinadas categorias de veículos elétricos, nomeadamente de ciclomotores e motociclos ou de veículos automóveis, devendo os operadores cumprir o disposto na legislação aplicável aos pontos de carregamento de acesso público ou privativo.
tenham a noçao que qd vem "pontos de carregamento de acesso público" o "acesso público" nos vai retirar o direito a alguns pontos!!! e como isto anda, cada vez vao aumentar esses pontos da "rede da mobilidade electrica" em espaços q nao nos vao deixar entrar!! A quem terá interesse nisto??Artigo 32.º
1- 1- Qualquer utilizador de veículos elétricos tem o direito de acesso aos pontos de carregamento de acesso público, independentemente do operador detentor de registo de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica que tenha contratado para a prestação dos respetivos serviços.

não consegui ler mais.... so da mm ate dia 2??????? :/
Sem duvida que o que li deste Dec Lei, está claramente a criar o Lobby das "entidades licenciadas para o efeito"!!! e NÃO o interesse dos utilizadores de VE's e a sua respectiva mobilidade electrica. Algo que seria de esperar qd "fossemos muitos"

Prometo tentar mais...
-
- Moderador
Sem qualquer duvida que esta alinea é para isso mesmo!!!! Ao menos poderiam dar a hipotese de... mas nao... é proibir mm! e cá para mim depois vao cair em cima dos pontos de carga!! Ou seja, todas as entidades que não sao "licenciadas para o efeito" vao perder o COMPLETO INTERESSE em ter ponto de carga!! Ou seja os mapas como o Electromaps vao ser os nosso próprios INIMIGOS!! Porquê??? porque "chibam" tudo...serges Escreveu:galt Escreveu:Artigo 46 - Infrações Graves

Ai Portugal Portugal... para onde vais tu....

-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Mumia desculpa, mas não consigo ler nada dissoMumia Escreveu:Na minha interpretaçao aqui indicam claramente que NAO podemos usar tomadas electricas convencionais como "ponto de carregamento"!! Será isto importante ficar assim tao explicito?!?!?! Nao será o Lobby a falar??? tipo... sao "estas" e mais nenhuma...Artigo 6.º
1-1- Para efeitos do presente decreto-lei, constituem pontos de carregamento as infraestruturas dedicadas exclusivamente ao carregamento de baterias de veículos elétricos e exploradas por um operador licenciado nos termos do artigo 15.º, às quais podem estar associados outros serviços relativos à mobilidade elétrica, excluindo as tomadas elétricas convencionais.

Se quiserem dizer isso vão ter que escrevê-lo de outra forma.
Eu só vejo aqui escrito que "uma tomada convencional não constitui ponto de carregamento para efeitos do presente decreto-lei".
Para mim até acho bem que isto aqui esteja.
Entendo com esta proposta de redacção que, se me apanharem a carregar numa tomada convencional, não me podem aplicar esta lei (nem para o mau nem para o bom).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
Também tenho essa interpretação celestino.
No entanto nao pode haver venda de kw ou kwh... portanto o monopólio mantém se nos mesmos...
Agora condições de segurança levam me a pensar quantos vão aderir a pontos de carga públicos.
No entanto nao pode haver venda de kw ou kwh... portanto o monopólio mantém se nos mesmos...
Agora condições de segurança levam me a pensar quantos vão aderir a pontos de carga públicos.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Tal e qual como hoje (tem vantagens e desvantagens)...serges Escreveu:Também tenho essa interpretação Celestino.
Pois é.serges Escreveu:Agora condições de segurança levam me a pensar quantos vão aderir a pontos de carga públicos.
Isto é um problema.
Isto já foi a causa dos milhões gastos a mais na actual rede Mobi.e...
São aquelas coisas do dia-a-dia deste país e que fazem com que tenhamos chegado onde chegámos.
Eu concordo que alguém queira ganhar dinheiro, muito dinheiro. Por mim tudo bem, eu faria o mesmo.
O meu problema é estarmos governados e termos nos lugares de decisão uma "corja" que não percebe nada de nada e que vai em tretas e banha da cobra. E para além desses, haverá ainda quem se governe dando pareceres e engendrando esquemas bonitos (ludibriantes) aos ignorantes que decidem. Desconfio até que criaturas destas ganhem dos dois lados.
Não vejo forma de dar a volta a isto.
Que cambada pá...

Mas pronto, pelo menos tem que se tentar desmontar isto.
Já há uns posts no outro fórum que ajudam a desmascarar um dos fornecedores...
Vejam se conseguem declarações e livros de instruções de veículos eléctricos homologados e em circulação no nosso país que provem que o carregamento pode ser feito com segurança numa tomada convencional.
Um carro a carregar, gasta menos que alguns aquecedores por exemplo.
A malta sabe os cuidados que tem que ter, as instruções (e os sistemas de protecção) do veículo acautelam isso.
Alguém quer fazer passar a ideia que carregar baterias de VE's é um "bicho papão".
Eu se fosse vendedor aproveitava. Ninguém pode culpar esses.
Quanto aos decisores e aos "técnicos" que os aconselham, não posso perdoar. Isso seria considerado crime num local civilizado.
Ainda se fossem PCR's! Agora para carregar motas!!!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Serges, não te recordas ter participado num seminário na Expomoto dedicado a algumas dessas questões. Recordo-me do prof Joaquim Delgado ter falado disso.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+