Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:O motor de arranque da Iveco 2800cc 130CV puxa 380A de pico durante menos de meio segundo. Estive hoje mesmo a fazer o teste com o MarcoPNS (que me tinha feito uma visita). Foi ele a filmar, e como foi de manhã, com temperaturas abaixo dos 10ªC, estando a carrinha parada há uma semana, deve ter feito um bom esforço.

A bateria que tem é naturalmente de chumbo, e pelo tamanho deverá ser de mais de 100Ah. Qualquer LiFePO4 de igual capacidade faria o mesmo trabalho com muita tranquilidade (estamos a falar de 3 a 4C de descarga pico).
Um conjunto de LifePo4 de 100 ah chinesas custam 650 € sem qualquer tipo de controle, por menos de metade compras uma Optima Yellowtop de 75ah capaz de fornecer 900 amp em tempo frio e 1150 em tempo quente. São baterias desenvolvidas para este tipo aplicação, ao contrário das baterias que referiste.
Jorge Rocha Escreveu:Pergunto-te se sabes dizer aqui à malta, quantos C's de descarga as baterias LiFePO4 da Vectrix Li (30Ah) disponibilizam para fazer chegar 200 e tal quilos (de mota + condutor) no menor período de tempo para atingir os 100Km/h desde parada?
Não sei o que isso tem a ver com este assunto, mas posso responder;

Sem verificar a configuração dela (fw, curva de potência, potência máxima) é difícil dizer ao certo, mas creio que estará entre 3C e 4.5C que é o máximo recomendado pelo fabricante, para estas baterias que aguentam 5C.
Jorge Rocha Escreveu:É de conhecimento geral de quem está na área, que por mais elevada que seja a corrente, se não existir diferença de potencial, a corrente não passa (é 0A ou nula) .
Traduzindo: Tentar carregar uma bateria previamente carregada, tendo a tensão definida no seu máximo (o alternador terá um tecto de sua tensão máxima entre os 14V e os 15V), impedirá que a corrente seja a máxima que o alternador forneça. A corrente vai baixando na medida que a tensão sobe.
Quando a bateria está 100% carregada a corrente que entrará é nula, pois estão ao mesmo potencial!
Sim parece-me óbvio, mas se tivesse sempre carregada a 100% não precisava de ser carregada, não te esqueças do pico de corrente que fornecem no arranque faz baixar muito a tensão, e no segundo seguinte o alternador está a mandar corrente, não digo que isso aconteça em todos os arranques, mas num estado de carga um pouco mais baixo, como por exemplo luzes mínimas ligadas durante meia hora, etc, ela tem resistência interna suficiente para os "absorver".
Jorge Rocha Escreveu:Tenho há mais de um ano em teste, um pack para arranque, formado por a mistura de 2 baterias de chumbo em paralelo (com a capacidade quando novas de 36Ah, mas que foram retiradas de uma mota quando já só tinham 10Ah disponíveis), em série com 2 células ThunderSky 40Ah em paralelo (foram as duas das 12 que aproveitei da Predator que comprei, das que em pior estado estavam, com auto-descarga elevado, capacidade reduzida, resistência interna muito elevada).

Estão num tractor que já tinha falta de compressão, e que só aumentando a rotação do motor é que ele pega.

As baterias são carregadas com 2 carregadores (um carregador que mantém a tensão aos 13,75V para baterias de chumbo e um carregador de LiFePO4 que mantém a tensão aos 3,60V.

São baterias que iam para a sucata, por tão degradadas estarem, e estão a fazer um trabalho que dificilmente uma bateria nova o faria! Com a tensão nominal de 15V o motor de arranque roda mais rápido, elevando a compressão ao motor do tractor e fica a trabalhar. O tractor é utilizado uma vez de 15 em 15 dias.
Com pouca compressão também gasta pouca corrente,já mediste a queda de tensão dessas baterias todas ? podes ter 15v em aberto, mas quando dares ao arranque baixar para 5 ou 6v, novamente-> metes uma Optima yellowtop e a tensão cai para 11 a 12 v, e tens o problema resolvido, sem andar com carregadores a 220v de um lado para o outro. :lol: (Atenção que não vendo Optima's)

Não te esqueças que existem pessoas que não têm a tua carolice para andar com baterias ao colo e a ligar fios, as pessoas querem soluções simples, baratas e funcionais, que é o caso do autor deste tópico.
Última edição por jmal em sexta dez 05, 2014 10:47 am, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Um teimoso nunca teima sozinho. Para teimoso, teimoso e meio! :lol: (não é para chatear ninguem. Apenas para retirar mitos)

1) Não conheço baterias tão resistentes quanto as de LiFePO4 (e é desta química que estou a falar).

2) O calor não faz bem a nenhuma das químicas de baterias, já por isso alguns carros como Mercedes têm a bateria na bagageira. Até o Prius tem... se não estou em erro.
Essa de altamente explosivo é que foi um tiro ao lado. LiFePO4 não tem qualquer perigo de explosão. Mais... as baterias de chumbo durante a carga e a descarga produzem um gás, esse sim explosivo.

3) Se o BMS estiver programado para não aceitar carga acima dos 3,50V e balancear a partir dos 3,45V fica tudo a funcionar bem.

4) O custo é sempre relativo! Há quem mude de bateria de chumbo a cada 2 anos... é só fazer as contas!


Já há algum tempo que a Autosil tem baterias de arranque LiFePO4 com apenas 3,7Kg para 320A (são 4s 16Ah) 20C de pico ( a mim não me espanta nada... talvez por conhecer do que falo).

Não compreendo qual é a implicância com coisas que já existe e que não sou eu a inventar nada!
Nem só a Autosil, já existem bastantes fabricantes de baterias de arranque com tecnologias lítio, são um pouco caras, já fiz algumas e tenho uma com células a123 numa configuração de 13.2v 8 ah, é bateria de serviço da Honda XRV 750, como passa praticamente o ano parada, só sai para passeios de muitos kms, todos os anos levava uma de chumbo que ficava em normalmente 80 euros, esta já tem 4 anos e faz de bateria de arranque também do Opel Corsa e até de outros veículos quando é necessário, já serviu para dar "encosto" a carros pesados e vários tratores, a malta farta-se de brincar quando vê a baterias na palma da mão, mas quando os fios começar a deitar fumo logo mudam de ideias. :lol:

Quanto a baterias resistentes, as Nimh são mais resistentes, existem já um numero de veículos híbridos nas estradas, já com muitos anos e centenas de milhares de kms com packs de 600 wh a 1500wh a fazer rodar motores de 5 a 50 kw. São mais tolerantes a tensões altas e baixas, podem descarregar até zero volts sem qualquer estrago, carregar a 2 e 3 volts e apenas aquecerem, é aqui que são mais frágeis, temperatura, por outro lado são mais resistentes a temperaturas baixas. Perdem no peso, na capacidade, na temperatura, mas ganham na descarga, segurança, fiabilidade, ambiente, e no preço.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Celestino »

O que é certo é que o JR tem um "carro do futuro" (daqui a mais com 20 anos) com uma bateria "moderna" e eu tenho um "carro do futuro" (com 2 anos) com uma bateria do passado... :lol: 8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por jmal »

Celestino Escreveu:O que é certo é que o JR tem um "carro do futuro" (daqui a mais com 20 anos) com uma bateria "moderna" e eu tenho um "carro do futuro" (com 2 anos) com uma bateria do passado... :lol: 8-)
Moderna ??? são tecnologia mais antiga que as que tens no leaf.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Celestino »

jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:O que é certo é que o JR tem um "carro do futuro" (daqui a mais com 20 anos) com uma bateria "moderna" e eu tenho um "carro do futuro" (com 2 anos) com uma bateria do passado... :lol: 8-)
Moderna ??? são tecnologia mais antiga que as que tens no leaf.
eheh
Estou a falar da bateria de chumbo (auxiliar) que equipa o leaf.
Estamos a falar da bateria auxiliar, não a de tracção.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por jmal »

Celestino Escreveu:
jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:O que é certo é que o JR tem um "carro do futuro" (daqui a mais com 20 anos) com uma bateria "moderna" e eu tenho um "carro do futuro" (com 2 anos) com uma bateria do passado... :lol: 8-)
Moderna ??? são tecnologia mais antiga que as que tens no leaf.
eheh
Estou a falar da bateria de chumbo (auxiliar) que equipa o leaf.
Estamos a falar da bateria auxiliar, não a de tracção.
Ah ok, mas para bateria auxiliar até uma bateria avariada de um veiculo CI dá, só é usada para ligar os sistemas electrónicos do carro e luzes, assim que arrancam, passa a usar o DC/DC, no teu caso não é bem assim, ele faz testes à bateria auxiliar e rejeita-a em caso de resistência alta.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Jorge Rocha »

Com estes conhecimentos já se começa a poder verificar algumas coisas...
A escolha de um pack LiFePO4 pode ser a solução, dependendo de alguns factores:

* Tensão de tecto do alternador (máxima tensão que o sistema fornece, que normalmente não ultrapassa os limites máximos para 4S LiFePO4 bem balanceadas).
* Dimensionamento correto verificando as correntes envolvidas do gasto pelo motor de arranque e as disponíveis das baterias.
* Corrente que o alternador fornece, que deverá ser compatível com a corrente que as LiFePO4 aguentam (até 2C quase todas aguentam, e se a tensão subir a corrente também irá baixar naturalmente).
* Um sistema de protecção de corte por tensão baixa e por alta, irá oferecer uma maior durabilidade, assim como o balanceamento, para manter sempre o equilíbrio independentemente da auto-descarga de cada uma.
* As temperaturas deverão se amenas, sem que baixem dos 0ºC para não correrem o risco de serem carregadas a essas temperaturas (não lhes daria saúde nenhuma).
* Estando localizado em local onde não sofra por temperaturas elevadas do motor, ou por estar em local que aqueça muito num dia de calor ao sol (não mais do que 45ºC).

Cumprindo estes requisitos não existe problema.

Se o preço compensa? Pois na maioria não deve compensar, mas haverá casos que sim.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Emanuel Couto »

A questão é que provavelmente o Roger a Jazz nem irá aplicar a bateria que mencionou num carro.

Se bem me lembro!
Ele apenas questionou se estas baterias,Imagem como são fabricadas, possivelmente poderão ficar desbalanceadas com o tempo.

Eu é que mencionei que o princípio de funcionamento (células em série) era como as de chumbo dos carros...

Agradecia que o Roger a Jazz se pronunciasse no que foi aqui falado.
E dissesse onde pensa utilizar esta bateria, ou mesmo se apenas quer informação adicional a respeito, nada mais.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso que ele estaria e equacionar coloca-las na sua mota, e assim teria menor trabalho no balanceamento caseiro, que é o que tem feito. Sendo 12 em 12V, seriam apenas 5 baterias a balancear?!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Roger a Jazz »

Já. Vou manter as coisas como estão. Fazer balanceamentos manuais e não me meter com as de 12V. O bms para 4s fica muito caro com o transporte.
É que tenho umas winas de 10ah que incharam ligeiramente. Parece que foram sobrecarregadas e outras talvez descarregadas demasiado!
É assim a vida, aprende-se com os erros. Agora vou ver a durabilidade delas e tentar não carregar além dos 90% para ver se conseguem aos dois mil ciclos.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Alguém me pode explicar o funcionamento destas baterias?

Mensagem por Roger a Jazz »

Sim, exatamente. O objetivo seria ter menos trabalho a balancear. Mas pronto, vou passar é a ter mais cuidado. Devia também ter lido o manual delas. Diz lá para verificar a tensão pela primeira vez logo ao fim de 5 cargas. Não fiz nada disso.
Estou a ver que não há como as células de 20ah http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”