Etropolis Retro com pouca autonomia

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por cuttysark76 »

hjmoura Escreveu:Boas, cuttysark76. por acaso podes dizer-me a referencia das células do pack acima exposto, apenas para saber com o que posso contar no caso de ter que substituir alguma.
Obrigado
O Jorge Rocha, já substituiu umas células de um pack igual ao teu, tal como referiu. Ele saberá ao certo. Por acaso fui induzido em erro pela imagem do pack, no telefone pareciam células prismáticas, mas pensando melhor, sendo Li-polymer devem ser várias pouch cells...Vendo no computador, parecem ser aparentemente cada célula é composta por 10 ou mais "pilhas" de Polímeros de Lítio, provavelmente de 3.7v e com 800mA cada...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por Jorge Rocha »

Desde que sejam da mesma tensão de protecção que as originais, pode-se colocar outro formato de células, de preferência que ocupem o mesmo lugar e tenham a mesma capacidade.
Se se mantiver o pack bem vigiado, e não deixar chegar a esse ponto, pode ainda ser saudável por largos anos e milhares de Km.
A marca vende um pack novo por bem menos de 1.500€
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
hjmoura
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 05, 2015 2:34 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por hjmoura »

Depois de balancear cada módulo, esta é a leitura final. A célula 3 continuou a ficar um pouco abaixo das outras. tal como o Jorge Rocha sugeriu, fiz também reset ao BMS. Agora vou colocar na scooter e ver o resultado. Quando tiver conclusões, postalas-ei aqui.
Anexos

[A extensão ppt foi desativada e não pode ser exibida.]



cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por cuttysark76 »

Boa! Bom trabalho!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por Jorge Rocha »

Por ter estado com a tensão muito baixa durante muito tempo, é natural que agora demore a que os valores subam e assim vai necessitar de mais uns carregamentos, até que normalize.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
hjmoura
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 05, 2015 2:34 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por hjmoura »

Olá boa noite, hoje estive a testar mais a fundo a bateria, e devo dizer que para já estou muito satisfeito pois fiz cerca de 50Km, indicação de bateria 45%, e o BMS não entrou em corte. quando parei medi o módulo mais fraco, que tinha 3,42V. Feito isto coloquei a bateria em carregamento. Se se mantiver assim, já fico satisfeito.
Agradeço ao forum, principalmente ao Jorge Rocha, por todas as dicas e informações que me foi dando.
Obrigado, e vou deixando aqui o feedback das novas andanças. :D


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por cuttysark76 »

Excelente e sem €€€
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por MRider »

É para isso mesmo que o fórum serve.

Fico contente por estar resolvido.

Agora é ir vendo o estado do Pack e seguir os concelhos do Mestre Jorge Rocha :-)
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por jmlflorencio »

Que boas notícias

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por Jorge Rocha »

Todos os foruns são para ajudar e ser ajudado, sem que se tenha de pagar ou receber. Um pequeno agradecimento já é de bom tamanho.
Claro que quando a pessoa, a que recebe apoio, não se quer aventurar, então poderá pedir um outro nivel de ajuda muito mais personalizada e dedicada, dentro de outro conceito que é um forum.
Eu sinto-me muito bem em poder ter ajudado a que esta mobilidade tenha melhorado, e assim continuarei feliz e contente! :D
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
hjmoura
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 05, 2015 2:34 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por hjmoura »

A minha Etropolis continua a rolar todos os dias, e "ultrapassada" a deceção do inicio, neste momento circulo com muito mais confiança.
Agora vou tentar substituir as lâmpadas por Leds, para diminuir o consumo e aumentar a autonomia. :D

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por MRider »

Agora é só mimos :-P
Live long and prosper!


Autor do tópico
hjmoura
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 05, 2015 2:34 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por hjmoura »

Boa tarde a todos, é só para dizer que passados uns quatro meses de utilização diária já fiz uns 2200 Km, e a minha Etropolis retro lá se vai aguentando, ou seja o tratamento deu algum resultado.
Abraço a todos.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por cuttysark76 »

Excelente! Bom andamento para uma citadina! Abraço
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por Jorge Rocha »

MRider Escreveu:Agora é só mimos :-P
hjmoura Escreveu:Boa tarde a todos, é só para dizer que passados uns quatro meses de utilização diária já fiz uns 2200 Km, e a minha Etropolis retro lá se vai aguentando, ou seja o tratamento deu algum resultado.
Abraço a todos.
Afinal não é só mimos, também é trabalho!

Tens aí pack para mais de 5 anos sempre a abrir.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por t3lmo »

Assim se evoluiu... bom trabalho de equipa! Parabéns aos envolvidos ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
hjmoura
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 05, 2015 2:34 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por hjmoura »

Obrigado a todos pelo incentivo. :D


Autor do tópico
hjmoura
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 05, 2015 2:34 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por hjmoura »

Olá boa tarde a todos, serve o presente post para dar um feedback da minha Etropolis Retro depois de um ano de utilização.
Continuo a utilizá-la diariamente, e passado este tempo já fez 5350 Km. Agradeço ao Forum, principalmente ao Jorge Rocha, por toda a informação obtida, e pelo incentivo.
Obrigado

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por Jorge Rocha »

Todos nós, que temos uma sensibilidade para a preservação do planeta, te agradecemos por todas as vezes que optas por usar o veiculo eléctrico, mesmo por vezes saindo do conforto de um outro a combustão (apenas porque tudo está adaptado a essa poluente mobilidade).
Os VE's são muito bons para quem os usa diariamente, sem abusar de suas capacidades.
Tudo por um mundo mais limpo!


Armindo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 10, 2017 11:02 pm

Re: Etropolis Retro com pouca autonomia

Mensagem por Armindo »

Boa noite
Agradeço a vossa ajuda, tenho uma Etropolis Retro e estava tudo bem até que o carregador avariou. Consegui arranjar um carregador 72V 5A sem ser original. A scooter esteve mais de um mês parada e com a carga da bateria muito baixa. No dia em que pus novamente à carga com o novo carregador a bateria estava a 0%. Deixei toda noite à carga, carregou tudo bem, bateria a 100%. Então o que aconteceu é que desde aí, a carga da bateria quando chega aos 40% (quando andou +/-45km ), ela desliga, deixou-me a pé já por duas vezes...
Vi este post neste forum e resolvi abrir a bateria para fazer o reset ao BMS. Então, deixei carregar a 100% e fiz o reset ao BMS. Meti a bateria na scooter e apesar da bateria estar totalmente carregada, a indicação que aparece no visor é de 1%.
A minha questão é a seguinte, o Reset ao BMS deve-se fazer com a bateria descarregada, carregada, ou é indiferente? A informação da percentagem de carga da bateria dá-se via a ficha mais pequena, certo? Será problemas na ligação da ficha pequena? Já abri a ficha, do lado da scooter chegam apenas dois fios. Agradecia que me dessem umas dicas, muito Obrigado
Armindo
Última edição por Armindo em sábado mai 27, 2017 12:28 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”