Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

Olá a todos,

Sou novo cá, e depois de me aparecer um problema resolvi procurar ajuda nos vários fóruns, mas este agradou mais. Vai ser um post longo mas é para ficar tudo direitinho.

Eu fiz uns "favores informáticos" a uma loja de motas e bikes (o dono é um amigo do meu pai) e no fim não levei qql valor, o homem sabia que eu andava atrás de uma trotinete eléctrica e em troca do serviço ofereceu-me uma que lá tinha.

Bom... vim para casa todo contente, montei-a pois ainda estava na caixa.

Ela funcionou tudo e ficou muito porreira. Deixei então à carga a noite toda.

No outro dia desliguei o carregador de manhã, e de tarde ia dar uma volta, quando ligo a chave o motor não dá qql sinal, os piscas direcção não funcionam, mas a luz dela e a buzina funcionam e, assim como o indicador bateria no painel também funciona.

Achei que fosse as baterias, abri o acesso às baterias e com uma lâmpada de 24v liguei à bateria directo, coloquei a lâmpada num frasco e esse frasco numa bacia com água (para dissipar um pouco o calor) deixei cerca de uma 1h e não me pareceu que a bateria esteja muito má, pois manteve a lâmpada sempre ligada na intensidade inicial..

O meu pai sugeriu que tinha sido o motor que queimou, e é aí que desligo o motor do controlador e ligo o motor directo à bateria que por acaso os plug são compatíveis (macho com fêmea) e o motor funcionou logo.

Ou seja, fico naquela que foi alguma coisa no controlador. O controlador é aqueles típicos controladores de 8 plugs...

Então (não sei se fiz bem ou mal) fui ao ebay pesquisei e mandei vir um controlador compatível (também foram 9€), Mas só chega pra o mês que vem, com sorte... Lol

Não sei se me podem ajudar, ou se sabem o que aconteceu, a trotinete tem selim é engraçada para umas voltas, mas não é nada de especial... Mas é no mínimo estranho, e eu também não vou reclamar pq foi dada lol

Obrigado a todos desde já,
Abraços.

Potência dela:
24v 250w
Baterias: 2 X 12v 4.5AH

Foto controlador: https://goo.gl/7dok6Y
Foto trotinete igual: https://goo.gl/B4eWF2
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por sosimple »

Pelo que descreves, aparenta de facto ser do controlador.
Opel Ampera
O meu Instagram


Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

sosimple Escreveu: sábado ago 12, 2017 12:53 pm Pelo que descreves, aparenta de facto ser do controlador.
Pois eu não entendo muito, mas fui pela lógica... Por acaso não tenho ninguém que tenha uma idêntica, para poder testar...

Nem tem por perto "oficinas de veículos eléctricos".
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Jorge Rocha »

Umas fotos sempre ajudavam...
Mas claro que pode ser do controlador. Motor com escovas, correto?
Tenho um de 24V 500W e outro de 1000W também de 24V, mas é em Aveiro e nem estou por lá de momento.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

Jorge Rocha Escreveu: segunda ago 28, 2017 10:21 pm Umas fotos sempre ajudavam...
Mas claro que pode ser do controlador. Motor com escovas, correto?
Tenho um de 24V 500W e outro de 1000W também de 24V, mas é em Aveiro e nem estou por lá de momento.
Olá Jorge,

Na minha exposição, coloquei lá link de uma foto do controlador em questão e uma foto da trotinete. Pensei que não fosse necessário mais nada... mas o que for preciso, eu poderei indicar, com certeza, é só dizer.

Em relação ao motor sim ele é motor com escovas (2 pontos de ligação) e está a funcionar, pois foi testado directo na bateria. Mesmo assim arrisquei e comprei no ebay um controlador compativel (foram 9€) ... mas ainda não chegou e só deverá chegar para Setembro 1ª ou 2ª semana, penso eu, espero que sim!

Obrigado pela ajuda,
Cumps.
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)


Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

Olá,

O controlador chegou hoje, fui logo tentar montar para verificar, está com os mesmos sintomas e não funciona!!!!!! :oops: :oops:

Então fiz alguns testes com os conhecimentos básicos que tenho e deixo o um video a explicar o passo a passo... :roll:

Se alguém poder ajudar, ficaria muito agradecido!!



Link
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Wolfire »

Não deves inverter os fios vem assim com corres diferentes memo.
Vê se a tensão esta abaixo dos 21v assim o controlador corta e não funciona, não deve ser isso se o carregador fica sempre verde elas devem estar carregadas, mas não custa verificar.
Liga somente o motor as baterias a ignição e o acelerador no controlador, se não funcionar desliga o acelerador e liga o fio vermelho ao azul diretamente na ficha do controlador (ficha do acelerador) cuidado que assim o motor arranca em velocidade total.
se assim mesmo não funcionar verifica se os cabos da ignição não estão partidos.


Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

se assim mesmo não funcionar verifica se os cabos da ignição não estão partidos.
Obrigado pela resposta, entretanto, já consegui colocar a funcionar, e como disseste, o problema estava no cabo que vai dos comandos do volante o para o controlador, estava danificado ao longo desse percurso, e a ignição, piscas de direcção, informações do painel saem desse mesmo.


Então eliminei esse cabo e fiz uma adaptação da ignição em baixo junto ás baterias, e apenas mantive o básico ligado no controlador para funcionar:
- motor
- bateria
- acelerador
- ignição
- carregador

Ficou a funcionar (deixo ai fotos das mudanças), mas agora estou com outro problema (parece que tem um bruxedo a porra da trotinete...) as baterias estão a morrer, ele não aguenta mais de 1 Km comigo a circular... disseram-me que poderia ser a corrente da roda traseira demasiado esticada... será ? Mas eu deixei a carregar toda à noite, depois de descobrir os problemas e fazer as mudanças, e de manhã as baterias estavam quentes, principalmente uma delas e a luz do carregador não ligou a verde (ainda estava a vermelha de carga), penso que seja mesmo sintoma de baterias..

Pesquisei umas baterias 12V 12AH, mas aconselharam as de ciclo profundo.. Alguma dica para as baterias? Será mesmo das baterias? Ou vou gastar dinheiro sem necessidade? Será que a trotinete não aguenta comigo? (motor 250W a 24V, eu peso 75Kg e tenho 1,76m), ela enquanto teve carga, ela andou bem, mas depois penso que a tensão deve descer rapidamente e elas não seguram... penso eu ...

Imagem

Imagem

Imagem
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Wolfire »

É bateria sim resistência interna muito alta não chega aos 42v e não desliga o carregado aí esquentam e chegam a estufar

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Wolfire »

Oops quis dizer 32v

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por serges »

Wolfire Escreveu: terça set 05, 2017 12:49 am É bateria sim resistência interna muito alta não chega aos 42v e não desliga o carregado aí esquentam e chegam a estufar
Bem vindo de volta WolFire já tinham os saudades das tuas dicas acertadas!

Obrigado pela ajuda!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

Wolfire Escreveu: terça set 05, 2017 12:52 am Oops quis dizer 32v
Muito obrigado pela ajuda Wolfire,

Eu vou pedir um multímetro emprestado (pois não tenho), só para ter a certeza, mas a tua análise faz todo o sentido, no meu caso são de 24V.

Uma dúvida final, não tenho orçamento para comprar baterias de linthium e pretendo gastar o mínimo possível (por uma viabilidade económica para mim) por isso vou para as chumbo ácido.

Mas disseram-me que convém ser de "clico profundo" ou bateria de Gel, se não poderiam nem durar 1ano..... Estou a tentar pesquisar o assunto, tens algum conhecimento que me possa ajudar?

Eu pensei em 2 baterias de 12Ah "normais" ácido chumbo. (como está da foto), porque 12ah ja é uma excelente corrente e também pelas dimensões.

Imagem

Obrigado una vez mais,
Abraço.
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Wolfire »

Normalmente o carregador de 24v carrega até 32v ai passa a luz verde e baixa a tensão para 28v e se mantém assim não causando danos a bateria. Quando muito uso não chega mais aos 32v e não passa a verde esquentando as baterias. Não fazendo muita diferença pois já não prestam mais. Pode usar essas baterias sim com as ciclo profundos tens mais autonomia e durabilidade se bem cuidadas duram mais de ano vai também da sorte já vi uma bateria do kit aguentar 2 meses e as demais 18 independente da marca.


Autor do tópico
Kirito
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado ago 12, 2017 10:45 am

Re: Motor parou do nada, será o controlador (trotinete eléctrica)

Mensagem por Kirito »

Wolfire Escreveu: quarta set 06, 2017 1:12 am Normalmente o carregador de 24v carrega até 32v ai passa a luz verde e baixa a tensão para 28v e se mantém assim não causando danos a bateria. Quando muito uso não chega mais aos 32v e não passa a verde esquentando as baterias. Não fazendo muita diferença pois já não prestam mais. Pode usar essas baterias sim com as ciclo profundos tens mais autonomia e durabilidade se bem cuidadas duram mais de ano vai também da sorte já vi uma bateria do kit aguentar 2 meses e as demais 18 independente da marca.
Obrigado pela ajuda Wolfire,

Vou verificar o preço das de ciclo profundo, se não forem muito mais caras, que as normais ainda comprarei, se não fico-me pelas normais, pelo para já... Assim que efectue a compra e teste, darei segmento aqui, no futuro poderá ajudar outros.
Cumprimentos a todos da comunidade! 8-)


Luisejoana7
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado ago 14, 2021 4:40 pm

Re: Motor parou do nada

Mensagem por Luisejoana7 »

Tenho uma trotinete razor 90 e ponho a carregar e nada... Alguém me pode ajudar a achar o problema???
O carregador não é de origem pois deram me a trotinete.
Mandei vir da AliExpress...
Gostaria que me ajudassem a achar o problema. Obrigado

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”