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Carro Eletrico e Wallbox

Enviado: quinta set 26, 2019 2:38 pm
por TioGafanha
Boas tardes a todos.

Na próxima semana vou buscar o meu novo brinquedo, um Nissan Leaf de 2019 e ando a ver as opções que tenho em relação a wallboxs. A verdade é que a informação está dispersa em muitos sites, fóruns, etc e queria algumas respostas concretas e penso que aqui será o melhor sitio para me poderem ajudar. Vivo num apartamento com garagem própria a qual tem o seu próprio quadro electrifico ligado ao do apartamento.

1. O que preciso de ter em casa para poder por uma wallbox na garagem em termos de potencia contratada para poder carregar mais rápido no que na tomada normal de casa?

2. Que tipo de Wallbox preciso para poder carregar o meu Leaf? Alguém sabe se empresas de confiança que venda boas wallboxes? (Mais uma vez, malta a vender não falta, mas não tenho feedback se são boas empresas ou não). Que wallbox ou tomada dedicada (não sei se são a mesma coisa) recomendam?

3. Alguém tem o serviço de wallbox da EDP? Compensa?


Muito obrigada a todos e desculpem a minha ignorância face a isto tudo, VE é uma novidade para mim ainda e estou a tentar aprender tudo com o tempo.

Cumprimentos

Re: Carro Eletrico e Wallbox

Enviado: quinta set 26, 2019 2:57 pm
por mafgod
Boas,

primeiro parabens pela aquisição.
Qual a potência máxima admissível na tua garagem/parqueamento?

Para o dia-a-dia, carregar a 16A (3,7kWh) será mais que suficiente.
Em 8h (horário vazio), carrega 80% da bateria do Leaf40 (~10% por hora), o que dá para cerca de 200km.
Claro que, haverá um ou outro dia, que vamos a casa e queremos carregar o máximo possivel porque queremos ter mais autonomia por uma qualquer razão... aí não há volta a dar, só memso um PCR :-)
Carregar no máximo da potência do Leaf, ~29A (6,7kkWh), precisaria de uma 6h30 para o carregar dos 0 aos 100% (~15% por hora).
Carregar a mais de 16A, acarretar quase de certeza um aumento de potência contratada para além de que que terá uma cablagem maior do QE de casa até à garagem.
Duvido que a secção que tem para a garagem seja superior a 2,5mm^2 (minimo recomendado para 16A), portanto para correntes superiores a 16A terá de também substituir o cabo do QE à garagem, o que poderá ser complicado.

Se carregar a 10A (2,3kWh) com o carregador doméstico é pouco, pondere carregar a 16A.
Para isso há várias soluções:
- cabo doméstico que permita 10 e 16A
- box portátil com regulação de potência
- box fixa na garagem com potência fixa de 16A ou potência regulável

Sobre preços, podes contactar-me por mensagem privvada ;-)

Re: Carro Eletrico e Wallbox

Enviado: sexta set 27, 2019 11:49 am
por pemifer
TioGafanha Escreveu: quinta set 26, 2019 2:38 pm Boas tardes a todos.
Bom dia! :lol: :lol: :lol: :lol:
TioGafanha Escreveu: quinta set 26, 2019 2:38 pm Na próxima semana vou buscar o meu novo brinquedo, um Nissan Leaf de 2019 e ando a ver as opções que tenho em relação a wallboxs. A verdade é que a informação está dispersa em muitos sites, fóruns, etc e queria algumas respostas concretas e penso que aqui será o melhor sitio para me poderem ajudar. Vivo num apartamento com garagem própria a qual tem o seu próprio quadro electrifico ligado ao do apartamento.
Parabéns pela aquisição!
TioGafanha Escreveu: quinta set 26, 2019 2:38 pm 1. O que preciso de ter em casa para poder por uma wallbox na garagem em termos de potencia contratada para poder carregar mais rápido no que na tomada normal de casa?
O que influencia o carregamento não é se tem wallbox ou não. O que influencia o carregamento é a potência de carregamento.
O EVSE portátil de potência fixa que vem com o carro carrega a cerca 2.2kW.
Mais abaixo explico as restantes opções.

Para analisar os tempos de carregamento do Leaf pode usar esta App para Android (eu uso para carregar todos os dias até 80%).
https://drive.google.com/open?id=1AYQuy ... LonzOD2hIm
TioGafanha Escreveu: quinta set 26, 2019 2:38 pm 2. Que tipo de Wallbox preciso para poder carregar o meu Leaf? Alguém sabe se empresas de confiança que venda boas wallboxes? (Mais uma vez, malta a vender não falta, mas não tenho feedback se são boas empresas ou não). Que wallbox ou tomada dedicada (não sei se são a mesma coisa) recomendam?
Em termos de carregamento caseiro tem 2 opções:
Opção 1: ter um uma wallbox que nada mais é que um EVSE que fica agarrado à parede. Eu não recomendo porque pelo preço duma wallbox compra um EVSE portátil e configurável com mais funcionalidades, monta uma tomada e ainda lhe sobra dinheiro.

Opção 2: ter uma tomada e um EVSE portátil e regulável.
Vou usar a intensidade na explicação. A potência obtêm-se multiplicando a intensidade pela tensão que é 220V.
O EVSE portátil não regulável que vem com o carro está fixo nos 10A. Qualquer tomada normal está preparada para ir até 16A.
No meu caso tenho um circuito normal de tomada com uma tomada CE 16A (custa menos de 6€) e um EVSE portátil e regulável entre 6A e 32A, mas costumo carregar sempre a 10A.
Tenho uma tomada CE 16A porque é arriscado usar uma tomada shucko a 16A, o mais provável é que derreta.
Já carreguei a 16A para experimentar, reduz um pouco o tempo de carregamento, mas nunca tive necessidade.
Se usar a App que indiquei verá que a 10A o carro carrega dos 35% aos 80% em 8 horas. Se carregar a 16A demora 6 horas.
Com estes 45%, dependendo da velocidade a que ande poderá fazer entre 80km e 100km
A minha noite costuma durar mais de 12 horas. Uma vez por outra chego por volta das 21:30, e saio normalmente às 8:30, ainda assim são 11 horas para carregar.

Se faz mais do que 100km por dia e tem poucas horas para carregar então precisará duma tomada de 32A (o Leaf carrega no máximo a 6.6kW que corresponde a 30A).
Para ter uma tomada de 32A terá de ter um circuito feito de raiz desde o quadro elétrico. Terá de ter um disjuntor de 32A, cablagem de secção maior e uma tomada CE de 32A.
TioGafanha Escreveu: quinta set 26, 2019 2:38 pm 3. Alguém tem o serviço de wallbox da EDP? Compensa?
Desconheço, deve ser caro
TioGafanha Escreveu: quinta set 26, 2019 2:38 pm Muito obrigada a todos e desculpem a minha ignorância face a isto tudo, VE é uma novidade para mim ainda e estou a tentar aprender tudo com o tempo.
De nada, sempre às ordens. Já quase todos passaram por isso, excepto eu que nasci ensinado e sei tudo! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Já pediu um cartão de carregamento?
O cartão mais rápido a chegar, chegará antes do carro, é o da EVAZ.
https://www.evaz.energy/comercializacao ... a-eletrica
Pode pedir outros mas se pedir o da EVAZ terá pelo menos esse cartão enquanto espera pelos outros.

Existe uma App para saber onde são os principais postos de carregamento e tambem indica os preços.
Para mim a Miio é indispensável!
https://play.google.com/store/apps/deta ... miio&hl=pt

Re: Carro Eletrico e Wallbox

Enviado: sexta set 27, 2019 2:35 pm
por Freddy_krueger
O EVSE de origem do Leaf (2,2/2,3kw) - no caso de ser o 40kw - nem precisas app para calcular tempos de carregamento...é muito simples...carrega 5%/hora...dá para fazeres contas de cabeça bem rápidas (obrigado CIVIC por esta preciosa info).

Quantos kms estimas fazer por dia? Isso vai influenciar EVSE fixa (wallbox) ou portátil (SABONETE formato semelhante ao de origem) a escolher... nalguns casos até podes decidir (e bem) nem investir e investir apenas mais tarde para melhor avaliar opções e necessidades.. eu costumo fazer 50-80kms diarios Seg-Sex e ainda uso EVSE de origem... estou a pensar comprar um novo quando meu leaf 40 2018 fizer 2 anos... (acaba garantia EVSE nissan) e mais para ter uma salvaguarda em caso de avaria que para carregar mais rápido..