Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta ago 28, 2020 11:56 am
rnlcarlov Escreveu: sexta ago 28, 2020 11:34 am
Freddy_krueger Escreveu: sexta ago 28, 2020 11:24 am Isso do condutor do Tesla é mesmo Burrice ao cubo....
1) Os Superchargers (que eu saiba) ainda são free em PT... mesmo que já não sejam, continuam a ter um preço mais competitivo que qualquer mobi.e em Portugal;
Por acaso o PCR de Loulé cobra 0 de OPC, logo se os SuC fossem a pagar, aquele era certamente mais barato.
Ora isso é bom para os utilizadores... Alguém sabe se será algo temporário ou algum acordo com cÂmara municipal por exemplo? Não faz sentido para os OPC não cobrar nada pois têm a quase totalidade dos custos exploração do posto (CEME basicamente só fatura ao utilizador).
Este PCR é quase uma excepção nacional... já o referi antes.
Suponho que os custos OPC (CME) sejam suportados pela CM. Um bom exemplo desta CM de Loulé e bem localizado na zona histórica.
Mas depois tem este problema com os abusadores. por isso sou da opinião que após o carregamento deveria ser cobrado o tempo.
Como só se paga a energia, é dos poucos em que compensa carregar o meu Outlander... e só parei porque já tinha a bateria esgotada e estava a 60 kms de casa... e a malta queria gelados. :)

Uma coisa que fiquei a pensar e não experimentei... uma vez que o posto fica verde, será que o CCS2 desengata do carro? Julgo que não, mas fiquei a pensar.
O CHAdeMO desengata....
Quando estacionei ao lado do Tesla até pensei que estava a carregar e eu não poderia ligar o CHAdeMO, mas depois vi que já estava terminado, liguei o CHAdeMO e lá fui a procura de gelados, pois só tinha 20 minutos.

Ainda sobre o Tesla, não sei se ficou lá até hoje de manhã pois eram 10 horas e ainda ninguém tinha usado o CCS2. O que é estranho pois é um posto bastante usado...


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: sexta ago 28, 2020 1:54 am
APHenriques Escreveu: Mudam as carroças, mas os burros são os mesmos!
Nunca tinha lido/ouvido esta expressão, mas é das melhores que já li/ouvi! Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
:D
Pois... foi o que me ocorreu dada a situação.
Também não me lembro de ter ouvido antes...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 833
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: sexta ago 28, 2020 3:18 pm Uma coisa que fiquei a pensar e não experimentei... uma vez que o posto fica verde, será que o CCS2 desengata do carro? Julgo que não, mas fiquei a pensar.
No Ioniq a CCS desengata.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Pois... faz sentido. Se o posto da o carregamento por terminado, deve dar para retirar da tomada.

Apartir do momento em que a carga termina, esteja o carro ligado ou desligado, a permanência do carro é ilegal.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta ago 28, 2020 11:24 am Quando PCR's eram de borla deixei em Évora a carregar o recem comprado leaf e precisava carregar muito que ia carregado e próximo PCR era em Santarém A1 (SN)... deixei contacto no visor que já tinha lido e informado sobre qual seria "protocolo" de "bom cidadão" :)... No entanto fui chamado à atenção por um outro utilizador (pro tlm) pois já estava a mais de 80% e velocidade carga a baixar e queria ligar botão de emergência (repito, ainda estava a carregar)... demorei 15min a chegar ao local e carro a 85-90%... já dava para chegar a Santarém (era maçarico na altura...) mas ainda ouvi pois pessoa já estava à espera e tal.... Só lhe disse que eu antes de carregar tinha estado à espera que um TMX acabasse de carregar...estive uns 45 minutos à espera :(
Pois, mas ele não tinha razão de todo...
Enquanto estiver em carga, independentemente da potencia/ritmo de carga, tem todo o direito de permanecer lá.
O meu, por exemplo, só dá 22kW em PCR e 3,7 em PCN... não vou retirar o carro porque alguém consegue retirar mais rápido.
Embora já tenha deixado de carregar, porque apareceu no momento um EV aflito sem carga... apesar dele nem ter dístico. A sorte dele é que foi simpático. :)

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por becosemsaida »

Boas, ja se sabe que a "boa educacao" e coisa do passado. E cada vez mais se ve o "salva-se quem puder".

Agora ao ler este thread surgiram umas duvidas:

Falam em distico, que distico e esse? Pelo que sei e so em LX que e preciso, mas posso estar errado. Esse mesmo distico aplica-se aos PHEV?? Se sim, onde ir buscar (IMT??).

Tempos de carga e permanencia nos lugares e um problema grave, ainda mais nos shoppings e postos "concorridos", todos que iniciam a carga tem alguma indicacao do tempo de carga e somente respeitar e remover o veiculo mas infelizmente ha pouca gente que liga a isso. Coisa mais grave na minha opiniao e estacionarem em lugares destinados para EV ou Hibridos e aproveitarem de lugares de carga sem uso qualquer. Isso sim deveria ser punido e considerado igual ao estacionamento em lugares para deficientes (na lei e igual mas aplicar e outra coisa).

Quanto as potencias anunciadas/fornecidas pela EDP/outros........ A rede eletrica, como muita coisa neste pais, esta em muitos lugares ultrapassada e comos aumentos de consumo esta-se a chegar a um ponto de rutura. Enfiar PT's em linhas ja saturadas nao vai fazer com que haja mais disponibilidade, PT's projetadas para XXKW nao irao aguentar 2 ou 3 vezes mais!!!! Comparam isso com a fibra otica: "damos 500Mb/s" mas na realidadde temos disponibilidade para meia duzia de clientes apos aumento de clientes so temos 200!!!!! As coisas tem de mudar de raiz e nao nos consumidores que aguentam esta m**** toda......

Claro que estou a falar da zona interior, nao de grandes centros onde conseguem reforcar com facilidade. Na "parvalheira" ainda anda tudo a carvao........

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

becosemsaida Escreveu: sábado ago 29, 2020 4:04 pm
Agora ao ler este thread surgiram umas duvidas:
Falam em distico, que distico e esse? Pelo que sei e so em LX que e preciso, mas posso estar errado. Esse mesmo distico aplica-se aos PHEV?? Se sim, onde ir buscar (IMT??).
É para esclarecer as dúvidas uns dos outros que estamos aqui.
Pelo menos da minha parte, tentarei esclarecer as minhas e alertar e esclarecer as dos outros. :)

Sobre o Dístico azul VE, lamentavelmente, paira uma ignorância generalizada... aliás, eu quando comprei o carro perguntei no concessionário porque não me entregavam logo o dístico. Ninguém no concessionário sabia a que dístico eu me referia... :shock: se considerarmos, que para além dos Mitsubishi PHEV também tem Renault com muitos Zoe's vendidos.
O mesmo concessionário vende Dacia GPL, que tem também obrigatoriamente o Dístico verde GPL.
Ora, pela mesma razão que os de GPL tem de estar identificados, os VE também tem que estar. Por exemplo, em caso de acidente, para que os bombeiros identificarem que se trata de um VE, e agirem em conformidade.

Nenhum VE pode utilizar qualquer posto público sem estar devidamente identificado com o dístico azul VE.
Assim, quem não tem dístico, não pode estar nos PCR ou PCN... por isso, se outro condutor os mandar sair do posto, é melhor fazê-lo, pois se forem chamadas as autoridades dá multa por estacionamento ilegal... nem vale a pena argumentar que se trata de um Tesla sem dúvida eléctrico... isso não significa nada. Se não tem dístico azul VE é um "petroleiro".
E sim, aplica-se também aos PHEV...

O decreto-lei 90/2014 de 11 de junho, define os veículos eléctricos no nº 1 do artigo 3º:

“1 – Consideram-se veículos eléctricos, o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão eléctrica que transmitam energia de tração ao veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade eléctrica ou a uma fonte de eletricidade externa, e que se destinem, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.”

O decreto-lei 90/2014 de 11 junho, formaliza o dístico identificativo, no nº 4 do artigo 3º:

“4 – Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.”


O Distico pode ser obtido no IMT gratuitamente ... não há razão para não ter.

Mais informação aqui:
https://www.uve.pt/page/emissao-do-dist ... -eletrico/
Portaria n.º 222/2016, Artigo 7, ponto 3
https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... agosto.pdf

Não confundir com o dístico da EMEL para Lisboa... esse não tem qualquer validade para este efeito. Nem o substitui em Lisboa. O Distico Azul VE é nacional e para todos os VE's e PHEV's


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

becosemsaida Escreveu: sábado ago 29, 2020 4:04 pm Quanto as potencias anunciadas/fornecidas pela EDP/outros........ A rede eletrica, como muita coisa neste pais, esta em muitos lugares ultrapassada e comos aumentos de consumo esta-se a chegar a um ponto de rutura. Enfiar PT's em linhas ja saturadas nao vai fazer com que haja mais disponibilidade, PT's projetadas para XXKW nao irao aguentar 2 ou 3 vezes mais!!!! Comparam isso com a fibra otica: "damos 500Mb/s" mas na realidadde temos disponibilidade para meia duzia de clientes apos aumento de clientes so temos 200!!!!! As coisas tem de mudar de raiz e nao nos consumidores que aguentam esta m**** toda......
Pois, mas não é comparável com as redes de dados. sejam elas de cabo, fibra ou adsl.

No ano passado, assisti a uma quebra de potência durante Agosto na rede eléctrica do Algarve... com os técnicos a correr pelos PT's a monitorizar as sobrecargas com sobreaquecimento dos transformadores. Cheguei a ter a tensão abaixo dos 220V... este ano com vários hotéis fechados, a rede está a funcionar em torno dos 230V... sinal de que está sem esforço.

No caso dos PCR e PCN, não são activados enquanto os transformadores da zona não forem substituídos. Isto porque são equipamentos em que é fácil saber a potência necessária. Ao contrário de instalações industriais, hotéis, etc, em que se contabiliza margem de segurança estimadas e não a potência máxima. E por vezes há surpresas e pode levar ao rebentamento dos PTs... já assisti a um e não é bonito.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 421
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, já estão a funcionar à dias vários PCR's nos parques do Lidl.
Para quem se desloca para sul, Alcácer do Sal, Grândola e depois ao longo do Algarve, Lagos, Parchal (Lagoa), Boliqueime, são locais excelentes para quem se desloca a estas zonas em férias ou fim de semana.
O preço também é bom: 0,08€/min

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por becosemsaida »

APHenriques Escreveu: sábado ago 29, 2020 7:47 pm
becosemsaida Escreveu: sábado ago 29, 2020 4:04 pm E por vezes há surpresas e pode levar ao rebentamento dos PTs... já assisti a um e não é bonito.
Pois, se for de "posto" e um espectaculo de fogo de artificio, agora se for de QO-Bet....... So o oleo a arder e caso para fugir para longe, ainda por cima se nao ativa o corte no posto antes. Ja vi alguns tambem e .............. :) :)
Chega de offtopic.....

Obrigado pela explicacao, la vou ter de marcar uma "consulta" no IMT. Pelo que vi nao ha envios pelos CTT, so em mao e com os docs de veiculo.

Mais uma vez, obrigado

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1170
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu pedi para me fazerem o favor no IMT a uma escola de condução na disponibilidade de pagar... preenchi formulário e deixei na escola... Fizeram-me o serviço de borla e insistiram para que não pagasse... foram impecáveis.

As escolas como têm de ir quase diariamente ao IMT, fazem isso na borla se não quiseres perder uma manhã ou tarde.... eu para o fazer eu tinha de tirar meio dia de férias...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1121
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »

Eu consegui o meu pelo correio...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 833
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

zeuz Escreveu: segunda ago 31, 2020 10:25 pm Eu consegui o meu pelo correio...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Podias elaborar? Já tentei uma ou outra vez ir ao balcão, mas as filas eram de morrer aqui em Lisboa.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”