Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Depois dos PCR, também os PCN estão a cobrar os carregamentos.

Penso que é importante discutirmos aqui o assunto, para alertar e reunir esforços para controlar os já existentes abusos das entidades intervenientes.

Recentemente apareceu nas noticias que a CM do Porto passará em breve a cobrar aos OPC a ocupação do espaço público.
Possivelmente não será o único município.
Sei que no meu, Mafra, o único posto existente atualmente, o OPC está isento de pagamento até se manter a fase gratuita. Mas por estranho que pareça está previsto cobrarem a ocupação do espaço. Custo que o OPC terá inevitavelmente de cobrar aos utilizadores do PCN. E digo estranho, porque isso é como pagar para ocupar um lugar de estacionamento, mas o PCN está localizado num parque gratuito.
Então quem estaciona e carrega, além da energia terá que pagar estacionamento. Já quem usa o mesmo parque sem carregar não paga nada?
Acho que vão ter que me levar comigo na Assembleia Municipal. :twisted:

Está aberto o tema.... vamos falando.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Já há quem pague PCN e por vezes (se carro não carregar trifásico), fica mais caro que PCR....

Eu em PCN até ver só tenho carregado com cartão mobie (assim tenho a certeza que não me cobram). não faz sentido cobrarem como se fossem rápidos sem ser.

No sábado carreguei no Porto na Av.França, único sítio que conheço com 2 PCR's... cheguei vazio...saí com outro PCR ocupado - ficou 1 livre.

Os PCN dá jeito em hoteis... ficamos parados N horas... noutros locais é dificil ser competitivo para consumidor e rentável para operadores...ainda para mais com este custos das câmaras municipais.. se querem baixar emissões, deviam fomentar.... +1.700 EUR dá quase 5 eur dia só para a câmara... é um custo que opc vai passar a consumidor... e posto não vai estar ocupado 24h/dia... vai ser giro, vai.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, como está a decorrer cá no Concelho um procedimento para instalação de 13 novos pontos de carga, fui saber quais as condições para os concorrentes.

A CM pede um mínimo de 5% do preço do OPC por posto. Sendo a concessão atribuída ao concorrente que oferecer maior percentagem.
E cobra 17,13 €/mensal (suponho que mais IVA) por cada lugar de estacionamento.
Ou seja, indiretamente os utilizadores vão pagar este estacionamento mesmo em parques onde não existem parquímetros. :twisted:

Interessante que todos os postos estão indicados como rápidos. O que na prática só devem ter 1 lugar.
Mas também podem estar a considerar rápidos os PCN de 22kW


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Parece-me que quem tudo quer, tudo perde... mas são só os meus 2 cents...

Os PCN Lisboa Porto e mais umas quantas poucas cidades faz todo o sentido que sejam cobrados, mas a que preço?!?

Em locais do interior, acho que câmaras (ou governos ou lá quem acharem), deviam apoiar a mobilidade até para chamar visitantes... nestes locais PCN's deviam ser com custos mais "controlados" para utilizadores, especialmente se forem ocasionais.

Parece-me que câmaras também deviam ter objectivos de redução de CO2 como os governos com coimas ou redução de orçamento para as que falhassem esses objetivos... era maneira que repensavam logo estas cobranças (no caso do Porto valor fixo anual acho que dificilmente será rentável, mas vamos ver que contas farão OPC e a que preço ficam os carregamentos).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Sem dúvida...

Neste caso o que a CM Mafra está a fazer é atribuir a concessão a quem tiver o preço mais alto para o utilizador.
Pena não ter visto isto antes!
Mas pelo tempo que já passou sem nenhum posto instalado, suspeito que o interesse dos OPC não foi grande. Ou nenhum...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

a cobrar logo À cabeça 0,70 EUR/dia (os tais 21 eur c/iva)... + uma % de que OPC cobrar... não sei se vai haver muitos interessados...

Este modelo de CEME+OPC+Mobie+Taxas e taxinhas e agora ainda com câmaras ao barulho, parece mais 20 leões a 1 monte de ossos... não dá para nenhum e ainda se magoam uns aos outros.. .quem perde é o país e os utilizadores de VE.

Até aprecio não ter de ter milhentos cartões e apps como por toda a Europa se passa, mas francamente preferia como na europa, e com valores de cobrança claros se fomentasse a dispersão de PCR + PCN por todo o território...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Pelo tempo que já passou sem qualquer posto instalado ou em obras, suponho que a CM teve mesmo que aliviar as condições.
Mas sei que em dois pontos foi pedida a ligação elétrica de 55kVA. O que permite prever um PCR de 50kW apenas um veiculo de cada vez.
Os locais de instalação foram bem escolhidos, embora eu sugeria algumas coisas diferentes, o problema está mesmo nas condições do concurso.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por mafgod »

Podes partilhar esses locais? ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por serges »

Epa preços uso muito a App MIO ao que ajuda me sempre a não carregar fora lol...

Creio que a minha garagem é fantástica!

Mas fico feliz que muitas camaras estejam a apostar na mobilidade electrica e por consequência nos pontos de carga dou o exemplo de Bragança que está a investir e bem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

mafgod Escreveu: quarta nov 20, 2019 10:26 am Podes partilhar esses locais? ;-)
Póvoa da Galega: 1
Venda do Pinheiro: 1
Malveira: 2
Mafra: 5
Ericeira: 4
Tenho os locais exatos, mas suponho que alguns não serão usados.

O único que tenho confirmação do pedido da instalação elétrica é o da Ericeira no Largo dos Condes, (conhecido por estacionamento da praça).
Aguardo esclarecimentos em breve...


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por mafgod »

Interessante, esperemos que haja alguém que os vá explorar a preço aceitável ;-)
Posso estar enganado, mas, duvido que seja tudo PCR.
Não faz sentido nenhum haver tantos PCRs num único concelho.
Creio que alguns desses serão postos semi-rápidos, os tais trifásicos de 22kW, que faz todo o sentido.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por serges »

mafgod Escreveu: quarta nov 20, 2019 1:13 pm Interessante, esperemos que haja alguém que os vá explorar a preço aceitável ;-)
Posso estar enganado, mas, duvido que seja tudo PCR.
Não faz sentido nenhum haver tantos PCRs num único concelho.
Creio que alguns desses serão postos semi-rápidos, os tais trifásicos de 22kW, que faz todo o sentido.
Acredito que o Rapido será sempre preferível por muitos mas o semi rápido é o mais universal para todos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

mafgod Escreveu: quarta nov 20, 2019 1:13 pm Interessante, esperemos que haja alguém que os vá explorar a preço aceitável ;-)
Posso estar enganado, mas, duvido que seja tudo PCR.
Não faz sentido nenhum haver tantos PCRs num único concelho.
Creio que alguns desses serão postos semi-rápidos, os tais trifásicos de 22kW, que faz todo o sentido.
Sou da mesma opinião.
Exceto que não acho muitos. :) O concelho é muito grande.
O que falta é alguns PCN em locais que sugeri.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

Para Mafra os postos serão em grande parte PCN 2x 22kW, dai os ~50kVA pedidos por localização.
Existe a possibilidade do lote 1 (Largo de Santa Marta) e 3 (Largo dos Condes da Ericeira) serem PCR.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Por acaso são dois que eu não sugeria como prioritários para rápidos.
Por exemplo o de São Sebastião deve ser um rápido, pois fica ao lado do já existente de 2x22kW. É o local ideal para parar e carregar rapidamente e seguir viagem.
A N247 (entre Peniche e Cascais) não tem nenhum posto rápido. e aqui fica aproximadamente a meio.
Também o do parque intermodal de Mafra deveria ser um rápido....
Mas o que me foi transmitido pela CM é que pretendiam que todos fossem rápidos.

Na minha opinião, os postos de 2x22kW não tem grande vantagem em espaços públicos de rua.
Nem todos os modelos aproveitam a potencia de 22kW.
Por pouco mais potencia é mais util um PCR de 50kW em DC e duas tomadas Tipo2 em AC.
Tendo essas tomadas a potencia que a zona permita. Dos 60kVA sendo as tomadas de 3,7kW cada, até aos 100 kVA para tomadas de 22kw cada.
Com preços diferenciados obviamente, isto permitiria, despachar no DC quem está com pressa e ter dois postos normais para quem foi tratar dos seus assuntos e está sem pressa.
Tudo no mesmo equipamento e 3 lugares de estacionamento.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

Mas o concurso público já fechou a 4 de abril com os 13 postos, localizações e potências devidas.
Um OPC havendo hipótese de colocar PCN de 22kW a 1/4 do custo de um PCR nem vai pensar 2x. E o edital abriu essa possibilidade para 11 locais.
A outra hipótese é continuar em 2020 a verba 50% de incentivo aos 100 novos PCR (que termina no fim deste mês) e talvez exista a chance de haver mais uns.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Pois, eu dei com isto já depois... mas 4 de Abril?
O Edital é o 93/2019 de 7 de maio, certo? Ou há outro?

Tens os resultados do concurso?
Estou curioso para saber se foram todos atribuídos e com que percentagens...


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Já vi, estás a referir-te ao edital anterior nº 39/2019.
Mas esse concurso não deve ter tido nenhum interessado, pois foi feito novo concurso.
O primeiro tinha como mínimo 10% do preço do OPC para a CM, no segundo baixaram para 5%. E passaram todos a Rápidos.
Mas suponho que também não tenha tido interessados. Porque deveria haver equipamentos instalados 30 dias depois. E ainda não vi nenhum.
Os custos impostos aos OPC são absurdos... é uma má atitude da CM, que pretendemos mudar.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

Sim estava ainda no edital antigo, com o posterior pioraram a situação mais ainda não havendo abertura de escolha do tipo de carregador.
Obviamente nenhum dos OPC que conheço vai sequer considerar a candidatura nestes moldes.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: quinta nov 21, 2019 3:11 pm Sim estava ainda no edital antigo, com o posterior pioraram a situação mais ainda não havendo abertura de escolha do tipo de carregador.
Obviamente nenhum dos OPC que conheço vai sequer considerar a candidatura nestes moldes.
Pois... claro que não. Por isso julgo que tenha havido alguma negociação para dois pontos, pelo menos.

Não sei quanto pode custar os equipamentos. Mas a verdade é que os PCR podem permitir outra rentabilidade.
Primeiro porque basta um lugar. Repara que a CM pede 17€/mês por cada lugar.
Depois em menos tempo pode carregar mais carros.

Não digo que as CMs paguem para colocar os postos, mas estar a cobrar o que quer que seja.... não é aceitável.
Deve facilitar e criar as melhores condições para que os OPC pratiquem os preços mais baixos... e não o contrário.
Vamos ver se chegamos lá...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”