Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Mas existe alguma informação real acerca desse carregamento com cartão continente?

É que nos shoppings geridos pela sonae sierra, os postos existentes (22kw) são bem carotes para Leaf's e PHEV's... não é agoirar....

Mesmo sem existirem ainda muitos postos, já existe marcação destes em muitas áreas comerciais do continente, continente bom dia e continente modelo... vamos indo e vamos vendo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta set 10, 2020 8:25 am Mas existe alguma informação real acerca desse carregamento com cartão continente?

É que nos shoppings geridos pela sonae sierra, os postos existentes (22kw) são bem carotes para Leaf's e PHEV's... não é agoirar....

Mesmo sem existirem ainda muitos postos, já existe marcação destes em muitas áreas comerciais do continente, continente bom dia e continente modelo... vamos indo e vamos vendo...
Nenhum informação oficial, no entanto os postos em Matosinhos tem essa informação afixada nos carregadores rápidos. Vê fotos no Miio...
Talvez alguém da zona possa verificar.
Estes postos funcionarão, supostamente, fora da rede Mobie em rede privada pois são de parque privado. Escapando assim a custos com intermediários.
O objectivo deverá ser beneficiar os clientes reais do Continente. Só assim fará sentido o grande investimento feito nos 680 postos anunciados. Mas veremos....

Os postos já instalados nos Centros Comerciais Sonae Sierra não tem nenhuma relação com isto.
Pelo que sei estes são do OPC Galp, funcionam a 11kW (o que para todos os monofásicos fica limitado a 3,7kW) e tem um preço de 0,025€/min... Não é barato, mas há outros shopping de outras empresas a cobrar o dobro.
Infelizmente os postos dos shopping são sempre caros... façam como eu: reclamem. :x


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

No Marshopping (Ikea Matosinhos) ainda sem custos OPC, mas sempre ocupados e/ou avariados....

Vamos indo e vamos vendo... eu sou cliente regular continente e já não uso os vales GALP à muito...só para o corta relva ou 2º carro (que desde Março nunca mais andou - se fez 100kms foi muito - só anda um pouco e é ligado para bateria não ir à vida)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta set 10, 2020 10:17 am No Marshopping (Ikea Matosinhos) ainda sem custos OPC, mas sempre ocupados e/ou avariados....
Pois... possivelmente passa-se o mesmo que no Ikea de Loures... ocupados pelos Uber... para um bom cliente do Ikea como eu, que moro a 50 kms do ikea, é bastante chato não poder usar os PCN ocupados por pessoas que nem entram na loja. Ficam nos carros a espera da carga.
Agora, desde que a energia é paga, melhorou um pouco... mas sobre isso já reclamei no Ikea.

É exactamente por isto que eu espero que a utilização dos postos tenha uma relação directa com o volume de compras.

Eu não conheço Matosinhos... mas pelo que percebi o continente deve ser dos maiores e por isso mesmo é dos primeiros a receber os postos.
O outro é o da Amadora, que é o Continente mais antigo... o primeira que abriu.

Nos Continentes que frequento regularmente Mafra, Ericeira e Portimão, todos eles com parque privado não vi ainda qualquer sinal de obras relacionadas com isto. Mas supostamente, todos terão postos. Mesmo porque deixou de ser uma recomendação para passar a ser obrigatório até 2024 a existência de postos em espaços comerciais.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Não sei se Amadora foi o primeiro ou se foi mesmo o de Matosinhos, mas ambos dos primeiros e bem grandes. O norte shopping foi construído ao lado do continente e têm ligação interior...

Eu aqui perto de casa tenho 2 postos 3.6 no mercadona de Ovar.. Mas quando fiz lá compras nunca estive mais de 30/45 minutos... Carreguei peanuts... Provavelmente o suficiente para ir e vir de casa lá... Mas à justa

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta set 10, 2020 8:01 pm Não sei se Amadora foi o primeiro ou se foi mesmo o de Matosinhos, mas ambos dos primeiros e bem grandes. O norte shopping foi construído ao lado do continente e têm ligação interior...
Tens razão. O de Matosinhos é o mais antigo. É de 1985.
Estava convencido que era o da Amadora, mas este só abriu 1987. Sempre a aprender. (Y)
Fui lá a primeira vez em 1990. Quando adquiri o meu primeiro carro.

E mais uma vez o de Matosinhos será o primeiro a ter os carregadores... e o de Amadora, provavelmente, o segundo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

O de Matosinhos junto à sede da Sonae (se não estou em erro)... por isso falei que devia ser o primeiro. Tem lógica que seja o primeiro. Eu era de Leiria portanto iamos de carro sempre ao da Amadora e vinhamos com carro cheio umas 2x ano...tinha coisas que não haviam em mais lado nenhum... tinha uns 8/12 anos nessa altura...depois abriu em Leiria e acabaram essas viagens "de compras"...

Uma vez no regresso (naquele espaço entre Aveiras e Leiria que não havia AE ainda feita) numas curvas manhosas antes de corte para Rio Maior tivemos um furo e pneu suplente de opel corsa 1 era debaixo da mala.... era só sacos do continente na beira da estrada...eheheh...na altura não achámos muita piada que até chovia.

Agora já não me lembro de ir à Amadora mas como estou perto de Ovar, de quando em quando vou ao "monstro" norteshopping que tem lojas/produtos que não há noutros shoppings na área do Porto.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta set 11, 2020 4:05 pm Uma vez no regresso (naquele espaço entre Aveiras e Leiria que não havia AE ainda feita) numas curvas manhosas antes de corte para Rio Maior tivemos um furo e pneu suplente de opel corsa 1 era debaixo da mala.... era só sacos do continente na beira da estrada...eheheh...na altura não achámos muita piada que até chovia.

Agora já não me lembro de ir à Amadora mas como estou perto de Ovar, de quando em quando vou ao "monstro" norteshopping que tem lojas/produtos que não há noutros shoppings na área do Porto.
Aventuras de outros tempos... ;)

Esses carregadores do Marcadona são gratuitos? Ou usam algum cartão?
Mesmo pouco tempo é sempre energia para alguns kms... (Y)
O meu também não dá mais que 3,7kW Ainda agora usei um sem taxa OPC... Fico lixado é quando metem tarifas elevadas em postos de 22kW... Já começo a pensar em comprar um Zoe para segundo carro.
Mas os postos de limitados a 3,7kW podem ser muito úteis, até para zonas residenciais em prédios sem garagem.
Sou da opinião que deveriam criar parques destes postos para residentes... com tarifas a condizer.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, cá pela Ericeira, parece que finalmente foi ativado o 3º PCR. O único que tem carregamento AC... a malta dos Zoe, sem carregamentos rápidos, andava passada! Pois o único PCN também continuava desligado... Agora já está operacional também.
No parque do hotel Vila Galé... finalmente também ligaram o PCN.
Neste momento falta ligar um PCN que está instalados há vários meses, novo, mas nunca foi ligado. É da concessão Mobie atribuido a GALP... será que alguém se esqueceu de ligar o interruptor? :evil:


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Mais um alerta para os distraídos ou novatos:

Aqui na Ericeira temos uma situação (que se repete em vários pontos do país: um PCR (0,12€/min)ao lado de um PCN (0,03€/min).
Para quem não tem pressa poderá pensar em optar pelo PCN, esperando assim pagar menos... mas a verdade é que isso pode não acontecer.

Para carros com carregamento AC trifásico a 22kW (Renault Zoe) e se for o único ligado, compensa usar o PCN.
Para todos os carros, mesmo que carreguem trifásico a 11kW, saí sempre mais barato o PCR, considerando o carregamento acima dos 40kW.

Ou seja, mais lento não é necessariamente mais barato.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

No mercadona sem cartão... Basta chegar, ligar cabo type 2 (carregador é de ficha como habitual) e ir às compras... Na altura do carnaval tive que ir mesmo às compras e naturalmente alguém aparcou lá.. Mas normalmente está livre... Acho que está no miio

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: sexta set 11, 2020 6:55 pm No mercadona sem cartão... Basta chegar, ligar cabo type 2 (carregador é de ficha como habitual) e ir às compras... Na altura do carnaval tive que ir mesmo às compras e naturalmente alguém aparcou lá.. Mas normalmente está livre... Acho que está no miio

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
É estratégia mercadona global. Aqui por Espanha onde têm carregadores também são de 3.7kW e gratuitos de chegar e carregar. Se não se puserem a vender energia também não têm as chatices do nosso modelo. E com postos de 3.7kW também não é um grande custo para eles.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: sábado set 12, 2020 11:54 am
Freddy_krueger Escreveu: sexta set 11, 2020 6:55 pm No mercadona sem cartão... Basta chegar, ligar cabo type 2 (carregador é de ficha como habitual) e ir às compras... Na altura do carnaval tive que ir mesmo às compras e naturalmente alguém aparcou lá.. Mas normalmente está livre... Acho que está no miio

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
É estratégia mercadona global. Aqui por Espanha onde têm carregadores também são de 3.7kW e gratuitos de chegar e carregar. Se não se puserem a vender energia também não têm as chatices do nosso modelo. E com postos de 3.7kW também não é um grande custo para eles.
Sem dúvida uma excelente atitude por parte dessa cadeia comercial.
Acaba por ter custos insignificantes, com postos mais simples, dando energia e sem intermediários e taxas... uma forma de atrair os clientes.

Sugeri que um shopping que conheço, em que o parque está bem equipado com tomadas normais e trifásicas (instaladas em muitos pilares por todo o parque) permitisse a ligação dos VE nessas tomadas com os seus próprios carregadores... Nem precisariam fazer nada, nem investir. A instalação existe, bastava uma pequena placa a indicar essa permissão. Para o shopping o custo adicional de energia seria insignificante.
Seria um forte atractivo para mais clientes no shopping. Ficou na gaveta! :(
Em vez disso, meteram lá 4 PCR (há meses a espera de ativação) e com um preço de 0,05€/min.
Para mim tem a mesma utilidade, ligados ou desligados, ficaria a 1,17€/kWh. :twisted:

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

PCR a 0,05€/min? Para mim não me parece nada mau. :P


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois mas para os Mitsubishi outlander, o PCR mais vale esquecê-lo aos preços praticados (minuto).... se fosse ao kwh e limitar carga a 70/80% SOC era mais justo para consumidor.... mas pronto...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por gbento »

Em Tomar, o carregador ainda em construção, apresenta preço já lá afixado de 0,25€/min. Não estou certo dos preços pois não tenho VE, mas não é carote?
Fiz as contas, 30 min da 7,5€, isso para mim dá-me para cerca de 150km de autonomia no meu poluidor.
Para VE isso da autonomia para quanto?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Para mim 30min dá também perto de 150km. Mas a questão aqui é que se esse preço é só de OPC e depois ainda tem de levar com custos de CEME, vai sair um balúrdio. Por exemplo, os PCRs da GALP cobram 0,10€/min e o preço final já não é propriamente barato.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Esse carregador vai mesmo só servir para um desenrasque... nada mais...carrregar só o suficiente para chegar a outro PCR mais barato...:(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por jfr2006 »

gbento Escreveu:Em Tomar, o carregador ainda em construção, apresenta preço já lá afixado de 0,25€/min. Não estou certo dos preços pois não tenho VE, mas não é carote?
Fiz as contas, 30 min da 7,5€, isso para mim dá-me para cerca de 150km de autonomia no meu poluidor.
Para VE isso da autonomia para quanto?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
0,25 ou 0.025?

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: segunda set 14, 2020 8:51 am PCR a 0,05€/min? Para mim não me parece nada mau. :P
Peço desculpa... PCN a 22kW.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”