Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por jmlflorencio »

Efectivamente são mesmo!!


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: sexta out 16, 2020 2:56 pm No grupo Tesla Club Portugal (Facebook) há uns quantos a queixarem-se dos ~0,30€/kWh... foram vários os tópicos criados sobre o assunto, havendo até quem escrevesse que ficava mais caro que usar diesel...
Pois... no Facebook aparece de tudo. :twisted: nem vale a pena comentar
Comprar um carro de mais de 40 mil euros e reclamar de 0,30€/kWh :o


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

É mesmo...

EU lembro-me duma viagem mal programada de Lisboa a SMFeira (do tempo de PCR's serem de borla), e tive 2 carregamentos em rapidgate, um com carregamento a 27Kw e outro a 17Kw....este último tive 45/50min (se bem me lembro) a carregar....

Depois disso solicitei o "patch" na Nissan mas nunca mais precisei fazer múltiplos carregamentos diários (logo que notasse o #rapidgate)

A 0,30EUR/kwh nos Supercargers, só é mais caro que num Diesel provavelmente os primeiros S e X, mas ei, se quiserem dou o meu velhinho Mégane break 2000 dci 360.000kms à troca direta de um desses...não me importo de pagar mais para carregar!!! LOL! Há cada um...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda out 19, 2020 1:19 pm A 0,30EUR/kwh nos Supercargers, só é mais caro que num Diesel provavelmente os primeiros S e X, mas ei, se quiserem dou o meu velhinho Mégane break 2000 dci 360.000kms à troca direta de um desses...não me importo de pagar mais para carregar!!! LOL! Há cada um...
:D
Nem mais! (Y)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

Freddy_krueger Escreveu: quinta out 15, 2020 8:00 am
APHenriques Escreveu: quarta out 14, 2020 9:27 pm Depois de Matosinhos e Amadora, alguém sabe de instalações a decorrer noutras lojas?
Segundo a notíicia inicial entre Hubs/postos não deverá haver mais de 100kms... ainda é uma distância grande.... só devem colocar nos principais continentes e não em quase todas as lojas... :(

A boa notícia é que estimam ter rede finalizada até final 2021... vamos ver.

notícia in: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/co ... 96101.html
Olhe que não, olhe que não. :-D. Um passarinho disse-me que há duas ou três localidades daquelas onde "não há nada" que foram muito bem lembradas por eles... Vamos aguardar para ver. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

APHenriques Escreveu: sábado out 17, 2020 9:49 am
zeuz Escreveu: sexta out 16, 2020 2:56 pm No grupo Tesla Club Portugal (Facebook) há uns quantos a queixarem-se dos ~0,30€/kWh... foram vários os tópicos criados sobre o assunto, havendo até quem escrevesse que ficava mais caro que usar diesel...
Pois... no Facebook aparece de tudo. :twisted: nem vale a pena comentar
Comprar um carro de mais de 40 mil euros e reclamar de 0,30€/kWh :o
Há palermice em todo o lado. Enfim. Se for preciso até há quem compare carros de duas toneladas e muito com mata-velhos, só para dizer que é possível fazer uma viagem num fóssil e gastar menos... Enfim. Palermices.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »


Freddy_krueger Escreveu: Depois disso solicitei o "patch" na Nissan mas nunca mais precisei fazer múltiplos carregamentos diários (logo que notasse o #rapidgate)
Mesmo com o patch continua a ter #rapidgate ... só consegues os +45kW num intervalo curto de SoC e de temperatura da bateria. Fora desse intervalo a potência cai para valores a rondar os 30kW ...
Freddy_krueger Escreveu: A 0,30EUR/kwh nos Supercargers, só é mais caro que num Diesel provavelmente os primeiros S e X, mas ei, se quiserem dou o meu velhinho Mégane break 2000 dci 360.000kms à troca direta de um desses...não me importo de pagar mais para carregar!!! LOL! Há cada um...
Eu propus o meu Ampera + 10.000€ ... dava para andarem a electricidade no dia-a-dia e não tinham stress com os SuC nas viagens longas... não me levaram a sério... Imagem


Achar que 30 cêntimos por kWh é caro, quando se paga isso, ou até muito mais, num PCN, a carregar no máximo a 22kWh ... enfim... Imagem

Dá para perceber que muitos dos proprietários só mudaram para um VE por causa da rede SuC e em relação a isso não tenho nada contra. Acho até perfeitamente compreensível!

Também não vou pelo argumento do preço do carro, porque um Tesla na verdade é um carro "barato". Os custos de manutenção são muito inferiores a um carro equivalente com motor diesel! Já aqui mostrei umas contas em que com 23.000€ de entrada, o preço de um Mégane diesel, novo, é possível ficar a pagar ~250€ durante 10 anos. É muito tempo a pagar carro, mas durante esses 10 anos não haverá custos absurdos de manutenção. O valor da entrada corresponde a vender um carro da gama do Golf e mais algum dinheiro.


Para mim, os que reclamam apenas compraram Tesla por moda ou pelo argumento dos abastecimentos à borla. Estes, se não chegarem à conclusão que afinal continuam a poupar, vão, infelizmente, propagar a ideia que os VE's são uma fraude ( na perspectiva deles! ).



Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

zeuz Escreveu: segunda out 19, 2020 9:07 pm
Eu propus o meu Ampera + 10.000€ ... dava para andarem a electricidade no dia-a-dia e não tinham stress com os SuC nas viagens longas... não me levaram a sério... Imagem
Então eras tu. Eu vi esse post :D

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »

rnlcarlov Escreveu:
zeuz Escreveu: segunda out 19, 2020 9:07 pm
Eu propus o meu Ampera + 10.000€ ... dava para andarem a electricidade no dia-a-dia e não tinham stress com os SuC nas viagens longas... não me levaram a sério... Imagem
Então eras tu. Eu vi esse post :D
O Panthera Tigris acompanha-me já há muitos anos... pelo menos desde 2006... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Volt Escreveu: segunda out 19, 2020 5:58 pm Olhe que não, olhe que não. :-D. Um passarinho disse-me que há duas ou três localidades daquelas onde "não há nada" que foram muito bem lembradas por eles... Vamos aguardar para ver. :-).
Queboa notícia...

No Miio atualmente os postos planeados para mim melhor situados até são os do Lidl... mas ainda ontem andei a ver e à muitas zonas no interior completamente esquecidas... tipo entre Bragança e Valença, Vila Real ou Guarda...é um deserto de PCR's para viagem. Todo o centro interior tirando PCR castelo Branco e Alvaiázere, Alto Alentejo, Baixo Alentejo...tudo muitooo frquinho ainda... muitas viagens ainda implicam desvios ou muito bom planeamento de refeições em PCN's para ganhar ali um pouco mais de sumo enquanto se come... especialmente para quem tem automóveis com range <200kms
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por gbento »

gbento Escreveu:
APHenriques Escreveu:
gbento Escreveu: segunda set 14, 2020 10:47 am Em Tomar, o carregador ainda em construção, apresenta preço já lá afixado de 0,25€/min. Não estou certo dos preços pois não tenho VE, mas não é carote?
Fiz as contas, 30 min da 7,5€, isso para mim dá-me para cerca de 150km de autonomia no meu poluidor.
Para VE isso da autonomia para quanto?
Se te referes ao TMR-90001, é um PCN e tem o custo de 0,025€/min. Não é dos mais baratos mas não é nada mau. Para os carros trifasicos é bom.
Hoje consegui lá passar e tens razão, preço 0,025 mais IVA.Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Peço desculpa pela pergunta muito básica, como futuro condutor de VE, a este preço tenho de somar ainda mais alguma coisa?
Isto fica mais caro ou mais barato que carregar em casa?
Outra questão, este estacionamento é numa zona paga, se estiver a carregar, fico isento de pagar estacionamento?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por gbento »

Como fazer para pressionar para a instalação de carregador já previsto ? A quem pedir? Câmara, mobi-e...Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

gbento Escreveu: terça out 20, 2020 8:38 am Peço desculpa pela pergunta muito básica, como futuro condutor de VE, a este preço tenho de somar ainda mais alguma coisa?
Isto fica mais caro ou mais barato que carregar em casa?
Outra questão, este estacionamento é numa zona paga, se estiver a carregar, fico isento de pagar estacionamento?
Sim, tem de somar o CEME, ou seja, o preço de energia (normalmente cobrado ao kWh). Mais barato que em casa? Nunca. Este modelo que temos torna muito mais caro do que carregar em casa, sobretudo com a possibilidade de usar bi-horário. Nesse posto em particular, se não for um carro que carregue a 22kW o preço fica estupidamente mais caro que em casa.

Se o posto estiver num lugar à superfície sem ser em um parque com cancela, em princípio não paga estacionamento enquanto estiver a carregar. Isto deste que tenha o símbolo "P" para carros em carga.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

gbento Escreveu: terça out 20, 2020 8:38 am Peço desculpa pela pergunta muito básica, como futuro condutor de VE, a este preço tenho de somar ainda mais alguma coisa?
Isto fica mais caro ou mais barato que carregar em casa?
Outra questão, este estacionamento é numa zona paga, se estiver a carregar, fico isento de pagar estacionamento?
Tens de somar várias coisas.
O melhor é instalar a app Miio que ela faz os cálculos todos.

O preço indicado é o preço OPC. Ou seja a parcela que vai compensar todos os custos do dono do equipamento.
Depois à que juntar o custo da energia (depende do cartão CEME) e os impostos...

Em casa fica sempre mais barato porque só pagamos a energia e os impostos. O equipamento é nosso.

Na via publica o preço nunca poderia ser inferior ao preço de casa.... ninguém dá nada a ninguém.

Sobre os custos de estacionamento... depende. Em principio é isento de pagamento de estacionamento, salvo indicação em contrário... mas não conheço o local.

Por norma os carregadores em local de estacionamento pago (parques fechados) o custo do OPC é zero ou mais baixo...


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

gbento Escreveu: terça out 20, 2020 8:42 am Como fazer para pressionar para a instalação de carregador já previsto ? A quem pedir? Câmara, mobi-e...
Sendo na via pública... falar com o vereador responsável da CM.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 20, 2020 8:05 am
Volt Escreveu: segunda out 19, 2020 5:58 pm Olhe que não, olhe que não. :-D. Um passarinho disse-me que há duas ou três localidades daquelas onde "não há nada" que foram muito bem lembradas por eles... Vamos aguardar para ver. :-).
Queboa notícia...

No Miio atualmente os postos planeados para mim melhor situados até são os do Lidl... mas ainda ontem andei a ver e à muitas zonas no interior completamente esquecidas... tipo entre Bragança e Valença, Vila Real ou Guarda...é um deserto de PCR's para viagem. Todo o centro interior tirando PCR castelo Branco e Alvaiázere, Alto Alentejo, Baixo Alentejo...tudo muitooo frquinho ainda... muitas viagens ainda implicam desvios ou muito bom planeamento de refeições em PCN's para ganhar ali um pouco mais de sumo enquanto se come... especialmente para quem tem automóveis com range <200kms
Yeap...
Embora algumas dessas cidades tenham também um projecto municipal do género do que aconteceu aqui em Oeiras e Lisboa (abriram concurso para a instalação de uma data de postos públicos). E noutros locais mais afastados (especialmente nas ilhas).

Mas, nem tudo são boas notícias. Há alguma celeuma ainda e falta esclarecer umas coisas no que diz respeito a certos postos que estão em locais não muito privados e fora da rede pública a preços mais competitivos... Mas, aguardemos que corra tudo pelo melhor. :-).

E cá ando eu a ser positivo... :-D. Tem de ser.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Hoje apareceu-me no mapa o primeiro dos outros carregadores Continente.
É no Continente Bom Dia da Sobreda... duas Tomadas a 22kW.
Provavelmente a estratégia passará por instalar estes nas lojas pequenas...
Nas lojas grandes, será um PCR e vários PCN.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Ontem também aparecia um "Sonae Carnaxide" mas no mapa aparecia perto de Cinfães... portanto nesse local também vão ter tomadas type 2 (nã tinha PCR mas tinha umas 4 ou 6 type2)... hoje já só aparece esse de Sobreda sem ser Matosinhos e Amadora
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: terça out 13, 2020 10:41 pm
APHenriques Escreveu: terça set 08, 2020 3:37 pm Fui agora surpreendido com o anúncio de um novo PCR no Intermarche de Torres Vedras... um local que conheço bem.
Mas a surpresa, que poderia ser boa... passou a estranha ao ver o preço anunciado: 0,24€/min.
Ou seja, um custo de OPC com IVA de 17,71€/hora... fica o alerta para os distraídos. :)
Não sei se é erro, mas se não for é um novo recorde... parabéns Mobielectric! :twisted:

Pelo menos, pelo que sei, o recorde anterior era do OPC Propel - Cepsa com 0,15€/min.

Compreendo que seja difícil rentabilizar os PCR e PCN, mas com estes preços não sei se haverá muitos clientes interessados, uma vez que a algumas centenas de metros está em instalação outro PCR por 0,10€/min.

Uma coisa é certa... PCR instalados e desligados há meses é que não rendem nada.
Entretanto... o PCR que referi a 0,10€/min já abriu...
Mas entretanto, tive possibilidade de passar pelo do Intermarché, que já aparecia na Mobie com disponível... Na verdade ainda não existe... está na fase inicial da instalação. Continuo a achar que o preço de 0,24€/min é um erro. Veremos.

Continuando esta saga:
Ontem percebi... já la está um PCR de 50kW, mas também um PCUR de 160kW.
O PCR é a 0,12€/min.
Provavelmente os 0,24€/min será o preço do PCUR.
Há ainda uma pré instalação de 2 PCN
Anexos
IMG_20201021_153033_6.jpg


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Ainda não tnha visto nenhum em PT...

Isso são 2 cabos CCS ou 1 CCS e 1 Chademo ? Para mim não interessa muito que só carrego a 50kw...acho que só o 62kwh carrega a maior velocidade...

O PCR 50kw é daqueles que fazem um zumbido irritante :P eheheh

Acho que têm aí é carregadores a mais para locais de carregamento a menos, ou será que o PCUR só dá 1 de cada vez?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”