Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Já vi na miio... o PCUR é 1CCS a 160kw e 1 Chademo 46kw

A 0,24 EUR/min, o Chademo se for usado por engano ou desenrascanco vai ficar bem carote!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta out 22, 2020 11:35 am Já vi na miio... o PCUR é 1CCS a 160kw e 1 Chademo 46kw

A 0,24 EUR/min, o Chademo se for usado por engano ou desenrascanco vai ficar bem carote!
A informação que está na Miio fui eu que dei... mas pedi para confirmarem com a Mobielectric, pois este local está mal registado na Mobie há muito tempo. E a CHAdeMo está a 160kW... mas julgo que não dá isso.

Nas fotos que tirei e publiquei na Miio, como se pode ver, as pistolas ainda estão embrulhadas. Não pude confirmar o tipo...
Mas suponho que o PCUR tenha uma CCS2 e uma CHAdeMO. Não faria sentidos duas CCS2, pois só pode usar uma de cada vez.
Mas o CHAdeMO também não dá 160kW... ou dá? Logo o preço deverá ser ponderado em função da potência... ou não.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Três meses depois o ponto da situação:

Aparentemente, tudo na mesma... os preços dos PCN e PCR são caros para os consumidores e baratos para os OPC.
Os parasitas mantém-se... são os municípios que cobram taxas adicionais e em alguns casos até recebem uma percentagem. É o caso do meu: Mafra. :oops:

Também é verdade que para quem dá 50 mil euros por um carro, o custo de carregamento é insignificante.
Um responsável de um OPC disse-me que num determinado local tem dois carregadores lado a lado, com preços diferentes, por terem um contrato diferente com o município... estranhamente o mais caro tem muito mais clientes... talvez seja mais bonito. :lol:

Enfim!... para quem tem que carregar fora de casa e preocupa-se com os custos... o melhor é usar o Miio. Agora com a possibilidade de activar os postos pelo telemóvel. Ainda não experimentei, mas parece-me uma óptima opção.

Por falar em app e carregamentos.... os postos do Continente continua a crescer e são a opção mais interessante em carregamento.
Outra rede que poderia ser interessante é a ChargeSurfing... infelizmente, parou no tempo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quinta out 22, 2020 7:54 pm Mas o CHAdeMO também não dá 160kW... ou dá? Logo o preço deverá ser ponderado em função da potência... ou não.
Há Chademos a dar mais de 50kw.... mais amperagem... depende realmente de carregador... Bjorn (teslabjorn youtube) já carregou num Leaf 62kwh (único carro com chademo que suporta mais de 50kw tanto quanto sei) na Noruega... mas mesmo na Noruega só existem 3 carregadores destes...e lá o que não falta é carregadores rápidos... o Chademo vai morrer na Europa, mais cedo ou mais tarde (mas acho que vai ser cedo...).

Carros novos com Chademo na Europa: Nissan Leaf e EN200 Evalia, o novo xpeng G3 e novo lexus UX300e... é um standard moribundo na Europa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por serges »

Pois infelizmente começou a guerra das "Ligações", para mim acho que há espaço para todos pois no meu caso, Vectrix, está a morrer e malta que anda a comprar Leafs e outros veiculos e descobrirem que daqui a 2 ou 4 anos vão estar obceletos... será isto solução???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: domingo fev 07, 2021 6:23 pm Pois infelizmente começou a guerra das "Ligações", para mim acho que há espaço para todos pois no meu caso, Vectrix, está a morrer e malta que anda a comprar Leafs e outros veiculos e descobrirem que daqui a 2 ou 4 anos vão estar obceletos... será isto solução???
Pois...UE devia ter forçado melhor só 1 standard...mesmo Nissan já deu braço a torcer e o Ariya já vai trazer porta CCS2...

Nissan (e outros fabricantes ainda a vender automóveis com Chademo na Europa) deviam desenvolver e vender um adaptador CCS2->Chademo...

Tesla já o fez e se eles conseguem, qualquer um consegue.... mas é preciso vontade...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Por enquanto os postos tem os dois sistemas... e julgo que isso se vai manter por muito tempo.
Mas sem dúvida que o CCS2 é melhor.... ocupa muito menos espaço, uma vez que numa só tomada pode-se ter os carregamentos normais e os rápidos.
O meu por exemplo tem uma portinhola maior que a de gasolina, pois tem o enorme CHAdeMO e ao lado a Type 1
Não faz sentido.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Voltando aos custos:

São frequentes as surpresas no final do mês, dos mais distraídos.

Para os Hibridos plug in, a carga deve ser feita em casa ou em postos com tarifário especial como os do Continente.

A carga em PCN ou PCR públicos, tem um custo superior, na maioria dos postos, ao consumo a gasolina.
São raros os plug in que suportam carregamento rápido, e os que suportam usam uma potência limitada. Exemplo: Mitsubishi Outlander a 22kw. Preço de OPC não deve ser superior a 0,06€/min. Já não há muitos...

Nos PCN, os Plug in, na sua maioria não suportam mais de 3,6kW... ou nem isso. O preço de OPC acima de 0,01€/min, já não compensa...

Naturalmente que evitar emissões compensa sempre o meio-ambiente... :)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: sábado fev 20, 2021 1:51 pm Voltando aos custos:

São frequentes as surpresas no final do mês, dos mais distraídos.

Para os Hibridos plug in, a carga deve ser feita em casa ou em postos com tarifário especial como os do Continente.

A carga em PCN ou PCR públicos, tem um custo superior, na maioria dos postos, ao consumo a gasolina.
São raros os plug in que suportam carregamento rápido, e os que suportam usam uma potência limitada. Exemplo: Mitsubishi Outlander a 22kw. Preço de OPC não deve ser superior a 0,06€/min. Já não há muitos...

Nos PCN, os Plug in, na sua maioria não suportam mais de 3,6kW... ou nem isso. O preço de OPC acima de 0,01€/min, já não compensa...

Naturalmente que evitar emissões compensa sempre o meio-ambiente... :)
Já vou vendo mais alguns da chargesurfing, embora muitos ainda estejam offline. A cobrança também é ao minuto, mas tal como no Continente também é feita sobre a potência de carga. Assim quem carrega a 3.6kW tem um preço apropriado para essa potência, cerca de 1,1 cêntimos/min.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: quinta out 22, 2020 10:51 am
APHenriques Escreveu: terça out 13, 2020 10:41 pm
APHenriques Escreveu: terça set 08, 2020 3:37 pm Fui agora surpreendido com o anúncio de um novo PCR no Intermarche de Torres Vedras... um local que conheço bem.
Mas a surpresa, que poderia ser boa... passou a estranha ao ver o preço anunciado: 0,24€/min.
Ou seja, um custo de OPC com IVA de 17,71€/hora... fica o alerta para os distraídos. :)
Não sei se é erro, mas se não for é um novo recorde... parabéns Mobielectric! :twisted:

Pelo menos, pelo que sei, o recorde anterior era do OPC Propel - Cepsa com 0,15€/min.

Compreendo que seja difícil rentabilizar os PCR e PCN, mas com estes preços não sei se haverá muitos clientes interessados, uma vez que a algumas centenas de metros está em instalação outro PCR por 0,10€/min.

Uma coisa é certa... PCR instalados e desligados há meses é que não rendem nada.
Entretanto... o PCR que referi a 0,10€/min já abriu...
Mas entretanto, tive possibilidade de passar pelo do Intermarché, que já aparecia na Mobie com disponível... Na verdade ainda não existe... está na fase inicial da instalação. Continuo a achar que o preço de 0,24€/min é um erro. Veremos.

Continuando esta saga:
Ontem percebi... já la está um PCR de 50kW, mas também um PCUR de 160kW.
O PCR é a 0,12€/min.
Provavelmente os 0,24€/min será o preço do PCUR.
Há ainda uma pré instalação de 2 PCN
Entretanto... tudo a funcionar. PCN, PCR e PCUR...

E o preço de 0,24€/min é para o CCS2 a 160kW, mas também para o CHAdeMO de 50kW do PCUR.
Estranhamente o PCR ao lado, também está registado na Mobie.e ao mesmo preço... embora, tenho quase a certeza que vi lá um autocolante com o preço de 0,12€/min, logo após a instalação, mas antes da activação.

Não sei se será o único no pais com estes preços, mas se é, não será por muito tempo, pois o mesmo operador tem vários PCUR prontos a activar muito em breve.

Parece que o OPC já se deu conta que a maioria dos clientes está ainda num estado de euforia e não liga aos preços.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

É deixar cair primeiras faturas que pessoal começa a fazer contas (alguns...)

Mais valia tirar essa porta Chademo nesse PCUR.... ainda por cima pois deve ser limitada a 50kw...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda fev 22, 2021 8:46 am É deixar cair primeiras faturas que pessoal começa a fazer contas (alguns...)

Mais valia tirar essa porta Chademo nesse PCUR.... ainda por cima pois deve ser limitada a 50kw...
Pois... e depois vão a correr trocar por um diesel porque o eléctrico não compensa. :twisted:

Pois... mas o mais estranho é que o PCR ao lado está com os mesmos 0,24€/min.
Já questionei a Miio que me disse que é o valor que está realmente a ser facturado pois é o que está registado na Mobie.
Há uns meses, um responsável do OPC disse-me que seria a 0,12€/min como outros PCR do mesmo OPC. Mas afinal.

Seja como for, para mim é indiferente, pois eu não preciso do posto... mesmo porque existe a 500m um PCR a 0,10€min, mas isso não impede outros de o usar... talvez por ser mais bonito. :D


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Há muita gente que não sabe o que é a miio e comprou um VE quase sem pensar... (ou pela empresa)... é a única explicação que vejo francamente...

Eu ainda não testei sequer os do continente pois mais perto de mim ainda fica em SJMadeira que um pouco fora de mão num dia-a-dia quase confinado... quando coisas melhorarem e pensar em ir a um shopping experimento nesse ou no norte-shopping uma CR (carga rápida)...

Ou talvez numa viagem quando as fizer.... já começam a aparecer uns quantos pelo mapa.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Nos Continentes de Mafra e Torres Vedras, que são os que frequento, ainda não há.
Mas o que costumo frequentar quando estou pelo Algarve (Portimão) já tem... mas ainda não fui lá desde que está ligado.

Provavelmente, após confinamento, os únicos postos públicos que usarei serão os do Continente, ou eventualmente os antigos da Mobie limitados a 3,7kW... tudo o resto não tem utilidade para um híbrido.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda fev 22, 2021 8:28 pm Provavelmente, após confinamento, os únicos postos públicos que usarei serão os do Continente, ou eventualmente os antigos da Mobie limitados a 3,7kW... tudo o resto não tem utilidade para um híbrido.
Nem para a quase totalidade dos VE's.... apostaram nos 22kw mas grande maioria dos carros não suporta esta velocidade... tirando (assim de repente que me lembre), os renault e o smart.... e havia o model S antigo com dual charger...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Pois os novos VE não usam os 22kW.

Faz mais sentido o carregamento DC para potências elevadas. E um carregador interno de menor potência em AC
E como se sabe, quanto maior a potência do carregador interno AC, menor a eficiencia a baixa potência.
Praticamente ninguém tem em casa 22kW...

O problema é o preço por minuto nos carregadores de 22kW, que prejudica muito os carregamentos a potências inferiores.

Por exemplo o e-Corsa tem no máximo de 7,4 em AC e 100kW em DC.

Usando os postos do local em cima de torres vedras em que tem:
PCN 22kW por 0,04€/min
PCR 50kW por 0,12€/min (embora pelo que parece esta a ser facturado a 0,24€/min neste posto)
PCUR 160kW por 0,24€/min

Usando o simulador Miio e tarifa EDP para carregar o e-Corsa de 20% a 80%, carregando 28,2kWh, temos os custos:
PCN 22kW por 16,89€ em 3:49:53 (max. 7,4kW)
PCR 50kW por 11,04€ em 36:57 (max. 50kW)
PCUR 160kW por 14,14€ em 28:59 (max. 100kW)

A mesma simulação para um ZOE50 carregando o mesmo 28,2kWh
PCN 22kW por 9,46€ em 1:16:55 (max. 22kW)
PCR 50kW por 11,01€ em 36:44 (max. 46kW)
PCUR 160kW por 16,43€ em 36:44 (max 46kW)

A mesma simulação para um Tesla M3 MR carregando o mesmo 28,2kWh
PCN 22kW por 13,15€ em 2:33:49 (max. 11kW)
PCR 50kW por 10,52€ em 33:28 (max. 50kW)
PCUR 160kW por 9,64€ em 13:44 (max. 150kW)

Como se pode ver, nos PCR não varia muito pois andam todos +/-50kW.
Nos PCN como nos PCUR as diferenças de potência influenciam muitos os custos.

A utilização dos PCUR é apenas uma questão de tempo, ou falta dele, pois se o carro não carregar no minimo a 150kW, não compensa em custos. Mas tempo é (pode ser) dinheiro.

Não conheço PCUR com preço inferior a 0,24€/min.
Já os PCR de 50kW, o preço da maioria é abaixo dos 0,12€/min.
Última edição por APHenriques em quarta fev 24, 2021 12:06 pm, editado 1 vez no total.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Atenção que nos PCUR o ganho em potência (acima de 50kw potência), na maioria dos veiculos é durante muito pouco tempo...só compensa mesmo quando carro aceita uma potência elevada, convém conhecer muito bem curva de carregamento de carro e outras condicionantes associadas a esta (entenda-se coldgate e/ou rapidgate)

No meu caso (Leaf 40kwh), em situações que carregava a 40-42kw potência (20-30% SOC), já carreguei a 30kw e até mesmo a 18kw.... no meu caso devido a rapidgate (provocado por carregamentos múltiplos e bateria "frita").

Há que ter todas estas condicionantes em consideração para evitar custos gigantes..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Pois... mais uma razão para que a eficiencia dos PCR seja melhor que nos PCUR.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »

Onde escreves x,xxkW/min não seria x,xx€/min ?

O e-Corsa tem a opção carregador interno AC de 11kW, mas não sei se justifica o gasto versus carregar em PCR...

Há mais VEs a serem lançados no mercado com carregadores internos AC de 11kW, mas para já parece-me que a aposta continua nos 7,4kW, monofásico, e muita potência de carregamento em DC.

Esta aposta satisfaz, na minha opinião, ambas as partes. Por um lado os postos de combustível podem continuar a operar, por outro o consumidor tem tempos de carregamento semelhantes a abastecer combustível. Infelizmente assim perde-se uma das vantagens dos VEs, que é abastecerem enquanto fazemos outras actividades. Acredito mesmo que chegará o dia em que os futuros BEV não tragam carregador interno AC.



Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk



Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: quarta fev 24, 2021 3:35 am Onde escreves x,xxkW/min não seria x,xx€/min ?
Tens razão... foi erro meu. Já corrigi. Obrigado
zeuz Escreveu: quarta fev 24, 2021 3:35 am O e-Corsa tem a opção carregador interno AC de 11kW, mas não sei se justifica o gasto versus carregar em PCR...
Sim... é verdade. Existe como opção, mas a diferença não é significativa. Mas pode interesar apenas para quem tenha uma instalação domêstica/trabalho trifasica superior a 11kW

Sobre isto tenho uma duvida que deixo aqui para alguém que me possa esclarecer:
Sendo a potência de 11kW obtida através de ligação trifasica de 3,7kW por fase. Qual é a potencia máxima de carregamento em monofásico?
Teoricamente será apenas de 3,7kW quando em monofásico. Ou será que estes carregadores suportam os 7,4kW em monofásico?
zeuz Escreveu: quarta fev 24, 2021 3:35 am Há mais VEs a serem lançados no mercado com carregadores internos AC de 11kW, mas para já parece-me que a aposta continua nos 7,4kW, monofásico, e muita potência de carregamento em DC.
Os 7,4kW pode estar relacionado com a questão acima.
Também é mais simples alterar a instalação doméstica para 45A (10,35kVA) ficando com 32A para o carro do que alterar para uma instalação trifásica.
zeuz Escreveu: quarta fev 24, 2021 3:35 am Esta aposta satisfaz, na minha opinião, ambas as partes. Por um lado os postos de combustível podem continuar a operar, por outro o consumidor tem tempos de carregamento semelhantes a abastecer combustível. Infelizmente assim perde-se uma das vantagens dos VEs, que é abastecerem enquanto fazemos outras actividades. Acredito mesmo que chegará o dia em que os futuros BEV não tragam carregador interno AC.
Isso não faz sentido. O carregador interno AC será sempre necessário para carregar em casa....
Não estou a ver alguém ter interesse em comprar um VE que não possa ligar a tomada

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”