Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta abr 22, 2021 11:28 am Qual é o Tesla Model 3 MR?! Não foi vendido por cá (que eu saiba só o SR+, LR AWD e Performance). Eu se tivesse o Tesla e precisasse carregar sem ser o destino, optava pelo SUC devido:
Optei pelo Mid Range por ser um intermédio, mas pudemos simular para o SR+, que de 20% a 80% dá 28,5kWh:

Primeira viagem, usando o Supercharger de Alcacer do Sal, (implica sair da A2), considerando o preço médio e aproximado indicado pela Tesla de 0,34€/kWh, fica por: 9,69€.

Segunda viagens, usando o PCR de 50kW da área de serviço A2 de Aljustrel, (45 minutos) simulando dois tarifários:
Miio Simples: 10,85€
EDP (parceria UVE): 9,71€

Terceira viagens, usando o Ionity da área de serviço A2 de Almodôvar,(26 minutos) simulando dois tarifários:
Miio Simples: 23,63€
EDP (parceria UVE): 23,24€

Os postos Ionity tem vantagem para as marcas da parceria.
Não sei quais as condições para todas as marcas, mas no caso da BMW, por exemplo, não basta ter o carro, é necessário parar mensalmente 13,00€ (primeiro ano grátis) para usufruir de um preço de 0,30€/kwh, o que para a energia desta simulação dá: 8:55€.

Já a VW faz depender a mensalidade do modelo do carro... e tem varias tarifas, sendo a mais barata de 0,30€/kWh.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta abr 22, 2021 11:28 am No caso específico de Alcacer aproveitava para relaxar e almoçar no fantástico (para mim) restaurante Porto Santana e pagava a estupidez do posto PCN KLC ao lado.... a rondar o preço de PCR mas com paragem de 3h e tal no Tesla (carrega a 11kw).... mas papava bem e relaxava a ver o rio....TOP
Isso é que é uma boa sugestão. (Y)
E olha que o preço até não é caro, uma vez que o posto é contabilizado ao kWh.
Para a simulação acima fica por 8,80€

E até é interessante para os plug in...
Normalmente não faço paragens para carregar o Outlander, mas nesse posto, se tiver que parar, até não me importo de pagar os 2€ para os 30 kms seguintes... (Y)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Almocei lá última vez na ponte 10 Junho 2019....andámos a passear 5 de Leaf por arredores de Setúbal... na altura não tinha postos carregamento lá mas estava no IBIS Setúbal e lá perto (2kms a pé) tinha um PCN - na altura até de borla... mas queixei-me no IBIS para eles porem.... além de nós de Leaf estava lá alojado também um TM3 novinho....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Mais um ALERTA:

Num dos locais que tenho feito ultimamente alguns carregamentos, deparei-me com uma situação caricata. Como deste o inicio este posto teve preços estranhos, verifico sempre.
O PCR TVD-00015, tem afixado o preço de 0,10€/min, mas segundo a Miio está ser facturado desde 1-05-2021 a 0,12€/min.
Ainda pensei que fosse erro do Miio, mas informaram-me que não, pois usam directamente a informação que está registada na Mobie... como tal, é o valor que conta para facturação de qualquer CEME... quem usar um cartão físico só percebe quando receber o extracto.
De facto, ao consultando a Mobie, pude comprovar que o preço é mesmo de 0,12€/min.
O caricato é que segundo o OPC (Mobiletric) o preço deveria ser 0,10€/min.
A pergunta é: então porque comunicaram à Mobie o preço de 0,12€ ? quem é que se enganou?

Sugestão: confirmem sempre o preço numa App, para não terem surpresas desagradáveis no final do mês.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto tenho confirmação por parte da Mobilectric que a situação será corrigida em breve.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Depois de algum tempo desligado aqui do forum, talvez seja importante relembrar algumas coisas...
APHenriques Escreveu: sábado mai 22, 2021 12:19 pm Sugestão: confirmem sempre o preço numa App, para não terem surpresas desagradáveis no final do mês.
Por comentários que vou vendo em vários sítios.... especialmente dos novos utilizadores de VE's, que felizmente são cada vez mais, tenho me apercebido de muitas duvidas e surpresas desagradáveis...

Como tal, a sugestão que dei anteriormente é importante... usem uma APP (eu gosto articularmente da Miio, mas existem outras) e simulem sempre o preço. Insisti que na Miio mantivessem o preço OPC sempre visível sem IVA em algum sitio, para que possa ser comparado com o que deverá estar afixado no posto. Pois, pode acontecer que mudem o preço OPC e não façam a alteração afixada no posto... assim, no detalhe da simulação de tarifário, está lá o preço OPC.
Já insisti para que aparece-se em destaque no cabeçalho junto a identificação do posto, mas na Miio não concordam.

Como sabemos, é o preço OPC que faz a principal diferença de preço entre postos.
O custo da energia (CEME) tem uma relevância insignificante... traduzindo-se em poucos cêntimos, normalmente.

Muita atenção às potências de carregamento do nosso carro.
No caso dos PCN, de 22kW, sai demasiado caro carregar qualquer carro que não tenha carregamento trifásico. Na prática, só compensa carregar nestes postos os Renault Zoe... mesmo para carros com carregamento a 11kW é caro. Mas como disse, tudo depende do preço OPC praticado no posto.
Tenho visto com frequência alguns carros a carregar num PCN quando ao lado está um PCR... a inexperiência dos novatos leva-os a pensar que carregar a baixa potência e mais lentamente é mais barato. Quando a realidade é bem diferente.

No caso dos Plug in, em PCN só se o preço OPC estiver abaixo de 0,01€/min... já há poucos.
Já nos PCR, dificilmente compensa quando o preço ultrapassa os 0,08€/min.
E nunca se liga um plug in na Type 2 de um PCR.
Nem nunca se liga um Plug in num PCUR...
Vale mais "sustentar um burro a pão de ló" :D


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Adicionando:
- Conhecer a curva de carga do seu BEV... no meu caso (leaf 40kwh), a potência máxima +40kw apenas está disponível de 0-61%, começando depois a reduzir...idealmente nos PCR 50kw é sair a 61% a não ser que necessitemos mesmo de mais % bateria.
- Explorar as vantagens de redes alternativas de carregamento (continente plug&charge por exemplo)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 15, 2021 1:07 pm Adicionando:
- Conhecer a curva de carga do seu BEV... no meu caso (leaf 40kwh), a potência máxima +40kw apenas está disponível de 0-61%, começando depois a reduzir...idealmente nos PCR 50kw é sair a 61% a não ser que necessitemos mesmo de mais % bateria.
- Explorar as vantagens de redes alternativas de carregamento (continente plug&charge por exemplo)
É isso mesmo... (Y)


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Ainda sem carregadores do Continente na minha região, estou de ferias proximo de um Continente já equipado com estes carregadores.

Mais barato que qualquer carregador da rede Mobie, tem sido o meu local de carga preferencial.

No meu caso, com o Outlander PHEV, compensa mais usar o PCR, mesmo só funcionando a 22kW, Fazendo cargas de 10 Minutos não pago nada... ou fazendo a carga de 0% aos 80% (+/-21 minutos) fica por 1,80€


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem bom....

Ainda não os testei. os do continente.. Nas férias todas apenas usei um carregador rápido em Vagos n junto ao museu brincar....mas estava mesmo a precisar...cheguei lá com 20%...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Este mês tive oportunidade de carregar num PCR da rede Evio, em Viseu. Preços quase ao nível do Continente: 0,144€/min + IVA. Em caminho até deu mais jeito por ficar mais próximo da A25.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: segunda ago 23, 2021 2:52 pm Este mês tive oportunidade de carregar num PCR da rede Evio, em Viseu. Preços quase ao nível do Continente: 0,144€/min + IVA. Em caminho até deu mais jeito por ficar mais próximo da A25.
Humm... usaste a app deles?! Ainda não fiz download.... funciona bem? Tem muitos locais? Pode ser mais uma opção.... ainda bem que fiz upgrade tlm para 128GB.... cada vez mais apps e apps... :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »


Freddy_krueger Escreveu:
rnlcarlov Escreveu: segunda ago 23, 2021 2:52 pm Este mês tive oportunidade de carregar num PCR da rede Evio, em Viseu. Preços quase ao nível do Continente: 0,144€/min + IVA. Em caminho até deu mais jeito por ficar mais próximo da A25.
Humm... usaste a app deles?! Ainda não fiz download.... funciona bem? Tem muitos locais? Pode ser mais uma opção.... ainda bem que fiz upgrade tlm para 128GB.... cada vez mais apps e apps... :(
Julgo que tem que ser pela App deles para ter esse preço... é um pouco confusa... os locais são muito poucos e todos a norte de Portugal.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: terça ago 24, 2021 11:42 am Humm... usaste a app deles?! Ainda não fiz download.... funciona bem? Tem muitos locais? Pode ser mais uma opção.... ainda bem que fiz upgrade tlm para 128GB.... cada vez mais apps e apps... :(
Não, para já tem muito poucos locais. PCR apenas tem o de Viseu. Mas de resto foi simples de usar. Meter morada de faturação, acrescentar cartão e usar. Fiz tudo no momento.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Fiz download da app e realmente um pouco confusa pelo menos inicialmente.... parece querer ser uma alternativa à miio.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Já tinha a app EVIO instalada, mas não sabia que tinham postos próprios... e para os outros não vi qualquer vantagem em relação a Miio.
De facto esse de Viseu parece ser o único, certo? O preço não chega a 0,02€...
Se a rede de postos próprios crescer, pode ser interessante.

Um pouco mais a frente em postos está a rede ChargeSurfing. E com preços diferenciados em função da potência.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Recentemente passei pela A2 e fiz duas pequenas pausas nas áreas de Aljustrel e de Alcácer... os novos carregadores da Via Verde já lá estão... em fase de instalação.
Não parei em Grândola, mas para minha surpresa foi activado já o novo posto PCUR. E uma agradável surpresa: ao contrário dos dois outros que são Galp e ainda não se conhece o tarifário, a EDP apresenta neste PCUR um tarifário que faz toda a diferença.

Desconheço qual será o tarifário da Galp nestes postos da Via Verde, as a julgar pelos preços praticados noutros locais deverá ser os 0,245€/min. A mobiletric tem os PCUR a 0,24€/min. Estes preços só compensam para carregamentos CCS2 e se o carro suportar potências bem acima dos 50kW. O CHAdeMO é praticamente inútil face ao custo que implica.

A EDP apresenta neste posto um tarifário com o preço de 0,07€/min + 0,10€/kWh.
Não sendo totalmente cobrado por kWh como seria mais justo, já permite carregar carros de qualquer potência e dar utilidade a "pistola" CHAdeMO.

Numa AE a vantagem é ainda mais evidente. Muita gente reclama que os carregamentos não decorrem sempre a potência máxima... pois, uma bateria não é um depósito de electrões... e talvez seja importante ler a informação sobre carregamento de baterias, antes de explanar a própria ignorância nos comentários...

Ao chegar a um posto de carregamento depois de gastar parte da carga em muitos kms de AE, a bateria estará sempre quente.... por vezes demasiado quente, e não pode carregar a potências elevadas... felizmente os sistemas estão feitos para reduzir a potencias para não "derreter" as baterias. E assim os carregamentos demoram bem mais e tornam-se mais caros com a taxação ao minuto.... daí o mais justo é ser ao kWh... ou pelo menos uma parte como acontece nestes PCUR da EDP.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: quinta ago 26, 2021 11:02 pm De facto esse de Viseu parece ser o único, certo? O preço não chega a 0,02€...
Se a rede de postos próprios crescer, pode ser interessante.

Um pouco mais a frente em postos está a rede ChargeSurfing. E com preços diferenciados em função da potência.
Sim, a nível de PCN o Continente continua a ser bastante melhor. A nível de PCR a diferença é mais pequena. Em viagem acabei por optar por usar a Evio, pois para quem vem da A25 está mais em caminho, e o PCR do Continente de Viseu não deixa carregar a mais de 80%, o que pode ser inconveniente quando se tem uma grande viagem para fazer, que era o meu caso.
APHenriques Escreveu: quinta ago 26, 2021 11:38 pm Desconheço qual será o tarifário da Galp nestes postos da Via Verde, as a julgar pelos preços praticados noutros locais deverá ser os 0,245€/min. A mobiletric tem os PCUR a 0,24€/min. Estes preços só compensam para carregamentos CCS2 e se o carro suportar potências bem acima dos 50kW. O CHAdeMO é praticamente inútil face ao custo que implica.

A EDP apresenta neste posto um tarifário com o preço de 0,07€/min + 0,10€/kWh.
Não sendo totalmente cobrado por kWh como seria mais justo, já permite carregar carros de qualquer potência e dar utilidade a "pistola" CHAdeMO.
Sim, já tinha feito simulações com o tarifário desses PCUR, pois o de Santarém também é EDP e o preçário é o mesmo. Realmente a diferença de preço para um PCR de 50kWh não é substancial, e inclusivamente mais barata do que alguns PCRs com tarifas de OPC bem puxados (Cepsa).


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Os PCR da CEPSA, como já sobejamente falado (mas nunca demais ressalvar) são mesmo só para usar em último recurso (ficar apeado)... são caros como tudo....

Este fdsemana devo carregar an AS Pombal e no LIDL Leiria... ambos tenho tido sorte de não ter "companhia" nas minhas últimas deslocações.... nas áreas de serviço AE deviam ter mesmo PCR múltiplos.... é que esperar N tempo por 1 ou 2 (ou até mais) carros é para esquecer...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

No caso das áreas de serviço da A2 só havia em Aljustrel e Alcacer do Sal um carregador em cada... uma oferta insignificante para a procura actual.
Os da Ionity entretanto instalados nem são opção para a maioria devido ao preço...
Os Tesla tem a opção de sair e carregar em Alcácer do Sal... Para os outros, os Lidl's de Alcácer do Sal e de Grândola também pode ser uma opção.

Os novos PCR e PCUR reforçam a oferta, mas continua a ser insignificante para a procura actual, muito menos a futura a curto prazo.
No caso dos CHAdeMO dos PCUR o da EDP já é utilizável, mas os outros, carregar a menos de 50kW e pagar 0,245€/min, so mesmo não havendo outra opção.

Para mim, sempre fiz a viagem a gasolina... A energia carregada nestes PCR ou PCUR para consumir na AE é mais cara do que continuar a gasolina... no meu Outlander que carrega em CHAdeMO a 22kW.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”