Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 2:26 pm Não confundamos as coisas. A taxa do OPC é dele e nada tem a ver com o preço da energia.
Tem tudo a ver... é um complemento obrigatório para abastecer e para comparação com ionity ou tesla ou até em casa, tem de ser o valor do todo comparado... não me interessa o valor do CEME ser bom se não é um valor final de abastecimento.

Na minha opinião, para se massificar mobilidade elétrica, a um consumidor "normal", não se pode ter esta mixórdia de entidades que existe agora e ninguém conseguir saber o que vai realmente pagar.

Outra coisa que não percebo é porquê determinados OPC poderem cobrar ao "KWH" enquanto OPC - se também forem CEME, mas se não forem CEME acho que já não o podem fazer e têm apenas possibilidade de cobrar a taxa ativação e/ou espaço temporal....o OPC não está a vender a energia, apenas a está a usar como quantificador de uma "taxa de utilização" - pelo menos é como eu vejo...

Espero sinceramente que coisas melhorem... mas até ver não vejo isso a acontecer.

Felizmente no dia-a-dia não uso mobie...e em último caso, como já aconteceu, desloquei-me de ICE relutantemente porque seria inviável determinada viagem com meu BEV e rede pública da altura naquela área geográfica.
Adoro meu BEV com todas as suas limitações (Leaf) e tento usá-lo sempre, mas para massificação generalizada (que acredito vai acontecer mais breve que pessoas falam) esta rede (ou outras soluções tipo airbnb para carregamentos, não me lembro do nome) têm de ser muito bem (re)pensadas... E os lobbies elétricos que hoje existem e que estão aqui tão presentes na figura dos CEME's não deverão ter, na minha opinião, o poder que têm (nem deviam ter poder nenhum, quando se gasta eletricidade - tirando fotovoltaicos ou outras formas de autoconsumo, já estamos a consumir...não precisam de mais.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 02, 2020 2:43 pm mas eu não vou pagar só o CEME... o custo do OPC não é para carregar kwh?!? O que interessa ao consumidor é o valor net EUROS por kwh...

Eu não vou a uma bomba de combustivel e:
- pago o combustivel a uma entidade;
- pago o direito de abastecer /tempo a outra,
- taxas a adicionar posteriormente.

Eu chego a um posto, antes de entrar vejo qual o valor NET que vou pagar e abasteço... pago com TPA sem stress.

Na mobilidade elétrica sem ser usando 3rd parties como a app MIIO, é impossível o comum dos mortais saber quanto paga.. Porquê tentar inventar algo novo quando o atual sistema funciona?! Qual a vantagem para o consumidor?!?

Não poderia mobilidade elétrica funcionar de igual forma?!
Como assim? Claro que pagas a várias entidades sempre que vais à bomba. Podes é não saber a quem pagas porque não vem discriminado na factura fóssil. No caso da ME, vem tudo discriminado, apesar de se pagar apenas ao CEME (mas depois o CEME paga ao OPC e ao Estado). Será que não percebem isso? Paga-se sempre e a todos os envolvidos! Felizmente, na ME podemos saber para onde vai o dinheiro logo na nossa factura.

O valor total podia estar logo anunciado, é verdade. Ao contrário dos combustíveis fósseis, nós só sabemos o valor total usando uma APP, pois os OPC e CEME foram livres de escolher como queriam receber (uns escolheram kWh e outros minuto). Mas, ter o valor total logo sem ser através da APP, é uma evolução que pode acontecer no futuro. Também os anúncios dos preços nas autoestradas apenas contemplam os fósseis. Era bom que também estivesse lá o preço da energia para a ME. Pode ser que um dia esteja.

No fim pedes que a ME funcione da mesma forma que os fósseis. A sério?! Queres que haja a mesma espécie de oligopólio e os mesmos preços fósseis para a ME? Eu não quero. Nem quero que deixem de discriminar na factura os valores que pago e a quem. Até preferia que fizessem o mesmo nos fósseis, pois a população devia saber claramente e no imediato para onde vai o dinheiro que gasta.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 02, 2020 11:45 am
A tarifa CEME está a um valor normal para o mercado de energia eléctrica português. Em casa nunca se contam os restantes custos, como o aluguer da potência por exemplo. Se calhar, o mercado da energia "fora de casa" até está mais competitivo que o da energia "dentro de casa". Pelo menos sabemos que o kWh doméstico portugués é dos mais elevados da Europa, ao passo que o kWh português para a ME é dos mais baixos...
Isto depende... porque cá não pagamos apenas os CEME , mas várias coisas separadas...se somares o OPC + CEME + taxas o valor dispara, já foi aqui falado (não me recordo por quem mas questão de se procurar) que por exemplo num PCN dos Amoreiras fica a mais de 30 EUR/100kms para carregar um PHEV... nem a ionity cobra a esse valor acho...
Fui eu que disse do valor do carregamento do Outlander nas Amoreiras...

Freddy, repara numa coisa:
Nós temos o CEME+OPC+Mobie+taxas, é verdade. Mas insistes na ideia de que o facto de termos duas entidades é que torna mais caro... não estás a ver bem a coisas.
A entidade gestora terá que existir sempre se não quizermos ter multiplos cartões ou app de pagamento ... assim temos uma entidade que centraliza tudo. E ainda nem estamos a pagar nada por isso. Nem é isso que encarece.
O CEME é o fornecedor de energia. Independentemente de quem é dono de um Posto terá que haver sempre um CEME.
Se eu quiser instalar um Posto para a minha frota de carros, posso comprar um equipamento, instalar na minha propriedade, não preciso da mobie mesmo porque não vendo nada, mas tenho que ter um CEME que me forneça a energia, a não ser que a produza de alguma forma. Tenho sempre que pagar a energia, taxa de potência, audiovisual, etc.
Isto para dizer que se a unica entidade fosse o OPC, os custos da energia estariam sempre lá e seriam superiores aos atuais. Depois o OPC ainda teria que suportar os custos com faturação e pagamentos.
Não é por termos duas entidades a trabalhar em parceria (que por vezes até são a mesma) que encarece o custo final para o cliente. Muito pelo contrário. Em vez de termos uma relação de parceria, se tivessemos uma relação de cliente fornecedor, o custo seria obrigatóriamente superior.
Embora eu tenha criticado aqui os preços dos OPC, a verdade é que não fosse esta relação de parceria, os preços do OPC teriam que ser bem superiores para haver rentabilidade.

Este modelo permite inclusive a existência de beneficios para os clientes domêsticos. Por exemplo, para mim, cliente EDP é mais barata a energia, no posto com o Cartão EDP, do que em casa durante o dia (bi-horária). Ou seja, em postos sem custos OPC (ainda temos alguns) é mais barato do que em casa.

O que eu critico não é o modelo que temos, mas sim outras entidades, proprietárias do espaço de instalação dos postos, sejam shopping ou câmaras municipais, etc, que impoêm custos aos OPC e que implicam aumento de custo para o cliente final.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 02, 2020 3:42 pm
Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 2:26 pm Não confundamos as coisas. A taxa do OPC é dele e nada tem a ver com o preço da energia.
Tem tudo a ver... é um complemento obrigatório para abastecer e para comparação com ionity ou tesla ou até em casa, tem de ser o valor do todo comparado... não me interessa o valor do CEME ser bom se não é um valor final de abastecimento.

Na minha opinião, para se massificar mobilidade elétrica, a um consumidor "normal", não se pode ter esta mixórdia de entidades que existe agora e ninguém conseguir saber o que vai realmente pagar.

Outra coisa que não percebo é porquê determinados OPC poderem cobrar ao "KWH" enquanto OPC - se também forem CEME, mas se não forem CEME acho que já não o podem fazer e têm apenas possibilidade de cobrar a taxa ativação e/ou espaço temporal....o OPC não está a vender a energia, apenas a está a usar como quantificador de uma "taxa de utilização" - pelo menos é como eu vejo...

Espero sinceramente que coisas melhorem... mas até ver não vejo isso a acontecer.

Felizmente no dia-a-dia não uso mobie...e em último caso, como já aconteceu, desloquei-me de ICE relutantemente porque seria inviável determinada viagem com meu BEV e rede pública da altura naquela área geográfica.
Adoro meu BEV com todas as suas limitações (Leaf) e tento usá-lo sempre, mas para massificação generalizada (que acredito vai acontecer mais breve que pessoas falam) esta rede (ou outras soluções tipo airbnb para carregamentos, não me lembro do nome) têm de ser muito bem (re)pensadas... E os lobbies elétricos que hoje existem e que estão aqui tão presentes na figura dos CEME's não deverão ter, na minha opinião, o poder que têm (nem deviam ter poder nenhum, quando se gasta eletricidade - tirando fotovoltaicos ou outras formas de autoconsumo, já estamos a consumir...não precisam de mais.
Freddy, queres falar do CEME ou de tudo? É que não podes para umas coisas falar só no preço da energia e noutras não. Como quando comparas o preço do kWh "dentro de casa" com o kWh "fora de casa". Dentro de casa tens (além do que se paga quando se compra a casa), o aluguer de potência, as taxas (de acesso à rede, de audiovisuais, etc.), além do preço do kWh e do IVA. Fora de casa, tens o OPC (que foi quem gastou na instalação do posto), as taxas (de acesso à rede e da Mobi.E), o IVA e o preço do kWh.

Estar a comparar o kWh de "dentro de casa" com o total da factura de "fora de casa" é o mesmo que fazem os tipos dos fósseis quando querem justificar que o carro eléctrico também emite CO2 por causa da construção das barragens, ao passo que o fóssil só emite um X qualquer no escape. Certo, e o petróleo "nasce nas árvores"...

Sobre o carregar com o TPA já disse que essa era uma funcionalidade que eles podem explorar. A mim não me interessa muito pois prefiro não ter de pagar mais essa taxa, visto que posso pagar na factura de casa como faço. Mas há os estrangeiros e outros a quem pode interessar. Sei que já há um CEME que faz contratos com estrangeiros e provavelmente vão existir outros.

Eu no estrangeiro já apanhei vários postos que se pagavam por APP (e paguei via cartão de crédito pela utilização de postos dessas redes).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por jfr2006 »

Essa de acharem que sem este modelo ridículo que temos seus mais caro é totalmente falso.

Basta ver os preços dos hub powerdot para os Uber, onde não há cá CEMEs, Mobie e tretas afim...

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

APHenriques Escreveu: quinta jul 02, 2020 4:44 pm Fui eu que disse do valor do carregamento do Outlander nas Amoreiras...

Freddy, repara numa coisa:
Nós temos o CEME+OPC+Mobie+taxas, é verdade. Mas insistes na ideia de que o facto de termos duas entidades é que torna mais caro... não estás a ver bem a coisas.
A entidade gestora terá que existir sempre se não quizermos ter multiplos cartões ou app de pagamento ... assim temos uma entidade que centraliza tudo. E ainda nem estamos a pagar nada por isso. Nem é isso que encarece.
O CEME é o fornecedor de energia. Independentemente de quem é dono de um Posto terá que haver sempre um CEME.
Se eu quiser instalar um Posto para a minha frota de carros, posso comprar um equipamento, instalar na minha propriedade, não preciso da mobie mesmo porque não vendo nada, mas tenho que ter um CEME que me forneça a energia, a não ser que a produza de alguma forma. Tenho sempre que pagar a energia, taxa de potência, audiovisual, etc.
Isto para dizer que se a unica entidade fosse o OPC, os custos da energia estariam sempre lá e seriam superiores aos atuais. Depois o OPC ainda teria que suportar os custos com faturação e pagamentos.
Não é por termos duas entidades a trabalhar em parceria (que por vezes até são a mesma) que encarece o custo final para o cliente. Muito pelo contrário. Em vez de termos uma relação de parceria, se tivessemos uma relação de cliente fornecedor, o custo seria obrigatóriamente superior.
Embora eu tenha criticado aqui os preços dos OPC, a verdade é que não fosse esta relação de parceria, os preços do OPC teriam que ser bem superiores para haver rentabilidade.

Este modelo permite inclusive a existência de beneficios para os clientes domêsticos. Por exemplo, para mim, cliente EDP é mais barata a energia, no posto com o Cartão EDP, do que em casa durante o dia (bi-horária). Ou seja, em postos sem custos OPC (ainda temos alguns) é mais barato do que em casa.

O que eu critico não é o modelo que temos, mas sim outras entidades, proprietárias do espaço de instalação dos postos, sejam shopping ou câmaras municipais, etc, que impoêm custos aos OPC e que implicam aumento de custo para o cliente final.
Exactamente.

No caso das Amoreiras, estamos a falar de um privado que escolheu meter um valor mais caro para poder ter o retorno do investimento mais depressa, é isso? Está no direito dele. Podemos pedir para baixar o valor, mas ele é livre de o cobrar. E se fica caro apenas aos PHEV por carregarem mais devagar, o privado não tem responsabilidade nisso, nem é obrigado a baixar o preço porque alguém tem piores condições de carregamento interno do que os outros. As obrigações de universalidade são do Estado e não dos privados.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

Comparar carregamento em instalações privadas com carregamento público só pode ser má-fé.
Na rua não há controlo de acessos, não há oferta de outros serviços que podem gerar outras receitas, não há contratos frota com obrigações mensais, nem uma série de outras coisas. Mas há obrigação de comunicação, redundância de protecções na instalação dos postos públicos, facturação da energia de mercado, obrigação de explorar carregadores em concelhos menos rentáveis, entre outros...

Pensem pelas vossas cabeças. Demagogia é coisa que não falta por aí.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Volt »

Lembro-me quando havia quem dizia que o sistema SIBS era um sistema ridículo. Onde anda essa gente? Mudou-se para a ME?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

jfr2006 Escreveu: quinta jul 02, 2020 4:56 pm Essa de acharem que sem este modelo ridículo que temos seus mais caro é totalmente falso.

Basta ver os preços dos hub powerdot para os Uber, onde não há cá CEMEs, Mobie e tretas afim...

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
Sim?
Já agora se me puderes esclarecer algumas questões:
Qual é o preço por kwh? Quanto custa o carregamento?
E já agora, que nome se dá ao fornecedor de energia desses postos?

Se não me engano, pois não conheço essa rede, é apenas para parceiros e motoristas da Uber. Logo, é perfeitamente natural que a Uber suporte os custos de OPC e nem precise de entidades gestoras.
É como uma empresa que instala e mantêm postos para os seus funcionários... não faz sentido cobrar mais do que a energia. E se for uma empresa com consciencia ambiental e social nem essa energia é cobrada.

A questão é que nós todos como particulares somos clientes... e não parceiros, funcionarios, colaboradores, etc. E como clientes temos que pagar os serviços e bens utilizados.

Portanto, comparar a rede Mobie pública com a rede Uber não faz qualquer sentido.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 5:00 pm No caso das Amoreiras, estamos a falar de um privado que escolheu meter um valor mais caro para poder ter o retorno do investimento mais depressa, é isso? Está no direito dele. Podemos pedir para baixar o valor, mas ele é livre de o cobrar. E se fica caro apenas aos PHEV por carregarem mais devagar, o privado não tem responsabilidade nisso, nem é obrigado a baixar o preço porque alguém tem piores condições de carregamento interno do que os outros. As obrigações de universalidade são do Estado e não dos privados.
Sim, sem dúvida.
Os contactos que fiz com a Mundicenter, gestora deste e de outros shoppings, foi no sentido de alertar que deveriam ter mais atenção em defender os clientes nos seus espaços comerciais.
Em vez de concessionar espaço para a instalação dos postos (com ou sem retorno financeiro), sem impor limites de custos para os seus clientes...
Na prática, estes postos são inuteis para grande parte dos clientes com VEs... E é apenas na qualidade de cliente dos shoppings que reclamo.
Pouco há a fazer em relação aos contratos assinados, mas pelo menos ficou o alerta para os novos contratos.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 5:08 pm Comparar carregamento em instalações privadas com carregamento público só pode ser má-fé.
Nem mais!!!


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por jfr2006 »

APHenriques Escreveu: quinta jul 02, 2020 5:29 pm
jfr2006 Escreveu: quinta jul 02, 2020 4:56 pm Essa de acharem que sem este modelo ridículo que temos seus mais caro é totalmente falso.

Basta ver os preços dos hub powerdot para os Uber, onde não há cá CEMEs, Mobie e tretas afim...

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk
Sim?
Já agora se me puderes esclarecer algumas questões:
Qual é o preço por kwh? Quanto custa o carregamento?
0,15€/min, sem mais taxas e taxinhas...

Mas pronto...preferem e acham que o nosso modelo maravilha é o melhor do mundo, continuem lá com os olhos vendados...Afinal de contas funciona tão bem, que todos os fins de semana tem que descansar...Não são apagões...são só descansos, porque segundo sua Exª da mobie tal nunca aconteceu...e mesmo que aconteça, que interessa..afinal de contas, só tem direitos..não tem deveres :roll: :roll:


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

jfr2006 Escreveu: quinta jul 02, 2020 8:04 pm
0,15€/min, sem mais taxas e taxinhas...

Mas pronto...preferem e acham que o nosso modelo maravilha é o melhor do mundo, continuem lá com os olhos vendados...Afinal de contas funciona tão bem, que todos os fins de semana tem que descansar...Não são apagões...são só descansos, porque segundo sua Exª da mobie tal nunca aconteceu...e mesmo que aconteça, que interessa..afinal de contas, só tem direitos..não tem deveres :roll: :roll:
Pois, como eu calculava é apenas e só o pagamento da energia com IVA ao preço comercial... tudo o resto é oferta da Uber. Até lhe ficava muito mal ter mais custos.

Mas nada disso é comparável com uma rede de acesso público. Embora ainda existam alguns PCR onde se paga apenas a energia... como este: LLE-00017
Com a vantagem de contabilização ao kWh. Dos poucos onde o meu plug in ou qualquer outro VE paga exatamente o mesmo.
Mas por trás está uma entidade não comercial a suportar todos os restantes custo em prol de um bem maior.

emfim... comparar alhos com bugalhos nunca deu bom resultado!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Quando comparei ao sistema ICE, foi na facilidade para o consumidor! Não foi o produto, o sistema petrogal (leia-se galp), etc... Chega-se ao posto vê-se o custo, decide-se se queremos abastecer.... paga-se com MB e segue-se viagem com fatura mencionando quantidade abastecida (e agora acho que até menciona as tais taxas e taxinhas mas nao sei pois apesar de ainda ter um ICE já não o abasteço desde ano passado :) já nem me lembro)

Ainda não vi um CEME verdadeiramente competitivo... como existe por exemplo na energia doméstica... andam todos à volta do mesmo sem grandes diferenças...mas pode ser que MIIO ajude...vamos ver.

Quando falei de ser o OPC a gerir tudo era para centralizar tudo nele tendo todos os custos, mas também todas as receitas... acho que até o incentivava a investir em painéis fotovoltaicos por exemplo para pagar menos ao fornecedor elétrico (que não é apenas um dos poucos ceme's que existem, mas uma panóplia muito maior para que escolha o mais competitivo para ele).... Podem me chamar idealista... mas acho que um negócio bem estruturado, poderia ser rentável matendo-se relativamente competitivo para consumidor (para mim o valor mágico para um PCR é 0,30/0,35 EUR/kwh cortando carga aos 80% e PCN a 0,20/0,25 EUR7kwh).

Eu não me importo de postos de carga sejam em espaços públicos ou espaços privados (desde que estrategicamente bem colocados e com condições ), desde que enquanto consumidor esteja salvaguardado (seguro responsabilidade civil?)...até queria que postos atuais tivessem mais condições como proteção solar (com paineis claro)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 2:32 pm Ainda há pouco vi a menção a Espanha que, mesmo estando numa fase de subsidiação, já tem valores mais elevados que os nossos.
Olha que não. Há operadores como a IBIL que sempre cobraram a valer, mas usar as redes EasyCharger ou Iberdrola custa 0,30€/kWh nos carregadores rápidos e (no caso da easycharger) 0,20€/kWh no caso de carregadores de 22kW. Acho isto muito mais simples e preços razoáveis para todos os carros independentemente da curva de carga. E lá está, há outros operadores que podem usar painéis fotovoltaicos nos seus carregadores.

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por becosemsaida »

Pufff, cai para o chao, desmaio por excesso de informacao.

Ora bem apos leitura disto tenho de contratar: um eletricista para ver se tenho "power", um analista para ver se pago os direitos todos e a quem, um contabilista para me fazer as contas se fica mais barato carregar em casa ou num PC(R;C;N ou qq letra a seguir que ja perdi o rasto) e ainda ja que estou de maos largas alguem que me liga e desliga a ficha....... Se quer dar um passeio com a Maria alguem fica de fora..:) :) :)

Agora fora de brincadeiras: falou-se em postos de abastecimento para ICE onde se chega e paga e andar de seguida o que esta correto MAS tem precos afixados ja com todas as tretas incluidas, a guerra e somente entre os "low-cost" e marcas prestigiados (salvo seja) e so mete na marca xyz quem quer.

Ja nos PC (metam la as letras o que querem) nao ha custos FINAIS afixados, nao ha concorrencias visto que o fornecedor de eletroes e o mesmo, os outros so compram a um preco mais engracado, as taxas taxinhas e outras tretas e com cada entender e o ze povinho que se desenrasca....... Desde que os poe todos a render em tempo minimo possivel o resto logo se ve!!!!!! Ora para quem nao tem PC (la vamos de novo, sei la) de varias "marcas chulistas" esta preso ao famoso Mobi.e.........

Ora bem, estou farto de andar a procura pelas tabelas de preco nos postos e nao ha nada, nem no visor ha info de precos a serem praticados!!!!! Nao sou entendido na lei mas acho que isto e illegal, eu tenho negocio e se nao tiver precos afixados com todoas as taxas incluidas vem-me levar € a carrada!!!! Ja se sabia que andar num VE e bom para o ambiente e com certos precos praticados que tenho visto por ai nao ira passar disto. Nao quero falar em revisoes mais baratos etc etc que isso e "absorvido" num preco de aquisicao mais cara muitas das vezes. Se vejo/faco contas (e ja foi dito aqui) que ha postos em que as contas finais aos 100km fica acima dos 8€ NAO COMPENSA ter um VE. Claro que existem pessoas que passam os dias a fazer contas para que podem expremer o maximo num custo de carregamento e sao eles que ditam os precos que pagamos nos PC(...). Ja tinha receio que isto iria acontecer, os VE iriam ser mais uma desculpa para engordar muito "porco" e nao para melhorar o ambiente etc. etc. etc.

Sei que muitos nao irao gostar de terem lido as ultimas linhas mas temos de acordar para a vida e deixar de ser ..... a aceitar tudo o que nos enfiam no .. !!!!!!!!!!!!!!

Eu continuo a nao saber o que se paga, ao minuto, ao KWH, utilizacao etc.etc. Chamam-me burro mas nao tenho nada para servir de guia.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

A lei diz que os preços do OPC tem que estar afixados.
Os preços do CEME cada um deve saber, pois depende do cartão que utiliza e do respetivo CEME.
Por isso não vejo qual é a dúvida sobre os preços.
Para quem tiver dificuldade de somar estas duas parcelas, pode e deve usar a APP Miio ou outra similar que apresenta os calculos todos. Afinal estamos no sec. XXI. Ter de ir ao posto saber o preço (isto se o autocolante não foi arrancado) e saber se o posto está livre ou ocupado, é um bocado ridiculo.
O preço dos postos também pode ser consultado na APP da Mobie. Mas concordo que o preço do OPC deve estar afixado no posto.

Eu tenho acompanhado a evolução dos preços por todo o país... e não visito os postos. Como o do shopping das Moreiras onde nunca estive.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sexta jul 03, 2020 3:03 pm Para quem tiver dificuldade de somar estas duas parcelas, pode e deve usar a APP Miio ou outra similar que apresenta os calculos todos. Afinal estamos no sec. XXI. Ter de ir ao posto saber o preço (isto se o autocolante não foi arrancado) e saber se o posto está livre ou ocupado, é um bocado ridiculo.
Olha que não...conheço muito boa gente que ainda não tem dados no smartphone (até conheço quarentões que ainda têm nokia feature phones mas nem vou por aí)...

Para mobilidade elétrica se massificar, tem de chegar a todos... por muito útil que MIIO seja (e louvo bem esta app que é espetacular - serviço bem melhor que a da mobie apesar de se basear parcialmente na BD desta), o carregamento tem de ser algo fácil de fazer e fácil percepcão de valor a pagar - algo que agora não acontece.

Acho esta discussão muito salutar para melhorar a ME de todos, não dos atuais (ainda considero early adopters), mas de uma muito maior fatia de utilizadores.

Um Abraço e bomm FDSEMANA :) sem COVID e sem falhas nos carregamentos (quem precisar) ;) ... eu cá, vou carregar carro durante o sol do fdsemana na minima amperagem que puder para fazer render paineis 8-)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jul 03, 2020 5:17 pm
APHenriques Escreveu: sexta jul 03, 2020 3:03 pm Para quem tiver dificuldade de somar estas duas parcelas, pode e deve usar a APP Miio ou outra similar que apresenta os calculos todos. Afinal estamos no sec. XXI. Ter de ir ao posto saber o preço (isto se o autocolante não foi arrancado) e saber se o posto está livre ou ocupado, é um bocado ridiculo.
Olha que não...conheço muito boa gente que ainda não tem dados no smartphone (até conheço quarentões que ainda têm nokia feature phones mas nem vou por aí)...
Pois... eu sou da área da tecnologia, mas dou pouca importância ao que temos hoje ou no próximos ano. O meu foco está na tecnologia daqui a 10 anos ou 20 anos.... mas continuo a ter saudades do meu primeiro computador (Timex 1000) e já passaram 38 anos. E só não uso um telemóvel básico porque as vezes dá mesmo jeito usar uma qualquer aplicação.
Duas dessas aplicações são a vivagas e a miio. :)
No caso da vivagas tornou-se indispensável quando tinha carro a gpl. Não só para encontrar os postos como para saber os preços.
Agora com a Miio é igual.

Sobre a rede que temos, é óbvio que não é perfeita. Mas tenho dúvidas que se consegui-se um modelo comercial mais vantajoso para os clientes... mas essa não é a minha área. Aqui limito me a alertar para os abusos dos preços em alguns postos.
na parte tecnológica tem falhas absurdas... inaceitáveis. Mas é como o Windows da Microsoft, sempre foi uma aberração tecnológica, mas tem milhões de utilizadores ... é tudo uma questão de estratégia comercial.
Se tivermos sistemas infalíveis não precisamos de contratos de assistência, manutenção, atualização, etc.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sábado jul 04, 2020 1:50 am Pois... eu sou da área da tecnologia, mas dou pouca importância ao que temos hoje ou no próximos ano. O meu foco está na tecnologia daqui a 10 anos ou 20 anos.... mas continuo a ter saudades do meu primeiro computador (Timex 1000) e já passaram 38 anos. E só não uso um telemóvel básico porque as vezes dá mesmo jeito usar uma qualquer aplicação.
OFFTOPIC MODE: Eu quando tinha uns 5 anos (em conjunto com minha irmã), recebemos num Natal uma Fantabulástico Timex TC2048 (clone 48K)... Na família alargada (primos que moravam na mesma rua) existia um modelo muito mais avançado, um TIMEX TC2068 com leitor de cartuchos halfway entre disquetes e cartuchos jogos, que lia joguinhos muito mais rapido que nosso gravador.... ehehe
Infelizmente numa loucura dos anos 2000 (na altura eu precisava era guito), vendi o computador no Miau... rendeu uns 50 euros na altura que dividi com minha irmã...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”