Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jul 06, 2020 8:18 am OFFTOPIC MODE: Eu quando tinha uns 5 anos (em conjunto com minha irmã), recebemos num Natal uma Fantabulástico Timex TC2048 (clone 48K)... Na família alargada (primos que moravam na mesma rua) existia um modelo muito mais avançado, um TIMEX TC2068 com leitor de cartuchos halfway entre disquetes e cartuchos jogos, que lia joguinhos muito mais rapido que nosso gravador.... ehehe
Infelizmente numa loucura dos anos 2000 (na altura eu precisava era guito), vendi o computador no Miau... rendeu uns 50 euros na altura que dividi com minha irmã...
O TC2048 em comparação ao Timex 1000 já era uma "bomba" :)
Eu também fui vendendo... Dava para fazer um museu. :)

Entretanto, alguns dos PCN estão a aplicar as tarifas OPC. Preços entre os 2 e os 3 centimos por minutos.

Veremos como ficarão os preços da concessão...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta jul 08, 2020 12:16 pm O TC2048 em comparação ao Timex 1000 já era uma "bomba" :)
Eu também fui vendendo... Dava para fazer um museu. :)
Eu só tive o TC2048 (como disse para aí com 5 anos), uma sega master systemII (não havia budget familiar para a mega drive), e depois já com 16 anitos, um fantabulástico IBM Aptiva 486 DX266 c/ 4mb ram e disco 540MB... Foram feitos diversos updates ao bicho com placa de som soundblaster, leitor de cd-rom 8x, e upgrade de +4mb em duas ocasiões passando a 8MB e 12MB respetivamente...eheheh esse despachei para um amigo à pala de um jantar :P
Entretanto, alguns dos PCN estão a aplicar as tarifas OPC. Preços entre os 2 e os 3 centimos por minutos.
Veremos como ficarão os preços da concessão...
2 a 3 cêntimos por minuto para um Leaf (carregamento máximo de 6,6kw) dá logo uns 0,18-0,27 EUR só para o OPC + o CEME fica quase quase a preço de PCR (se soubermos aproveitar o carregamento velocidade máxima seja até aos 60% SOC)... decididamente vou preferir usar um PCR pois ao menos carrego rápido, sendo ela por ela e existindo agora muito mais PCR's que à 1 ou 2 anos atrás...

Vou acompanhando situação também... Meu caso mais critico é visitar meus pais em Leiria pois não consigo carregar na garagem deles...tenho mesmo de carregar em espaço público mas para já não tenho nenhuma viagem planeada lá
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: quarta jul 08, 2020 4:01 pm 2 a 3 cêntimos por minuto para um Leaf (carregamento máximo de 6,6kw) dá logo uns 0,18-0,27 EUR só para o OPC + o CEME fica quase quase a preço de PCR (se soubermos aproveitar o carregamento velocidade máxima seja até aos 60% SOC)... decididamente vou preferir usar um PCR pois ao menos carrego rápido, sendo ela por ela e existindo agora muito mais PCR's que à 1 ou 2 anos atrás...

Vou acompanhando situação também... Meu caso mais critico é visitar meus pais em Leiria pois não consigo carregar na garagem deles...tenho mesmo de carregar em espaço público mas para já não tenho nenhuma viagem planeada lá
Amen, com a vantagem de no Ioniq ser até aos 84% a velocidade máxima. Chegou-me agora a fatura da minha última dia ao Algarve, com CEME Prio. Foram 15,79€ por duas cargas em Aljustrel, 56 min e 38kWh carregados. Dá cerca de 0,41€/kWh com IVA. No regresso não pude usar o tempo óptimo, pois precisei de carregar até 94% (a 22kW), mas segundo a miio, se carregasse só até 84% das duas vezes, o preço teria sido 0,39€/kWh, logo não foi uma diferença por aí além.
Mas os da GALP não são particularmente baratos, embora estejam longe do roubo da Cepsa.

Qual é o problema com carregar a casa dos seus pais? É o carro que não gosta da instalação?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: quarta jul 08, 2020 4:51 pm Qual é o problema com carregar a casa dos seus pais? É o carro que não gosta da instalação?
Moram num apartamento num prédio gigante (2 entradas x 7 andares x 3 apartamentos por andar) já antigo (construção nos anos 80) e ligação elétrica do apartamento à garagem é um comprimento enorme, e de momento está limitada a 6 amp apesar de que mesmo assim tenho dúvidas pois a tomada foi colocada pelo meu pai usando circuito de luzes (não tem circuito de tomada)... o ideal era verificar tudo com um eletricista para ver se conseguia carregar ok... já tenho um EVSE regulável mas ainda não testei bem diferentes níveis (é artesanal comprado ao mafgod e acho que permite intervalos de 1amp de carregamento de 1-32 amp apesar de atualmente estar limitado até aos 16amp pois está com uma ficha CEE 16). Não tenho grande confiança na instalação da garagem.

Além disso o acesso à garagem é mesmo manhoso... o leaf por ser elétrico salva a coisa pois todos os ICE's de meu pai ficaram com marcas na lateral do carro (curva muito apertada em ângulo de subida muito elevado)... o leaf já lá entrou e saiu a 1/2km/h sem stresses... a ver constantemente todos os ângulos e sensores de estacionamento no vermelho nos ângulos opostos frete e traseiros....é mesmo apertado... meu pai ficou impressionado pois nos ice ou era "de lanço", ou com muito queimar de embraiagem e mão no travão de mão....MEDO!! ehehehe
O meu mégane foi comprado ao meu pai e de lado, lá está uns riscos feitos por ele na garagem...agora meu pai já nem usa garagem para meter o carro dele pois à 2ª vez (carro com 2 ou 3 dias) roçou logo todo e foi um arranjo do caraças - agora fica na rua :(.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 09, 2020 8:37 am Moram num apartamento num prédio gigante (2 entradas x 7 andares x 3 apartamentos por andar) já antigo (construção nos anos 80) e ligação elétrica do apartamento à garagem é um comprimento enorme, e de momento está limitada a 6 amp apesar de que mesmo assim tenho dúvidas pois a tomada foi colocada pelo meu pai usando circuito de luzes (não tem circuito de tomada)... o ideal era verificar tudo com um eletricista para ver se conseguia carregar ok... já tenho um EVSE regulável mas ainda não testei bem diferentes níveis (é artesanal comprado ao mafgod e acho que permite intervalos de 1amp de carregamento de 1-32 amp apesar de atualmente estar limitado até aos 16amp pois está com uma ficha CEE 16). Não tenho grande confiança na instalação da garagem.
Penso que o mínimo que o Leaf aceita sejam os 6A, tal como no Ioniq. Mas o que verifiquei com o EVSE do Apr é que se eu programar a carga para 6A, na realidade fica a debitar 5.1A.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: quinta jul 09, 2020 9:24 am Penso que o mínimo que o Leaf aceita sejam os 6A, tal como no Ioniq. Mas o que verifiquei com o EVSE do Apr é que se eu programar a carga para 6A, na realidade fica a debitar 5.1A.
Ainda não testei a sério o EVSE do Mafgod (um que tem parte eletrónica no manipulo/tomada type2 e um botão com led azul para programar amperagem)... vou ver se experimento no fdsemana com um medidor energia que tenho lá em casa que acho que aguenta até 2.200w...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta jul 08, 2020 4:01 pm
2 a 3 cêntimos por minuto para um Leaf (carregamento máximo de 6,6kw) dá logo uns 0,18-0,27 EUR só para o OPC + o CEME fica quase quase a preço de PCR (se soubermos aproveitar o carregamento velocidade máxima seja até aos 60% SOC)... decididamente vou preferir usar um PCR pois ao menos carrego rápido, sendo ela por ela e existindo agora muito mais PCR's que à 1 ou 2 anos atrás...
Sem dúvida ... no caso do Leaf que carrega a 6,6kW em AC e supostamente a 50kW (atinge mesmo os 50kW?) em DC compensa sempre os PCR. Basta o custo de OPC ultrapassar um 0,02€/min para ficar mais caro que os PCR a 50kW. Para maioria dos carros.

É um facto que afeta muitos dos novos modelos. Quase todos com carregamentos abaixo dos 11kW.
E mesmo carregando a 11kW dificilmente compensa se o preço for superior aos 0,03€/min em comparação com os PCR mais caros por minuto (0,15€/min)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sexta jul 10, 2020 12:24 am Sem dúvida ... no caso do Leaf que carrega a 6,6kW em AC e supostamente a 50kW (atinge mesmo os 50kW?) em DC compensa sempre os PCR. Basta o custo de OPC ultrapassar um 0,02€/min para ficar mais caro que os PCR a 50kW. Para maioria dos carros.
Não é bem 50kw...acho que isso só aqueles que aceitam tipo 75 kw é que carregam mesmo a 50... no Leaf acho que máximo que vi (também não carreguei muitas vezes) foi 46 ou 47kw no visor do carro.. mas de baixo soc até aos 60% é um tirinho rápido...depois é que começa logo a baixar para 40, 30...e por aí abaixo
É um facto que afeta muitos dos novos modelos. Quase todos com carregamentos abaixo dos 11kW.
E mesmo carregando a 11kW dificilmente compensa se o preço for superior aos 0,03€/min em comparação com os PCR mais caros por minuto (0,15€/min)
Pois... acho que mais justo para OPC's e utlizadores era um custo por kwh mas na impossibilidade de um OPC cobrar por kwh num OPC se não for CEME, as coisas ficam mais complicadas...

Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jul 10, 2020 8:14 am Não é bem 50kw...acho que isso só aqueles que aceitam tipo 75 kw é que carregam mesmo a 50... no Leaf acho que máximo que vi (também não carreguei muitas vezes) foi 46 ou 47kw no visor do carro.. mas de baixo soc até aos 60% é um tirinho rápido...depois é que começa logo a baixar para 40, 30...e por aí abaixo
Para sermos mais preciso é carga nos nossos PCRs é a 125A. Depois multiplicado pela voltagem da bateria é que temos a potência de carga. Para termos 50kW, a tensão tem de ser 400V. Como a maioria dos carros tem um tensão inferior, nunca ser chega aos 50kW. Nem mesmo o Ioniq apesar de permitir cargas a 60-70kW.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

ah ok...bem explicado...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 09, 2020 10:56 am
rnlcarlov Escreveu: quinta jul 09, 2020 9:24 am Penso que o mínimo que o Leaf aceita sejam os 6A, tal como no Ioniq. Mas o que verifiquei com o EVSE do Apr é que se eu programar a carga para 6A, na realidade fica a debitar 5.1A.
Ainda não testei a sério o EVSE do Mafgod (um que tem parte eletrónica no manipulo/tomada type2 e um botão com led azul para programar amperagem)... vou ver se experimento no fdsemana com um medidor energia que tenho lá em casa que acho que aguenta até 2.200w...
Ora fiz uma geringonça para testar velocidade mínima de carregador EVSE que tenho... numa tomada shucko coloquei o medidor que tenho (em voltagem, watts e amperes instantâneos bem como registo de consumos kwh), depois coloqeui o adaptador shucko para cee16 e depois liguei o evse (que tem tomada CEE16).... depois de algumas tentativas, o mínimo em termos de amperes que consigo é a rondar os 6,1-6,2amp - isto com uma voltagem de 228v.
Uma vez que disjuntor da garagem de meus pais é de 6amperes...não vai mesmo dar com atual instalação... vou ver se ele não quer contactar um eletricista para ver possibilidade (e custo) de kitar aquilo para ficar com ao menos 8 amp... aí podia carregar até aos 7amp no carregador que equivale a 7,2 amp reais +/-... além disso quando carregador inicia a carga, durante 1 ou 2 segundos tem um pico quase até aos #,3amp...

Nada como ter um medidor para aferir melhor como EVSE funciona para tirar estas dúvidas... por exemplo se selccionar 1-5amp ele carrega a 11-15amp... torna-se mais rápido seleccionar estas cargas... normalmente carrego:
- FDSemana durante o dia a 6amp para aproveitar ao máximo paineis fotovoltaicos (tenho 6)
- Semana à noite a 12 amp para reduzir perdas (perdas empiricamente são menores percentualmente quanto maior for potência) sem extrair excesso potência
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jul 13, 2020 4:32 pm
Ora fiz uma geringonça para testar velocidade mínima de carregador EVSE que tenho... numa tomada shucko coloquei o medidor que tenho (em voltagem, watts e amperes instantâneos bem como registo de consumos kwh), depois coloqeui o adaptador shucko para cee16 e depois liguei o evse (que tem tomada CEE16).... depois de algumas tentativas, o mínimo em termos de amperes que consigo é a rondar os 6,1-6,2amp - isto com uma voltagem de 228v.
Uma vez que disjuntor da garagem de meus pais é de 6amperes...não vai mesmo dar com atual instalação... vou ver se ele não quer contactar um eletricista para ver possibilidade (e custo) de kitar aquilo para ficar com ao menos 8 amp... aí podia carregar até aos 7amp no carregador que equivale a 7,2 amp reais +/-... além disso quando carregador inicia a carga, durante 1 ou 2 segundos tem um pico quase até aos #,3amp...
Qualuqer dia tenho de repetir isso. Eu tenho a vaga ideia de no ano passado ter experimentado e ter lido qualquer coisa como 1100W no medidor, o que vai dar os tais 5A que o EVSE me indica. Acho que tentei fazer isso pois estava à procura de uma garagem para alugar em Nerja quando lá fosse e um dos contactos dizia que só dava 1200W.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: segunda jul 13, 2020 6:48 pm Qualuqer dia tenho de repetir isso. Eu tenho a vaga ideia de no ano passado ter experimentado e ter lido qualquer coisa como 1100W no medidor, o que vai dar os tais 5A que o EVSE me indica. Acho que tentei fazer isso pois estava à procura de uma garagem para alugar em Nerja quando lá fosse e um dos contactos dizia que só dava 1200W.
Ontem quando cheguei a casa tentei por nos 6amp umas 3x e só aparecia a 14amp... não sei bem que se passou... desisti pois tinha um pouco de pressa e mudei para tomada CEE16 antes que derretesse a ficha shucko...a ver se faço mais testes...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Mantendo a atenção aos preços:

Hoje fui surpreendido pelo anúncio de um preço de um PCN em Aveiro AVR-00021.
Eu diria que se trata de um erro, mas o que é facto é que está registado na Mobie com o preço de 0,06€/min
É um novo record em PCN's agravado pelo facto de estar limitado 7,4kW.
Ou seja, na melhor das hipoteses fica a 0,81€/kWh.
Para um Leaf ficará +/-0,88€/kWh

E diziamos nós que a rede Ionity era cara!!!! :twisted:

Fica o alerta... verificar o preço antes de ligar.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por serges »

APHenriques Escreveu: quinta jul 16, 2020 12:09 pm Mantendo a atenção aos preços:

Hoje fui surpreendido pelo anúncio de um preço de um PCN em Aveiro AVR-00021.
Eu diria que se trata de um erro, mas o que é facto é que está registado na Mobie com o preço de 0,06€/min
É um novo record em PCN's agravado pelo facto de estar limitado 7,4kW.
Ou seja, na melhor das hipoteses fica a 0,81€/kWh.
Para um Leaf ficará +/-0,88€/kWh

E diziamos nós que a rede Ionity era cara!!!! :twisted:

Fica o alerta... verificar o preço antes de ligar.
Não vamos falar se alguém tem uma mota e só consegue carregar a 1500w, ou melhor das hipóteses a 3.3Kw

Enfim está bonito está… o meu conselho é sempre informar o valor e simular, inclusive dou na cabeça a quem está a vender veiculo de duas rodas e indicam a mais valia dos pontos de carga na rua para quem não tem garagem…

Claro que os dos veículos a combustão não avisam os preços dos combustíveis mas ficaria o bom senso para quem não tem forma de carregar em casa…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

pois... é isso.
São preços absurdos.
resta-nos a esperança em alguma concorrencia entre postos de diferentes operadores. Mas para já, dada a escasses de postos ativos, nem isso....

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

APHenriques Escreveu: quinta jul 16, 2020 12:09 pm Mantendo a atenção aos preços:
Fica o alerta... verificar o preço antes de ligar.
Ou simplesmente ler no posto antes de carregar... não inventar muito e aguardar as correções, já que onde existem humanos, existem erros.

Imagem

Outra nota, um PCN como deviam ser todos no mundo...

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Mas então não é erro... o preço é mesmo 0,06€/min...

Mas está justificado, tem que se pagar a cobertura...

Mas isso não explica tudo. Em Portimão, o parque do Leroy Merlin é mais de 50% coberto por paineis solares. Inclusive o PCN que é o PTM-00009 a 22kW e com um preço de 0,03€/min.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

APHenriques Escreveu: quinta jul 16, 2020 10:42 pm Mas então não é erro... o preço é mesmo 0,06€/min...
Acho que ainda não leram o que está no ecrã (0,06€/kWh). Só esse interessa e é uma boa tarifa.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: quinta jul 16, 2020 10:47 pm
APHenriques Escreveu: quinta jul 16, 2020 10:42 pm Mas então não é erro... o preço é mesmo 0,06€/min...
Acho que ainda não leram o que está no ecrã (0,06€/kWh). Só esse interessa e é uma boa tarifa.
Têns razão @t3lmo, agora percebi. É 0,06€/kWh
E já foi corrigido na Mobie.

Ainda bem que era erro. Eu achei muito estranho porque a KLC até é dos OPC com melhores preços
Também foi alterada a potência para 11kW

Obrigado t3lmo

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”