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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jun 24, 2020 10:15 am
por t3lmo
gbento Escreveu: quarta jun 24, 2020 10:11 am Sei que não é o sítio certo mas para o pessoal dos VE, em Tomar estão a instalar um carregador de VE na Alameda 1 de março.
Será o posto TMR-00001
https://link.miio.pt/point/1xnw
https://www.electromaps.com/mapa/p/109434

Mais informações em https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... pios-2020/

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jun 24, 2020 1:24 pm
por Freddy_krueger
Sendo o posto 0001 da localidade, é sempre uma boa notícia... ainda mais numa cidade turística como Tomar... a zona do parque, histórica e o convento de cristo já mais perto de uma mobilidade elétrica...

Também era porreiro ter uns carregadores:
- Na estrada de Leiria, junto à entrada do parque e hotel templário;
- Junto ao Convento de Cristo;

é um começo...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jun 24, 2020 1:34 pm
por gbento
Freddy_krueger Escreveu:Sendo o posto 0001 da localidade, é sempre uma boa notícia... ainda mais numa cidade turística como Tomar... a zona do parque, histórica e o convento de cristo já mais perto de uma mobilidade elétrica...

Também era porreiro ter uns carregadores:
- Na estrada de Leiria, junto à entrada do parque e hotel templário;
- Junto ao Convento de Cristo;

é um começo...
Este fica mesmo no meio da cidade, era bom "nascerem" outros nos parques de estacionamento e na zona histórica da cidade. Para ja, não me faz falta, ainda não consegui convencer o pessoal aqui de casa na troca do poluidor por um VE.

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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jun 24, 2020 2:38 pm
por t3lmo
Freddy_krueger Escreveu: quarta jun 24, 2020 1:24 pm Também era porreiro ter uns carregadores:
- Na estrada de Leiria, junto à entrada do parque e hotel templário;
- Junto ao Convento de Cristo;
TMR-00002 - Hotel dos Templários
https://link.miio.pt/point/rJTE
https://www.electromaps.com/mapa/p/104121

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jun 25, 2020 8:26 am
por Freddy_krueger
Ora toma lá e embrulha por não teres ido ver... EHEHEH

Essa localização no hotel é top... só fica mesmo a faltar (na minha opinião) no convento de cristo...pessoal quando vai para lá a visita demora sempre mais que 1 hora... já dava para repor algum power...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jun 25, 2020 11:29 am
por t3lmo
Estava previsto um PCN na Praça da República pela Câmara Municipal, o que não se concretizou até hoje e sé veio afastar possíveis interessados em fazê-lo.
https://www.electromaps.com/mapa/p/59733

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jul 01, 2020 12:21 am
por zeuz
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.
Por acaso não pensei nesse custo quando escrevi... :oops:
A minha argumentação assentou na lógica de que num espaço comercial esse custo já existe, mas obviamente que num carregador de rua isso já não é verdade.
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Não queremos perpetuar os CIs, obviamente, mas não esperes que as coisas mudem sem que alguém fique chateado com isso, seja porque não tem dinheiro ou simplesmente por birra, seja com CIs ou com EVs.
Daí estar nas mãos destas entidades uma transição o mais possível pacífica e satisfatória para todas as partes envolvidas.
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Os VEs não dão para todos, mas acho que nas cidades até é onde há mais soluções de carregamentos, e quando for a pagar mais alternativas em termos de preço também.
Verdade, se realmente aparecerem essas alternativas...
APHenriques Escreveu: terça jun 30, 2020 6:40 pm Sou da opinião que os centros comerciais poderiam suportar os custos do OPC e cobrar apenas a energia. Afinal quem usa estes espaços são os clientes... mas emfim.
Apoiado!
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 9:06 pm Acho que não percebeste a minha logica de ver isso, eu se tivesse um centro comercial preferia ter 6 postos de 3,7kWh do que um de 22kWh, ganhava em todos os aspectos, tinha mais receitas, pois mesmo que seja ao kW posso sempre cobrar alguma coisa pelo tempo do estacionamento e o carregamento é menos eficiente, e teria mais tem os possiveis clientes dentro da minha loja, esta é a logica da coisa, não o inverso, nenhum particular que tenha um centro comercial está interessado em vender energia, está sim interessado em ter as pessoas o maior tempo dentro da loja.
Foi isso que argumentei no notícia em que o Auchan anunciava a instalação de postos de 3,7kWh:
[*]Mais tempo de carga = mais tempo dentro do centro comercial = maior potencial de gasto em compras


Alguém daqui assistiu à conversa da UVE com a Mobi.e ?
https://www.facebook.com/uve.pt/videos/594842321170045/

Nos comentários li isto:
Pieter Ijzerman · 15:17 Somos OPC e devidamente licenciado na DGEG para tal. Tentamos iniciar o processo para ser certificado pela MOBI-e mas não obtivemos resposta ao email para o email indicado pelos colegas da MOBI-e. Não tem balcão de atendimento. Como podemos iniciar o processo??
Sérgio Relvas · 37:20 Mas continuamos na mesma lá fora desaparece a taxação ao minuto mas sim ao kW e em Portugal próspera...
Pieter Ijzerman · 37:45 para faturar kW tens de ser comercialisador de eletricidade, é mais dificil. Faturar tempo sempre é possível e legal. Pelo que sei
Ricardo de Matos · 40:11 Pieter Ijzerman isso explica porque temos tantos posto de carregamento a facturar ao minuto... ☹️
Pieter Ijzerman · 39:31 sim

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jul 01, 2020 7:56 am
por Freddy_krueger
Enfim, é o que temos (mobi.e)...isto precisa mesmo duma volta...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jul 01, 2020 8:03 am
por Freddy_krueger
Já agora quem paga a potência contratada é o OPC e a energia gasta é paga pelos diversos CEME's... é assim que se processa?!?
Este modelo é uma complicação... continuo a insistir que tudo era mais fácil centralizado no OPC e mandando os CEME's e mobi.e às úrtigas... já temos "sugadores" que cheguem...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jul 01, 2020 7:29 pm
por APHenriques
Eu não costumo ler os comentários no Facebook... normalmente são escritos por pessoas que escrevem muito mas fazem pouco.
Mesmo em relação a UVE, vê-se comentários desagradáveis de pessoas que nem fazem parte da associação. Esquecem-se que em vez criticarem, podem criar outra associação mais de acordo com as suas opiniões.

Mas, nestes comentários é referido que os OPC que não são CEME não puderão faturar em kWh. Para mim, não faz sentido, pois não se trata de cobrar energia, apenas usar os kWh como unidade de medida para facturar.
Mas defacto pode existir aqui a justificação para a utilização do tempo como unidade de medida para a maioria dos OPC. Uma pesquisa rápida demostra que os OPCs que usam a contabilização dos custos em kWh são simultameamente CEME.

Em relação aos PCN da concessão, temos duas boas noticias.
A primeira é que para já a maioria deles permanecessá mais algum tempo sem custos de OPC. Só se paga a parte CEME. Na prática é quase como carregar em casa.
A outra boa noticia é que os preços dos OPC têm um teto definido para os 10 anos de concessão. Cerca de 0,086€/kWh. Um preço bastante aceitável. Só espero que não se lembrei de converter isto para "tempo" sem ter em consideração a potência.

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quarta jul 01, 2020 7:37 pm
por APHenriques
Freddy_krueger Escreveu: quarta jul 01, 2020 8:03 am Já agora quem paga a potência contratada é o OPC e a energia gasta é paga pelos diversos CEME's... é assim que se processa?!?
Este modelo é uma complicação... continuo a insistir que tudo era mais fácil centralizado no OPC e mandando os CEME's e mobi.e às úrtigas... já temos "sugadores" que cheguem...
Não concordo... há de facto alguns problemas com o modelo português. Mas tem também coisas boas.
Não seria por termos apenas OPC que ficavamos melhor ou com custos mais baixos... muito pelo contrário.

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 8:19 am
por Freddy_krueger
APHenriques Escreveu: quarta jul 01, 2020 7:37 pm Não seria por termos apenas OPC que ficavamos melhor ou com custos mais baixos... muito pelo contrário.
Depende de como seria feita a sua regulação... não falo num OPC modeo capitalista selvagem....
Mas mobie não é regulador...é um gestor (e pelo que se vÊ não muito bom) e CEME bem....o que é que eles fazem exatamente sem ser faturar?!?

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 9:45 am
por Freddy_krueger
APHenriques Escreveu: quarta jul 01, 2020 7:29 pm Em relação aos PCN da concessão, temos duas boas noticias.
A primeira é que para já a maioria deles permanecessá mais algum tempo sem custos de OPC. Só se paga a parte CEME. Na prática é quase como carregar em casa.
Sim, quase.... a tarifa CEME no entanto normalmente é acima de valor (se andarmos sempre a ver concorrência) no setor doméstico,
A outra boa noticia é que os preços dos OPC têm um teto definido para os 10 anos de concessão. Cerca de 0,086€/kWh. Um preço bastante aceitável. Só espero que não se lembrei de converter isto para "tempo" sem ter em consideração a potência.
Pois, mas aí esse teto máximo deveria mencionar também teto máximo por minuto... assim já dá aso ao preço por minuto e claro que vão se basear na potência máxima disponível...estou mesmo a ver...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 11:33 am
por Volt
Freddy, a Mobi.E é o Estado. É um representante do governo em funções. O que queres dizer com isso da "Mobi.E só facturar"? Não percebo isso. Onde é que a Mobi.E factura? Pergunto isto apenas por curiosidade, pois nem sequer acho que seja tema relevante.

A tarifa CEME está a um valor normal para o mercado de energia eléctrica português. Em casa nunca se contam os restantes custos, como o aluguer da potência por exemplo. Se calhar, o mercado da energia "fora de casa" até está mais competitivo que o da energia "dentro de casa". Pelo menos sabemos que o kWh doméstico portugués é dos mais elevados da Europa, ao passo que o kWh português para a ME é dos mais baixos...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 11:45 am
por Freddy_krueger
Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 11:33 am Freddy, a Mobi.E é o Estado. É um representante do governo em funções. O que queres dizer com isso da "Mobi.E só facturar"? Não percebo isso. Onde é que a Mobi.E factura? Pergunto isto apenas por curiosidade, pois nem sequer acho que seja tema relevante.
Não falei da Mobi.e faturar... mas do CEME ser só faturar... pois não tem qualquer responsabilidade, tanto quanto sei todos os ONUS estão da parte do OPC
A tarifa CEME está a um valor normal para o mercado de energia eléctrica português. Em casa nunca se contam os restantes custos, como o aluguer da potência por exemplo. Se calhar, o mercado da energia "fora de casa" até está mais competitivo que o da energia "dentro de casa". Pelo menos sabemos que o kWh doméstico portugués é dos mais elevados da Europa, ao passo que o kWh português para a ME é dos mais baixos...
Isto depende... porque cá não pagamos apenas os CEME , mas várias coisas separadas...se somares o OPC + CEME + taxas o valor dispara, já foi aqui falado (não me recordo por quem mas questão de se procurar) que por exemplo num PCN dos Amoreiras fica a mais de 30 EUR/100kms para carregar um PHEV... nem a ionity cobra a esse valor acho...

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 11:58 am
por Freddy_krueger
ionity carissima... nos carregadores até 350kw fica a 0,79€/kwh (a uma média de 15kwh/100kms teríamos um custo de 11,85 EUR/100kms).

Também não concordo com ionity a diversos níveis... :
- terem excluido chademo quando ainda existe uma importante fatia de veiculos com este protocolo na Europa e terem recebido fundos europeus discriminando esse protocolo - acho que UE deveria ter protegido mais consumidores - ou isso ou UE ter obrigado fabricantes automóveis a ter só CCS2 (que até acho ser a decisão que já deveria ter sido tomada pela UE) como querem obrigar apple a ter port usb-c nos iphones;
- custos para consumidor (que financiou com impostos a rede) são enormes (claro que toda aquela potência disponível também tem de ser paga);

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 1:11 pm
por rnlcarlov
Volt Escreveu: quinta jul 02, 2020 11:33 am A tarifa CEME está a um valor normal para o mercado de energia eléctrica português. Em casa nunca se contam os restantes custos, como o aluguer da potência por exemplo. Se calhar, o mercado da energia "fora de casa" até está mais competitivo que o da energia "dentro de casa". Pelo menos sabemos que o kWh doméstico portugués é dos mais elevados da Europa, ao passo que o kWh português para a ME é dos mais baixos...
No mercado doméstico a potência para 41,4kVA, a potência mais elevada disponível, são perto de 55€. Com uma utilização minimamente razoável o custo da energia é a parcela mais relevante. Discordo por completo que a energia fora de casa esteja mais competitiva, já que o que temos agora é a versão light. Ainda há varios OPC que não estão a cobrar, temos desconto na TAR (duvido que dure para sempre) e nem sequer está a ser cobrada a taxa da mobie.

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 2:26 pm
por Volt
Não confundamos as coisas. A taxa do OPC é dele e nada tem a ver com o preço da energia. O O OPC explora o posto que comprou, instalou e mantém. Se eu usar um serviço qualquer de um café que paga uma renda, é claro que como cliente vou "ajudar" a pagar isso na minha "sandes", além de pagar ao "padeiro"...
O preço da energia é o que o CEME vende. Por exemplo, da EDP este mês chegou-me um e-mail a dizer que a carga "fora de casa" passou a custar 16 cêntimos por kWh (eu tenho 20% de desconto porque aderi ao tarifário da mobilidade verde). É até mais barato do que o kWh doméstico fora do vazio (que é de 18 ou 19 cêntimos).
O que disse (e volto a dizer pois, por muitas voltas que queiram dar, é a realidade), é que o kWh para a rede doméstica é dos mais caros da Europa, ao passo que o kWh para a rede ME é dos mais baratos.

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 2:32 pm
por Volt
E sim, a taxa Mobi.E e a TAR estão a ser suportadas pelo Estado. Essa é uma das razões porque temos preços mais competitivos no carregamento. Um dia, se o desejo de muita gente com interesse no assunto se concretizar, tudo isto será privado e acabarão os preços competitivos. Ainda há pouco vi a menção a Espanha que, mesmo estando numa fase de subsidiação, já tem valores mais elevados que os nossos.

Não percebo o que querem discutir. O que querem? Que os privados não ganhem dinheiro mas invistam na rede?

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Enviado: quinta jul 02, 2020 2:43 pm
por Freddy_krueger
mas eu não vou pagar só o CEME... o custo do OPC não é para carregar kwh?!? O que interessa ao consumidor é o valor net EUROS por kwh...

Eu não vou a uma bomba de combustivel e:
- pago o combustivel a uma entidade;
- pago o direito de abastecer /tempo a outra,
- taxas a adicionar posteriormente.

Eu chego a um posto, antes de entrar vejo qual o valor NET que vou pagar e abasteço... pago com TPA sem stress.

Na mobilidade elétrica sem ser usando 3rd parties como a app MIIO, é impossível o comum dos mortais saber quanto paga.. Porquê tentar inventar algo novo quando o atual sistema funciona?! Qual a vantagem para o consumidor?!?

Não poderia mobilidade elétrica funcionar de igual forma?!