Carregamento elétrico GLC 350e

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
RAVA25
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 18, 2020 9:32 am

Carregamento elétrico GLC 350e

Mensagem por RAVA25 »

Adquiri recentemente um Mercedes GLC 350e 4Matic de 2017, motivo pelo qual solicito a vossa amabilidade para esclarecimento de uma duvida.
Ainda não efetuei qualquer carregamento elétrico na viatura e por isso queria saber se posso fazer carregamentos desta viatura em postos de carregamento rápido por exemplo de 50 KW ou se apenas posso carregar em tomadas de carregamento rápido 3,7 KW ou de tomadas domésticas.
Não sei se a viatura suporta este tipo de carregamentos rápidos.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregamento elétrico GLC 350e

Mensagem por APHenriques »

A primeira coisa a fazer é ler o manual....
Especialmente a parte que fala de carregamentos.
Pois para responder a questão, só alguém que tenha o carro o faça a pesquisa dessa informação na internet...
O que eu farei agora...

Alguns Minutos depois... procurando um manual de um carro que é um pouco raro por cá.
Pelo que encontrei... carrega a 8A em casa e a 32A em PCN (7.4kw)
Não tem carregamento rápido... também não faria sentido pois tem uma bateria muito pequena.


Autor do tópico
RAVA25
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 18, 2020 9:32 am

Re: Carregamento elétrico GLC 350e

Mensagem por RAVA25 »

APHenriques Escreveu: domingo set 20, 2020 1:14 am A primeira coisa a fazer é ler o manual....
Especialmente a parte que fala de carregamentos.
Pois para responder a questão, só alguém que tenha o carro o faça a pesquisa dessa informação na internet...
O que eu farei agora...

Alguns Minutos depois... procurando um manual de um carro que é um pouco raro por cá.
Pelo que encontrei... carrega a 8A em casa e a 32A em PCN (7.4kw)
Não tem carregamento rápido... também não faria sentido pois tem uma bateria muito pequena.
Muito agradeço a amabilidade da resposta.
Tenho ainda uma duvida pois pelo que tenho lido carrega a 3.7 kw (tendo já feito esse carregamento num posto a 3.7 Kw sem problemas), contudo também já vi a 7.4 Kw mas creio que se aplica aos modelos mais recentes.
Caso eu faça o carregamento em postos a 7.4 Kw ou superiores vai prejudicar a bateria ou pura e simplesmente não irá carregar?
Obrigado


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregamento elétrico GLC 350e

Mensagem por APHenriques »

RAVA25 Escreveu: domingo set 20, 2020 12:23 pm Muito agradeço a amabilidade da resposta.
Tenho ainda uma duvida pois pelo que tenho lido carrega a 3.7 kw (tendo já feito esse carregamento num posto a 3.7 Kw sem problemas), contudo também já vi a 7.4 Kw mas creio que se aplica aos modelos mais recentes.
Caso eu faça o carregamento em postos a 7.4 Kw ou superiores vai prejudicar a bateria ou pura e simplesmente não irá carregar?
Obrigado
Não tem qualquer problema.
O meu Outlander, por exemplo, é de 3,7 kw em PCN... isto significa que independentemente da potencia do posto ele nunca carregará a mais que isso.

No caso do Mercedes, de facto o manual que encontrei indicava o máximo de 7,4 kW. Penso que seja como os modelos classe C e classe E que também é 7,4 kW, mas a bateria é um pouco menor no GLC.

Pode usar qualquer posto, mas convém estar atento aos preços e às potencias... nem sempre compensa. Ás vezes é melhor seguir a gasolina.
Pelos meus cálculo eu diria que em PCN 3,7kW o custo OPC não deve ser superior a 0,01€/min
E em PCN 7,4kW, não deve ser superior a 0,02€/min.
Acima destes valores sai mais barato circular a gasolina.
Mais vantajoso é sempre o carregamento em casa.

É importante notar que num PCN 11kW, esta potência é para carros trifásico. O GLC é monofásico, só usa uma fase, logo só carrega a 3,7kW nestes postos
O mesmo acontece nos PCN 22kW, só usando uma fase vai carregar a potencia máxima do carro de 7,4kW

A App Miio é muito útil para analisar esses custos.
Também aqui no forum temos um tópico sobre custos.

Qualquer coisa que eu possa ajudar, é só dizer
E parabéns pelo carro... (Y)


Autor do tópico
RAVA25
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta set 18, 2020 9:32 am

Re: Carregamento elétrico GLC 350e

Mensagem por RAVA25 »

Muito agradecido pela resposta, foi bastante esclarecedora.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”