transformar alternador em motor

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

palhim Escreveu:(...)o controlador é o mc33033 (ver fichaaqui)
chip porreiro. conseguiste encontrar cá?
palhim Escreveu:este controlador custa na casa do 5€. como mosfet's poderia usar-se o irf3205 (ver ficha aqui) que custa 1,68€.
mais os 3 sensores hall...
palhim Escreveu:tenho dois colegas, engenheiros electrotécnicos que se interessaram pelo assunto mas não temos tido tempo e também não temos osciloscópio, o que seria importante para verificar o funcionamento do circuito.
liguem-no à placa de som do pc (com protecções adequadas que os teus amigos saberam fazer). quando não tinha osciloscópio ainda me safei assim algumas vezes.
palhim Escreveu:pelo que li a tensão num alternador antes de regulada e rectificada pode ultrapassar os 100v, logo poder-se-ia colocar as baterias preferencialmente em série, aumentando a tensão e baixando a corrente (para a mesma potência) reduzindo-se a secção dos cabos de alimentação e também colocando o controlador a trabalhar com correntes mais baixas.
a tensão que o alternador dá pode ser controlada pela corrente no estator.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por RJSC »

o pior é mesmo meter os sensores no alternador.
e um veículo para converter... e depois se não for uma bicicleta lá teremos que nos ir afogar nas burocracias

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por palhim »

njay Escreveu:chip porreiro. conseguiste encontrar cá?
em lojas da especialidade não procurei, mas pode-se encomendar na rs-portugal e eles enviam (foi lá que vi o preço)
njay Escreveu:mais os 3 sensores hall...
eu penso que este chip também dá para controlar motores brushless dc sem sensores. segundo li convém usar sensores quando o motor a controlar faz muitos arranques e paragens, conseguindo-se assim controlá-los melhor. no nosso caso não fará grande diferença não usar, interessa é que funcione, seja simples e barato
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Njay »

na verdade, em termos de custo do hardware, fica mais barato usar um microcontrolador.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


paulouser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta out 24, 2007 10:53 am
Localização: Fafe

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por paulouser »

e que me dizem desta conversão????
"olá a todos.

já realizei esta conversão e posso falar a minha experiência.


1 - a conversão é muito fácil:
a) desmontar o alternador;
b) retirar os diodos internos;
c) soldar 3 fios, um para cada bobina do estator;
d) isolar as ligações do regulador e soldar 2 fios, um em cada
escova que alimenta a bobina do rotor;
e) montar o ex-alternador, agora motor síncrono.


2 - é necessário um controlador voltado para motor trifásico síncrono.
aqui é onde a "porca torce o rabo"!


o controlador deve monitorar de alguma forma a posição exata do rotor
para alimentar as bobinas do estator adequadamente, pois se assim não
o fizer o sincronismo entre rotor e estator é perdido resultando na
parada do rotor.


colocar o ex-alternador para girar sem carga é fácil, até sem
alimentar a bobina o bicho gira. o itm pode ser usado. agora girar com
carga variável é outra conversa.


resumindo: converter um alternador para motor é realmente fácil,
conseguir extrair potência dele requer um bom controlador!


abraços
tipoalgo "
"in http://groups.google.com.br/group/veicu ... aa8762d5f6"

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por José Luís Cabete »

bons esclarecimentos, paulouser, assim, aprendi mais umas coisas.
tenho por aqui um alternador bosch 14v-70a era de um opel astra g, deixou de carregar a bateria e colocaram um novo. será que ainda estará bom para transformar em motor?
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


paulouser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta out 24, 2007 10:53 am
Localização: Fafe

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por paulouser »

assim está melhor
h**p://groups.google.com.br/group/veiculos-eletricos/browse_thread/thread/2bd872aa8762d5f6


Xinbalau
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: segunda set 25, 2006 2:40 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Xinbalau »

vejam lá esta, a ver se pega a jeito de projecto conjunto aki para o forum, escolhia-se um modelo de alternador que reunisse consenso entre os que realmente percebem de conversões, fazia-se tipo um tutorial de conversão desse alternador k fotos e td, for dummies mesmo!!
e assim o pessoal menos iluminado podia ter mais uma noção do que vçs dizem kdo falam da conversão.
parece-vos muito rebuscado?
cumps

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

xinbalau Escreveu:vejam lá esta, a ver se pega a jeito de projecto conjunto aki para o forum, escolhia-se um modelo de alternador que reunisse consenso entre os que realmente percebem de conversões, fazia-se tipo um tutorial de conversão desse alternador k fotos e td, for dummies mesmo!!
e assim o pessoal menos iluminado podia ter mais uma noção do que vçs dizem kdo falam da conversão.
parece-vos muito rebuscado?
cumps
espero que tenhas em mente que isso nunca será realmente um motor, nunca será um motor com eficiência como os de compra, e além disso e se fizeres bem as contas irás sempre gastar algum dinheiro na conversão, como no controlador, arriscando mesmo a queima-lo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Xinbalau
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: segunda set 25, 2006 2:40 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Xinbalau »

pois, acredito que nunca tenha a eficiencia de uma coisa feita de raiz, quanto ao controlador, vou sempre ter que ter um controlador certo??? mesmo um motor de tração tem que ter um controlador á parte.
mas é provável que comprar o alternador tb não seja barato pelo que k o custo da conversão poderá superior ao ganho.

Avatar do Utilizador

manniom
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 16, 2009 3:25 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por manniom »

seria possível utilizar as mesmas peças do retificador e controlador de tensão do alternador para montar parte do circuito do novo controlador para conversão?
Mantenha seus pensamentos positivos!
[[email protected]]


Nabeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 05, 2010 5:41 am

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Nabeiro »

boas,

desconhecia por completo este forum, vim aqui parar pois ha 2 semanas que tenho o clio do meu pai parado pq a bateria nao carrega (possivel falha alternador). verifiquei que tinha um carro hibrido, pois era só meter gasolina, carregar bateria e andar.. ao fim de poucos quilometros lá ficava a pé novamente lol
de seguida decidi desmontar o alternador e troca-lo.. entretanto meteu-se natal, festas, trabalho e como os senhores das sucatas sao spr muito simpaticos por telefone lá deixei a troca do alternador arrastar-se..
..tudo isto para dizer, que ainda nao arranjei alternador nenhum para substituir este, no entanto nestes ultimos dias já aprendi mto na net sobre alternadores e rectificadores e estou a meter mão á obra para arranjar este.

ao verificar que todas as "bobines" se encontram com uma resistencia constante (tanto nas 3's externas "estáticas" como na bobine que faz de electroiman (a do interior que tem escovas)" posso concluir que mesmo que nao consiga reparar este alternador (problema deve estar no rectificador), certamente vai servir como um bom motor para começar as brincadeiras.

conclui tambem que este tipo de motores nao tem grande rendimento para se criar um motor electrico, uma vez que temos de estar a fornecer constantemente energia á bobine interna (a que tem escovas) por fim a fazer com que esta actue como iman. mas para começar nao se perde nada, e tudo o que aprender neste aplica-se aos que têm internamente um iman permanente.

só para dizer que quando começar com experiencias, se sentir que estou a progredir, fico contente por quem quiser partilhar e juntar-se a mim. pois ainda tenho mto a aprender e ha areas a que nao tenho acesso nem materiais (basicamente a nivel mecânico). quanto a electronica e informática, domino até onde a vontade me levar.

já agora qual a situaçao dos amigos do palhim na tentativa de criar as 3 ondas desfasadas 120 na perfeiçao? pois isso é fundamental para este motor ter um rendimento aceitavel, e nao basta "subir" o gráfico.

desculpem la a extensao, como este tópico está parado ha tanto tempo, a ver se crio uma pequena onda aqui e arrasto uns quantos atrás

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por jmal »

qual a finalidade dele ??

os alternadores dos carros já são maus geradores, portanto para motores são piores ainda.
para o meteres a rolar precisas de um variador de motor sem escovas(brushless) sem sensores de posicionamento, igual aos que se usam no rádio-modelismo.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Eletroboy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta abr 18, 2012 3:33 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Eletroboy »

Muito boa a tarde a todos.
Sou novo aqui sendo este o meu primeiro post.
Logo, estou a realizar um pequeno projecto a titulo de estudo onde tenho algumas duvidas que gostaria que aqui o ppl que saiba ou que já tenha realizado algo identico que me esclareça.
Já que o topico é mesmo sobre alternadores aproveito para perguntar se alguem já realizou este tipo de teste e de que o modo o fez?
Eu Explico...ou melhor eu mostro o que é!

Vejam primeiro o video para se entender o assunto apresentado no link a seguir ao video.
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=SdeQgOZqC78" onclick="window.open(this.href);return false;

site:
http://www.allaboutcircuits.com/vol_6/chpt_4/8.html" onclick="window.open(this.href);return false;


A minha duvida é se o alternador que vai funcionar como motor neste tipo de instalação vai ter que funcionar sem o diodos e sem o regular, ou seja se vou ter que remove-los por completo.
Tenho vasculhado a web e tenho encontrado poucas respostas a esta questão.

Agradeço imenso a vossa ajuda.
Cumps
Vitor Manuel.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por serges »

Olá Vitor

Passa pelas apresentações e fala nos de ti!

quanto a o projecto vamos aguardar os técnicos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Patinete »

Boas...
Sou novo aqui no fórum, este será o meu primeiro post após a apresentação. Pelo que vejo vou "desenterrar" um tópico, mas parece-me ser este o lugar onde colocar a minha primeira questão, que segundo li não se encontra respondida.
Após a conversão (alternador - motor cc), existe alguma forma de se saber com que potência fica? Para o efeito pode considerar-se os dados anteriores? (volts x amperes que se encontrão nas características do mesmo)

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Patinete »

Não sendo o Tópico adequado parece-me ser o melhor para colocar a minha questão uma vez que não encontrei mais nada.
A minha pergunta é a seguinte:
Existe alguma formula que me permita saber qual a secção de fio a usar para bobinar um motor de corrente contínua?
Nas pesquisas que fiz ainda não encontrei nada.

Grato desde já...

Avatar do Utilizador

Patinete
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça dez 25, 2018 12:32 pm

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Patinete »

viewtopic.php?f=32&t=6623&p=57427&hilit ... res#p57427
Tenho andado a ler o fórum, fiz pesquisa e estive a ler o tópico do link anterior mas não consegui encontrar informação pretendida.
Alguém aqui no fórum, com conhecimento e que possa ajudar, sabe indicar alguma formula que permita saber qual a secção de fio a usar bem como quantidade de espiras, para rebobinar um motor de corrente continua?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por serges »

Realmente é um assunto que já foi explorado aqui no fórum e acertas te na "mosca"...

Tenta ler mais um pouco mas creio que não há mais do que o que se descobriu...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: transformar alternador em motor

Mensagem por Freddy_krueger »

Apareceu me isto hoje no Google sem querer... Nso sei se ajuda :

https://hackaday.com/2021/01/24/an-alte ... d-insight/
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”