[Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

nao o controlador nao esta queimado, felizmente tive uma noticia espetacular, o importador respondeu ao que eu precisava de saber

"vou ensiná-lo a aumentar a vel. ( mas só deve circular a + de 25 k, se for em locais privados. não na via pública )"


"junto do punho direito (acelerador) dentro da carenage que cobre o guiador, está um fio eléctrico
negro, com uma ligação (macho/fêmea). basta desligar ou seja: abrir o circuito eléctrico."

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

era esse conjunto de 2 fios junto do acelerador que falei antes . permite selecionar aos 180w ou 250w. os 25 km/h normalmente são possíveis de ultrapassar, especialmente em descida.

---
se conseguir um controlador emprestado, seria óptimo para experimentar!!! imagino não seja fácil, assim como imagino que não venha a melhorar o desempenho, pois como disse, provávelmente estará tudo bem adequado (motor + controlador) ao tipo de estrutura, e será difícil (acho) ganhar melhor desempenho sem mudar de motor, acreditando que esse motor será de 250w. os 250w ainda são curtos para uma tracção independente da força muscular em algumas situações comuns.

há outra coisa a ter atenção se se forçar as engrenagens quando elas existem dentro do compartimento do motor. algumas das que conheço são mecânicamente frágeis e com lubrificação a condizer.

há kits de motorização à venda, mas somando o valor deles ao da máquina nova, será de reflectir bem.

sinceramente: deixo a sugestão (sinceramente, sem querer desanimar) que não espere muita melhora na qualidade desse motor. afinal, está em tempo para devolver...

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Barrocas »

e depois de mexer, já não pode devolver, além de que a garantia foge mais depressa que a bicla

isto sem sequer chegar à legislação em vigor...
Última edição por Barrocas em quinta fev 19, 2009 7:34 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por rocker_pt »

olá viva,
eu conheço de vista essa bicicleta eléctrica, pois já em tempos estive entusiasmado para a comprar na sportzone. o problema é o limite mesmo da velocidade por isso não a comprei e optei por uma scooter das mais baratas (por pouco mais do dobro do preço). em tempos já vi duas iguais à tua que passaram por mim em vila nova de gaia por volta do verão passado, mas depois nunca mais as vi. não sei se os seus donos ainda as tem. (ou será que é apenas 1 dono e eu vi -o duas vezes (?)
se der para subir a velocidade com estás a tentar fazer, pode ser que te animes com ela e não a devolvas. mas se não estiveres satisfeito é melhor decidires rápido antes de passar tempo, pois senão podem não ta aceitar de volta.
jmal, podias era fazer umas simulações do que poderia ser feito e com os respectivos custos. será que é possível fazer uma previsão dos ganhos de velocidade e autonomia?
- trocando só baterias + alterar controlador existente
- trocando baterias + controlador novo
será exequível trocar de motor (roda)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

que maravilha, passou de uns miseros 20kmh para uns maravilhosos 39kmh tenho de testar isto bem esta noite para ver se devolvo ao nao. mas sinceramente com esta velocidade xeirame que vai ficar ca em casa.

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

o teste real é o das subidas.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:olá viva,
eu conheço de vista essa bicicleta eléctrica, pois já em tempos estive entusiasmado para a comprar na sportzone. o problema é o limite mesmo da velocidade por isso não a comprei e optei por uma scooter das mais baratas (por pouco mais do dobro do preço). em tempos já vi duas iguais à tua que passaram por mim em vila nova de gaia por volta do verão passado, mas depois nunca mais as vi. não sei se os seus donos ainda as tem. (ou será que é apenas 1 dono e eu vi -o duas vezes (?)
se der para subir a velocidade com estás a tentar fazer, pode ser que te animes com ela e não a devolvas. mas se não estiveres satisfeito é melhor decidires rápido antes de passar tempo, pois senão podem não ta aceitar de volta.
jmal, podias era fazer umas simulações do que poderia ser feito e com os respectivos custos. será que é possível fazer uma previsão dos ganhos de velocidade e autonomia?
- trocando só baterias + alterar controlador existente
- trocando baterias + controlador novo
será exequível trocar de motor (roda)
não vale a pena, isso é uma bicicleta, como tal é para pedalar, tudo bem que tenha um peso menos próprio para isso, mas como tem motor, quem ande em cima dela tem de assistir com as pernas.

o custo que sai, mais vale investir numa scooter como a tua.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

sun_rise_pt Escreveu:era esse conjunto de 2 fios junto do acelerador que falei antes . permite selecionar aos 180w ou 250w. os 25 km/h normalmente são possíveis de ultrapassar, especialmente em descida.

---
se conseguir um controlador emprestado, seria óptimo para experimentar!!! imagino não seja fácil, assim como imagino que não venha a melhorar o desempenho, pois como disse, provávelmente estará tudo bem adequado (motor + controlador) ao tipo de estrutura, e será difícil (acho) ganhar melhor desempenho sem mudar de motor, acreditando que esse motor será de 250w. os 250w ainda são curtos para uma tracção independente da força muscular em algumas situações comuns.

há outra coisa a ter atenção se se forçar as engrenagens quando elas existem dentro do compartimento do motor. algumas das que conheço são mecânicamente frágeis e com lubrificação a condizer.

há kits de motorização à venda, mas somando o valor deles ao da máquina nova, será de reflectir bem.

sinceramente: deixo a sugestão (sinceramente, sem querer desanimar) que não espere muita melhora na qualidade desse motor. afinal, está em tempo para devolver...
obrigado pela dica já agora vou testar depois do jantar a subida aqui atras da minha casa e digo algo mais logo.


jmal não desvalorizes tanto esta e-bike sim é uma porcaria chinesa mas agora já parace que vale mais a pena. 39kmh para mim já é algo muito aceitavel. tenho visto na net os kits completo com motores até 1000w e não são assim tão caros cerca de 300 e tal €.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

zalman Escreveu:
sun_rise_pt Escreveu:era esse conjunto de 2 fios junto do acelerador que falei antes . permite selecionar aos 180w ou 250w. os 25 km/h normalmente são possíveis de ultrapassar, especialmente em descida.

---
se conseguir um controlador emprestado, seria óptimo para experimentar!!! imagino não seja fácil, assim como imagino que não venha a melhorar o desempenho, pois como disse, provávelmente estará tudo bem adequado (motor + controlador) ao tipo de estrutura, e será difícil (acho) ganhar melhor desempenho sem mudar de motor, acreditando que esse motor será de 250w. os 250w ainda são curtos para uma tracção independente da força muscular em algumas situações comuns.

há outra coisa a ter atenção se se forçar as engrenagens quando elas existem dentro do compartimento do motor. algumas das que conheço são mecânicamente frágeis e com lubrificação a condizer.

há kits de motorização à venda, mas somando o valor deles ao da máquina nova, será de reflectir bem.

sinceramente: deixo a sugestão (sinceramente, sem querer desanimar) que não espere muita melhora na qualidade desse motor. afinal, está em tempo para devolver...
obrigado pela dica já agora vou testar depois do jantar a subida aqui atras da minha casa e digo algo mais logo.


jmal não desvalorizes tanto esta e-bike sim é uma porcaria chinesa mas agora já parace que vale mais a pena. 39kmh para mim já é algo muito aceitavel. tenho visto na net os kits completo com motores até 1000w e não são assim tão caros cerca de 300 e tal €.
não estou a desvalorizar, antes pelo contrário, por esse preço acho que está muito bom, mas acho que se tem 60 kg, falta de estrutura ela não tem, esse motor aguenta mais que isso, se é seguro, não sei, mas ilegal é.

o problema não são os kits, 1000w meto eu nesse sem qualquer problema, se reparares os motores desses kits são todos iguais, a variação de potência não está no motor, mas sim na tensão utilizada e controlador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

o problema não são os kits, 1000w meto eu nesse sem qualquer problema, se reparares os motores desses kits são todos iguais, a variação de potência não está no motor, mas sim na tensão utilizada e controlador.
???? cuidado com as precipitações que por aqui acontecem!!!

"quem vê caras (motores) não vê corações (dos ditos)".

(pre)conceito errado, pelo que conheço sobre a coisa.

só se divulgará tal afirmação (imponderada) por nunca se ter oportunidade de abrir motores destes!!!

uns quantos que vi abertos (queimados) todos eram diferentes na bobinagem e na dimensão dos magnetos.
(curiosidade: são uma dor de cabeça para os rebobinadores devido a serem tão compactos e morosos no trabalho requerido que alguns declinam o serviço (também existe a consideração do diferencial de valor entre um rebobinado e um novo))


é possível "meter" momentâneamente um motor concebido par 250w a consumir 4 vezes mais, porém ele jamais produzirá o equivalente mecânicamente. além disto uma bicicleta precisa de períodos algo longos de plena potência.
resultado provável da "brincadeira": motor "torrado" pelo calor e rápida descarga das baterias incompatível com o percurso percorrido esperado.

alguns motores são só semelhantes (e nem sempre) nas dimensões por questões óbvias de adaptabilidade mecânica, e também o poderão ser no valor de venda. mas no que concerne ao sistema electromagnético há diferenças bem evidentes.

temos um vendedor, aqui pertinho, com o seu catálogo de motores iguais à vista e nos €€, mas de características eléctricas muito diferenciadas:
http://www.ciclotekstore.com/b2c/index. ... 1&ref=0603

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt, eu sei o que estou a dizer, mas ainda bem que fizeste o reparo para o pessoal não pensar que são todos iguais, não inventem a não ser que saibam o que realmente saibam o que estão a fazer.

esses 3 motores são rigorosamente iguais, não conta apenas o tamanho, mas o preço também é o mesmo e repara o seguinte.

motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps
motor b - 380 watts / 36 v = 10.5 amps
motor c - 580 watts / 48 v = 12 amps


um enrolamento para 48 v trabalha bem a 24 v. o contrário já não, isto é como os blocos dos motores de combustão, são todos iguais para aquela cilindrada, depois a bomba injectora (controlador) é que define a potência. não fazia sentido produzirem o mesmo motor com vários enrolamentos, alias neste caso, o enrolamento tinha de ser sempre igual para ter aquela resistência.

já viste motores brushless queimados, é muito pouco provável que isso aconteça, nunca vi nenhum e acho mesmo muito difícil isso acontecer, só encontro 2 razões para isso.

1- ligar 2 dos 3 fios das fases a uma bateria ou aos 220v
2- controlador sobre dimensionado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

esses 3 motores são rigorosamente iguais, não conta apenas o tamanho, mas o preço também é o mesmo e repara o seguinte.
motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps resist= 2.4 ohm 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado!!!)
motor b - 380 watts / 36 v = 10.5 amps resist= 3.4 ohm
motor c - 580 watts / 48 v = 12 amps resist= 4 ohm
a "grosso modo" por uma simples lei de ohm se se forçar a alimentação ao motor:

motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps = 2.4 ohm de resistência, certo?
mas.... 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado no mesmo motor!!!)

nenhum fabricante insere enrolamentos para intensidades superiores ás previsíveis


um enrolamento para 48 v trabalha bem a 24 v. o contrário já não


a "grosso modo", também, é exactamente assim, e é por esta razão que o motor sofrerá!!!

quanto aos motores queimados... alguns brushless queimam.
por várias razões:
- são dimensionados sem margem para alguns excessos de carga, como subidas longas em que não houve contribuição sificiente do "motorista".
- quando acontecem algumas falhas no controlador e o disjuntor (que algumas bicis trazem) não reage ao excesso de corrente, e o condutor continua a usar pensando que aperda parcial de tracção se deve a bateria fraca.
- por problemas nas engrenagens redutoras.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:
esses 3 motores são rigorosamente iguais, não conta apenas o tamanho, mas o preço também é o mesmo e repara o seguinte.
motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps resist= 2.4 ohm 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado!!!)
motor b - 380 watts / 36 v = 10.5 amps resist= 3.4 ohm
motor c - 580 watts / 48 v = 12 amps resist= 4 ohm
a "grosso modo" por uma simples lei de ohm se se forçar a alimentação ao motor:

motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps = resist= 2.4 ohm mas.... 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado no mesmo motor!!!)

nenhum fabricante insere enrolamentos para intensidades superiores ás previsíveis


um enrolamento para 48 v trabalha bem a 24 v. o contrário já não


a "grosso modo", também, é exactamente assim, e é por esta razão que o motor sofrerá!!!

quanto aos motores queimados... alguns brushless queimam.
por várias razões:
- são dimensionados sem margem para alguns excessos de carga, como subidas longas em que não houve contribuição sificiente do "motorista".
- quando acontecem algumas falhas no controlador e o disjuntor (que algumas bicis trazem) não reage ao excesso de corrente, e o condutor continua a usar pensando que aperda parcial de tracção se deve a bateria fraca.
- por problemas nas engrenagens redutoras.
certo mas o controlador é que gere a corrente que entra para o motor, dai eles serem diferentes até no preço, a resistência pouco tem a ver neste caso e compravas isso se pedires a especificação desses 3 mesmos motores.

como vês esses motores queimaram derivado a estarem mal dimensionados.
o normal é o controlador queimar, logo interrompe a corrente entre o motor e a bateria, em 90% dos casos, o controlador entra em curto e queima o fusível ou abre o disjuntor. mas queimar o motor, só mesmo chinezisses mal dimensionadas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

perdão pela repetição... lapsos de distracção.
esses 3 motores são rigorosamente iguais, não conta apenas o tamanho, mas o preço também é o mesmo e repara o seguinte.
motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps resist= 2.4 ohm 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado!!!)
motor b - 380 watts / 36 v = 10.5 amps resist= 3.4 ohm
motor c - 580 watts / 48 v = 12 amps resist= 4 ohm
a "grosso modo" por uma simples lei de ohm se se forçar a alimentação ao motor:

motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps = 2.4 ohm de resistência, certo?

mas.... 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado no mesmo motor!!!)

nenhum fabricante insere enrolamentos para intensidades superiores ás previsíveis


um enrolamento para 48 v trabalha bem a 24 v. o contrário já não


a "grosso modo", também, é exactamente assim, e é por esta razão que o motor sofrerá!!!


quanto aos motores "queimados"... alguns brushless "queimam" enrolamentos. sempre por excesso de intensidade nos ditos, tal como um qualquer motor. não precisam dos alegados "220". precisam de excesso de amperes...
por várias razões:
- são dimensionados sem margem para alguns excessos de carga, como subidas longas em que não houve contribuição sificiente do "motorista".
- quando acontecem algumas falhas no controlador e o disjuntor (chinês que algumas bicis trazem) não reage ao excesso de corrente, e o condutor continua a usar pensando que aperda parcial de tracção se deve a bateria fraca.
- por problemas nas engrenagens redutoras.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:a "grosso modo" por uma simples lei de ohm se se forçar a alimentação ao motor:

motor a - 240 watts / 24 v = 10 amps = 2.4 ohm de resistência, certo?

mas.... 48v/2.4 ohm = 20 amperes (dobro do esperado no mesmo motor!!!)

nenhum fabricante insere enrolamentos para intensidades superiores ás previsíveis
nenhum fabricante, então queimavam todos assim que chegassem à potência máxima. faz o seguinte, mede a resistência de um motor bom. não vais encontrar nenhum com uma resistência com 1ohm, tudo para baixo disso, essa resistência que calculas-te é a da corrente em carga relativa á potência nominal, mas os enrolamentos têm muito menos. com um multímetro normal consegues medir para cima de 1 ohm. é para isso que está lá o controlador, como tal volto a afirmar, queimar um motor brushless só mesmo por sobre dimensionamento do controlador.

aqui no fórum está um veiculo em que os controladores levaram uma alteração para mais do dobro da potência e nunca queimaram, só os controladores é que queimaram. quem fez essa alteração diz que é muito pouco provável que as bobines queimem, elas têm uma resistência muito baixa para que isso aconteça.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zalman
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: segunda out 15, 2007 1:12 pm
Localização: Porto/Matosinhos

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por zalman »

obrigado pelo link da loa, bem a conversa esta a ficar interessante ja da para perceber mais alguma coisa.

aqui fica as fotos das 3 bateria que vem na bicicleta:

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

essas são baterias de 12v 12ah, pesam á volta de 4 kg cada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por mix »

já vi dessas baterias em cadeiras de rodas eléctricas e nos carritos eléctricos dos miúdos!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

nenhum fabricante, então queimavam todos assim que chegassem à potência máxima. faz o seguinte, mede a resistência de um motor bom. não vais encontrar nenhum com uma resistência com 1ohm, tudo para baixo disso, essa resistência que calculas-te é a da corrente em carga relativa á potência nominal, mas os enrolamentos têm muito menos. com um multímetro normal consegues medir para cima de 1 ohm. é para isso que está lá o controlador, como tal volto a afirmar, queimar um motor brushless só mesmo por sobre dimensionamento do controlador.
que baralhada "p'ráqui" vai!!! que falta de informação!

se bem me lembro: a resistividade característica do fio de cobre mais comum é 0.017ohm x mm2 x m. isto é um valor estático a uma temperatura de 20º celsius.
comparar esse valores = comparar alhos com bugalhos!
por tal, a dita resistência medida nos terminais de um motor é uma característica parasita que só serve para aquecimento... e para mais nada!
por ex: os geradores de castelo do bode (onde estagiei em tempos), que antigamente (há umas décadas ) nas "horas de vazio" funcionavam como motores(!!!) para compensar o factor de potência eram bobinados com uma barra de talvez mais de 10cm2 de secção. imagine-se como seria baixa a tal resistência passiva dos enrolamentos. (nessa época, conseguiamos exportar energia nas tais horas de vazio só ficavam a produzir energia as barragens de "fio de água". parece mentira, mas não é!!!)
------------

já para suavizar a situação (descomplicar) falei no "grosso modo"...

a corrente que está referenciada no consumo do motor é uma corrente dinâmica para uma calculada carga à potência nominal para que a máquina foi concebida.
toda o electricista sabe ( mesmo aprendizes ) que a corrente inicial de todo o motor é várias vezes superior à nominal exactamente porque a resistência (ou impedância, no caso) sobe à medida que as rpm sobem, apesar de haver o atrazo da corrente comum a todos os circuitos indutivos. isto é simplesmente devido a fenómenos electromagnéticos.
se por algum acréscimo de carga o motor decrescer as rpm's (situação de sobrecarga) a intensidade volta a aumentar.
se o motor for concebido para os 250w (seja brushless, ou qualquer outro tipo) terá determinada secção de fio nos enrolamentos; terá uma construção compatível com a dissipação esperada do efeito de joule; e outras características que o fabricante terá projectado para o trabalho esperado para aquele motor.
em qualquer motor comum (repito: seja brushless, ou qualquer outro tipo) se se tentar passar da corrente para que foi concebido para o dobro dela as coisas ficam feias.
os motores brushless (normalmente trifásicos e sempre síncronos) possuem uma característica danada quando:
- se abusar do campo magnético criado por via eléctrica ( tendo os motores magnetos de neodímio ) se por alguma razão for superado determinado valor de campo magnético contrário ao campo dos ímanes permanentes, a magnetização destes desaparecerá.
- se abusar da temperatura característica destes magnetos ( em alguns bem abaixo de 100º celsius ) acontecerá o mesmo.

isto é "dos livros", como é comum dizer-se. fácil de demonstrar na práctica... ...e convenhamos: de senso comum!!!
não adianta teimosias, se as coisas são como sempre foram!...

nos inversores ( aqui chamados "controladores" ) acontecem avarias capazes de torrar literalmente um enrolamento (ou mais).
mas se abusarmos (sobrecarregando) qualquer tipo de motor ele queixar-se-á dcertamente do abuso. atenção que o brushless é um motor tão frágil quanto os outros.

moral da história:
tendo um motor concebido para funcionar (suponhamos) a 24v, calculado para 250w, na minha opinião é no mínimo complicado forçá-lo ( será uma violência mesmo) a trabalhar com 48v imaginado obter o dobro da potência.
estará o raciocínio ao alcance de todo-o-mundo que fácilmete presumirá o tempo que a coisa irá durar


fazendo uma analogia automotiva, por graça, mas com uma parte séria à mistura:
não injectemos mum motor de fiat 600 a mesma quantidade de combustível que um ferrari consome, e fiquemos a esperar que o pequenino tenha o desempenho sequer aproximado do do grande.
absurdo, não será???

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

percebes muito de electricidade, sim sr, mas falta-te alguns conhecimentos sobre exactamente o que fazem os controladores.

o controlador tem de ter sempre menos potência que o motor, logo é impensável que o controlador queime o motor, se não tiver as protecções necessárias claro. um controlador trifásico ou de brushless quando queima em 90% das situações ele fica em curto-circuito na alimentação, as outras 10% os mosfet's ou igbt's interrompem, logo o motor está protegido, realmente não consigo imaginar um controlador queimar um motor sendo brushless ou trifásico, só mesmo na situação de estar mal dimensionado.

outra situação é que a potência é absorvida pelo motor é limitada pelo controlador, todos os controladores sendo com escovas ou sem, e até os triásicos síncronos tem um amperímetro para regular a corrente do motor, através de pwm. tanto que é normal pelos fabricantes especificarem a potência nominal e a potência de pico, a de pico é aquela em que se aplica a conta que referis-te, a nominal é a aconselhada, deve-se escolher um controlador que dê o máximo da nominal, claro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”