[Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Zerocool »


esta discussão, tem pormenores interessantes, e para isso devia ser criado um tópico, sobre isso!
acho que ficava-mos todos a ganhar.

em relação a bicicleta:

-como já te foi dito antes, não esperes muita coisa dela. mas... como a compra já foi feita só te digo uma coisa: mete carga nisso!

-tirar essas baterias de gel, e colocar umas de lithium seria uma bom investimento. e era um dois em um, tirava-se uns "kilitos", e tinhas mais performance.

-vê se os travões aguentam está nova velocidade.

-ela com o tempo(mais kms), vai ficando mais solta....
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

percebes muito de electricidade, sim sr, mas falta-te alguns conhecimentos sobre exactamente o que fazem os controladores.

o controlador tem de ter sempre menos potência que o motor, logo é impensável que o controlador queime o motor, se não tiver as protecções necessárias claro. um controlador trifásico ou de brushless quando queima em 90% das situações ele fica em curto-circuito na alimentação, as outras 10% os mosfet's ou igbt's interrompem, logo o motor está protegido, realmente não consigo imaginar um controlador queimar um motor sendo brushless ou trifásico, só mesmo na situação de estar mal dimensionado.

outra situação é que a potência é absorvida pelo motor é limitada pelo controlador, todos os controladores sendo com escovas ou sem, e até os triásicos síncronos tem um amperímetro para regular a corrente do motor, através de pwm. tanto que é normal pelos fabricantes especificarem a potência nominal e a potência de pico, a de pico é aquela em que se aplica a conta que referis-te, a nominal é a aconselhada, deve-se escolher um controlador que dê o máximo da nominal, claro.

meu caro... és de facto um avaliador precipitado (o que não é aconselhável, no caso, a quem pretende dedicar-se e estas áreas). pareces ter a implusividade de um jovem que pensa saber os assundos de alfa a omega. digo: pareces, porque não te conheco de facto, e, aceito errar especialmente pelo que desconheco.

à guisa de curriculum que talvez mude um pouco isso:
a minha área de trabalho desde há muitos anos (muitos mesmo!) é a electrónica, como míster diário, e por pesquisa.
além de formação escolar, sempre senti a premente necessidade de continuar a seguir os apaixonantes avanços incessantes da minha profissão.
isto (e o tempo) levaram-me a vários pontos: desde a tecnologia de rf... ...à electrónica industrial, como poderei provar
possuo desde há muitos anos veículos elécricos ( tenho também documentos legais a confirmar isto ).
não faço afirmações sobre assuntos em que não esteja "por dentro". e sempre que venho a este site é com o intuito de ajudar honestamente pessoas estão a passar por onde eu já passei.
----

permite-me que agora afirme:
tens muito que aprender sobre protecções eléctricas (e electrónicas...), e sobre pessoas.

sobre as eléctricas (e electrónicas):
sempre que ocorre a activação de alguma protecção o fenómeno de sobreintensidade já aconteceu, e a activação tenta proteger de danos maiores.
há protectores activos e passivos, mas nunca totalmente preventivos.
em 99% dos casos os motores eléctricos encontram-se devidamente "protegidos" com o que a tecnologia actual permite, porém continuam a avariar as bobinagens como demonstra a quantidade de serviço que qualuer oficina de rebobinagem por lá tem.

sobre pessoas:
existe uma tendência congénita humana a minimizar a ocorrência de actuação de uma protecção eléctrica, assim como existe igualmente outra tendência para "conhecer" o que aconteceu e tentar contornar a coisa com a sua "sabedoria".
vai desde o por o araminho naquele fusível calibrado que queimou, até ás tentativas que conhecemos da edp para re-ligar disjuntores que "foram abaixo" na sua rede de distribução.
a ambos não interessam as causas (principal) mas sim, o efeito.

---

outra afirmação errada (no sentido que le estás a dar) é que o controlador tem de ter menos potência que o motor.
( como dizer que o condutor tem de ter menos potência que o carro )
de preferência o controlador não deveria "ter" potência alguma!!! o controlador é única (e simplesmente) um conjunto de interruptores electrónicos comandados por um circuito bem "magrinho" no consumo que controlam o chaveamento dos tais interruptores (fet; igbt; mesmo tirístores; e outros...) no tempo certo.

todo o controlador actual, é controlado por um mcu que tem firmware residente, e que nuna das suas portas recebe uma amostra da corrente instantânea que circula na zona de potência. os mais elaborados usam um adc, outros uma simples entrada digital.
e como tudo em electrónica ( e programação ) é falível, os acidentes sempre acontecem.
podem dizê-lo os vendedores destas pequenas máquinas, e também de outras maiores.
(acho que os maiores inverters que conheço estão em castelo de bode na central de bombagem da epal. antes tinham uns enormes motores dc com "controladores" a thyristor da efacec. actualmente são motores ac comun soft-start de cerca de 5 minutos) não recordo qual a potência das máquinas mas pelo diâmetro do aductor (1.80mts) e que no circuito hidráulico possui uma válvula de retenção de 14toneladas, dá para avaliar.

como vês, não sou assim tão iletrado em queatão de controladores e motores.
a propósito: os brussless possuem enrolamentos "iguaizinhos" a outros motores ac multifases.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

tudo muito certo, eu sou formado em programação, tanto a nivel de pc como de assembler para microprocessadores e microcontroladores, desenvolvo projectos que incluem o controle servo-acionado de motores na industria. já desenvolvi vários controladores brushless, queimei muitos mosfet's, mas motores nunca consegui, isto porque os motores têm sempre uma resistência menor que as dos mosfet's logo o elo parte pelo mais fraco. dai e atenção estou a falar exclusivamente de brushless, nunca soube de algum caso em que se queimasse algum enrolamento de motor e o controlador ao mesmo tempo, logo e volto a dizer que é impensável queimar um motor que tenha um controlador bem dimensionado, o controlador queima e o motor está protegido.

os motores que se vêm nas empresas de rebobinamento, 95% ou mais devem ser motores sem qualquer tipo de controle.

as protecções até podem ser infalíveis, mas os controladores bem desenhados tem no mínimo 5 protecções para se alguma falhar ter a outras, e todas elas interligadas.

sempre que ocorre a activação de alguma protecção o fenómeno de sobreintensidade já aconteceu, e a activação tenta proteger de danos maiores.
errado, dai eu dizer que estás um pouco fora da nova tecnologia, a nova tecnologia é controlar a corrente aos impulsos, dai nunca acontece sobre-intensidade. até podes curte-circuitar a saída das fases do controlador, se medires a entrada não passam mais de 10 amperes.

há protectores activos e passivos, mas nunca totalmente preventivos.
em 99% dos casos os motores eléctricos encontram-se devidamente "protegidos" com o que a tecnologia actual permite, porém continuam a avariar as bobinagens como demonstra a quantidade de serviço que qualuer oficina de rebobinagem por lá tem.
como viste no ponto anterior existem sim preventivos.
como disse, os motores continuam a avariar porque existem muitos mal controlados e outros que nem sequer tem controle.
repara que existem já por esse pais fora scooters electricas, já muitos controladores queimaram, mas motores não, podem ter acontecido situação de halls avariados ou com fios interrompidos, mas com bobines queimadas não, com os carros eléctricos vai acontecer o mesmo, motores queimados só por sobre-dimensionamento e falta de controle.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

Código: Selecionar todos

errado, dai eu dizer que estás um pouco fora da nova tecnologia, a nova tecnologia é controlar a corrente aos impulsos, dai nunca acontece sobre-intensidade. até podes curte-circuitar a saída das fases do controlador, se medires a entrada não passam mais de 10 amperes.

errado (profundamente errado, digo eu.
toda a protecção (para desespero de quem projecta e do utilizador) é eficaz post evento, e jamais pré evento. a não ser que a adivinhação prévia de que determinado evento já seja uma capacidade de algum componente ou circuito.
se aguma protecção funciona é porque ela está a detectar que a coisa aconteceu.
um dos fundamentos da electrónica são os tempos de acontecimento que sempre existem. maiores ou menores.
na época que estudei tinha uma disciplina chamada de fenómenos transitórios, que considero de extremamente importante.
mesmo para os leigos: quando um fusível acaba por fundir (o que demora tempo)...; quando um disjuntor desarma mecânicamente (o que demora tempo)...; quando um sensor electrónico comunica ao controlador que a coisa está fora rorazoável para que este tome medidas (o que demora tempo)... ...a coisa já se deu... ...e muitas vezes, partindo daí há uma cadeia de eventos em que tudo se descontrola.
ainda existe a ingenuidade que permite pensar que o fusível rebentou por vontade própria?
assim sendo fazer o quê???

interessante... os programadores (que conheço) são de "cabeça aberta"... gostam de conhecer pontos de vista diferentes do seu (pois na programação existem sempre várias vias para atingir o mesmo objectivo, como se pedirmos a vários pintor para pintarem determinada paisagem, cada um aborda um grafismo personalizado... ...para a obra acabada)... reconhecem fácilmente a lógica das idéias, pois "vivem em cima" disso.
e só são teimosos num misto de insatisfação e de idéias inovadoras, na evolução de qualquer projecto, que sempre tem algo a refinar.
acho que tens de visitar os vendedores de ev's, e as oficinas de rebobinagem. pergunta se os motores não tinham protecção... o diado é que tinham... actualmente é sempre de pensar o que sai mais caro: motor novo ou reparação? acho que nunca conheci um motor desproptegido... siceramente, não.

também sempre me interessou a programação, acho que cheguei a ser fanático por ela.
quando apareceu o famoso zx80, antecessor dos mundialmente famosos zx81 e zx spectrum, criações de clive sinclair, cujo coração era o mcu z80 da zilog, logo eu adquiri um de inglaterra e construí interfaces para comunicação com periféricos do mundo real. lembro do que programei em assembler e do tempo que "perdia" a fazer cablagens pelo método wire wrap pela dificuldade de desenhar as pistas em pcb.
depois passei à família 8051 da intel, muito bem continuada hoje pela atmel, que manteve a qualidade nas aplicações profissionais.
de pic's também conheço relativamente bem o assembler.
tenho outro defeito intrínseco: tenho de "ver" o que outros produzem... como produzem... porque é assim que produzem..
...encadear tudo isto no sentido lógico... e por as "mãos na massa" sempre que um projecto me interesse, trazendo-o para a realidade construtiva. muitas vezes é uma perda de tempo e dinheiro (atendendo ás actuais facilidades de mercado), mas dá um enorme prazer. tem outras onde a inovação trás alguns dividendos.
----

mas, as pessoas com quem contacto, assim como os equipamentos que aparecem no meu trabalho, por mais que apareçam semelhantes, cada um é diferente, e sempre por muito pouco que seja, se aprende algo que irá enriquecer os arquivos pessoais próprios.

jmal, se pensas dessa forma ( e sabes da forma sincera que eu penso) quem sou para te fazer mudar de idéias?

conheci este site através da tv e fiquei entusiasmado na altura expectativa de encontrar algumas pessoas de determinado nível técnico-profissional nas área das novas energias, e ( confesso despoduradamente como a sinceridade impõe ) assim acrescentar algo de que estou sempre ávido: conhecimento real válido e interessante. mas...

não sou egoísta ao recusar-me a compartilhar o que tenho aprendido. pelo contrário. se for possível melhorar a formação de alguém, estarei aí, achando que é um extremo desperdício que conhecimentos se percam na maior parte das vezes devido a estúpido corporativismo extremamente fechado de classes docentes, (administração incluida), que, não raramente desperdiçam recursos públicos de forma inútil à formação e à investigação. vejam-se os projectos (caríssimos) que periódicamente aparecem na imprensa como lusas inovações e invenções (???), e que não passam de gabarolices apressadas que acabam em nada... ..como sempre... ...continuamos vivendo da época áurea dos descobrimentos... perdendo tempo dizendo mal dos outros... incapazes de trabalhar para o bem comum.
este desabafo é relativo à maioria que só consegue servir como oposição... que os restantes sejam louvados!!!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

esquece, não queres aprender coisa novas o problema é teu, eu sou tão aberto que agora até faço parte da equipa que está a reparar de várias marcas de ve's cá em portugal, entre as quais a bereco, a evader e a ecoglady, faço sistemas bms para baterias de lítio, vendo baterias de lítio para ve, nas reparações de controladores até agora não houve motores queimados, aposto que não encontras nenhum motor brushless num rebobinador, mas tu é que sabes tudo, ok, fica na tua, eu sou a mente fechada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

sem grandes comentários, jmal.

espero obtenhas os resultados que os teus conhecimentos de mecatrónica permitem.
não vou desperdiçar o meu tempo a tentar corrigir conceitos que considero errados e demasiado intrincados ~~~~ .
o mesmo tempo te fará ver as razões, certamente. e também o refinamento esperado a um moderador de dererminado assunto.

se fosse de música, acredita jamais discutiria o assunto contigo, pois sou um razoável utilizador dela e não executante.

mas do que eu conheço, não é com a simples facilidade de conceitos irracionais, maoritaáriamente falsos, para não referei outros, que alteram a lógica da minha razão.

cada um terá as qualidades que tem sobre determinado assunto.
como um dia um (abastado) conhecido meu disse, e que se aplica a tudo na vida:
"não é rico quem quer. é rico quem pode"!!!
o termo rico tomo a liberdade de trocar por "capaz" nos "determinados assuntos". um terão umas capacidades. outros terão outras. a natureza humana é assim!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:sem grandes comentários, jmal.

espero obtenhas os resultados que os teus conhecimentos de mecatrónica permitem.
não vou desperdiçar o meu tempo a tentar corrigir conceitos que considero errados e demasiado intrincados ~~~~ .
o mesmo tempo te fará ver as razões, certamente. e também o refinamento esperado a um moderador de dererminado assunto.

se fosse de música, acredita jamais discutiria o assunto contigo, pois sou um razoável utilizador dela e não executante.

mas do que eu conheço, não é com a simples facilidade de conceitos irracionais, maoritaáriamente falsos, para não referei outros, que alteram a lógica da minha razão.

cada um terá as qualidades que tem sobre determinado assunto.
como um dia um (abastado) conhecido meu disse, e que se aplica a tudo na vida:
"não é rico quem quer. é rico quem pode"!!!
o termo rico tomo a liberdade de trocar por "capaz" nos "determinados assuntos". um terão umas capacidades. outros terão outras. a natureza humana é assim!
sun_rise_pt, tenho um grande consideração por si, resultado da sua colaboração neste fórum, as suas intervenções são sempre dignas e espontâneas. neste tópico não o estou ver nesse aspecto, talvez porque as palavras que escrevemos não foram as mais correctas para explicar aquilo que queríamos transmitir. concordo com tudo o disse sobre electricidade e electrónica, tentei transmitir o modo de funcionamento de um controlador brushless mas sem sucesso. para finalizar deixo aqui um pdf com motores e controladores e vejam as protecções que aplicam.

http://www.baldor.com/support/literatur ... ber=fl1210

Código: Selecionar todos

protection features
• motor overload, i2t & short circuit
• rms current & electronic inrush
• hall sensor input
• undervoltage & overvoltage
• mov transient
• finger safe ip20
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

realmente é complicado para mim estar a afirmar o que muitos anos de experiência real de alguns assuntos me proporcionaram.
----

também deixo aqui alguns dos muitos links a páginas de cariz profissional que agora encontrei na net, que serão relevantes para o que se pode esperar num suposto overdrive no motor deste ou de outro veículo eléctrico:


in: http://www.thingapmotors.com/news/articles/pr032006.htm

conventional motors can fail at high ambient temperatures but the thingap motors seem to be immune to their effects. we design and manufacture in las vegas and use a dry lakebed used for testing. in july, ambient air temperatures often reach 120°f. the temperature of an inventus e waiting on the runway can exceed 160°f. when the bldc motor stator runs at full power, such as for takeoff, the combination of ambient temperature and motor-generated thermal loads can cause magnets to demagnetize and windings to burn, leading to premature motor failure. the thingap motors have continued to operate in these conditions without problems.
causes of overheating
motors overheat when the magnets become too hot and the motor torque constant is reduced. this causes current to increase thereby causing a large increase in i2r losses. overheating can be caused by too much loss in the copper of the motor. high altitude does limit motor heat dissipation where the cooling properties of air are much less effective due to the lower density of the air.
more often, a motor overheats because of misapplication. the heavier the load on a motor the more heat generated from current induced i2r. in fact, the leading cause of motor failure from overheating is a result of running at higher loads than the motor ratings, for example, using an undersized motor. this has become more commonplace as concern for energy efficiency and vehicle weight puts the emphasis on eliminating oversized motors.
most electric motors reach peak efficiency at 80% load. when the load is higher, such as climbing, the motor becomes less efficient and can use more energy than the correct or larger size motor.
in effect, under sizing a motor uses more energy.

in: http://www.speedace.info/electric_vehic ... ollers.htm

a power figure which an electric motor cannot pass without burning up. if a 100w motor is subjected to 150w, it will suffer fatigue and burn out faster than its intended life span. watts is derived from volts x amps. this means that there is no such thing as a 200w motor, the australian law does not make any sense. in an electric system such as a bike or scooter the 200w power is decided by the controller and motor together, putting a 200w rated motor on a scooter means it could run at 250 watts. the motor will only last a few minutes so don't try it. on the other side of this example is a motor which is capable of an input for 500 watts which is only receiving enough power for 200watts (running under 100% capacity). this gives the benefit of a motor that will last longer and have less maintenance. of course it costs your manufacturer more money to produce a motor like this but it will benefit your investment. you may remember years ago washing machines and other appliances lasted longer, this is because the motors were not working at 100% capacity. later model appliances (for cost cutting reasons) now run closer to 100% capacity and therefore don't last as long. try to find models which have a better quality motor with a system output of 200watts. this will benefit everyone
involved and the law requirements will be fully met. some people have been known to "pump" the motor back to the original 500w. this not ok and you will instantly blow (generally with some smoke) you controller as they are too sensitive, controllers are not cheap to replace so it is suggested to leave your system alone.


in: http://www.hobbypeople.net/gallery/116829.asp

max input watt:

for each motor, its structural design will limit its heat dissipation. watt input is proportional to heat generated. the maximum watt input for frio series is 150 watts. do not exceed this limit or you may burn out the motor easily.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

a maioria dos motores brushless têm um sensor de temperatura que liga ao controlador, o sobreaquecimento faz reduzir ou até mesmo parar o motor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por Sun_rise_pt »

bem... ...de todos os brushless chineses que por mim passaram não houve algum que possuisse algo mais que as ligações dos enrolamentos e dos sensore hall. nos controladores tb não vi alguma entrada.

certamente fabricantes de material de maior qualidade providenciarão essa protecção

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:bem... ...de todos os brushless chineses que por mim passaram não houve algum que possuisse algo mais que as ligações dos enrolamentos e dos sensore hall. nos controladores tb não vi alguma entrada.

certamente fabricantes de material de maior qualidade providenciarão essa protecção
sim tens razão, até agora os únicos que vi e não têm são chineses, mas existem outros também chineses que já incorporam.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por k__x »

aqui pelos meus lados vendem bicicletas electricas que rondam os 450€, atingem 40km/h com modificaçao


PTUGA83
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda mai 24, 2021 3:50 pm

Re: [Comprei] Bicicleta Electrica do Jumbo

Mensagem por PTUGA83 »

Olá a todos alguém me pode indicar um tutorial ou um site para construção de uma bateria lifepo4 60v 30ah com bms ..

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”