metanol misturado em biodiesel

Responder

Autor do tópico
alx20
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 10, 2010 2:43 pm

metanol misturado em biodiesel

Mensagem por alx20 »

olá pessoal, eu registei-me a pouco tempo e fiz apresentaçao, tenho 20anos sou de leiria e tenho feito umas experiencias em biodiesel, recentemente levei isto um pouco mais a serio e construi um reactor com o meu pai, depois posso mostrar as fotos, ficou muito porreiro.
ontem fizemos 110 litros de oleo usado aquecemos a 50º e misturamos o metoxido (22l de metanol e 400g soda bem diluido) reparamos logo que se começou a formar glicerina, misturou 1h e deixámos repousar a noite toda, extraimos a glicerina pelo cifão e ficamos com 115l de bio ( ja nao continha glicerina, pelo menos nao se via o bio ja vinha de cor clara enquanto que a glicerina tinha acentado e sido extraida, algo aqui nao está bem pois fiquei com 5l a mais...metanol? ).
fiz a experiencia e o bio continha metanol e nao pode, estou certo?
talvez deva adicionar mais soda?
tenho estado a retirar o metanol do bio e da glicerina ( em separado) com um destilador caseiro tenho mantido a temperatura a 70º e tem funcionado muito bem, será que depois disso posso lavar o bio e utilizar?
tenho procurado por todo o lado po de talco(silicato de mágnesio) ou silica em pó para fazer a lavagem mas nao obti resultados, nao encontrei em lado nenhum, onde poderei arranajar isso?

peço desculpa pelo testamento e agradeço a todo o pessoal do forum por toda informaçao que nos transmitem e por todo o vosso interesse nesta materia, hoje em dia devemos levar pa frente tudo o que é de bom para o planeta...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: metanol misturado em biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

o problema maior está na glicerina e na soda, que realmente vão comprometer a bi.
não informou, mas creio que passou largo pelas fases de lavagem e secagem do bio.
é na lavagem, que retiramos o que sobrou de glicerina e soda.
pode também fazer uma nova transesterificação, agora com apenas 10 a 15% de metanol.
se você coloca numa batelada, 20 litros de metanol, tem que retirar em torno de 20 litros de glicerina. o que não saiu, está lá dentro, louquinho para estragar sua bi.
lembre que o metanol é corrosivo e a bi está preparada para trabalhar com diesel. um pouco ela tolera. muito, danifica.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: metanol misturado em biodiesel

Mensagem por lobão »

alx20, bem vindo ao clube!

na minha opinião um dos problemas foi que o catalisador, (mas vou deixar você pesquisar mais um pouco), e o outro problema a temperatura foi um pouco baixa, ela deveria estar 55°c ou mais!

o bd com óleo usado precisa de um cálculo para se chegar a quantidade de catalisador necessário para a reação ficar completa, pesquise aqui mesmo no fórum tema resposta!!!!!

vai uma dica esse cálculo se chama......... (titulação)!!!!

um abraço a todos!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


guinacom
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 24, 2009 3:13 pm

Re: metanol misturado em biodiesel

Mensagem por guinacom »

andei estudando um pouco sobre como fazer o biodiesel, todas as informações que consegui estão num blog que criei para reuní-las, esteja a vontade para pesquisar e colaborar com informações. abraços.
http://biodiesel-b.blogspot.com

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: metanol misturado em biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

guinacom Escreveu:andei estudando um pouco sobre como fazer o biodiesel, todas as informações que consegui estão num blog que criei para reuní-las, esteja a vontade para pesquisar e colaborar com informações. abraços.
http://biodiesel-b.blogspot.com

poderia partilhar seus conhecimentos aqui conosco, ao invés de em seus 2 únicos posts, indicar seu blog para pesquisa.

ao invés de dividir a informação poderia centrar elas aqui, no maior forum de bioenergias com linguagem em português.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


PedroCoelho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta out 17, 2013 9:33 pm

Re: metanol misturado em biodiesel

Mensagem por PedroCoelho »

olá a todos
quem pode dizer-me qual o tipo de metanol a utilizar no biodiesel

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”