Termo-acumulador para Aquecimento Central? É possível?

Responder

Autor do tópico
fabianamoura
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 16, 2019 12:15 pm

Termo-acumulador para Aquecimento Central? É possível?

Mensagem por fabianamoura »

Bom dia,

Eu e o meu namorado compramos casa e gostaríamos de pedir uma opinião aos entendidos na matéria :)

A casa tem cerca de 100m2 e tem aquecimento central e lareira com recuperador de calor. Os antigos proprietários dizem que tinham lá um termo-acumulador de 80L que utilizavam não só para aquecer as Águas Sanitárias mas também para alimentar o Aquecimento Central.

Ontem dirigimos-nos a umas lojas para pedir valores de Termo-acumuladores e nas duas lojas que visitamos as pessoas que nos atenderam disseram que nunca tinham ouvido falar em Termo-acumulador a sustentar um Aquecimento Central.

A nossa ideia não é utilizar o Aquecimento regularmente, apenas muito esporadicamente um ou outro dia em que esteja mesmo muito frio, sabendo que nesse dia o consumo energético irá ser bastante elevado. Para a questão que estamos a apresentar isso não será um problema, apenas queremos saber se é, ou não, possível alimentar um Aquecimento Central com um termo-acumulador (ou se este tem de ter alguma característica específica para o efeito) e que modelos aconselham.

Obrigada!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Termo-acumulador para Aquecimento Central? É possível?

Mensagem por jmlflorencio »

Possível é, mas 'contaram-vos' mal a história...

Para o circuito de aquecimento central funcionar não basta o termoacumulador, precisa do resto (bomba de circulação, vaso de expansão, válvula misturadora, termostato, etc etc).

Depois há a questão da potência necessária. O valor 'standard' de potência para aquecimento é de 100W por metro quadrado (mais ainda se for numa zona fria tipo Guarda ou Bragança, menos um pouco se for no litoral/sul).
Para 100m² isso daria 10.000W... Sabendo que um termoacumulador de 80 litros tem normalmente uma resistência de 1250-1500W, verificamos que é manifestamente insuficiente.

Ainda assim, há quem tenha feito. Eu próprio fiz um projecto desse género (também comecei muito iludido), pode consultar-se aqui:

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=ht ... are_type=t

Boa sorte ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Termo-acumulador para Aquecimento Central? É possível?

Mensagem por serges »

Melhor que o jmlflorencio para explicar é impossivel...

Boa sorte no projecto...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”